13

E a bancada federal continua omissa…

Nenhum membro da bancada federal maranhense se manifestou até agora diante dos novos fatos relativos ao aeroporto de São Luís e à BR-135.

Parte da bancada maranhense: pose pra foto, e só...

Na sexta-feira anterior ao carnaval, este blog revelou que a empresa responsável pela obra estaria à beira da falência; depois, já na quinta-feira, revelou mais: que a Infraero quer do governo maranhense o ônus de bancar a empresa para que a obra não atrase.

Ainda na quinta após a festa de Momo, vários deputados estaduais foram à tribuna para cobrar explicações da Infraero e do DNIT – este por causa do novo caos registrado na rodovia durante o carnaval.

Enquanto isso, no aeroporto...

Mas deputados federais e senadores maranhenses calados estavam e calados ficaram.

E vai continuar assim, dado o histórico de omissão dos seus membros, que dão de ombros às questões maranhenses.

Uma parte da bancada, por exemplo, nem aqui vem.

Muitos não moram aqui e têm poucas ligações com o Maranhão – vivem na Ponte área Rio/Brasília.

A outra parte, por sua vez, torce pelo “quanto pior, melhor”; por que, para ela, o que importa é o desgaste do governo – e as próximas eleições.

Os que sobram são aqueles que sequer sabem o que estão fazendo no Congresso Nacional.

E por causa deles – deputados e senadores – a Infraero e o DNIT debocham do povo do Maranhão.

Simplesmente por que este povo não pode contar com seus representantes.

Eles têm os próprios interesses a cuidar…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. SÓ PODE DAR NISSO A BANCADA FEDERAL DO MARANHÃO É UMA VERGONHA O DEPUTADO SÉTIMO É UMA NEGAÇÃO … AGORA O PIOR É VER O MULHER DO MINISTRO EDSON LOBÃO SIMPLESMENTE NÃO APARECER MAIS EM BRASILIA COMO PODE A DEPUTADA NICE LOBÃO FAZER ISSO COM O POVO DO MARANHÃO, LEMBRE-SE SENADOR LOBÃO JÁ JÁ O SENHOR VAI QUERER VOTO PARA O GOVERNO MAIS COM ESTE EXEMPLO QUE VOCÊ ESTA DANDO COM A SUA PRÓPRIA MULHER FICA DIFÍCIL.

  2. Marco, você tem razão quando afirma que parte da bancada maranhense está perdida em suas funções. O Verdinho gasta que é uma beleza, o de Timon vive dormindo em plena sessão, Pedrito há anos vive no Rio de Janeiro e a senhora Bela Cintra não aparece para trabalhar. Com bancada tão ‘ativa’ o Maranhão não precisa de inimigos.

  3. O problema não se restringe a falta de manifestação dos deputados e senadores em plenário, a verdade é que deputados e senadores não têm prestígio e força política para encarar quem de fato manda, a presidente Dilma. Tô errado ?

  4. Bancada federal? E o Maranhão tem esse negocio de bancada federal? Eu sei é que tem um monte de canoa, ou seja guiados pelo rabo.

  5. O QUE ACONTECE COM O MARANHÃO É O MESMO DO AMAPÁ, A GRANA FAZ QUE VAI MAIS NÃO VAI, VOLTA PARA O MANDANTE, S. LUIS E AMAPÁ ATÉ HOJE TEM CAMPO DE AVIAÇÃO MAIS A GRANA QUE FOI LIBERADA QUE NINGUEM VIU DARIA PARA FAZER VÁRIOS AEROPORTOS.

  6. Não entendo a sua postura em desviar a atenção dos principais responsáveis para os parlamentares. Apesar de criticáveis, sei que deputados federais maranhenses se manifestaram, sim, pela reforma do Aeroporto Cunha Machado e duplicação da BR 135. A propósito, ouvi hoje pela Mirante FM, no programa “Abrindo o Verbo”, de Geraldo Castro, o deputado Costa Ferreira fazer um vasto relatório sobre sua luta quanto a esses dois temas. O parlamentar foi muito convincente, confirmando que parte da imprensa é desinformada do que ocorre no Congresso ou se omite dolosamente.
    Por outro lado, o Maranhão é um dos estados mais bem representados no poder público. Roseana é governadora, o pai dela é presidente do Senado Federal, os amigos Gastão vieira e Edison Lobão são ministros de pastas relevantes, Turismo e Minas e Energia, respectivamente, um irmão dela é deputado federal e o outro é todo poderoso.
    Roseana vive declarando sua parceria harmônica com a presidente Dilma. Na foto, o Maranhão é uma sala do palácio. Na vida real, infelizmente, somos o estado mais miserável do país. A pusilanimidade para os casos da duplicação da BR 135 e da conclusão da reforma do Aeroporto Cunha Machado representa a continuidade do descaso que essa gente tem com os interesses do Maranhão.
    Jornalistas como vossa senhoria, dependentes de políticos como a maioria dos jornalistas maranhenses, demonstra claramente por que é difícil ao povo formar uma consciência crítica sobre a péssima administração a que somos submetidos. Portanto, jogar a culpa nos parlamentares é o mais conveniente.

    resp.: Ele pode até ter feito. O problema é que não chega à imprensa. Incompetência de sua assessoria?

  7. Hoje tem espetáculo? Tem sim Senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim Senhor!

    A empanada já está armada há quase um ano

    Zeca Maranhão

    Enganava-se redondamente quem pensava que a solução para o Maranhão era ter maranhenses nos principais cargos da Nação e assim seriam removidos todos os encalhes que formam o gargalo do desenvolvimento do estado.

    Vejamos:

    O Maranhão já teve dois Presidentes da República, um deles é presidente quase vitalício do Senado Federal, tem o Ministro das Minas e Energia, tem o Presidente da Embratur, e até o Ministro do Turismo, sem falar em outros cargos do segundo e terceiro escalão do Governo Federal. Portanto força política é o que não nos falta, aliás sobra. Melhor negócio faríamos se trocássemos todos eles pelo presidente da Infraero. Esse sim, é o cara. Além de ter mais poder que a soma de todos esses poderosos juntos, ainda desdenha da Presidente transformando grande parte de seu poderoso escalão em palhaços de circo e para tanto já até providenciou uma tenda climatizada para abrigar esses artistas neste que será o circo permanente da cidade e que agora se chama Circo Aerotenda Marechal Cunha Machado, ou simplesmente Cunhão.

    Quase um ano fechado para reparos e vocês pensam que finalmente São Luís irá ter um aeroporto decente? Não, seus iludidos. É só para botar um ar condicionado e tirar goteiras, nada mais que isso, mas o show tem que continuar.

    Conheça a nova função de cada um agora:

    José Sarney – É o elefante desse circo. Elefante branco. Grande, porém sem utilidade.

    João Castelo – O mágico do circo. Sua especialidade é fazer desaparecer coisas, não esperem mais nada dele. Problema de aeroporto, cidade, assim como o circo não é com ele. No máximo que ele pode fazer é tirar uma carta marcada da manga para enganar trouxas e garantir mais 4 anos de marmelada.

    Ministério Público – É só teatro, o teatrinho que faz o dramalhão do circo. Mostra
    o drama mas não sabe que atitude tomar.

    Roseana Sarney – É apenas a bilheteira do circo. Vendo o dinheiro nas mãos é o que importa, não se envolve com os problemas do circo.

    Flávio Dino – O palhaço chorão. Caiu no circo de pára-quedas ainda está tonto da queda, novo no cargo, não tem ideia do que deve fazer onde lhe botaram, seu sonho é tomar o cargo da bilheteira e a bilheteria, claro.

    Domingos Dutra – É o homem pássaro do circo. O negócio dele é “avoar”. O aerotenda para ele tendo pelo menos um avião que decole e o leve para Brasília para conseguir emendas para outros estados já tá de bom tamanho. Tem consciência que pelo serviço prestado até hoje, nunca conseguirá alçar voos maiores que esse. Qualquer coisa serve pra ele, prédio moderno não importa, ele quer mesmo é o poleiro desse circo para fazer média com o povo.

    Gastão Vieira – Recém contratado como primeiro palhaço ainda não sabe o que tem, pode ou deve fazer no circo que foi jogado. Deslumbrado com o cargo se contenta em jogar beijinhos para a plateia.

    Edson Lobão – Deveria ser o He-Man porque tem a força e se quisesse teria como pressionar a Infrazero mas por ser magro age como o Esqueleto e não tá nem aí para a pobre aerotenda, ele quer mesmo é tomar o castelo de grayskull, ou seja o Palácio dos Leões. Aliás leão faminto nesse circo é o que não falta, o que falta é jaula para eles. Nem Lobão nem Lobinho se envolvem com o problema, alegam que circo não é lugar para lobos. Faz sentido.

    Os Deputados – Esses estão na área vip do circo assistindo ao espetáculo, comendo pipoca e aplaudindo entusiásticamente cada vez que um escândalo é encenado nesse palco de ilusão que se transformou o nosso Terminal que agora, mais do que nunca está literalmente em estado terminal.

    Os passageiros – São os acrobatas. Fazem verdadeiros malabarismos para realizar seus voos.

    O povo – Esse está no seu devido lugar empoleirado na geral rindo para não chorar. Um riso forçado por ver a grande piada que virou o nosso aeroporto. Uma piada sem graça, mas ainda assim, uma piada.

    E o espetáculo já tem uma nova atração prontinha:

    A EP Engenharia, que faz a recuperação do Aeroporto de São Luís, ameaça parar as obras por falta de lastro financeiro. E a Infraero tenta convencer o Governo do Estado a “salvar” a empresa financeiramente, para que a obra não pare. Sob o argumento de que, se a EP fechar, passará mais um ano até que nova empresa seja contratada.

  8. Caro Marco Deça,

    Solicito que o nobre Jornalista registre que eu, logo no inicio dos trabalhos deste ano, fiz repercutir pelo Brasil a atual situação vexatória que se encontra o aeroporto de nossa capital, conforme pode ser visualizado em minha home page: http://simplicioaraujo.com.br/simplicio-araujo-critica-demora-nas-obras-do-aeroporto-de-sao-luis/

    Agradeço,

    SIMPLICIO ARAUJO
    DEPUTADO FEDERAL

    Resp.: Sem ofensas, parlamentar, mas desde quando a sua homepage repercute pelo Brasil? O que se espera são discursos na tribuna, cobranças ao governo federal e a Infraero, reuniões abertas sobre o assunto, ações práticas contra esta empresa. infleizmente, nada se viu da bancada até agora.

  9. Meu caro, com a devida venha, embora tambem ache que nossos políticos não sejam mesmo essa coca cola toda, no caso específico do aeroporto, não os culpo tanto. Acho que nesse caso vale o poder do executivo, de nossa governadora e sua assessoria. Não é segredo pra ninguém a força política do maranhão em BSB( governadora e seu pai), não precisamos nesse caso específico nada além disso. Eu não estou entendendo é esse comportamento passivo do palácio dos leões em relação a isso. Tenho visto aqui e em outros blogs que a empresa está em crise, e que tenta ser recebida pela governadora mas não conseguem…e tal. Ora, se a governadora não recebe a construtora que executa a obra, momento de ser informada realmente o que está contecendo, como essa questão vai ser resolvida. Se a construtora assinou um contrato e recebeu por ele, claro que terá que cumprí-lo e a governadora com sua influencia articulada deverá agir em favor de quem está sofrendo o desconforto e do seu estado.

  10. O INIMIGO DO POVO EO POLITICO E ELE QUE FRAUDA A EDUCAÇÃO, SAUDE, SEGURANÇA, PARTIDOS POLITICOS NO BRASIL SÃO FACCÕES CRIMINOSA QUE TODOS ELES TEM CAIXA DOIS.

  11. Marco,
    infelizmente eles são omissos em relação todos os assuntos de interesse da população. Somente quando é do interesse político (pessoal) que se manifestam.

  12. UMA BANCADA QUE TÊM COMO REPRESENTE UMA INERTE CHAMADA NICE LOBÃO NÓS ESTAMOS É LASCADOS .NA SEMANA PASSADA TEVE UMA ATRIZ QUE MENCIOUNOU QUE SE A CIDADE DE SÃO PAULO FOSSE SEPARADA DO BRASIL SERIA UMA POTÊNCIA , VOU FALAR POR ELA AQUÍ NO MARANHÃO . SE SÃO LUÍS FOSSE SEPARADA DO INTERIOR DO MARANHÃO COM CERTEZA ESTAVAMOS LIVRES DE INPERSONAS , COMO : NICE LOBÃO / CARLOS FILHO E A MAIORIA DESTA MESMA LINHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *