7

Bacabeira lidera ranking em excelência de gestão no estado…

Venâncio: excelência em gestão reconhecida nacionalmente

O município de Bacabeira alcançou o primeiro lugar no ranking IFGF (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal).

O índice, criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, é reconhecido em todo o país como a principal unidade de avaliação da qualidade da gestão fiscal dos municípios brasileiros.

Os dados, auditados e liberados pela Secretaria do Tesouro Nacional, são equacionados para que os municípios pontuem entre 0 e 1.

– Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação – diz o site do índice.

Para efeito de comparação, a capital, São Luís, aparece em 89º lugar na relação estadual e 3.281º lugar entre todos os municípios da União no ranking de gestão fiscal.

Cinco indicadores são usados para avaliação das gestões municipais: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida.

Fatores como o equilíbrio das finanças, saldo positivo em caixa, novos investimentos e a chegada de grandes empreendimentos ao município, fizeram o indicador Receita Própria, único que estava na laterninha, subir para 0,5067 pontos, um salto de mais de 0,2 pontos no índice.

Bacabeira tem crescido com perspectiva de investimentos

Um aumento respeitável na escala desde que o prefeito de Bacabeira, José Venâncio Corrêa Filho (DEM), o Venancinho, assumiu o município.

A edição 2012 do IFGF tem como ano base 2010.

Bacabeira obteve um escore próximo de 1, com 0.7984 pontos, apenas a 0.2 décimos de atingir o conceito A de Excelência em Gestão Fiscal pública.

Apenas 2% das prefeituras do Brasil atingiram esse patamar, sendo cerca de 80% delas nas regiões Sul e Sudeste.

Na contramão, as regiões Norte e Nordeste têm 93 munícipios entre os 100 piores quanto à eficiência da gestão fiscal.

No Maranhão, 79,4% dos municípios estão classsificados como gestão fiscal difícil ou crítica e 17 estão entre os 100 piores do ranking no país.

O Brasil possui 5.565 municípios. A pontuação média foi de 0.5393 pontos…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. O Prefeito Venâncio é completamente diferente do seu padrinho…

  2. Se tu fosses realmente esse tal de adriano C.S. |Oliveira eu iria a um debate contigo em praça publica, de preferencia em Bacabeira…mas como sei que nao és….

  3. Passei hoje por bacabeira e fora a parte defronte a BR, já com calcamento desgatado, o resto nas ruas de traz é um lixo, passei por perizes de baixo e é um lugar no minimo nojento, , perizes de cima tambem é uma droga. Com 11 milhoes de receita proópria fora os empregos e a renda que dá, é brincadeira dizer que venancinho é um administrador. O conselho de administração devia abrir processo.

  4. Calvet Neto, não vou aqui entrar na arena de debates com pessoas da oposição que manipulam informações para iludir a opinião das pessoas tentando preparar terreno para lucrar politicamente com a difamação. Aliás esse é o procedimento padrão dos ratos da política desse país. E você está sempre por aqui e em outros blogs para criticar a administração de Bacabeira, não é?

    Mais interessante ainda é que o seu parente, José Reinaldo Calvet, que foi o primeiro prefeito de Bacabeira e anterior a Venâncio, comandou a cidade por dois mandatos e, mesmo sendo a primeira gestão do município, já conseguiu deixar dívidas como a do INSS, a da CAEMA, além de um buraco no FGTS, desconto de precatório, entre outras dívidas menores.

    Quanto ao IDEB não está “bem abaixo da meta” como você falou para parecer uma catástrofe. Está apenas 5% abaixo da meta. E por que? Porque seu parente, Calvet, não fez os investimentos que deveria ter feito na estruturação escolar do município e Venancinho teve que arcar com as conseqüencias disso.

    Quando Venancinho encontrou a cidade, haviam escolas construídas desde quando o município ainda era povoado de Rosário, porque o que o Calvet construiu foram bibocas para chamar de escola que tiveram que ser reformadas e adequadas para os alunos. Enquanto isso, no final da gestão de Venâncio, serão mais 14 escolas construídas para o município. Sem contar os postos e centros de saúde, os kits sanitários, o mercado público, praças, investimentos como energia, iluminação pública, escoamento, aterro sanitário, entre outros.

    É nesse tipo de obra, e para manter elas funcionando a cada mês, que é usado o “todo dinheiro que a cidade vem recebendo” de que você falou. Se você fosse às audiências públicas do município, engoliria a seco vendo que só para manter a estrutura educacional daquele município funcionando, foram investidos 11 milhões no último quadrimestre.

    Conheço o assunto, conheço profissionais das empresas que atuam lá e servidores da prefeitura, profisionais de municípios vizinhos como Santa Rita e Rosário, e possuo as informações corretas. Ou seja, mesmo não morando lá, percebo que sou bem melhor informado que você. E eu compartilho da opinião das pessoas da região quando o assunto é honestidade e trabalho do Venancinho. Ele é um técnico, age técnicamente e pensa na população ao contrário do colega de Santa Rita, por exemplo.

    E se você se propusesse a estudar a história da microrregião de Rosário, dos municípios que a compõe, e a ver as coisas com objetividade e justiça, sem a distorção oposicionista, nem mesmo se atreveria a escrever seus absurdos rotineiros sobre Bacabeira e cercanias.

    Adriano C. S. Oliveira
    Consultor de Infraestrutura

  5. Não é de se surpreender a situação fiscal equilibrada da nossa cidade. Haja vista o índice FIRJAN de gestao fiscal considera que a receita própria do município tem peso de 22,5 do resultado final. Vejam só.
    É cediço que Bacabeira hoje é uma cidade próspera quando o assunto é receita municipal.
    Em 2011 bacabeira recebeu perto de 7 milhões em ICMS, pouco mais de 4 milhões em ISS. Só essas duas receitas, Bacabeira está a frente de quase duas centenas de municípios do Maranhão. Assim fica extremamente fácil para o município auto se colocar em situação confortável na gestão fiscal.
    O interessante é que com todo dinheiro que a cidade vem recebendo, não tem adiantado muito observando os reflexos de investimentos na cidade.
    Escolas, asfaltos, prédios públicos, obras sendo executadas pela Petrobras, e outras empresas. O governo estadual dando asfalto…Por isso que Bacabeira no quesito gasto público foi baixíssimo. atingiu menos de 8%. Só pra se ter uma ideia, o IDEB foi de míseros 3,8. Bem abaixo da meta.
    Sorte do atual prefeito que, não há comparativos nos dados da IFGF com IDEB, ou com o TCE que não consegue ver esse equilíbrio das contas da prefeitura. Pois as contas do ano de 2007 e 2008 e 2009 do gestor “excelente” foram reprovadas. Por quê? alguém me diz.

  6. Ah, acho que isso não é surpresa. Quem mora naquela região sempre ouve falar que o Venancinho é o melhor prefeito que o estado tem. Olha, acho que se tivesse um desses no governo do estado, ou mesmo na prefeitura de São Luís, muita coisa mudaria pra melhor. Se tivesse uns dez prefeitos como ele, acho que até o Brasil se mudava pra melhor. Pena que é só um, né… Remando contra a maré de corrupção…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *