39

Guerreiro Júnior quer “nomes”; aqui estão eles…

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, irritou-se com o post “Coisas a explicar no Tribunal de Justiça”.

Acha que o blog denigre a imagem do Judiciário maranhense com afirmações sem provas e ameaçou processar o titular por calúnia.

O blog não fez qualquer afirmação – muito menos sem provas – contra o Tribunal de Justiça.

Disse apenas, em uma análise do que foi divulgado pela imprensa, que os fatos envolvendo servidores da Justiça, juízes e desembargadores – todos de amplo conhecimento público, local e nacional – acabam por desgastar a imagem do Judiciário.

E que estes fatos já estão virando comum nas conversas de bastidores políticos e jurídicos.

Guerreiro Júnior exigiu “nomes” de quem esteja desgastando a imagem do Judiciário, sob pena de processo.

Aí vão eles:

Os assessores graduados do Tribunal de Justiça, Marco Túlio Dominici e Reginaldo Duarte, foram presos – e exonerados – tentando vender, por R$ 400 mil, os autos de um processo de um empresário maranhense.

A Corregedoria-geral de Justiça divulgou Nota Oficial em que revela ter identificado “cinco pessoas” “tentando lucrar com tráfico de influência” no “Forum de São Luís”. Uma delas, identificada por “Linda”  – que a CGJ afirma não pertencer aos quadros do Judiciário – cobrou R$ 5 mil “para resolver processo”.  (Leia aqui)

Os juízes José de Arimatéia Corrêa, Abrahão Linconln Sauaia e Nemias Carvalho foram aposentados compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça por irregularidades na atuação judicante. (Leia aqui, aqui e também aqui)

O juiz Megbel Abdalla também responde a processo no CNJ. (Leia aqui)

Adolfo Cruz, filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Anildes Cruz, foi denunciado como beneficiária de um esquema de fraudes em notas no Ceuma. (Leia aqui)

Outra filha da desembargadora, Aline Chaves Cruz, foi acusada de estar nomeada na Assembleia Legislativa, mesmo morando em São Paulo. (Leia aqui)

Os desembargadores Jorge Rachid e Bayma Araújo se acusaram publicamente, em plena sessão do TJ, num caso que ganhou repercussão nacional. (Releia e ouça aqui)

O juiz Marcelo Baldoch responde a processos na Justiça por trabalho escravo em sua fazeda, fato que também teve repercussão nacional. (Leia aqui)

São alguns nomes, todos com fatos publicados na imprensa, que embasam a análise do blog e a preocupação da sociedade.

Fatos que só desgastam a imagem do Judiciário maranhense.

Ou não???

Marco Aurélio D'Eça

39 Comments

  1. Em se tratando de Desembargador, o ja aposentado Milson Coutinho tambem esta aposentado pela camara de Sao Luis, dizendo ter prestado servico por 35 anos, e o povo com o minimo de conhecimento sabe que nao e verdade, ele nunca trabalhou naquela Casa e ainda faz pose de representante da lei. Ridiculo, ate por nao ter necessidade disso, acumular aposentadoria, com alto salario, onde os reais servidores jamais poderao cogitar em receber. Deveria dar bom exemplo, assim tambem os Gestores da Camara.

  2. Marcao, vc deixou de colocar nesta vala comum togados deste naipe: Joseane Bezerra 3 vara da família, Des. Jaime, Des. Maria das Graças, Vieira da 6 vara da família, entre outros que respondem processos e que foram noticia há não muito tempo por feitos mirabolante de suas cantadas ou mesmo cantadas!!!

  3. PARABENS MARCOS DÉÇA, ESSA VOCE APERTOU BEM NO MEIO DA FERIDA.
    ACHO QUE VOCE SOMENTE ESQUECEU DE COMENTAR O PAÇO DO LUMIAR, SOMENTE O NOSSO PAÇO PESAM AI DUAS COISAS: UMA O PEDER DAS SENTENÇAS, A OUTRA O ZIPPER NAS BOCAS DOS JORNALISTAS, SOMENTE PARA FALTAREM COM AS VERDADES,VOCE MELHOR QUE NINGUEM SABE QUE ISSO ACONTECE POR AQUI.

  4. Marcos, ja ‘bati’ muito em você ”nos seus comentarios e análises”, no entanto tenho percebido que muitas das vzs tem sido imparcial, e tenho q tirar o chapeu, assim como criticar, saber elogiar tambem, sou leitor de varios blogs entre esses o seu, enfim com a última noticia triste que assolou a capital e faz referência a pessoas como vc, fiquei consternado e sem querer acreditar, pois independente de se ter ideologias e entendimentos diferentes, a morte de alguem nunca justifica essas diferença. torço por todos esses profissionais independentes, e pelo jornalismo livre das mordaças do poder, da violência e de tudo que proibi a liberdade individual desses profissionais. o Maranhão o Brasil esta comovido com isso.

  5. Marco,
    Fala com o pessoal da Mirante pra noticiar a morte do Décio no blog dele.
    Os leitores do Décio com certeza querem manifestar a indignação que tomou conta do Maranhão.
    O pior é a sensação de que a invertigação não vai chegar a ninguém… denúnciamos a morte de nosso amigo Biné (proprietário de um pequeno bar na Cohab) que foi morto em frente a dezenas de testemunhas e a investigação da polícia maranhenses não deu em nada, aliás deu: a sensação de injustiça e impunidade… a polícia maranhense é despreparada e corrupta.
    Quem será o proximo????

  6. Marco,
    Alguém tem que noticiar a morte do Décio no blog dele.
    Fala com o pessoal da Mirante, os leitores do Décio querem se manifestar sobre a morte dele.
    Estamos todos indignados

  7. Parabéns Marcos. Isso é que eu te digo, quando tu queres é o mais independente e melhor jornalista do Maranhão. Continuo não entendendo por que tu defendes esta trambiqueira da Bia Venancio. Não condiz com a tua independência. Pense nisso. Vc não precisa se misturar com essa péssima prefeita.

  8. Parabéns!!!
    Agora botei fé em você Deça.
    Continue assim, a sociedade clama por pessoas que tentem acabar com toda essa corrupção!!!

  9. Uma outra coisa que esqueci de citar: pra esse cara ter tido coragem de fazer essa denúncia, ele não devia ter o rabo preso, do contrário, não creio que a faria…

  10. Cambada de corruptos que compõe esse nosso judiciário. Deveriam ter vergonha na cara por ganharem tão bem num Estado tão pobre, mas nada os contenta. Ensinam a seus filhos os piores vícios, sendo que os meninos e meninas já crescem cínicos.
    Deveriam ser todos afastados, inclusive os dois desembargadores desse caso.
    Vamos denunciá-los ao CNJ, é a única esperança.

  11. Para o nosso amigo do comentário acima, que diz que se talvez eles tivessem pedido menos dinheiro talvez essa denúncia não tivesse se concretizado, basta assistir a entrevista em que o empresário fala que primeiro lhe pediram 40 mil e ele não aceitou pagar… Ainda existem pessoas não corruptíveis e que acreditam na justiça. Nosso papel agora é tentar ajudar a limpar o poder judiciário para acabarmos com essa “suposta” venda de sentenças que existe no Maranhão e com a insegurança jurídica.

  12. Tem desembargador envolvido não, o que falam por ai nas praias, praças, avenidas, ruas, buracos de SL, a respeito respeito é só invenção, pura invenção, dessa gente despeitada que quer atingir a imagem irrepreensível, republicana, séria, etc do Judiciário do MA…
    Bom, não estou dizendo o que eu penso, nem o que eles propriamente pensam e sabem. Estou dizendo o que eles querem que a gente pense.
    Marco, apesar de vc não ter mostrado nenhuma novidade, apenas fez uma pesquisa (que nos parece não ter dado muita canseira não, creio!!!) é inegável que vc está de parabéns pela coragem, pq essa gente jura piamente que estão acima da lei. É uma pena muito grande que o “nosso” MP não seja muito diferente..

  13. Você esta de parabéns Marco, sem dúvida um dos artigos mais objetivos dos últimos tempos. Você e vários outros jornalistas/blogueiros independentes tem o poder nas mãos, poder de mostrar à sociedade a corrupção que se passa por trás dos bastidores. Com certeza as pessoas de bem admiram vocês imensamente, ao contrário desses fulanos que se acham deuses e intocáveis, mas que mal sabem que vão queimar no fogo eterno do inferno por tanta mentira, maldade e corrupção… Por favor, não estou falando de todos, mas se dos que tem uma falsa moral e vão se sentir ofendidos e tentar rebater.

  14. Parabéns Marco! Eu tenho certeza que esse desembargador é ciente destas questões. Pede pra ele antes de te processar para o mesmo processar a Globo e outros veículos de comunicação.
    Marco não esqueçamos da Juíza Lucymari Castelo Branco. Essa mesma em uma audiência disse-me em viva voz que quem manda é quem tem a caneta e deu uma liminar totalmente esdrúxula, rasgando todo o Processo Civil.

  15. Parabéns Marco, vc matou a pau com essa reportagem…
    E ainda falam dos coitados dos políticos…Coitados sim, perto dessa galera do Judiciário… Políticos, pelo menos estão a prova de quatro em quatro anos, e os outros estão lá pra sempre, cometem barbaridades e o que acontece??? São castigados com uma miséria de aposentadoria, é de lascar

  16. Parabéns Marco ! O Desembargador não deveria ficar indignado e sim explicar como é que um assessor da presidencia do TJ poderia estar ali e praticando atos que, sinceramente, deve ter o dedo dos seus chefes, afinal, quem assina as decisões ??! Por outro lado, a corrupção tem duas vias e este caso dos assessores só não se concretizou pelo alto valor de 400 mil, pois se fosse 20 ou 30 mil reais talves tudo isso não teria acontecido. E o nome do advogado do empresario ? Ninguém disse, mas se os assessores pediram tanto é porque teriam confiança com negociavam. Nesta história não tem um santo, e se for de fato investigada vai dar …

  17. O problema é que muitos desses Desembargadores não se sentem servidores públicos, mas o próprio Deus em pessoa, bradando castigar quem ousar ” ofendê-los” ou não rezar seu credo. É bom nem falar em lista, senão se descamba também para as idenizações milionárias, e aí não é difícil que sobrem poucos.
    ESSA É IMAGEM QUE A SOCIEDADE TEM DO JUDICIÁRIO. IMAGEM FEITA PELOS MEMBROS DO PRÓPRIO JUDICIÁRIO.
    IMAGEM CONSTRUÍDA PELA TOLERANCIA QUE SEMPRE SE TEVE COM ATOS REPROVÁVEIS DE SEUS MEMBROS.

  18. Deça, voce esqueceu da quadrilha do Desembargador Galba Maranhão. Quadrilha sim, porque o Ministério Público o denunciou por formação de quadrilha, tanto ele quanto vários assessores seus. A Leniencia do MP permite que o processo fique dormindo na segunda vara criminal, até parece que o ministério público não tá nem aí. como vc disse, se fosse um policial pego em um ato de propinagem, o valente MP já teria solicitado a prisão. Com os grandões esse MP parece ter medo.

  19. Parabéns Marco pela coragem, você está fazendo um grande trabalho em benefício do nosso Estado. Que tal aplicar a lei da ficha limpa aos senhores magistrados e dou uma sugestão ao Dr. Guerreiro, peça a quebra do sigilo bancário de todos os envolvidos, talvez apareça mais gente envolvida. JUIZ IDONÊO JUSTIÇA LEGAL.

  20. Tem que abrir essa caixa podre do judiciario maranhense! Queriam nomes? Ai esta!!! Agor aquanto mais mexer mais vai feder!!! E me vem esses desembargadores posar de honestos, ali so quem nao conhece que compra!!!
    Ricardo

  21. PARABÉNS, MARCO D´EÇA! VOCÊ MOSTROU CORAGEM E JORNALISMO SÉRIO E DE ALTA QUALIDADE. SEU TRABALHO, NESTE ARTIGO, AJUDA MUITO O MARANHÃO A SER PASSADO A LIMPO.
    O QUE O PRESIDENTE GUERREIRO JÚNIOR DEVE FAZER É SER O MAIS TRANSPARENTE POSSÍVEL, APURAR TODAS AS DENÚNCIAS RIGOROSAMENTE E ROMPER ESSAS RELAÇÕES DE COMPADRIO QUE EXISTEM NO NOSSOS JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO, QUE SÃO UMA VERGONHA PARA O MARANHÃO!
    ESSE BANDO DE PREFEITOS CORRUPTOS QUE NUNCA SÃO PRESOS, APESAR DOS JUÍZES DAS COMARCAS ATUAREM DENUNCIANDO-OS E AFASTANDO-OS DOS CARGOS, MAS ELES SEMPRE VOLTAM´, POR OBRA DE ALGUM DESEMBARGADOR.
    JÁ CHEGA DE TANTA CORRUPÇÃO.
    A SOCIEDADE CIVIL NÃO SUPORTA MAIS MORAR NUM ESTADO EM QUE ATÉ O JUDICIÁRIO, QUE ERA PARA SER HONESTO E ÉTICO, EXEMPLAR PARA OS OUTROS PODERES, SE METE TODA SEMANA EM ESCÂNDALOS.
    DRA. ELIANA CALMON, OLHAI POR NÓS!

  22. Marco, mistério: por que o Tribunal de Justiça está contratando tantas empresas de desenvolvimento de software se tem uma lista de aprovados no último concurso para o cargo de Analista de Sistemas – Desenvolvimento de Softwares intacta? Nenhum aprovado da lista foi ou será nomeado segundo as previsões do Tribunal. Porém existem contratos milionários com empresas de desenvolvimento como é o caso da PD Case e da Shap.

    Hoje fiquei sabendo de mais um contrato para desenvolvimento de sistemas. Segue os lances:
    http://www.comprasnet.gov.br/livre/Pregao/lista_propostas_encerradas.asp?ipgCod=9557359&prgCod=336010&situacaoItem=Realizar%20Aceita%E7%E3o

    http://www.comprasnet.gov.br/livre/Pregao/avisos1.asp?prgCod=336010&numprp=112012&Origem=Chat&Tipo=A

  23. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!
    Parabéns, amigo! Vc mostrou que tem compromisso com a boa informação. Infelizmente, o nosso judiciário maranhense deve muitas explicações a todos nós maranhenses. Essa discussão é muito importante para que venha a tona todas as mazelas que ali são praticadas e que os homens de bem que compõem aquele órgão possam tomar as providencias necessárias a fim de que a prestação judiciaria seja efetivamente realizada. Mas as discussão tem que se dá nesse nível, da forma como vc vem fazendo: relatando os fatos, dando os nomes daqueles que realmente tem agido como bandido e não como cidadão e, principalmente, como magistrado. Não adianta partir para ameaças de processo ou coisa parecida. Tem é que concertar, punir, severamente, os responsáveis por essas mazelas. É o que toda sociedade deseja. A situação chegou ao extremo, não adianta jogar a sujeira para debaixo do tapete! Estamos atentos!

  24. Ainda bem que tú não perdeu o teu empreguinho na prefeitura de paço do lumiar, assim tú vai ter como pagar essa indenização. Não perdoa Guerreirão!

  25. Quem “denigre a imagem do Judiciário maranhense” não é blog nenhum, mas seus próprios membros.
    Mais um caso para a lista: Um desembargador do TJ assediou sexualmente uma candidata num concurso (não recordo o nome da figura). Fato amplamente divulgado pela imprensa.

  26. Deça,
    Parabéns pela coragem da divulgação dessas mazelas na nossa justiça. Acho que vc deveria entrar naquele programa de defesa de testemunhas do ministério da justiça,pois, o que vc tá fazendo poderá lhe custar sua vida. Parabéns!

    resp.; Na verdade, apenas mostrei, com nomes, que há fatos que desgastam a imagem do Judiciário. Mas acredito também ser possível reverter.

  27. E AQUELE JUIZ DE CAROLINA COM NOME DE JAPONES QUE SUMIU COM PROCESSOS, APANHOU TAPA DA MULHER NO CARNAVAL EM CODÓ, QUERIA MATAR UM JORNALISTA BLOGUEIRO DE CAROLINA. AQUELE OUTRO JUIZ PILANTRÃO DE BARREIRINHAS, QUE É EMPRESÁRIO IMOBILIÁRIO; OUTRO JUIZ EX DELEGADO DE POLÍCIA QUE HUMILHA AS PARTES E OS FUNCIONÁRIOS DO GABINETE, E QUE CASTELO SE TREME AO PENSAR QUE VAI RESPONDER PROCESSO NESSA VARA. E UMA DESEMBARGADORA SEM “GRAÇA” E DESEQUILIBRADA QUE SÓ VIVE NO RASGA-RABOS COM OS COMBANHEIROS DESEMBARGADORES SE ACHANDO A BAMBAMBAM DA MAGISTRATURA MARANHENSE; O EX CHEFE DO JUDICIÁRIO QUE COLOCOU A MULHER DE FÁBIO GODIM NO GABINETE DA PRESIDENCIA DO TJ E ESTÁ RINDO DE GUERREIRO JR, POIS DEIXOU A PRESIDENCIA 10 VEZES MAIS RICO. E OS MAFIOSOS DESSE TJ QUE BOTAM PARENTES PARA FAZER INTERMEDIAÇÃO NOS PROCESSOS PARA PEGAR PROPINA COMO NO CASO DO EMPRESÁRIO SAVENGNY SAUAIA.

    E AÍ MARCO DEÇA TÚ MESMO É UM BLOGUEIRO CORAJOSO,POIS ESTÁ BISBILHOTANDO MUITO ESSE JUDICIÁRIO E MOSTRANDO A VERDADE PARA O POVAO MARANHENSE. PARABENS!!!

  28. Antonio Carlos, tem outros para serem agraciados com aposentadoria compulsória, como Luís Carlos Nunes Freire

  29. E ainda faltou o Fernando de Barreirinhas. Também aposentado compulsoriamente.
    Acho que já chega, né? rs

  30. Boa, Marco. Alguns magistrados se acham acima do bem e do mal. Tem que tocar o dedo na ferida, sim! Até porque coisa de “intocáveis” está mais para a máfia do que para um poder da Repúbica. Parabéns!!!

  31. Ah, você esqueceu do Juiz Thales Leite da Comarca de Dom Pedro. Ele sofreu uma condenação por dar aulas em São Luís quando deveria estar em Dom Pedro. Lembra?

    Resp.; Os noems vão surgindo só para mostrar que eu não quis denegir imagem alguma do Judiciário. Os membros ruins do Judiciário é que estão fazendo isso por si só. O desgaste é interno.

  32. Você matou a cobra e mostrou o pau. Se o Desembargador queria nomes… As vezes é melhor ficar calado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *