32

Suspeita de fraudes também em provas de oficiais da PM…

Uma investigação que corre em sigilo no Comando Geral da Polícia Militar aponta suspeitas no Vestibular da Universidade Estadual do Maranhão para o Curso de Formação de Oficiais da PM.

Segundo as denúncias, candidatos reprovados nos exames médicos e testes de aptidão física fizeram a prova escrita normalmente, por indicação de oficiais.

A Academia de Polícia Militar

Pelas novas regras do Vestibular do CFO, as provas escritas só podem ser feitas pelos candidatos considerados aptos no teste médico e físico. Quem não estiver apto, tem que fazer a prova para a segunda opção apontada na inscrição ao vestibular.

Foi uma forma de evitar que candidatos aprovados na prova escrita e inaptos no teste físico entrassem na Justiça para garantir a vaga.

O problema é que muitos candidatos reprovados no teste físico foram fazer a prova normalmente. Só foram descobertos por que outros candidatos lembraram-se da reprovação deles no teste físico.

A PM investiga uma suspeita, a Diretoria de Ensino – responsável pela elaboração da lista de candidatos aptos – e dois coronéis, que estariam embutindo apadrinhados entre os aprovados.

Mas o caso é mantido a sete chaves.

Enquanto isso, os inaptos continuam no curso…

Marco Aurélio D'Eça

32 Comments

  1. a corupção ja na escola de formação de oficias, aprendem a roubar … kkkkkk

  2. a coisa mais besta do mundo . como pode? vc ñ poder faser uma prova de concurso .vc axa certo faser a prova só depois dos exames medicos !! tem muita gente pobre qui ñ pode pagar os exames medicos . mais ten muita capacidade da passar na prova . como ñ tem dinheiro então ñ fas . é ai onde tá a fraude só vai filho de rico gente é tudo combinado com o governo ; fui…

  3. vol fazer a prova… e se fizer uma pontuação assima de 64 e ñ passar… juro que vol correr atrás… e se essas denuncias forem verdade, só pelos nomes sitados acima consigo provas para o fim do cinistro, a exoneração dos fracos envolvidos e prisão dos poderosos…. logico vai custa muito caro pra mim, mas vol gostar do desafio.

  4. VOU FAZER AGORA O CFO EM 2012,ESPERO OBTER UM ÓTIMO RESULTADO,E NAO PASSAR POR ESSE CONSTRANGIMENTO CITADO A CIMA !!!!

  5. VOU FAZER AGORA EM 2012, E ESPERO PASSAR !!! VOU ESTUDAR MUITO E DEUS QUISER VOU PASSAR !!!

  6. Silva pra soldado não tem maracutaia, te afirmo, pois do jeito que soldado é humilhado e não tem direito a nada, ninguem vai colocar amigo e parente pra sofrer. E os que estão lá dentro estão estudando pra sair dessa roubada.

  7. poxa cara meu sonho sempre foi entrar na corporaçao e ai esses caras fazem uma sacanagem dessa tirando a oportunidade de quem merece

  8. Agora que a PM fica manchada fica por causa de alguns que não cumprem o seu dever, e tem que ser feito alguma coisa por que até os proprios cadetes da PM estam denunciando que existe fraudes então a coisa é séria eu reparei la também quando fui fazer o TAF, que tinha alguns cadetes e candidatos la menor do que eu sendo que eu quase não passo na altura, é muita brincadeira… Eu pensava que isso não acontecia em uma instituição seria mais me enganei, também estamos no MA onde tudo acontece…

  9. Se existe essa maracutaia no CFO, imaginem no concurso para soldado, eles devem colocar la aos montes quem eles querem, destruindo sonhos de pessoas que se matam estudado e gastam dinheiro e tempo por nada, mais Deus é maior a justiça dele pode demorar mais não falha…

  10. se houve realmente fraude esta prova deveria ser cancelada,pois gastamos dinheiro e tempo estudando.

  11. A fraude ocorreu e ocorre a alguns anos. Foi-se o tempo que filho de oficiais queriam ser PM. a fraude é feita por uma família de São Luis, dona de cursinho, que conseguem provas e dão as questões aos alunos, através de soldados e sargentos escalados para os locais de prova. Hoje custa 30 mil o ingresso no CFO. 20 vagas são reservadas para o esquema. O Ministério Público sabe. E não é só o CFO, são todos os cursos, da UFMA e UEMA….Agora o esquema envolve tantos poderosos de todos os poderes, que todos ficam calados, com medo.

  12. FIZ DOIS CFOS E SOMENTE NO TERCEIRO CONSEGUI PASSAR. NA MINHA TURMA TINHA CADETE QUE HAVIA FEITO PROVA NO INTERIOR DO ESTADO E QUE UTILIZOU-SE DESSE ESQUEMA IMUNDO PARA CONSEGUIR APROVAÇÃO. ISSO É VERGONHOSO. E SE A GOVERNADORA NÃO TOMAR PROVIDÊNCIAS IMEDIATAMENTE ISSO VAI PIORAR.

  13. Marco sou Oficial da PMMA, e muito do que há relatado nesses comentários tem o cunho de verdade. O CFO há anos vem sendo fraudado. Cito o exemplo recente do hoje Tenente Denis (Turma de 2007) onde todo mundo sabe que este não passou no Vestibular, e quando um outro candidato que pediu recorreção de prova através da justiça conseguiu ingressar no curso o que a UEMA fez: Calou-se e omitiu-se deixando por lá uma pessoa que não havia sido aprovada e que hj é Oficial, sem mérito nenhum. Outro fato é essa Diretoria de Ensino FOI COMANDANDA pelo CORONEL UCHÔA; ESTE HOMEM ONDE PISA DISSEMINA O VÍRUS DA CORRUPÇÃO. É SÓ CONSULTAR AS PÁGINAS POLICIAIS DOS ÚLTIMOS ANOS QUE ENCONTRARÁ FACILMENTE O NOME DELE. ESSA TAL DE DONA RITA É QUEM É A RESPONSÁVEL PELO CONTATO COM OS interessados, E O COMANDANTE GERAL SABE DE TUDO, SABE PQ? PQ OUTRO ENVOLVIDO NISSO É O TEN. CEL SILVA FILHO, QUE TEM TODA SUA FAMÍLIA EMPREGADA NA PMMA, MAIORIA OFICIAIS. O MAJOR ARITANÃ TAMBÉM SABIA DE TUDO E O CEL FURTADO, POR AGIR SERIAMENTE FOI AFASTADO; ESSE É CORRETO. INFELIZMENTE O CFO DESDE 2004, SE NÃO ME ENGANO, QUANDO O MAJOR ONÓRIO COLOCOU 05 (CINCO) PELA JANELA (TENENTES ALMEIDA, CARDOSO,NEUBERTH, GARDENIA(SUA ESPOSA) E OUTRO QUE NÃO RECORDO) FICOU DESMORALIZADO. ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DA GOVERNADORA DO ESTADO E DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA TOMAR PÉ DESSA SITUAÇÃO E ACABAR COM ESSA PATIFARIA, VISTO QUE MUITOS DAQUELES QUE ESTUDAM TEM SEUS SONHOS FRUSTRADOS DEVIDO AOS ESQUEMAS QUE ACONTEÇEM. AINDA TE DIGO MAIS: NO INTERIOR DO ESTADO, CITO A CIDADE DE BACABAL E CAXIAS COMO EXEMPLO, OS CHEFES DE CAMPUS FACILITAM EM MUITOA VIDA DE ALGUNS CANDIDATOS QUE SE PROPOEM A PAGAR PARA SEREM AUXILIADOS POR PROFESSORES DA CIDADE HÁ RESPONDEREM AS PROVAS

  14. Farude na prova do CFO sempre existiu e é descarada, mesmo antes do curso ser ministrado aqui. Os oficiais que hj colocam seus filhos, também foram favorecidos no seu ingreso. Por isso acham normal a fraude.

  15. MEUA AMIGOS,

    EU NÃO PASSEI NO CFO, MESMO ACERTANDO 65 PONTOS, E MESMO COM ESSAS MARACUTAIS. AGORA SE VOCES ESTÃO PREJUDICADOS. ACHO QUE NÃO, POIS, FALAR É FACIL. EU FIQUEI CALADO PORQUE PASSEI PARA MEDICIANA, GRAÇAS A DEUS, ESSA INSTITUIÇÃO NÃP ME MERECE. AGORA, SE NÃO PASSASSE, ASSIM COMO VCS DIZEM. POR QUE NÃO PROCURAM A POLÍCIA CIVL E ATÉ A FEDERAL, JÁ QUE ENVOLVE ESCANDALOS DE CÚPULA DE INSTITUIÇÃO?.

    FALEI COM O MEU TIO E DELEGADO FEDERAL. ELE DISSE QUE ESTÁ SE COÇANDO PARA ALGUEM DENUNCIAR. SENÃO TODOS SEREMOS CONIVENTE.

    QUERO QUE VOCES FAÇAM COMO OS ALUNOS DO CEUMA. O CEUMA DEMONBSTROU EM NOTA QUE NÃO É CONIVENTE. O COMANDO DA PMMA ATÉ AGORA NEM TUIUIU. É PORQUE DEVE TER CULPA NO CARTÓRIO.

    QUERIDOS

  16. Olha Marco este esquema começou muito tempo atrás, aqui em Imperatriz tem o Capitão Castro que é uma piada, capacidade nem uma intelectual, chega a ser constrangedor ver um IPM presidido pelo mesmo. E na nova geração temos o Capitão Remir, filho do Cel Linhares que não tem a capacidade de entender o filme do Rambo.
    Como colega de profissão, fico constrangido de refazer os seus erros diários.

  17. Eu fiz este CFO-PM, e tudo começou errado no dia do meu TAF, tinham meninas sem condições de serem aprovadas, mais como a maioria ali eram filhas, parentes e etc tudo tornou-se mais fácil, cheguei até a contestar com um dos oficiais que estavam ali, e como sempre ñ deu em nada. No dia da minha prova objetiva tinha uma grávida na minha sala, fui até ela perguntei se ela iria fazer para o CFO, e para a minha surpresa SIM ela respondeu, e eu perguntei, COMO???ela gaguejou e gaguejou e não disse nada, pois, segundo o edital, grávidas não podem participar! Terceiro neste mesmo dia amigos meus relataram-me que algumas pessoas foram detidas por suspeita de acesso ao gabarito. Quarto, como uma pessoa que acerta 58 questões sem zerar nenhuma matéria e sem estar com desvio padrão alto ñ passa pra 2 fase, será que todos fecharam a prova??(SARCASMO) Quem fez e faz CFO sabe mais ou menos a média que deve-se acertar, com uma pontuação dessas era pra estar no minimo entre os 10 primeiros colocados!! Sempre houve fraude e sempre terá tanto no CFO como em outra, a questão aqui é que quem participou disse foram os próprios policiais, é ou ñ é? Eu fico revoltada, pq quem estudou, correu atrás de exames, se preparou fisicamente foram lesados por pessoas que deveriam nos dar exemplo e no final fazem o contrário, é dessa forma que a PM está ensinando os seus futuros oficiais, a serem malandros, é isso? Não são todos, é claro, não podemos generalizar, mas por se tratar de pessoas públicas e que fizeram os seus votos em proteger a sociedade e blablabla acabam que “pagando” por estes corruptos, é impossível a imagem da policia não ficar “suja” perante a sociedade!

  18. Eu fiz o CFO-PM, e tudo começou errado a partir do TAF. No meu dia tinha meninas que ñ tinha as minimas condições de serem aprovadas, mas por serem filhas de oficiais tudo fica fácil, quem é PM sabe do que estou falando! Segundo, no dia que fui fazer a minha prova objetiva tinha uma grávida na minha sala, fui até ela e perguntei se ela ia fazer pra CFO-PM e ela disse q sim, e eu perguntei, como???? Agora pergunto a vcs, como uma grávida “passa” no TAF , digam-me!!!!E outra, , na escola em que meu amigo fez aprova, 3 pessoas foram detidas por suspeita de obterem o gabarito, será q houve vazamento?? (SARCASMO). Terceiro, como que uma pessoa que acerta 58 questões de 80, ñ passa pra 2 fase no CFO? Será que todos fecharam a prova? (SARCASMO)Com uma pontuação dessa era pra pelo menos estar entre os 10 primeiros colocados!!Fico revoltada, pq a gente estuda, estuda, estuda, corre atrás de exames pra na hora ñ dá em nada?!! E afirmo, isso ñ vai dá em nada mesmo! Só vai ficar na sindicância e olhe lá! Desculpa a minha revolta, mas é impossível ñ se sentir assim.

  19. Na realidade isso já existe há um bom tempo.Vejamos os seguintes exemplos:
    1- Uma das exigências para adentrar ao curso de Oficiais é o candidato do sexo masculino ter no mínimo 1,65m de altura. Existem pelo menos 03 Oficiais que são abaixo disso; cito o 1º Tenente Kleuberth, o 1º Tenente Ricardo e o 1º Tenente Meneses.Todos abaixos do padrão necessário para adentrarem ao CFO, portanto ilegais no Oficialato da PM. Por que será que o Ministério Público não investiga esses casos?

  20. Marcos se for fazer um levantamento entre os oficiais, vc verá que 70% deles são filhos de oficiais. Lhe pergunto só eles que são inteligente para passar no vestibular de CFO?

  21. Aqui nesse blog o anonimato também corre solto… Identifiquem-se seus medrosos. Mostrem quem são e provem o que estão falando. Parem de tentar desestabilizar o nosso Comandante inundando esses blogs com informações levianas e infundadas. Sejam homens. Honrem as calças que vestem. Esse tal de “CFÓTIMO” foi simplesmente ridículo em suas colocações… primeiro vem comentando, como se fosse a pior coisa do mundo, a situação dos casados não poderem fazer CFO no passado: ANTIGAMENTE TODAS AS FORÇAS MILITARES NÃO ACEITAVAM CANDIDATOS CASADOS, como até hoje é na aeronáutica, por exemplo. Isso não era coisa somente do CFO – PMMA. E depois, não satisfeito, vem com uma pergunta mais ridícula ainda… Meu jovem, se você não sabe pra que serve um CFO, deve ser por isso que até hoje você puxa carroça. Seria o mesmo que perguntar pra um médico: para que serve mesmo um curso de medicina? ou quem sabe pra um advogado: para que serve mesmo um curso de direito?… Todas as instituições militares do Brasil, quiçá do mundo, possuem um curso de formação, seja ele de oficial ou de praça. O percentual de Cadetes que são filhos de oficiais são bem poucos, diga-se de passagem, e estes são cadetes bastante inteligentes, completamente capazes de lograr sua aprovação. De qualquer forma é absolutamente impressionante o tanto de importância que alguns ainda continuam dando a comentários como os aqui relacionados.

    Cad. PM Olavo Nascimento

  22. é o fim da picada, o candidato ao cargo de futuro oficial já entra envolvido em esquema. o comentário geral dos policiais é que o coronel furtado detectou irregularidades e disse que não aceitava bandalheiras e comenta-se que uma senhora de nome rita e o coronel uchoa, foram a ao franklim e os três trataram de transferir o oficial. verdade ou não, o oficial só passou um mês e foi exonerado. por incrivel que pareça o periodo foi justamente no periodo das provas. até quando o governo e a população vai sangrar com essa dupla (aluisiso e flanklim).onde está a famigerada reforma.

  23. Esse CFO sempre foi uma piada. Antigamente, o soldado que fosse casado era proibido de prestar o concurso. Só depois de muitas derrotas judiciais que o Comando sofreu em razão das ações da Defensoria Pública é que acharam por bem mudar a lei e permitir o ingresso de homens casados.

  24. o CFO é a maior roubada pelo simples fato de quem manda no curso e a propria PM, por isso o numero de filhos de Tenentes e Coroneis sao enormes,existe ate uma estimativa de que 40% das vagas ja estao preenchidas simples assim…
    e digo mais isso nunca vai mudar
    Boa tarde…

  25. O CADETE MIGUEL FOI COLOCADO NO CFO ATRVÉS DE UM ESQUEMA QUE O TENENTE PRIMO DELE SABE.

  26. Mais um escândalo para a coleção do Comandante da PM. Não sei como a Senhora Governadora, que faz um ótimo trabalho, ainda teima em manter um Comandante que só lhe trouxe problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *