17

Franere respira com venda de shopping; mas ainda há riscos de insolvência…

Apelidado de "favelão da Franere", Gran Park carece de infraestrutura básica

A venda de 50% do Rio Anil Shopping para o grupo BR Malls, por R$ 120 milhões, deu um alívio de caixa no grupo Franere. (Releia aqui)

 Mas não é o bastante para afastar, de vez, o risco de insolvência.

Muito pelos erros estratégicos na incorporação e construção de imóveis em São Luís – e muito pelo estilo de vida dos seus donos – a Franere vem amargando prejuízos e demandas judiciais que corroem seu patrimônio balanço após balanço.

A associação com a Gafisa, que também amarga fase de insolvência, levou a mais prejuízos, como o fracassado condomînio Gran Park, hoje um elefante branco desvalorizado em plena região do Calhau. (Leia aqui)

Com problemas de ordem técnica, ambiental e sanitária, o Gran Park é o condomínio de São Luís com o maior número de apartamentos à venda nos classificados de jornais.

Além dele, outros empreendimentos imobiliários do grupo Franere sofrem com problemas de ordem legal de toda sorte, o que atrasa início de obras – e consequentemente de entrega das unidades.

Nem mesmo o sucesso do Rio Anil Shopping a Franere foi capaz de gerir sozinha

A incapacidade de gestão levou à venda até mesmo do Rio Anil Shopping, empreendimento extremamente lucrativo, sucesso de público e de negociação de espaços, que, aparentemente, seria fácil de administrar.

Não foi para os Franere, que preferem a tranquilidade da proximidade com o poder.

Por isso, a esperança do grupo está toda em 2014…

 

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Adoro o Grand Park, nunca tive problemas com a estrutura externa ou interna. Tranquilidade, localização e fácil acesso para Praias, Supermercados, Farmacias, Bancos, Hospitais motivos que se tornaram uma satisfação em possuir um apartamento.

  2. Também moro no grand park, e não tenho do que reclamar. Localização privilegiada, tenho tudo pertinho de mim. Ambiente familiar. Assim como alguns comentários anteriores, tive um certo desgaste na vistoria, de fato usam de materiais sem qualidade, profissionais que pouco se importavam com resultado final da construção… enfim, depois de melhorias feitas por mim, hoje moro bem, com tranquilidade e conforto.

  3. Moro no Grand Park (Pq das Águas) e estou gostando bastante tb. Mas confesso que ao entregar o apartamento, a construtora deixou mto a desejar mesmo. Foram necessárias 7 (sete) vistorias antes de lacrarmos o apartamento. Erros grotescos e material de baixa qualidade. Após reformar todo o apartamento, não tenho muito a reclamar. O apartamento está belíssimo, tenho uma vista maravilhosa para o mar e ainda posso ir a pé à praia.

    O problema realmente foram os diversos boatos acerca do condomínio. O que é uma pena.

    Aos novos moradores. Sejam mto bem-vindos.

    Abç,
    Sam.

  4. moro no grand park e gosto bastante do condomínio. O problema é que espalharam certos boatos inverídicos por pura questão política. Quem fala mal, certamente nunca veio conhecer aqui.

  5. Estive olhando o de 3 quartos, mais agora fiquei até com medo, então não será um bom negócio?

  6. Cara eu comprei um apartamento nesse maldito condomínio Gran Park, fui completamente enrrolado, fizeram propaganda enganosa, nada do que anunciaram foi feito.

    Agora não consigo vender para ninguém, para compensar o meu prejuízo financeiro.

  7. Ei babaca a gafisa não e a Franere, tem q respeitar um empresário do porte do m regadas, assim como outras grandes construtoras do Maranhão, comp densao, canopus qu sao empresas q sao renomada graças aos empresários q administram, então seu blogueironho vai preocupar postar matéria seria, e não preocupar denegrir a imagem de pessoas e empresa serias, um abraço

    esp.: Claro que a Gafisa não é Franere idiota. Por isso pode absorver prejuízo de R$ 1 bilhão. A Franere, não. A Franere tem que sair se desfazendo de patrimônio para poder cobrir o rombo deixado pelos excessos do estilo de vida dos seus donos.

  8. Me incomoda sim, tu fala besteira , baseado em que, marcao e um empresário serio, ele vendeu o shopping pq foi lucrativo pra ele, tu e a penas um blogueiro q quer mídia, fala besteira s fundamento, agora me responde baseado em que tu posta uma matéria dessa?

    resp.: Eu não quero mídia, amigo. Eu sou a mídia. Quem quer mídia é “Marcão” com suas estripulias públicas de novo rico. deve ser lucrtativo mesmo vender bombas como o Gran Park e outros favelões construídos pela Franere. A ma´teria é baseada nas inúmeras denúncias contra o Gran Park, na quantidde de apartamentos à venda, por preços abaixo do que deveriam valer, e nas matérias que mostram a falência da sócia da Franere nos empreendimentos maranhenses. Simples assim.

  9. O MARCAO TA MUITO PREOCUPADO MESMO, TA FAZENDO MAIS 02 SHOPPING E PLANEJANDO COMEÇAR A CONSTRUCAO DE MAIS 01 ESSE ANO, TA COMPRANDO UM JATINHO DE 30MILHOES, TA RINDO A TOA. BASEADO EM QUE ESSE BLOG POSTA ISSO??

  10. O MARCAO TA MUITO PREOCUPADO MESMO, TA FAZENDO MAIS 02 SHOPPINGS E PLANEJANDO PRA ESSE ANO COMEÇAR A CONSTRUÇAO DE MAIS 01, TA COMPRANDO UM JATINHO DE 30MILHOES DE REAIS, TA RINDO A TOA, AI UM BLOG DESSE FICA FALANDO BESTEIRA, BASEADO EM QUE??

    resp.; É tanta besteira que te incomoda a vir aqui tentar desqualifica, né, babaca?

  11. Só falta de planejamento. Antigamente as coisas não precisavam de muito planejamento, mas mudou! A quebra se avizinha… Uma pena pois serão muitos pais de família desempregados.

  12. MARCOS, PENSO QUE ESTAMOS COMEÇANDO A VISLUMBRAR A “BOLHA” IMOBILIÁRIA QUE SE AVIZINHA AQUI EM SAO LUIS, A EXEMPLO DO QUE OCORREU EM VÁRIOS LUGARES, PRINCIPALMENTE FORTALEZA. É MUITO PRÉDIO PARA POUCA DEMANDA. AFINAL, ESSA OFERTA DEMASIADA DE APARTAMENTOS, DEIXA TRANSPARECER QUE ESSAS CONSTRUTORAS ESTÃO DEISANDO DE FAZER UMA LIÇÃO BÁSICA DE EMPREENDIMENTOS: ESTUDO, VIABILIDADE E CONSUMO DE MERCADO – ASSIM PENSO. A PROPÓSITO, TEM OUTRA GRANDE CONSTRUTORA A SÁ CAVALCANTE, QUE ESTÁ DEIXANDO TRANSPARECER, TAMBÉM, UM DESEQUILÍBRIO DE ORÇAMENTO POIS, O SHOPING QUE ESTÁ CONSTRUÍNDO AQUI, CONTINUA COM AS OBRAS A PASSOS LENTOS E, TAMBÉM, OS CONDOMÍNIOS QUE ESTÁ CONSTRUINDO, OS PRAZOS DE ENTREGAS ESTÃO SENDO SEMPRE PRORROGADOS. CITO O CASO DO RESERVA LAGOA (TENHO MEMBRO DA FAMÍLIA QUE COMPROU), PREVISTO PARA SER ENTREGUE EM MAIO 2012, JÁ FOI ADIADO PARA JULHO E, AGORA, NOVAMENTE ADIADO PARA OUTUBRO. É PREOCUPANTE.

  13. é difícil acreditar que os Regadas irão sucumbir depois de ter esbanjado tanta grana… mas eu já vi tanta coisa nessa vida!!! já dizia o velho bêbado: “dinheiro não aguenta desaforo!”

    resp.; Esta é a chave da questão. Ganhar dinheiro é bom, mas saber gastá-lo, também.

  14. eu não moraria num conj desse porte! parece o complexo do carandiru!!! é muito feio esse tipo de epreendimentos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *