3

Vices da Assembleia e do TJ disputam vaga de governador substituto…

Marcos Caldas está pronto para assumir o governo

Nada impede que o vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcos Caldas (PRB), assuma o comando do Governo do Estado no período da eventual viagem da titular Roseana Sarney (PMDB) aos Estados Unidos.

Basta, para isso, que Caldas assuma o lugar do presidente Arnaldo Melo (PMDB) dias antes de Roseana viajar. Melo não pode assumir o governo por que tornaria inelegível a filha, Nina Melo, candidata a prefeita de Colinas.

Ocorrendo assim, quando a linha de sucessão chegar à Assembléia – já que o vice-governador Washington Oliveira (PT) não poderá assumir, sob pena de tornar-se inelegível em São Luís – Caldas seria o presidente da Casa e, portanto, segundo na linha de sucessão do governo.

O próprio Caldas tem parentes candidatos nas eleições de São Luís, mas deixa claro que, entre uns dias no governo e um irmão vereador, escolheria a primeira opção.

O parlamentar tem articulado entre os colegas, e com o próprio Arnaldo  – a sua ascensão ao posto de presidente da Casa.

Isto por que, no Tribunal de Justiça, já existiria uma articulação para tornar governadora interina a desembargadora Maria dos Remédios Buna, vice-presidente do TJ.

Maria Buna pode antecipar-se e assumir o TJ

O presidente do tribunal, desembargador Antonio Geurreiro Júnior, também não pode assumir o governo, já que tem a mulher candidata a prefeita em Guimarães.

Ele deixaria o posto antes da viagem de Roseana, abrindo poossibilidade para Maria Buna ser governadora.

Marcos Caldas leva vantagem, no entanto, por ser o presidente da Assembléia e o segundo na linha de sucessão. Neste caso, a prerrogativa só passaria para o tribunal se não houvesse presidente na Casa apto a assumir.

A viagem de Roseana acontece em 9 de abril…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Esse é o MARANHÃO velho de guerra, agora sim teremos a possibilidade de ter dois Governadores a altura do nosso Estado:
    DES. BUNA: a mesma que deu o habeas Corpus para os assassinos do empresári Magion fugirem;
    e ele. MARCOS PLAY: desse precisa falar alguma coisa? acho que não né?
    PARABÉNS POVO MARANHENSE!!!!!!!!!

  2. Marco,
    Essa questão, que deveria ser pacifica, posto que a regra constitucional é de clareza solar, tem nítidos contornos políticos que interferem na solução. Ora, a passagem do cargo a um dos vice dos dois poderes, ainda que legítima e de interinidade brevíssima, tem haver com confiança. Isso nos remete ao ano de 1982 quando Castelo exigiu que so deixaria o Governo se o substituto fosse de sua confiança. Ai o Presidente da Assembléia teve que renunciar e o Vice assumiu o Governo. Será que a historia se repete? Um abç do Milton Calado

    resp.: O problema é que Roseana não tem escolha. Ou pasa o governo, sem questionar para quem, ou dexia de acompanhar Dilma aos EUA.

  3. É isso ai Marcos Caldas! O MARANHÃO é o primeiro Estado da federação que terá um Governador Play… Para tristeza da família furtado, muniz, Carlos Filho e companhia. Quanto ao seu irmão, o Agusto ainda é muito novo, com apenas 32 anos ele ainda pode esperar mais um pouquinho pra ser vereador de São Luis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *