10

As mudanças no secretariado de Roseana Sarney…

Failho deve tocar projeto contra a pobreza

Este blog publicou em 19 de janeiro, post sobre rumores de mudanças no secretariado da governadora Roseana sarney (PMDB). (Leia aqui)

Estas mudanças começam a ser efetivadas agora, sob a orientação do consultor Reinaldo Paes de Barros, da Secretaria de Projetos Especiais da presidência da República.

É o que revelou hoje, com exclusividade, o jornal O Estado do Maranhão, em matéria assianda pelo titular deste blog e pelo jornalista Gilberto Léda, em esforço de reportagem que durou uma semana.

O assunto também já havia sido tratado, em primeira mão, às 16h de ontem, pelo blog do jornalista Jorge Aragão.

Os secretários Chico Gomes (Desenvolvimento Social), Israel Ferreira (Articulação de Políticas Públicas) e Alberto Franco (Assuntos Estratégicos), por exemplo, devem deixar o governo.

Roberto Costa pode trocar Assembleia pela Juventude

Suas pastas serão fundidas para formar uma superpasta, que cuidará exatamente do projeto de combate à pobreza, elaborado pelo chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva.

Para o posto, deve ir o ex-presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Fialho. Um problema: ele pode ser candidato a vice-prefeito na chapa de Washington Oliveira (PT).

Neste caso, o indicado poderá ser o secretário de Planejamento, Fábio Gondim, que também pode ir para Brasília, representar o governo maranhense no mescritório da capital federal.

Exatamente como o blog disse em janeiro.

João Abreu pode voltar ao governo

Se isso ocorrer, o Planejamento será desmembrado da Administração. A primeira será ocupada pelo secretário de Educação, João Bernardo Bringel, e a outra pelo ex-chefe da Casa Civil, João Abreu.

Para o lugar de Bringel na Educação ainda está sendo estudado um nome de Brasília.

Roseana quer fundir também as pastas do Esporte e da Juventude, para onde pretende levar o deputado estadual Roberto Costa (PMDB). Objetivo: garantir vaga a Chico Gomes (PSD) na Assembléia.

Neste caso, André Campos deixa a Juventude para ser candidato a vereador; Joaquim Haickel, por sua vez, pode ir para a Cultura.

O processamento das mudanças se dará até o dia 7 de abril…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. As mudanças quando para melhor, são sempre bem vindas, mas mexer agora na Sec. de Esportes seria uma bola fora da Governadora. O Deputado Joaquim vem fazendo um belo trabalho a frente do esporte maranhense.

  2. O que gostaria de saber, é se com a volta do Fábio Gondim par Brasili ( tomara), vai junto com ele a tropa de elite que ele trouxe de lá. Ninguem aguenta mais ver e ouvir esses candangos falando mau de São Luís, como se aqui fosse o pior lugar do mundo. Como se aqui só tivesse gente incompetente… Um dos piores é o cara que ele botou como prefeito do centro administrativo que fica no primeiro andar, esse cara trata todo mundo mal, não respeita os servidores mais velhos. É um inferno! E pior é que ele é um semi analfabeto. Pra nao dizer um burro.

  3. Caso Joaquim Haickel seja realmente transferido pra secretaria da cultura. A nossa governadora estará de parabéns. Uma pasta importante, merece um técnico competente e sério feito o ex-deputado Joaquim Haickel.

  4. Marcos, Tirar joaquím da SEDEL é retrocesso puro. Ora, depois de organizar a pasta e dar notoriedade ao combalido esporte maranhense, esse vai ser o prêmio? Deus me livre desse tipo de congratulação.

  5. De publico rogamos a governadora Roseana Sarney, em nome de seu compromisso feito durante o segundo turno da campanha eleitoral p.passada, perante a população das glebas tibiri-pedrinhas, que aproveitandoi a reforma administrativa proposta, seja a questão da regularização de moradores e de pequenos produtores rurais destas glebas até o momento sob a responsabilidade da Secretaria de Industria e Comercio, TRANSFERIDA para a Secretaria das Cidades, tecnicamente mais viável, pratica e funcional. (frecom.tp@hotmail.com)

  6. Não adianta mudar essas pastas, estamos vivendo o pior governo desse estado, nunca me senti tão enganado, com medo de sair casa com minha família, uma educação zero, onde somente índios tem vantaqgens recebendo milhões em transporte escolar, saúde zero só na mídia, até mesmo que deveria esta ocupando essas pastas importante ela não da valôr, um dos poucos parlamentar que é inteligente, firme em suas decisões como é o Dep. Cesar Pires, e naão tem espaço nesse governo fragilizado, o povo ja sabe que e o fim dessa oligarquia, fora Roseana, Ricardo, Jorge, Aluísio, Bringel, Godinho e toda sua cupula.

  7. Superpasta para combater pobreza (acho que já ouvi isso antes). Une e separa secretarias. O mais do mesmo. A verdade? Enquanto buscam-se arranjos administrativos (que sempre aparecem como se fossem estratégia para melhorar a administração pública, arquitetados agora por um “consultor” da presidência. Já notaram?) para acomodar a súcia de políticos mequetrefes, continuamos puxando a fila dos estados que possuem os menores índices de IDH. Ainda bem que existe Bandeira pra ler, se não…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *