9

Para não ter que ir embora, Fábio Gondim aceita secretaria dividida…

Gondim pensou, pensou, e decidiu ficar, mesmo menor

O secretário de Planejamento e Gestão, Fábio Gondim, decidiu perder os anéis para preservar o dedos.

Ele aceitou permanecer na nova pasta da Administração, desmembrada da área de Planejamento, para não ter que deixar o governo Roseana Sarney (PMDB).

Na proposta de organograma criada pelo consultor Ricardo Paes de Barros, a secretaria de Gondim seria dividida em duas.

O Planejamento, que ele tentou gerir nestes dois últimos anos, ficaria com o atual secretário de Educação, João Bernardo Bringel. Gondim ficaria apenas com o setor de administração, que cuida especificamente das questões dos servidores.

Mas o secretário não estava propenso a aceitar, chegando a admitir voltar a Brasília, onde atua como servidor do Senado Federal.

De ontem pra hoje, ele mudou de idéia e decidiu ficar com a pasta mutilada.

Preferiu manter o status de secretário no Maranhão…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. So tenho a falar.. ( ISSO E BRASIL ) , Aqui so Vale o Poder Aquisitivo e nada Mais… POBRE so SERVE par ELEGER POLITICO e nada Mais… Politico Rouba Milhoes e Vira Celebridade… Pobre rouba uma Carteira de Cigarro e vais Por PRISIDIO… ( ISSO E BRASIL )………

  2. Concordo com que disse Cleinaldo. Além do mais, para planejar não é preciso conhecer o espaço objeto das ações a serem desenvolvidas e das metas a alcançar. Além do mais, em raros casos se planeja in loco. Para se fazer um bom planejamento, são necessários dados e informações fidedígnas, levantados por outros profissionais que se ocuparam da aquisição ou fornecimento de dados sobre a realidade onde se pretende atuar. Generalizando-se, há o IBGE, os institutos cartográficos, órgãos de pesquisa e outros.No caso da máquina estatal tem-se ainda as informações geradas e geridas pelo próprio sistema…

  3. ESSE CONSULTOR DE ERAQUE PENSA QUE É O TAL.ONDE JÁ SE VIU ADMINISTRAÇÃO SEPARADA DE PLANEJAMENTO E VICE-VERSA. DEPOIS QUE GODIM JÁ SE ADPTOU À PASTA,SABE DOS TRAMITES LEGAIS DO ORÇAMENTO, ROSEANA QUERER SACÁ-LO DO CARGO É MUITA SACANAGEM.

    SEMPRE CRITIQUEI GODIN,MAIS AGORA QUE ELE JÁ COMEÇOU A ENTENDER COMO FUNCIONA A MÁQUNA ADMINISTRATIVA MARANHENSE. É O MESMO QUE ROSEANA ESTAR DANDO UM TIRO NO PÉ.

    ISSO TAMBÉM NÃO PASSA DE UMA FALTA DE RESPEITO COM OS ADMINISTRADORES MARANHENSES. ROSEANA TRAZER UM IMBECIL COMO ESSE PSEUDO CONSULTOR.

  4. SE ENGANA QUEM PENSA QUE O MAURICINHO FABIO TINHA QUALIFICAÇAO PARA SER SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DO MARANHAO. ELE NAO CONHECE AS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO, OS MUNICIPIOS DA BAIXADA MARANHENSE, A REGIAO DOS COCAIS, O MÉDIO SERTAO OU O BAIXO PARNAIBA. TALVEZ NAO SAIBA NEM OS LIMITES GEOGRÁFICOS DA ILHA DE SAO LUIS. PARA PLANEJAR É PRECISO CONHECER A POPULAÇAO, A CULTURA, A GEOGRAFIA E OS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DE TODAS AS REGIOES DO ESTADO. ORÇAMENTAR NAO É O MESMO QUE PLANEJAR, DIGO ISSO, COM CONHECIMENTO DE CAUSA, POR TRABALHAR ANOS NO ESTADO. OS TÉCNICOS DA SEPLAN SABEM MUITO BEM QUE FABIO NAO SABE. INFELIZMENTE FORAM DOIS ANOS DE ATRASO COM ESSE RAPAZ E QUEM PAGA A CONTA COMO SEMPRE SOMOS NÓS.

  5. Errático. Você definiu como ninguém nosso ainda secretário de planejamento. Ele não foi feliz na escolha dos seus assessores. Achou que trazendo gente de fora seria fácil. Errou feio e vai pagar pelo erro. Tinha tudo para realizar uma excelente administração e não soube aproveitar. Caiu em várias ciladas, especialmente aquela armada pela própria vaidade.

  6. É um bom técnico. Mas que não venha com idéias que resultem em prejuizo dos servidores, como, p ex: mudar a data do pagamento para o mes subsequente….

  7. Caro Marcos,
    Tivemos muitas experiências com diversos gestores que passaram pela secretaria de planejamento, mas poucos tiveram a capacidade e competência de estabelecer um plano de trabalho voltado para o aperfeiçoamento da máquina administrativa estadual, antes tínhamos dificuldades de obter qualquer tipo de informação de interesse do servidor, pois não havia um sistema de gerenciamento de informação no estado, quase tudo era improvisado. Hoje temos estudos aprofundado da realidade do servidor público estadual, como média de idade, faixa salarial, tempo de serviço, servidores aptos para aposentadoria e outros. Hoje o estado tem informação para planejar o seu quadro de pessoal com responsabilidade, caso queira.
    Antes os gestores diziam que não dava para implantar o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores, porque quebrariam o cofre público estadual. Todas as medidas eram pontuais e, geralmente, em prejuízo do trabalhador. O Dr. Fábio Gondim fez o contrário, mostrou através de estudo aprofundado que a implementação do plano de cargos não inviabiliza o tesouro estadual.
    De todos os gestores que passaram na secretaria de planejamento, ainda que todos são qualificados, o Dr. Fábio Gondim é um único com visão geral e futurista de planejamento da máquina administrativa estadual. Seus estudos detalhados convenceram a governadora a implantar o plano de cargos.
    Enquanto representante de entidade de classe dos servidores públicos estaduais, só tenho a agradecê-lo, por seu esforço, determinação, boa vontade e compreensão do desejo dos servidores. Obrigado, Dr. Fábio. Só nós sabemos o bem que seu projeto fará a tantos pais de família.

  8. Caro Marco,
    Será que no Estado dito Atenas Brasileira não possui nenhum técnico de nivel superior com capacidade para gerir a Secretaria de Adminstração, precisa importar de outro Estado ? então cabe aqui o que a oposição apregoa todos os dias “FALTA TÉCNICOS QUALIFICADOS” e a culpa é do governo que não qaulifica seus profissionais, ou é questão politica?
    Vale ressaltar, ninguem que peder uma boquinha dessa.
    Um Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *