18

Roseana quer mudar, mas a política não deixa…

Gondim: blábláblá sem efetividade

É de difícil implantação o projeto de reforma administrativa que a governadora Roseana Sarney (PMDB) pensa para o Maranhão.

A concepção no papel está pronta – e os resultados são plenamente perceptives num horizonte próximo.

Mas ela precisará enfrentar a classe política para fazer as mudanças.

O secretário de Planejamento, Fábio Gondim, por exemplo, julga-se mais do que realmente é;  e cometeu barbeiragens outras na gestão do Planejamento.

Roseana quer forçá-lo a ir embora, mas ele se gaba de ter as bênçãos do presidente do Congresso.

Outro que não vingou é João Bernardo Bringel, da Educação.

Técnico dos números, está no lugar errado. É dele o lugar de Gondim no Planejamento.

João Bringel: desambientado na Educação

Mas quem irá desarmar a bomba chamada Educação, controlada por um esquema de corrupção enraizado há décadas? 

Até agora, os secretários que saíram, saíram por deficiência técnica, demonstrada nos estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

É o mesmo estudo que atesta a incompetência de Gondim, a desambientação de Bringel e a ineficiência de Olga Simão.

Coordenador do estudo, o pesquisador Ricardo Paes de Barros já disse a Roseana o que tem que mudar e quem deve sair.

Mas a política não deixa…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. RICARDAO. sua opinião se baseia em que? o senhor é servidor da SEDUC? é professor?

  2. Marco, é claro que através do seu serviço de inteligência a governadora tem conhecimento do esquema de corrupção na secretaria de educação, então por que não desarticular a quadrilha e punir os pilantras ? Se nada faz para por fim a toda essa sijeira a governadora está sendo conivente com a situação, você não concorda ?

  3. O caro jornalista diz, afirma textualmente que apesar de incompetente o tal secretário Fábio ainda não foi mandado embora por que é ele quem preparara o breakfast do Sarney quando este está em São Luis. Então é o próprio Sarney o governador do Maranhão ?

    resp.; Nos governos há as relações políticas, meu caro. E estas relações, às vezes, impedem mudanças outras.São coisas da política. Vide Dilma Rousef, que tenta impor um ritmo, mas tem que se ver com os aliados. É assim que funciona…

  4. Esse Fabio Gondim e’ um Mauricinho que aqui chegou pensando so’ encontrar otarios. Manda -o de volta Roseana , antes que seja tarde !

  5. Primeiro gostaria de deixar claro que não tenho nenhuma filiação política, nenhuma de qualquer espécie. Dito isso falo como professor da rede que por varias vezes tive que ir na SEDUC para resolver problemas e por varias vezes pude atestar como existem setores da SEDUC que não sabem absolutamente nada de educação e pior nem se importam em ajudar quem quer que seja. Ainda bem que tem gente na SEDUC que eu por ter precisado posso atestar que tanto no sentido técnico (de entender o funcionamento de uma rede de escolas) como no sentido diplomático saber entender os servidores e suas carências e necessidades existem nomes na própria SEDUC que se o Maranhão tivesse muita sorte assumiram a pasta. Um exemplo o Fernando Silva que é secretario adjunto todos os professores gostam dele e ele alem de ser da área e entender sabe como conter as panelinhas na SEDUC. Outra pessoa que poderia assumir a pasta com e que os professores adorariam é uma superintendente chamada Bruna (não sei o sobre nome) que tem perfil para mudar as coisas por La. Com qualquer um dos dois estaríamos bem.

  6. Fábio Gondim é um técnico preparado, concursado pelo senado federal, ganha mais lá que aqui, tem um nível mais alto que a maioria dos secretário.
    Como não é daqui e não conhece a política miúda do Maranhão, sabe dizer não quando necessário.
    Um secretário da fazenda ou do planejamento que não saiba dizer não é ineficaz.

  7. Primeiro, quero deixar claro que não tenho filiações politicas de qualquer ordem sou professor do estado e já fui varias vezes na SEDUC e falo como alguem que precisou e pude atestar que setores da SEDUC são completamente inoperantes. Também pude atestar que na SEDUC tem muita gente que faz tudo tentando pensar na educação tem gente la que faz tudo para ajudar o servidor sem pensar em padrinhos politicos pensando apenas e tão somente na educação e na melhor forma de ajudar o estado a melhorar seus sofríveis Indices de desenvolvimento humano. Queria muito ver no comando da pasta alguem como o Fernando Silva hoje secretario adjunto todos os professores da rede gostam dele ou outra superintendente que tem na SEDUC chamada Bruna (não sei o sobrenome) estas são pessoas com perfil honesto e que quando não ajudam pelo menos tentam de tudo para ajudar as escolas e principalmente os professores

  8. O Secretário Fàbio Gondim é todo dia bombardeado por voces e pelos políticos pois não cede as pressões. Parabéns Dr. fábio

    resp.: Não cede à política, não, né? Então tá! Ele só está quei, tolo, por que toma benção a Sarney o tempo inteiro. Mas é fraquim, fraquim como técnico. Embusteiro ele é, isso não se nega. Mas embusteiro é só blábláblá.

  9. Esse ERaldo é louco? E as acusações de rombo na Secretaria de Saúde promovida pelo Sr. Secretário da pasta? E os milhões de contratos sem licitação? Esse cara vive onde? É de Marte? A SEDUC precisa é de técnico, que não esteja preocupado em fazer pé de meia para torrar em eleição.

  10. Se já existe Marco, um esquema de corrupção enraizado há décadas na Educação, imagina agora com Almir Coelho como Secretário Adjunto!!! E o pior, é que Bringel ficou “apaixonado” que para onde for vai levá-lo. Aí não tem Secretaria que aguente manter a candidatura da esposa em Vitoria do Mearim. Candidatura que já nasceu morta.

  11. Descordo, o Secretário Fabio é um dos poucos do governo Atual que se salva, tem outra visão de Planejamento e Administração e dsenvolve um excelente trabalho a frente da SEPLAn destaque para a elaboração do Plano de Cargos e Carreiras do poder Executivo(voce desconhece pois trabalha no legislativo) e desenvolvimento de ferramentas de controle orçamentario para o estado que nao existiam. os demais são só “políticos”.

    resp.; Não é o que diz o relatório do IPEA. O consultor Ricardo Paes de Barros mostra que Gondim, entre outros, é ineficiente nas ações e errático nas decisões.

  12. Marco, porque vc não põe que a secretaria que foi melhor avaliada pelo IPEA foi a de Direitos Humanos da Ana Luiza?

    resp.: É mesmo? Onde está isso? Mande pra mim o relatório. O que eu tive acesso não diz isso.

  13. Que tal um ‘tratorzão’ na educação ? Ou Roseana deixa a Seduc na mesma coisa de leniência, corrupção, apenas administrando o caos, ou dá um choque de gestão, com inovação, coragem, e sabedoria. Perfil ? : RICARDO MURRD.

  14. RICARDO MURARD, é esse cara ou alguem do seu perfil, que é dificil encontrar, para resolver a Sec. de Educação. Digo perfil, porque ali tem que ser alguem ativo e altivo, que imponha sua forma de trabalhar e resolver MAIS que o necessário. Para administrar problemas existem muitos, mas para revolucionar, impor literalmente outra forma de promover a educação são poucos. Ricardo Murard ja deu exemplo do que pode fazer, fazendo da Secretaria de Saúde a única com real destaque neste governo. As outras apenas são administradas. Se Roseana quer o melhor governo de sua vida, tem que ter coragem e nomear alguém do tipo tratorzão para a educação. Ou então a Seduc continuará na mesma, com muita corrupção, leniência, e desorientação.

  15. Suas palavras “Mas quem irá desarmar a bomba chamada Educação, controlada por um esquema de corrupção enraizado há décadas? “..tendo em vista que este é quarto mandato da Governadora Roseana Sarney,voçê quer dizer então que ela compactua e compactuou com a corrupção na pasta da Educação? Tendo em vista que ela como gestora,sabendo desse problema não tomou nenhuma medida efetiva,voçê concorda?

    resp.: Nem ela, nem Jackson, nem Zé Reinaldo, nem Cafeteira, Lobão, João Alberto e João Castelo, entre outros… A diferença é que ela tentou várias vezes. Um exemplo: Luís Fernando Silva, no segundo mandato, que deu o choque de gestão na pasta. Outro exemplo, mais recente: com Césa Pires, que mudou o foco da construção de obras para investimento nos recursos humanos e na qualidade do ensino.

  16. Marco aqui na cidade de Vitória do Mearim quem se apresenta como secretário de Educação é o sr, Almir coelho, isso mesmo. Uma das figuras mais destestável da politica maranhense. Afinal, vc pode dizer para nós vitorienses, qual a função desse senhor nessa secretaria? Uma pessoa q vivia reclamando q não tinha dinheiro para nada, agora vive esbanjando dinheiro para todo lado aqui na cidade, diz q tem 6 milhões para gastar na campanha da mulher dele a prefeita na nossa cidade. Será q essa grana vai sair dessa tão sofrida SECRETARIA? Olho vivo Roseana, nese Almir ninguém confia, pense num caboco q vende a mãe e ainda pede troco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *