9

Roseana não precisa ser substituída se a viagem aos EUA for de menos de 15 dias…

Washington não precisará substituir Roseana

A Constituição do Estado do Maranhão garante à governadora Roseana Sarney (PMDB) viajar para fora do país sem a necessidade de ser substituída.

Basta que, para isso, a viagem seja de, no máximo, 15 dias.

O parágrafo 5º do Artigo 59 da Constituição estadual diz o seguinte: “Não se considera impedimento, para efeito da substituição prevista no caput [artigo 59], o afastamento do governador por até quinze dias, do país ou Estado”. 

Roseana poderá, portanto, viajar normalmente aos Estados Unidos, na comitiva da presidente Dilma Rousseff (PT), no dia 9 de abril, sem que seus substitutos diretos assumam o governo.

Por ironia do destino, o benefício legal foi dado à atual governadora  por iniciativa do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).

Quando governava o estado, Tavares quis passar o Natal e o Ano Novo no exterior, com a então mulher, Alexandra Tavares, mas não queria a posse do vice-governador, Jura Filho, seu adversário.

Sob protestos da oposição, a Asembleia Legislativa aprovou a PEC que alterou a constituição, garantindo o passeio dos Tavares e impedindo Jura de governar.

A lei de José Reinaldo servirá agora para Roseana.

Ela acompanhará Dilma aos EUA – em viagem que deve durar uma semana.

E continuará governadora do Maranhão…

Leia também:
Substitutos de Roseana não poderão assumir a partir de abril…
Arnaldo Melo assumirá governo se Roseana for aos EUA...

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Esse zeca tá de brincadeirinha é um palhacinho, deve ganhar alguma merrequinha do gov pra puxar saco. Tenha amor próprio todos sabem que os Sarney são um câncer do Estado MA terra da mentira.
    L Á S T I M A ! ! ! ! ! ! !!

  2. esses pucha sacos tem a cara de pau de defender uma familia que cresce em cima das desgraças do povo. Digo uma coisa nao tem santo que faça eu votar em algum desses saneys. Eu tenho minha cociencia tranquila arespeito disso
    porque com meu voto eu nao ajudo eles roubarem.

  3. Bota o Fábio “garotão” Godim, assim ele aproveita e traz mais gente “competente” de Brasilia. Pois pra ele todo mundo aqui é “incompetente e incapaz”. Deve ser por essa razao que botou aquele competente na prefeitura que nem escrever sabe, tratar bem os servidores então… nem se fala… mas negociar com os empresarios aqueles contratos… ah isso ele sabe bem… o Fantástico deveria ter ido lá também pra fazer a reportagem de ontem.

  4. Marco, acho que vc se equivocou. O paragrafo 5, acrescido pela emenda constitucional 48, de 2005, foi revogado pela emenda constitucional n.58 de dezembro de 2009.

  5. Lógico que o que vale pra oposição não vale para Roseana.
    Eles podem fazer festa regada a vinho francês e wisky escorcês, Roseana não pode, eles podem não construir um único hospital que isso não é problema, Roseana pode construir mil hospitais que isso será errado, eles podem não construir nada estruturante em São Luis e no estado, Roseana construiu e constrói tudo o que temos e esse é e sempre será o erro maior dela. Portanto até roubar é permitido para a oposição, é digno e considerado recompensa mas Roseana que nem pense em fazer isso.

  6. Esse paragrafo foi revogado pela emenda constitucional 58 em dezembro de 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *