18

Esquema Marafolia tira “Bandida” do Carnaval de São Luís…

 

Bandida em São Luís: festa popular

O esquema Marafolia, que opera o circuito alternativo do carnaval na Grande São Luís – praias e cidades de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar – conseguiu tirar a banda Bandida do carnaval na capital maranhense.

Tradicional bloco da cidade, a  Bandida deveria fazer o circuito Litorânea, mas foi informada que não estaria na programação “por não se adequar ao estilo de carnaval proposto”, segundo explicaram alguns organizadores.

O “carnaval proposto” pelo Masrafolia é o mesmo que a empresa enfia ouvido a dentro dos maranhenses há anos: axé baiano e forró elétrico.

E com a conivência da Secretaria de Cultura, que se mantém ocupada apenas com as apresentações do Bicho Terra e Cia., belíssimo, mas já um tanto qanto onipresente no carnaval, no São João  e no que aparecer de festa durante o ano.

Os repetitivos shows do Marafolia: para "miolos-moles"

A empresa Marafolia detém o controle da organização do Carnaval também em várias cidades do interior. Oferece coisas do tipo Psirico, Jamil e Uma Noites e outras programações baratas do quinto escalão do carnaval baiano.

Vêm pra cá por que já não são mais atrações na Bahia. Mas aqui, os organizadores cobram alto pela participação dessas coisas.

A Bandida, que fez sucesso com seu pré-carnaval na Ponta D’Areia e na Choppana deverá participar de alguns eventos no interior.

Está prevista, inclusive, um encontro histórico, entre ela e o bloco “As Patifas”, de Pinheiro, o que ainda está sendo articulado.

E o folião de “pouco miolo” de São Luís vai continuar ouvindo as porcarias que o Marafolia empurra.

Carnaval após carnaval…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Triste também é ver um interior sem identidade cultural. O que se vê, na verdade ouve, é uma sessão do mais baixo pagode baiano. O carnaval do interior, sonoramente falando, é um inferno acústico.

  2. Parabéns pela imparcialidade do comentário!
    Demonstra ser um jornalista com este ato.

    Resp.: Só por que vocês acham que está atingindo a familia Sarney, né? Que dizer: pra vocês, imparcial é que critica os Sarney! Coisa mais capenga!!! Não sou imparcial, não, amigo. E é exatamente por isso que tenho opinião.

  3. Querido Marco, saudações Vascaína!
    Divulgue aí para seu imenso público o nosso carnaval e se precisar de alguma foto tem no meu facebook.
    Abraço
    Começou verdadeiramente a semana do carnaval comemorativo aos 400 anos de nossa ilha querida! Vamos fazer deste, um carnaval inesquecível.
    Por onde o Manobloco tem se apresentado tem sido muito bom! Vamos repetir, então o sucesso do ano passado?
    Agende aí: Outros Carnavais no restautante Feijão de Corda da praia de São Marcos, próximo ao Hotel Luzeiros. Dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro.
    Tem Djs Franklin e Pedro Sobrinho tocando o que rola de melhor nas pistas do mundo, Espinha de Bacalhau tocando os melhores sambas de todos os tempos e Manobloco com marchinhas, frevos, muita alegria e alguns convidados especiais como a bateria nota 10 da Favela do Samba sempre a partir das 20h30.
    Organize sua turma e leve sua alegria, o resto fica por nossa conta. Taí uma excelente dica para este Carnaval. Mano Borges e o seu Manobloco.

    resp.; Meu caro Mano, mande umas fotos novas para meu e-mail. Pretendo divulgar o Manobloco já a partir deste domingo. E, desta vez, estarei lá, com certeza. Abraços!

  4. Pior é a máfia do reagge. Monte uma radiola para ver o que te acontece…

  5. Marco… será que não foi a Bandida que não quis tocar??? Porque eu fiquei sabendo que ela se negou a tocar em um pré-carnaval da ilha… Tem que checar isso direito…

    Resp.; Não é verdade. E até as apresentações pelo circuito São pantaleão foram reduzidas. A maioria dos blocos ganharam até 20 apresentações na Ilha. A Bandida ficou com a penas duas, na noite se desta-feira.

  6. Marcos, é de se lamentar uma decisão dessa natureza, mais ainda pela justificativa.
    O Maranhão é um celeiro de músicos, cantores que interpretam do clássico ao popular, no entanto, em pleno período de carnaval, nós com tantas manifestações, estamos deixando os nossos músicos, cantores e artista populares à margem, dando preferência para toda porcaria que vem de outras paragens.
    O mais grave, é que o poder público coloca o dinheiro do contribuinte para “investir” no carnaval, que deveria priorizar as nossas manifestações, os executores dessas ações, irresponsavelmente contratam “atrações” de outras localidades deixando os nossos músicos, cantores e artistas de fora, contribuindo para o falecimento de várias brincadeiras e manifestações, que por falta de incentivo deixam de “sair” para se apresentar nos ditos “circuitos de carnaval”, que ora são tomados por bandas do Ceará, Bahia com esse maldito, alienante e entediante “forror metalizado e eletrônico, bandas de axé e todo lixo dessa natureza.
    João Chiador tem toda razão quando diz: “… o folclore popular nunca foi agraciado, nunca lhe deram respeito e parece que não tem valor…, querem atrair turistas imitando coisa alheia…”.
    Viva as nossas brincadeiras e manifestações culturais, viva os nossos artistas, que mesmo sem o apoio e o incentivo dispensado pelas autoridades fazem do nosso Estado um celeiro de talentos.
    Viva João Chiador, viva Chagas, viva Humberto, viva Filipe, viva Teté, viva … e viva o nosso Folclore!
    Sobre essa decisão insana, que é um atentado contra a sobrevivência das nossas brincadeiras, eu só tenha é que lamentar.
    Lamentável!

  7. Tudo, absolutamente tudo, tem que passar pelas mãos ” deles”. Pobre Maranhão… Parabéns pelo post.

  8. Ducão ou desculpe bucão só pensa nele mesmo só da banda da Bahia banda de forro e bicho terra tem bandidos do que ele

  9. Registro aqui os meus parabéns pelo clareza do assunto abordado. É lamentável a Bandida ficar fora do circuito carnavalesco maranhense.

  10. PROXIMA VITIMA: O SÃO JOÃO. SERÁ QUE O MARAFOLIA TAMBÉM VAI SE METER NA MAIOR FESTA DO MARANHAO.

  11. Acabaram o futebol maranhense agora estão acabando com o carnaval. É uma pena. E o reflexo desse crime contra as tradições da nossa cultura já é visível, basta conversar com os jovens de nossa terra para verificar que eles apenas conhecem apreciam o forró cearense (de péssima qualidade) e o axé baiano. Fizeram bandidagem com a Bandida

  12. Acho bom que a bandinda tenha sido tirada do circuito da litoranea, porque ali só terá porcaria, depois da reportagem da mirante as 12:00H com uma banda da Paraiba essa banda é muito ruim juntamente com as outras programdas. a Bandida não merece e esta acima de todas.

  13. TAÍ MARCO, ATÉ QUE EM FIM TU FALASTE DE TEUS CHEFES, E MUITO BEM FALADO, PORQUE SÓ NO MARANHÃO ACONTECE DESSE TIPO DE COISA, ESSA MARAFOLIA É A MAIOR SACANAGEM QUE FAZEM COM OS POBRES, ANTES O CARNAVAL DO MARANHÃO ERA DE MARCHINHAS E FREVO, OS CLUBES SOCIAIS ENCHIAM, HOJE É ESTA MERDA COMANDADO POR BAIANOS, EITA MARANHÃO QUE NÃO TEM JEITO, O PESSOAL QUE VEM DE FORA CHEGA ATÉ GOVERNADOR, AGORA, TU ACHA QUE ESSE PESSOAL VAI FAZER ALGUMA COISA PELO MARANHÃO? EU DUVIDO.

  14. Caro Marco,
    isto é uma vergonha, noso carnaval já não é mais o mesmo.haja esquema e Corrupção e mai alguma coisa…..
    Um

  15. Hoje tenho que parabeniza-lo! Eu me rendi pela Imparcialidade deste post. Parabéns!

  16. decio é verdade que a governadora promoveu os tenentes coroneis na policia militar nesta sexta feira e os não promovidos ameaçam entrar na justça porque a promoção foi fora da data?

    Resp.: A promoção é verdade. Não sei a reação.

  17. Folião já é um miolo-mole por excelência, independentemente da atração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *