4

Ministério Público Federal também vai investigar fraude na Ufma…

Cópia do processo, parado há dez anos na Ufma

O procurador federal Tiago de Souza Carvalho abriu Inquérito Civil Público para investigar as denúncias de fraude em notas de alunos da Universidade Federal do Maranhão.

A denúncia, tornada pública no início do mês pelo professor Wildoberto Gurgel, o Ayala Gurgel, foi feita oficialmente ao Conselho Universitário da Ufma desde 2003.

E ficou nove anos parado.

De acordo com a denúncia, alunos com notas baixas em alguns cursos, tinham as médias alteradas após o visto do professor.

A princípio, a Ufma tentou desqualificar a denúncia de Gurgel e chegou, por meio de sua assessoria de Comunicação, a desdenhar das informações na Internet.

A entrada do Ministério Público no caso – até agora restrito aos processos administrativos – dará o tom oficial ao escândalo.

Que a Ufma, não se sabe por que, tenta  abafar de todas as formas…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Cara, na boa…apenas quis te trazer uma singela e “boba” informação. O que te custa ir no texto e pensar consigo mesmo: Ahh realmente, me equivoquei, deixa eu mudar aqui…pronto. Agora chegar e tratar um comentarista do blog desta forma, sem necessidade alguma, gratuitamente…é digno dos estúpidos! Coisa que você, pelo menos virtualmente, parece ser…
    Pegue meu nome e meu IP e perceba os comentários que já fiz no blog. Todos, absolutamente todos, foram construtivos e acima de tudo educados!
    O certo é dizer como o blog quiser por que o blog é seu? Tudo bem…perfeito! Apenas saiba que SEU blog não seria ABSOLUTAMENTE nada sem leitores e comentários (seja concordando ou discordando de você. É assim que se constroi e fortalece uma democracia amigo…).
    Acho que você poderia ser um pouco mais humilde. Humilde como foi por exemplo com nosso amigo Cabral, naquele caso de Morros em que você discorreu ainda no blog antigo e ele ameaçou lhe conhecer em uma sala de audiência. Subitamente, a postagem sumiu…estou errado?
    Ademais, você falar em colonialismo e provincianismo daí do Maranhão? Que contra-senso…
    É isso…

    Flávio

    resp.: Meu amigo, você trata de uma besteira! Qual a diferença que faz se chamei Procurador Federal ou pocurador da República? O fato não é este. Isso é coisa de tecnicista acedmicista bitolado, meu caro. E quems e ocupa de tá se apegando a etes detalhes são desocupados ou puristas, que pararam no tempo, escravizados por regras. na comunicação, o que importa é fazer-se entender. E isto está claro no texto. Simples assim.
    Você está errado quanto ao Cabral. Porcure o texto e veja se não está nos aruqivos do blog. E isso é canalhice, querer jogar algo que eu não fiz. Ou não é? Você pesquisou o texto? Você viu se o texto sumiu? falar só por falar é canalhice. E aqui, canalhices e bobagens são tratadas da mesma forma. Este blog preza pela sua credibilidade exatamente por não se submeter a vontades de quem quer que seja – nem Roseana, nem Jackson, nem Flávio, nem Castelo e, muito menos, comentaristas – e por assumir seus erros suas posições claramente. Portanto, não jogue dúvidas por malícia. Como disse, isso é canalhice.
    E como você mesmo reconehce, a informação é singela e boba. Portanto, desnecessária.

  2. Somente a título de correção, acho que você se equivocou no texto: o certo é dizer o Procurador da REPÙBLICA Tiago de Sousa CARNEIRO.
    Atenciosamente,

    Flávio

    resp.: Pelo amor de Deus!!! Vocês se prendem em cada bobagem!!! É procurador federal e ponto. É assim que este blog chama – e muitos outros veículos de mídia Brasil a fora – e vai continuar chamando. E ainda tem esta frescura quatrocentona dos operadores do direito, de querer tratar todos pelos nomes inteiros. Pra mim é Tiago de Souza e acabou. Coisa mais provinciana e colonial!!! Aliás, já escrevi sobre esta besteira provinciana aqui no blog. “O certo é dizer…”? Como assim? O certo é como o blog quiser, por que o blog é meu.

  3. ORA BOLAS!!! E AONDE FICA A CARA DESSE REITOR SALGADINHO NATALINO DEPOIS DE QUERER DESACREDITAR NO DEPOIEMENTO DE UM PROFESSOR MUITO COMPETENTE COMO DR. AYALA GURGEL, QUE MUITO ENGRADECE O NOME DA UFMA,TER UM PROFESSOR MUITO GABARITADO E CORRETO.

    AGORA, JÁ QUE ESSE MP FEDERAL VAI TRABALHAR NESSE CASO, SERIA BOM TAMBÉM INVESTIGAR ESSAS PILANTRAGENS NOS SELETIVOS E CONCURSOS PARA PROFESSOR DA UFMA.

    E ESSE COLUM COM SUAS PILANTRAGENS NOS CONCURSOS! QUEM VAI APURAR ESSAS IRREGULARIDADES?

  4. marcos, tem que se explicar bem o fato… Não houve alteração de notas nos moldes que se ocorreu no ceuma… e a entrevista do professor na mirante deixa isso bem claro… o que houve foi um “possível” e irregular (pois o pedido teria sido feito fora do prazo) julgamento de recurso para modificação de notas de 9 alunos. Isso é importante que seja dito… pois a credibilidade de nós alunos desta instituição fica em jogo…

    resp.: E onde foi dito isso de forma oficial? Por que a Ufma nunca veio a´público dizer isso de forma oficial? Por que a reitoria da Ufma prefere ficar tentando abafar o caso ou jogando a responsabildiade para reitorias anteriores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *