22

O ridículo esnobismo quatrocentão…

Marcos Caldas na posse: o governador é ele

Digna de repúdio a postura da classe política, social e intelectual nestes dias de interinidade do deputado estadual Marcos Caldas (PRB) no Governo do Estado.

Secretários, lideranças partidárias e mesmo os colegas de Caldas na Assembleia Legislativa simplesmente esnobaram a posse e têm esnobado também as prerrogativas do governador em exercício.

Agem como se quisessem transmitir a idéia de ser ele indigno de estar no posto.

É como se quisessem mandar um recado: “Marcos Caldas não pertence à classe política tradicional do Maranhão”.

A classe política do Maranhão sempre adotou a postura da burguesia pré-medieval européia. Para ela, o que vale é o sobrenome, não importa quão sujo ou falido esteja.

Por isso, as famílias que dominam o poder político no estado – todas elas, da esquerda e da direita, da oposição e da situação – brigam para que, apenas elas, se alternem nos postos de poder. E se unem exatamente para evitar a ascensão da classe camponesa e proletária.

Lamentavelmente, alguns setores da mídia acabam contribuíndo para manter este status quo.

Quando um filho do proletariado, rural ou urbano, ascende aos círculos de poder – na política, no empresariado e na imprensa – esta mesma classe quatrocentona torce o nariz, como que incomodada pela quebra dos padrões históricos impostos por ela mesma.

Nada mais ridículo, provinciano e atrasado.

Infelizmente, esta postura esnobe e até covarde é reverenciada por setores da mídia acostumados a estar de joelho diante das liturgias atrasadas.

É a mesma mídia que vê, por exemplo, o Judiciário como panteão de semideuses ou se submete a todo tipo de humilhação  por um convite das festas quatrocentonas – onde o status é medido pela quantidade de laquê no cabelo da senhôôra.

Em Brejo, com as prerrogativas do cargo, quisessem ou não os quatrocentões

No caso específico da passagem do governador em exercício, deram exemplo o senador João Alberto de Souza (PMDB), o secretário Max Barros e os deputados Cléber Verde (PMDB), Neto Evangelista (PSDB), Edilázio Júnior (PV) e Roberto Costa (PMDB).

Eles não só participaram da posse como estiveram em atos administrativos legítimos protagonizados por Marcos Caldas.

E a ele devem ser dados os vivas por furar o bloqueio quatrocentão da classe social que faz da política, da Justiça e da economia maranhense apenas um jogo entre eles.

Independentemente de sua conduta pessoal ou de seu histórico econômico, cultural, político ou intelectual, como parlamentar e vice-presidente da Asembleia, eleito democraticamente pelo povo e pelos pares, Marcos Caldas é legítimo para estar onde está hoje.

sobretudo por que o Maranhão não é sociedade de castas…

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. A “elite” maranhense é bajuladora, preconceituosa, falida e parasita? É!
    Marco Caldas não merece respeito? Não!
    “Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa”

  2. Não vejo nenhuma diferença entre o que assumiu ou os que estão afastados,portanto esses comentarios sobre quem entra quem sai e nada é a mesma coisa,culpa dos eleitores que votaram nessse povo que só quer saber de se da bem com os reursos publicos.

  3. Prezado Décio, li sua matéria e achei muito interessante o modo como qualificou este rapaz e mais interessante ainda como o elevou ao patamar intelectual do Desembargador Jamil e do Médico Arnaldo Melo. Só um jornalista com sua capacidade para produzir uma proeza destas. Mas na verdade, procuro mesmo por maio desta é um orçamento com você. Sou advogado e me considero um bom operador do direito, mas to precisando de uma alavancada na minha carreira. Sendo assim, quanto você me cobraria pra fazer uma matéria contendo meu nome, com uns elogios e, quem sabe até me elevando ao patamar intelectual do Des. Guerreiro Jr.? Peço apenas que você leve em consideração que estou no início de carreira, necessitando de um bom desconto. Ah sim, se der faz um parcelamento, ok? Grande abraço amigo.

    resp.: pra você, que parece estar sem rumo na vida,faço por R$ 1 milhão. Só aceito recebimento à vista. mas lhe adianto, desde já: não faço milagres…

  4. Meu caro Marco Deça, achei a sua análise bastante significativa, principalmente quando você diz que os quatrocentões são preconceituosos com os que não fazem parte das tradicionais famílias que vêm ao longo destes quatro séculos ditando ordens de comportamento, hábitos e costumes. Creio que seria muito elegante se todos os deputados e Secretários de Governo tivessem participado da solenidade de posse do Governador Interino, pois daria uma ideia de civilidade e fortaleceria os combalidos pilares desta república que a cada dia é corroído pela corrupção, pela impunidade e pelos desmandos. Todavia, você comparar o Presidente do Tribunal de Justiça e o Vice Governador ao Marcos Caldas me leva a duas certezas: ou você não conhece o Presidente do tribunal de Justiça e o Vice Governador, ou você nos disse que a podridão que envolve o sistema político e judiciário do Maranhão é tão grande e de tal forma tão medonho que tanto faz colocar qualquer um lá no palácio dos Leões que o resultado seria o mesmo. Se isso é verdade, não é de se estranhar termos no Governo um cidadão que a duas semanas atrás foi manchete de todos os blogs do Maranhão e Piauí como participante e envolvimento em prostituição e morte na vizinha Teresina. Então, meu caro, deixemos o nosso play nos Leões porque ele já é nosso conhecido e sabemos muito bem do que é capaz de fazer, enquanto que esses outros, de tão perigosos, nunca se soube que eles participam de rodadas com prostitutas, com agiotagem, etc.
    VIVA NOSSO PLAY E ABAIXO O PRESIDENTE DO TJ, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA E O VICE GOVERNADOR QUE VIVEM COM O RABO ESCONDIDO

  5. ACHO NO MÍNIMO PRECONCEITUOSA, PARA NÃO USAR OUTROS ADJETIVOS, A POSIÇÃO DE ALGUNS LEITORES DESTE BLOG COM RELAÇÃO A MARCOS CALDAS ASSUMIR O GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO.
    ELE É UM CARA JOVEM, SOLTEIRO, RICO, BATALHADOR E ESPERTO. FEZ FORTUNA COM SUAS PRÓPRIAS CAPACIDADES, AO CONTRÁRIO DE UMA ELITE DE PARASITAS DESTE ESTADO, QUE , AO LONGO DE DÉCADAS, SUGARAM DINHEIRO PÚBLICO, QUE SEUS FILHOS HERDARAM. OUTROS, SÓ ESTÃO EM CARGOS NO JUDICIÁRIO, POR EXEMPLO, PELAS RELAÇÕES DE COMPADRIO QUE SEMPRE EXISTIRAM NESTA PROVÍNCIA.
    MARCOS CALDAS ESTEVE EM BREJO E SANTA QUITÉRIA E EU ESTIVE LÁ, OBSERVEI O CARINHO QUE O POVÃO MESMO TEM COM ELE. A ELITE DE BREJO, FALIDA E VIVENDO DO PASSADO (LONGÍQUO, POR SINAL) , TORCE O NARIZ POR VÊ-LO CHEGAR DE HELICÓPTERO E COM APARATO POLICIAL A ESCOLTÁ-LO. O POVO ADOROU: É UM DOS SEUS QUE ASCENDEU AO CARGO MAIS COBIÇADO DO ESTADO.
    VALEU, MARCOS CALDAS, VOCÊ REPRESENTA AGORA A VOZ DO BAIXO-PARNAIBA E DA JUVENTUDE DESTE ESTADO, QUE NÃO TEM MEDO DE MOSTRAR QUE TEM DINHEIRO E NÃO É HIPÓCRITA. SÓ FALTA IR PRO LADO DO BEM ( FLÁVIO DINO !).

  6. Grande D’éça, largando o pau no clã… É difícil de acreditar…

  7. Caro Marcos D’Eça, PARABÉNS!
    A sua leitura desse comportamento e dessa postura pequeno burguesa, tradicionalista e tupiniquim é perfeita. Pena que a miopia recorrente de muitos ou mesmo a cegueira intencional alimentada pelo preconceito de inconsistentes e incoerentes “quase nobres” insista em se fazer notar. O nome na baila hoje é o de Marcos Caldas; poderia, perfeitamente, ser o de qualquer outro não tão bem nascido. Fato é que, sempre que um oriundo, NÃO da dita elite, ascende, a DISCRIMINAÇÃO VELADA, aflora. Essa postura política e socialmente reprovável procurará mil e huma formas para explicar ou justificar o injustificável. Até uma falsa moral surge para dar razão à negação da enlevação de status, partindo dos próprios pares, sim, daqueles que bem poderiam se dizer ou fazer ombreados por partilharem no cotidiano os assentos da Assembléia. Pois é; PARA SER DEPUTADO PODE; MORAL OU A-MORAL. PARA SER GOVERNADOR, AINDA QUE POR ALGUNS DIAS, AÍ NÃO. Está aí dito claramente que, se por um lado a luta entre capitalistas e comunistas arrefeceu desde a queda do muro de Berlim, por outro lado, a luta de classes está mais quente do que nunca e os muros culturais que teimam em GUETIZAR os homens ainda se mantêm de pé. Uma MULHER governando o estado e o país; um negro à frente da nação mais poderosa do mundo ainda parece pouco para alguns que teimam em agarrar-se a antiquados paradigmas mediocres. Infelizmente ainda temos que cantar com Belckior e Elis Regina: “A MINHA DOR É PERCEBER QUE APESAR DE TERMOS FEITO TUDO, TUDO TUDO O QUE FIZEMOS, AINDA SOMOS OS MESMOS E VIVEMOS COMO NOSSOS PAIS.”

    resp.; obrigado, Fábio. É exatamente isto que o texto expõe. E você compreendeu perfeitamente, talvez até como outra vítima deste preconceito velado pequeno burguês, como tão bem definiu. Grato pela participação.

  8. Bem colocado marco pela analise de alguns que comentaram aqui o Lula nunca seria governador do Maranhão. puro preconceito, Lá como Cá, aqui no Baixo parnaíba todos os blogueiros não se dignaram em fazer a cobertura da passagem do querendo ou não Governador
    simplesmente copiaram as matérias que saíram nos blog da capital.

  9. Jamil é um desembargador sério, competente profissional do direito, de igual modo Arnaldo que é médico correto e bom profissional, por igual Washigton pessoa sem máculas, profissional decente e atuante militante do PT, onde goza de prestígio e respeito. Todos possuem nivel superior nao podendo serem comparados com um semi-analfabeto qualquer mutreteiro, processado por atirar nos outros em festa, tentativa de homicidio e novamente envolvimento com prostitutassuspeitas de participarem de homcidio de outra prostitutas, Jonh Doe tem razao os pais da moçoila devem ta sofrendo e ,uito em ver a filha envolvida com um cara desses, e vc na condicao d joranlista em vez de está ao lado dos valores da familia, dita quatrocentona, faz é agredir pessoas de bem nivelando-as por baixo, vai ver tua filha amanha pode estánas maos de um play desse da vida ai tu nao vai sentir nadinha pq o vil metal reluz nas tuas noticias. Vai pro brejo mancebo.

  10. Esse jhon deve ser algum fudido da vida, frustrado pois uma pessoa se incomodar tanto com o sucesso dos outros vai procurar Oque fazer morto de fome !!! Caro jornalista sua matéria foi digna de aplausos!!!!

  11. Prezado jornalista,

    apesar de discordar de vc em vários assuntos, inclusive no campo político, o que é natural no Estado Democrático de Direito, gostaria de tocar no ponto de concordância entre o seu post e o que eu penso com relação a este assunto.

    O grupo político que está no poder há decadas neste Maranhão de meu Deus se reinventa mas não possui em seus quadros nenhum político (inclusive a chefe do Executivo) com real capacidade de administrar a máquina estatal com a primazia que se espera. Tanto isso é verdade que nos jogos de poder a perpetuação do discurso e dos atos é latente.

    Claro que a mídia local corrobora com esse quadro, com sua subserviência que espanta até os maiores “capachões” que eu conheci na vida. É de se estranhar, ao mesmo passo que se admira, sua louvável atitude de criticar um dos pontos nevrálgicos da política no Estado, tendo em vista suas ligações profissionais e ideológicas com o grupo.

    Outrossim, verificamos que este paronama de “política burguesa pré-medieval”, usando suas palavras, não ocorre somente nos círculos altos do poder no Estado, mas principalmente nos rincões interior afora, como se somente àqueles que supostamente são abastados e/ou de famílias tradicionais fosse facultado o sacrossanto direito ao poder e eo exercício deste.

    E exemplos no Maranhão não faltam. Temos cidades administradas por descendentes não só de famílias proletárias quanto de quilombolas que sofrem esse tipo de boicote político todos os dias. Exatamente pelo fato das famílias tradicionais locais não os verem como aptos ao exercício do poder. Santa ignorância!!

    resp.: Dois pontos a serem discutidos: Primeiro, este blog tem a liberdade de expor seu pensamento, independente de ligações profissionais ou políticas. Segundo, as ligações profissionais deste blog são apenas profissionais, nunca ideológicas. A ideologia deste blog é só dele, sem inspiração política de ninguém.

  12. Rapz, o que quero saber mesmo, é QUANTO $$$$$$ você tá ganhando…Jornalista de 5 categoria você né rapz. Comendo um jabazinho do Palyzinho….Tá gostoso conta vai.

  13. Marcos Caldas é digno sim de ser governador em exercício. Entre todos os motivos que disse Marco D’eça, acrescento ainda a ousadia. O Play tinha algum dinheiro e uma pequena base eleitoral em Brejo através de seus tio e ex prefeito Chico Caldas. Juntou tudo a uma boa campanha eleitoral e se elegeu. Já está em segundo mandato. Representa uma região enorme, Chapadinha e outros. Se ele incomoda os tradicionais é porque é ousado e mostra que quer mais.

  14. Prezado Marco Deça.
    Em relação a sua pergunta, creio que Washington, Jamile Gedeon ou Arnaldo Melo estão em um patamar bem superior em preparo, estudo e moral que Marcos Caldas.
    Marcos Caldas era um vendedor, sem ofender a nobre categoria, que pelo destino e pela sorte chegou a deputado.
    Em alguns anos vai voltar a vender carros usados de procedência duvidosa que já seria o teto da sua carreira.
    Tenho pena da noiva dele, menina bem criada, de familia estruturada, com pai e mãe presentes e responsáveis. Ficar noiva de um sujeito destes, deve ser um desgosto aos pais.

    Resp.: Sinceramente, não vejo muita diferença não. Jamil teve tudo para ser um excelente profissional – afinal, vindo de família tradicional, estudou e se formou em boas escolas – mas não conseguiu ser um bom chefe da PGJ e nem um bom presidente do TJ. Que o diga suas obras nas duas casas. Arnaldo Melo é um dos pares de Marcos Caldas, portanto, no mesmo patamar. E Washington Oliveira ainda precisa provar em questões como gestão, eleição e voto.

  15. O texto deveria ser o que muda com a rotativdade de “Governadores”? a resposta é obvia. NADA. Quanto ao perfil da Classe politica maranhense coconcordo. Quanto a presença deles em atos do “Governador em exercicio. Com certeza fizeram o que a maioria faz o ano todo, foram curtir o feriadão, não indo pro brejo é claro.

  16. Discordo radicalmente de vc.

    Quem não tem postura altiva que dignifica o posto que ocupa é o próprio Governador em Exercício, que é conhecido abertamente no meio político, como: “Marcos Play”, “Deputado Play” e agora “Governador Play”.

    Adjetivos como esses, além dos envolvimentos com prostitutas em Terezina, infelizmente, rebaixam ainda mais o “IDH” do já sofrido Maranhão.

    Entendo a classe política “quatrocentona”….

    Resp.: Considero o Caldas tão igual quanto os que o antecederam no posto de substituto – tanto nesta quanto na anterior. Alías, alguns que, pela formação, pelo estudo, pelo suposto peparo intelectual deveriam ter honrado e dignificado a passagem pelo posto muito mais que ele. A questão é que, diante destes – por serem da “classe política”, por serem desembargadores, por serem das famílias quatrocentonas – ninguém teve a prevenção que teve agora.

  17. Realmente, nem ele e nem o clã Sarney são dignos de estarem comandando o governo do Maranhão.

  18. Marcos Caldas não foi esnobado porque é de origem humilde ou veio do interior.
    Ele foi esnobado porque é um despreparado, de comportamento condenável, esnobe, fútil, vazio.
    Um tipo que certamente iria fazer negócios milionários se ficasse no poder mais que 3 dias.
    Um sujeito que sempre aparece na mídia envolvido em agiotagem, prostituição, festas molhadas e outras coisas indignas da maior autoridade do estado.
    Seu apelido Marcos Play vem de seu comportamento e do nome de sua factory, PLAY FACTORY.
    Esta sua defesa de classe Deça não cabe neste caso, Marcos Caldas é um desclassificado.

    Resp.; Na primeira interinidade proposta por Roseana, assumiram Washington Oliveira, Arnaldo Melo e Jamil de Miranda Gedeon Neto. Pergunto, com toda a sinceridade: quais destes, apesar dos diplomas e da relação com as famílias tradicionais do Maranhão, pode ser considerado mais preparado que Marcos Caldas?

  19. Mas jornalecos como você, que vende alguns minutos de “indignações” nesse espaço, está à altura do encomendador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *