10

Passeata pela Paz cobra resposta do governo à violência…

Moradores de várias comunidades assoladas pela violência integraram o movimento

A caminhada em homenagem ao jornalista Décio Sá, hoje, na Avenida Litorânea, transformou-se em um protesto popular contra a falta de resposta do Governo do Estado às ações de violência no Maranhão.

Parentes e amigos de outras vítimas da pistolagem se juntaram a jornalistas, políticos, populares e parentes de Décio para cobrar ações mais efetivas do govenro.

A ausência da governadora Roseana Sarney (PMDB) nos dias que sucederam o crime também foi criticada.

Irmã de Décio Sá, a professora Vilenir Sá leu os nomes de várias outras vítimas da pistolagem – assassinadas já depois da morte do jornalistas – cujos crimes continuam sem solução e criticou a incapacidade da Secretaria de Segurança.

Pela proximidade com o governo, Décio Sá simbolizou a cobrança por segurança

Presente à caminhada, o vice-governador Washington Oliveira (PT) foi obrigado a responder perguntas sobre as falhas na investigação do caso Décio, da falta de resposta da polícia e até sobre o paradeiro da governadora.

A caminhada começou por volta das 10 horas, em frente ao parquinho da Litorânea. Centenas de manifestantes caminharam até o restaurante Estrela do Mar, onde Décio foi executado.

Vários colegas de profissão, parentes e amigos do jornalistas se alternaram no microfone para cobrar Justiça.

Em seguida, balões brancos foram soltados, para simbolizar a esperança por paz.

Décio Sá foi assassinado no dia 23 de abril, minutos depois após deixcar a redação do jornal O EstadoMaranhão.

Até agora, a polícia não divulgou o retrato falado do assassino.

E decidiu manter a investigação em sigilo…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Os Promotores também tem família e fiofó pra tirar do ponto. Além de no Maranhão ser prática comum só incomodarem as piabas. Os tubarões agem livremente.

  2. Caro Marco D’eça, este crime foi horrivel, gostava de ler as criticas do Decio, mas fico triste demais com o Governo e desconfiado cada vez mais da Policia do meu estado, pois foi preciso um jornalista morrer para ter essa repercussão. Fico chateado por que todo mundo pede justiça em referencia ao Décio, esquecendo que muitos este ano foram vítimas desta pistolagem e assaltantes, um caso ainda quente foi dos 2 irmãos empresários do ramo de reciclagem no Maracanã, outro caso, ano passado meu pai foi assaltado, subtrairam dele seu veiculo novinho e até hoje nada de encontrar, e tem indicios de policiais envolvidos, mas aqui no Maranhão tudo é mais dificil de ser resolvido, espero que você e outros comunicadores, não apenas lutem pelo Décio, mas por todas as vítimas desta segurança incompetente e desmedida! pense nisso!!!

  3. Olha, Marco Déça, que tipos de amigos o Décio tinha: a governadora, Fernando Sarney ou mesmo aquele que se dizia irmão dele, Ricardo “carrasco Infanticida” Murad, ninguém compareceu ao velório, ao enterro ou na passeata.
    Essa história está muito mal contada, desde a não-perseguição dos policiais ao assassino, passando pelo uso de pistola exclusiva da polícia, o silêncio sepulcral de várias autoridades, a não-elaboração do retrato falado do assassino. Eu sempre penso que DÉCIO FOI VÍTIMA DE UM GRANDE COMPLÔ, um recado claro à imprensa e à sociedade para ficarem calados, com a conivência de grandes autoridades do Estado.
    Vejam uma coisa: nunca mais se falou do caso dos assessores do TJ-MA, pois envolvia dois desembargadores, Guerreiro Júnior e Raimundo Cutrim.
    O Maranhão está se tornando uma terra sem lei, com a omissão gritante do Ministério Público (subservientes no comando), da OAB (primo de Roseana no comando), TJ (subservientes no comando), TCE ( ex-deputado aliado no comando), entre vários outros. O status quo está e será mantido. Temos que esboçar uma reação gigante, proporcional à ausência do Estado.
    Enquanto isso, o senador Sarney diz que o Maranhão vai muito bem, obrigado.

  4. Por uma triste ironia do destino, Décio Sá foi assassinado pela incompetência do governo que ele tanto amava e defendia… A governadora tem obrigação legal e moral de desvendar o crime!

  5. TODOS OS DIAS PAIS DE FAMÍLIA SÃO ASSASSINADOS EM NOSSO ESTADO E NINGUÉM FAZ NADA, MAS COMO É O DÉCIO DE SÁ VAMOS TODOS NÓS, A POPULAÇÃO DO MARANHÃO PARAR PRA PROCURAR QUEM MATOU DÉCIO, POIS PELO QUE ESTOU VENDO ELE E SUA FAMILIA SÃO OS MELHORES DO MARANHÃO, NÃO É SÓ OS POBRES E ANÔNIMOS QUE VIRAM ESTATISTICAS.

  6. O Analista tem razão. E muita. Sempre o Ministério Público do Maranhão se mete quado o assunto é polêmico, e agora trata-se de um assassinato de enorme repercussão, uma vez que não há dúvida de que foi uma execução fria, cruel, e por encomenda, de um jornalista polêmico, competente e respeitado. Um bom exemplo é o caso da menina Isabela Nardone, onde o promotor de justiça paulista Cembranelli acompanhou as investigações mesmo antes do indiciamento por ser um caso óbvio de Juri Popular, assim como é este do Décio Sá. Quem são os promotores em SL para esses casos ? Onde estão ? É…o analista tem razão.

  7. Décio Sá, pena que foi preciso você morrer,para todas as feridas,antes encobertas agora vissem a aparecer.

  8. Décio Sá, pena que foi preciso você morrer,para todas as feridas,antes encobertas agora vissem a aparece.

  9. Vou repetir aqui o comentário que fiz no BLO do Luis Cardoso:
    Chega ser incompreensível o silencio do Ministério Publico Estadual, com relação ao caso Décio Sá. Se fosse um crime relacionado aos direitos do consumidor, tinha Promotora fazendo uso constante dos microfones, para falar das providências a serem adotadas. Ex: (MOA), (EUROMAR), (ELETROMIL), (FMF), (ESTADIO HOSINHO SANTOS) etc. etc. etc………………………………………………
    Em se tratando de um crime contra a vida, a vida que aliás, é o bem maior de todo individuo, nenhuma Promotoria especializada comenta o assunto. É ou não é verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *