20

Ministro que quer apressar processo de Roseana ameaça até cercear a defesa…

Audiência do processo no TRE: muita coisa ignorada por Versiani

Disposto a julgar imediatamente o processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Arnaldo Versiani, pode acabar dando margem à diversas ações da defesa da governadora.

Ele pretende ignorar, por exemplo, a oitiva do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), prevista para o dia 10 de abril, e a do secretário de Saúde, Ricardo Murad, marcado para o dia 30 de março.

Tanto Escórcio quantoMurad têm prerrogativa de marcar data, local e hora para serem ouvidos.

Ministro apressadinho pode jogar contra si mesmo

Existe até um recurso a ser analisado pelo TRE maranhense sobre esta perrogativa de função de Ricardo Murad, que pode ficar impedida de ser analisado por que o ministro já pediu a devolução do processo “do jeito que estiver”.

Como argumento para seguir com o processo, Versiani pode dispensar estas oitivas -e ignorar o recurso – alegando já estar satisfeito com a instrução processual.

É neste ponto que o ministro apressadinho pode perder o controle do processo.

A defesa de Roseana pode alegar cerceamento, apresentando tantos incidentes processuais quantos forem necessários para convencer o próprio TSE eo Supremo de que está sendo prejudicada.

E tudo terá que ter resposta – seja qual for – dos membros dos tribuinais.

Além disso, já existem suspeitas de que Versiani pode ter sido beneficiado na distribuição do processo.

Mas está já é um outra história…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Marcos, como é difícil defender o indefensável.
    Neste caso, a melhor saida para vc, é ficares calado.

  2. Minha querida governadora não será cassada, pq o Maranhão só vai pra frente com ela no comando…vejam as obras…Via Expressa, Castelão, agora vai mesmo, os Vivas todos sendo recuperados, etc…. e os governantes anteriores? que fizeram?

    • Ainda tem gente que defende esta #@$#¨! O Maranhão é o Estado mais atrasado do Brasil por causa dessa família que suga o dinheiro público há muitos anos. Eu pergunto: o que o pai dessa @#$¨&$ fez pelo Maranhão quando foi presidente da República?

  3. Além do mais, ainda que ele, Ricardo Murad, fosse ouvido, se o juiz da causa achasse de colher seu depoimento (art. 405, paragrafo 4º CPC), seria apenas pró-forma, pois ele não teria a obrigação de dizer a verdade, por ser testemunhas impedida. Ou seja, o seu depoimento não influiria em nada no processo, tanto faz ser colhido ou não. Portanto cerceamento de defesa, jamais. Concluindo: É CACETE

  4. Sarará, Ricardo Murad é cunhado de Roseana Sarney. Logo, é impedido de depor (art. 405, paragrafo 2º, inciso I, do CPC). Quem é impedido de depor, não tem “prerrogativa” de marcar dia e hora para ser ouvido. Ele simplesmente é IMPEDIDO de depor. Se a esperança de você era só essa, tchau, mandato de Roseana.

  5. Se Rosena for cassada eu viro eleitor dos candidatos da família Sarney!!
    Obs.: Como sei que a cassação nunca ocorrerá eu sempre votarei na oposição kkkk…

  6. Se fosse o finado Jackson Lago já tinha perdido o mandato. E se for ao pé da letra, caso a governadora seja cassada tb é uma injustiça, pois o que mais ocorreu e ocorre no Brasil é corrupção eleitoral. O modelo eleitoral esta fadado à corrupção.

  7. marcos engracado quando o ministro barbudo pegou o processo de jackson tu n falou q ele teve beneficios para pegar o processo, vc realmente é imparcial. mesmo esse processo chegando ao TSE tu acha mesmo q ela vai ser cassada??? fala serio Sarney n deixa

  8. Engraçado: a própria acusada dificulta que as as suas testemunhas sejam ouvidas e a culpa é do Ministro…

  9. A defesa pode alegar qualquer coisa, inclusive inocência… ser aceita a tese, é outra história.

    resp.: Aceitando ou não, a Justiça é obrigada a respeitar os prazos da defesa, sob pena de cerceamento.

  10. MARCO, ME TIRA UMA DÚVIDA…. RUBENS Jr. NÃO É ANALISTA LICENCIADO DO TJ-MA? SE FOR MESMO, PODERIA ESTAR ADVOGANDO JÁ QUE SE FOR CONFIRMADO QUE É ANALISTA (PORTANTO FUNCIONÁRIO PÚBLICO) DEVERIA TER A SUA CARTEIRA DA OAB RETIDA, NÃO É MESMO? ACREDITO QUE VALE À PENA SANAR ESSA DÚVIDA!!!

  11. É ISSO MESMO! A TESE A SER LEVANTADA E TOTALMENTE PLAUSÍVEL: CERCEAMENTO DE DEFESA! O QUE FERE O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA!
    SE JACKSON VACILOU AÍ FOI PROBLEMA DELE! ALIÁS, É POR ISSO QUE A OPOSIÇÃO NÃO GANHA O GOVERNO, POIS VACILO, PARA ELES, É QUALIDADE, NÃO DEFEITO!

  12. Não são testemunhas de defesa? Por que tanta dificuldade para serem ouvidos? É muito medo desse processo. O TSE ou cassa Roseana ou inocenta Jackson. Justiça tarda mais não falha (opa… neste caso tudo pode acontecer, inclusive a cassação do juiz).

  13. Se esse ministro bobear, quem vai acabar cassado éle,isso se a raposa velha nao colocar ele na cadeia.Kkkkkkkk já sei ate o final dessa história, processo arquivado.

  14. Não existiu nada mais tendencioso na história do TSE do que o julgamento de Jackson x Roseana, onde o Min. EROS GRAUS, além de ri várias vezes durante a leitura do seu voto, levou até vídeos para o pleno, atuando como verdadeiro advogado de acusação em favor dos Sarneys, MINISTRO este que todos sabem, O Senador Sarney é de dentro da casa dele e vice versa…CONTA OUTRA MARCO!

  15. Eita, mas o medo de provar do próprio veneno é grande! Ela vai ser cassada, sarará. É questão de tempo. E ainda vai ter de pagar do próprio bolso a despesa para ser realizada nova eleição. Como é doce o sabor da vingança

  16. Pelo visto, esse processo é nitoglicerina pura, tamanho o medo de que seja logo julgado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *