5

Maranhenses se destacam em turma do “Ciência Sem Fronteiras”…

Roseana: orgulho com alunos maranhenses

Cinco estudantes maranhenses compõem a primeira turma do programa “Cîências Sem Fronteiras”, que garante intercãmbio na área educacional com o universidades dos Estados Unidos.

O programa é do Governo Federal, que levou parte da turma na viagem que fez aos EUA, na semana passada.

Dois destes estudantes – uma aluna do curso de engenharia civil, de São Luís, e um estudante de engenharia mecânica, de Balsas – estiveram com a governadora Roseana Sarney (PMDB) na visita à Universidade Harvard.

– É sem dúvida algo que me orgulha saber que temos cinco maranhenses na primeira turma do programa – comemorou a governadora.

Além da Universidade Harvard, a presidente Dilma Rousseff (PT), Roseana e os estudantes visitaram também o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).

Para a governadora, é importante que se divulgue a presença destes estudantes, até para que os maranhenses também possam ser estimulados a descobrir os caminhos do conhecimento.

Esta viagem mudou meu foco. A gente fica pensando apenas em obras, mas esqeuce do humano.  Agora, eu quero trazer tecnol,ogia para o Maranhão, desevolver o conhecimento que nós temos – disse ela.

Uma das primieras trocas de experiência com Massachussets será assinado em maio.

Um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Boston na área de urbanismo será assinado em São Luís.

Detalhe: o equivalente a secretário de Urbanismo da Prefeitura de Boston é o maranhense Álvaro Lima.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Isso é uma prova inconteste de que os Estados Unidos serão, por muito tempo, a maior potência mundial. Não só militarmente, mas, principalmente, economicamente. Não adianta China ter um crescimento do PIB altíssimo, se tudo isso é às custas de uma quase escravidão que é imposta ao trabalhador chinês. Salários baixos e uma alta carga horária de trabalho. Outra, os EUA têm as 4 primeiras melhores universidades do mundo. Os caras, ano a ano, produzem tecnologia e inovação que saem desses centros. Todo ano nós vemos e consumimos tecnologia que vem desse país. Os maiores avanços da área da saúde também vem dos EUA. O que se ouve falar da China em termo de tecnologia? E avanços na área médica? Eu, particulamente não ouço ou vejo nada. Engraçado, aqui nesse país dá status falar mal dos EUA, ser anti-americano, mas só consuminos produtos americanos e queremos estudar em suas uninversidade de graça, ainda por cima, através de bolsa. O Brasil terá que comer muito feijão para chegar a ser um país como esse.

  2. Isso quer dizer que a educação no Maranhão está no mesmo nível das Universidades Americanas?

  3. caí na rela roseana, essa viagem foi tão sem prestigio a ponto dos ingleses relamarem (guardiãn) da falta de respeito para com a governante do brasil, fato confirmado pela embaixadores americanos sob desculpa do presidente obama está no ano eleitoral. aí roseana saí com essa perola de mudança de foco, em suma, não a que foi, o que foi fazer e nem o quual foi motivo da viajem. a titulo de orientação, a viagem de dilma tinha fins de cortesia ou sutileza em retribuição a obama, sem agenda politica.

  4. Esta senhora frequentou uma faculdade e não conseguiu ampliar sua visão àquela época, tendo que ir aos EUA para poder descobrir o óbvio? Isso só demonstra a sua falta de compromisso com a educação deste estado até o presente dia. Na verdade, são palavras apenas para justificar a viagem, nada mais que isso. Alguém aí acredita que ela vai agora desenvolver o ser humano?

  5. Marcos ,
    Pede para a governadora levar o deputado césar Pires
    Para boston pois ele e muito inteligente estar se perdendo no
    Maranhao….ele roubou uema , secretaria de educação
    E muito na assembléia…e ninguém,ninguém pegou ele
    Vamos levar ele para usa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *