32

Processo contra Roseana pode ser adiado para 2013…

Versiani insiste em ser relator e atrasa processo

O pedido de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) poderá ser adiado para 2013, por causa de um “incidente processual” que precisa ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral – com recurso que pode chegar ao Supremo Tribunal Federal.

O problema está na origem do processo, que tem como autor o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), e como relator o ministro Arnaldo Versiani.

Entendemos que houve uma distribuição irregular do processo no TSE: o ministro Versiani não poderia ser prevento no caso. Nós questionamos isso mas, mesmo assim, ele se auto-declarou apto a continuar como julgador. Vamos recorrer e o TSE terá que decidir a questão antes de o processo principal ser analisado – explicou o advogado Heli Dourado, que defende a governadora e seu vice.

Heli Dourado: "TSE terá que decidir incidente"

Há dois caminhos para a defesa de Roseana: um Agravo Regimental, contra a decisão de Arnaldo Versiani, ou uma Arguição de Suspeição do ministro.

Nos dois casos, o processo principal fica suspenso até que se decida a questão.

Arnaldo Versiani não poderá por o pedido de cassação em julgamento até que os “incidentes processuais” sejam resolvidos.

A partir de junho, o TSE começa a se dedicar prioritariamente às eleições municipais. Neste caso, mesmo se a questão incidental for resolvida, a casação só volta a ser analisada depois de outubro.

Mas, até lá, no entanto, Arnaldo Versiani já cumpriu o seu período como membro do TSE. Outro relator terá que ser escolhido.

E assim, o ano de 2012 terminará sem decisão no processo…

Marco Aurélio D'Eça

32 Comments

  1. agora so acredito que roseana tera seu mandato cassado depois que eu ver acontecer,passou pra 2013.kkkkkkkkk isso é programa de indio.ESSE BRASIL NÃO TEM LEI

  2. Ei mas nem adianta reclamar, vcs mesmos votaram nela e deram a vitoria no 1ºturno, vcs mereçem tudo isso . Acho é bom tomara q eles mandem ainda mais 100 anos ,pois quem quer mudar muda e nao fica so falando.

  3. Grande besteira, até parece que vai dar em alguma coisa, as coisas aqui so funcionam bem a favor da familia sarney, ser contra é besteira, perder tempo

  4. A MINISTRA CARMEM LUCIA MANDOU IMEDIATAMENTE Q UMA COMISSAO PERMANENTE AVERIGUASSE SE HAVERIA IRREGULARIDADE APOS UMA RIGOROSA AVERIGUAÇAO FOI CONSTATADO PELA COMISSAO Q NAO HOUVE IRREGULARIDADE,ENTAO A MINISTRA CARMEM LUCIA INDEFERIU OS PEDIDOS Q TINHA COMO OBJETIVO RETARDAR O PROCESSO Q ESTÁNA RETA FINAL,É AMIGO PELO VISTO VC TA COM O CUZINHO Q NUM CABE UM FIO DE CABELO POIS A TUA MAMADINHA TA CHEGANDO AO FINAL

  5. EI CONTINUE DEFENDENDO TUA PATROA,A SINECURA QUE VC RECEBE FALA MAIS ALTO, E ESSE OSAMA DEVE SER AQUELE PROFESSOR BAITOLA, QUEM NOS SABEMOS QUEM É, VAI PROVAR DO PROPRIO VENEO, AGORA CUIDADO NAO VA NA CASA DELA ESSES DIAS, E MAIS UMA COISA COISA SABE QUANDO ELES VÃO SOLUCIONAR O CASO DO VIADINHO AMIGO SEU QUE MATARAM, NUNCA NUNCA, TUA PATROA NAO QUER, OUTRA COISA PQ SERÁ QUE ELA NÃO FOI NO VELORIO NEM, NO ENTERRO, TO ESPERANDO A RESPOSTA COM UMA MENTIRA SUA. SAUDAÇÕE MULAMBENTO CONTRARIO, FICA COM ESSA CONTRARIA E CONTINUA, NE A SINECURA QUE VC RECEBER É MUITO BOA…

  6. QUEM ACREDITA EM CASSAÇÃO POR PARTE DESSES TRIBUNAIS, BIA VENÂNCIO, UMAS DAS MAIORES LARAPIA CONSEGUIU VOLTAR COM UM AVAL DO SARNEY, IMAGINE A MIMADINHA DA OLIGARQUIA.

  7. Não sei, mas parece que já existe um clima para cassar roseana no TSE. Um ministro não toma decisões num processo dessa gravidade, de forma isolada. É bom Roseana abrir muito o olho. Vi na decisão do tse que Jorge vieira publicou, que os advogados de roseana cometeram um vacilo tremendo, só vieram pedir a intimação das testemunhas depois de 8 meses do despacho. Até Sérgio Muniz negou esse pedido no TRE. Por isso, é bom roseana não confiar muito nas bobagens que esse eli dourado fala, senão…

  8. Amigo Marco,
    Permita-me que o chame assim,em primeira opiniaõ eu naõ desejo nunca esse nosso Estado correr o risco de ser novamente entregue a esses falsos fazedores de milagres mirabolantes de” esquerda”” que vivem propagando melhores qualidade de vida,educaçaõ de primeiro mundo,saude onde ninguem fica doente e outras muitas baboseiras de politicos perdedores que querem a todo o custo ficar nessa enganaçaõ idiota e tentando nos dar “atestado de bestas”e aproveitando a didatica,digo quem saõ eles:Flavio Dino,Zé Reinaldo,Roberto Rocha,Vidigal,Dutra,essa corja de Pedetista, que estaõ brigando pelo osso da Prefeitura,os PSDBistas que o tempo todo uivam,e outros abestados que se intitulam de “esquerda radiacal”,pois bem, essa comandita toda só desejam desgraça para Estado e que eles viraõ com a “salvaçaõ”.Tudo mentira! ,enganação!,entretanto,tambem critico essa direita naõ aqueles que estaõ no Governo e que estaõ cumprindo seu papel e diria sem medo de errar:Ricardo Murad,Max,Aluisio mendes e ao que parece estaõ tentando boicotar seu trabalho,Trichaõ,Mauricio,Claudio,Bulcaõ que saiu,Heluy,e por que naõ dizer Gondim,que se diz cansado porque naõ dizer decepcionado e aí faço uma pausa….o RESTO saõ meros componentes que estaõ” fazendo de conta” que estaõ Secretarios fazendo” gracinhas” a senhora Governadora e ao que me parece ela esta gostando da brincadeira, inclusive o” milagreiro” Fialho que alardeia acabar com a” pobreza”,sem nunca te-la conhecido,sem saber distinguir um” abacaxi de ananás”?!Entaõ,caro Marco,aí esta a minha indignaçaõ ! Alguem disse que à Roseana só interessa a politica dela ,mas ,quero lembrar a ela no seu discurso de posse sobre” cuidar de seu povo”,do seu” melhor governo”dos” servidores publicos”que teriam atençaõ do seu governo,LEDO ENGANO! Digo aqui o descaso que foi tratado quando dessa famigerada reforma administrativa dos funcionarios que compunham os quadros dessas Secretarias foram simplesmentes mandados pra casa em detrimentos de outros,esses naõ tem culpa pelo acontecido,mas aqueles Restos de Secretarios que citei ,fizeram isso e eu pergunto Governadora?! a senhora sabe disso?! essas pessoas tambem saõ seus eleitores e no entanto ou a senhora permitiu ou fez vistas grossas?!Governadora,o feitiço pode virar contra o feiticeiro e a resposta pode vir das urnas.

  9. rapaz eu pago pra ver se essa cassação vai mesmo ter resultado,kkkkkk aque no maranhao ,sarney nao se acha o tudo poderoso,mais DEUS meu amigo e muinto mais PODEROSO isso eu tenho certeza!!!!!

  10. MARCO COMO SEI QUE CASSAÇÃO DE ROSEANA NUNCA VAI ACONTECER,POIS ESSA “JUSTIÇA” NÃO EXISTE. QUERO SÓ UMA RESPOSTA TUA, HOUVE ABUSO DE PODER POLITICO E ECONÔMICO NAS ELEIÇÕES DE 2010???

  11. voces deveriam procurar trabalhar e esquecerem o nome da minha governadora.voces queriam de volta era os pilantras do aziz,rubens brito,renato dionizio,clodomir paz,aderson vagabundo lago e companhia.ora pelo amor de deus,minha roseana e bem melhor que esses morcegos.

  12. Marco, não pretendo ser didático, mas parece que você incorre em erro de interpretação. Vi no blog de Jorge Vieira que a Presidente do TSE, Carmen Lucia, mandou uma comissão de distribuição de processos verificar se teria havido irregularidades na distribuição. E esta comissão concluiu que não houve. Com base nisso a presidente carmen Lucia mandou de volta o processo ao ministro versiane. Ai então ele despachou. O que eu entendi é que ele só decidiu depois da comissão afirmar que não houve irregularidade na distribuição. A decisão completa está publicada no blog de Jorge Vieira.

    resp.; Mais uma vez sendo didático: O Versiani decidiu e a defesa cha qaue não poderia ter decidido. Por isso recorreu. Cabe ao TSE decidir se o recurso vale ou não. E se decidir, a defesa vai ao STF contestar. Quer mais claro do que isso? Quer dizer que, pelo fato de a minitra carmem Lúcia já ter decidio antes não pode decidir de novo? E se não pode, então que diga!Mas para dizer de novo, precisa respeitar os trâmites. É só isso que eu estou dizendo.

  13. Acho que a morte do principal capachão da governadora deixou vc muito nervosinho, será que tinha mais que amizade entre vcs?

    Resp.: Só podia ser um canalha como você para fazer uma pergunta dessas! Pensa que não toh vendo seu e-mail? Mas de tipos como você, do submundo cultural e político, só podem vir coisas assim. Afinal, a excrecência do que é a própria vida já representa em que nível existencial você está: no substrato do que resta da imundície social do estado.

  14. Marco, essa pedra eu já cantei desde o início. Caso o réu fosse o Flávio Dino, o processo seria julgado no máximo até o final deste ano. Quando é que a oposição vai entender que quem realmente manda no judiciário brasileiro é o senhor José Sarney?

  15. calma marcos, talvez esteja errado, talvez os recursos da defesa sejam aceitos, talvez a justiça não seja justa e por ai vão-se os talvez. o certoé que mais cedo ou mais tarde, haverá uma decisão final e talvez o gropo sarney continue esfolando os maranhenses e alguns esfolados torçam de alegria,

  16. Carmen Lúcia mandou ou não averiguar se houve vicio na distribuição do processo??? Quem está mentindo afinal???

    Resp.: Vou tentar ser didático: A defesa questionou a legitimidade de Versiani para relatar o caso. O recurso foi analisado pelo próprio Versiani, que disse que poderia ser sim. A defesa, então, questionou ter havido irregularidade na distribuição para beneficiar Versiani. Carmem Lúcia mandou apurar. na apuração, o próprio Versiani disse que não hovue irregularidade e se julgou apto a continuar como relator. Agora, a defesa vai entrar com um Agravo de Instrumento ou uma Arguição de Suspeição contra Versiani. Carmem Lúcia tem que se pronunciar nestes recursos. E sua decisão poderá ser recorrida ao plenário do TSE -e em última instância ao STF. Fui claro, agora?

  17. Tu só pode ser sadomasoquista mesmo… Essa senhora tentando dificultar ao máximo a descoberta do mandante e assassino do teu amigo Décio (pelo menos eu acho) e tu aí, se vangloriando por essa notícia, que na verdade deveria ser escondida, tamanho é o descalabro e absurdo que a mesma representa ao Estado Democrático de Direito, pois, ao contrário, como foi no caso Jackson, esse processo já se encontraria julgado, como aconteceu em 2009, que o processo findou-se em 17/04/2009, com a assunção dessa senhora à Governadora…

  18. Eita que a mulher vai só se livrando da paulada… espero que isso não vá pra frente, porque quanto mais isso se alongar, mas o Maranhão sofre nas mãos de alguém que vem provando que é cada vez mais incompetente.

  19. vc beira o ridiculo tentando defender essa corja, seja um jornalista de verdade e conte realmente a realidade dos fatos com total imparcialidade.

    resp.; Mas quem está defendendo, amigo? Estou apenas dando a notícia, como ela é. Sem esconder nada. Cabe aos dois lados, analisá-la e ver o que fazer. É simples assim.

  20. Ta chegando a hora da justiça, regatar a democraçia em nosso estado, que vem passando por um verdadeiro caos, na Saude, Educação e na Segurança Publica, estão matando jornalista que trabalhava diretamente para a governadora imaginem os anônimos cidadãos maranhenses! Já era para esta casada.

  21. Roseana se não tivesse temor por seus feitos deveria era incentivar esse julgamento.

  22. Atualiza o teu blog ai compadre ! A ministra Carmem Lúcia mandou investigar se houve irregularidade na distribuição e não encontrou nada. Da mesma forma decidiu-se que o ministro Versianni tem competência sim para jugar o processo.

  23. A Roseengana está provando do mesmo veneno.E ainda leva o pai para o buraco.

  24. Engano seu amigo se vc pensa que o processo ficará parado, esses incidentes não suspendem o curso da ação, tanto é assim que de acordo com a lei se o relator for declarado incompetente, aproveitam-se todos os atos por ele praticados, não há declaração de nulidade. Isso é mais uma bobagem do Heli Dourado.

    Resp.; O problema é quando ele será – e se será – declarado incompetente. Esta decisão tem que ser dada, para sim ou para não. E só pode ser dada pelo TSE, com recurso ao STF. Aguarde e verá quem tem razão.

  25. É engraçado como voces que puxam saco da familia sarney se irritam quando alguem faz um comentario desfavoravel a eles. Voce nem precisava chamar o cidadão de idiota, bastava responder. Se voce nao quer que escrevamos o que pensamos então diga, logo voce que fala tanto em liberdade de imprensa, e a liberdade de expressão onde fica? O certo é que se fosse pra julgar alguem da oposição o JOSE SARNEY ja tinha dado um jeito, isto é fato e vc sabe. Então seja mais um pouquinho imparcial

    Resp.: Ah, Vá tomar….

  26. Caro Marco, bom dia!
    No caso de uma possível confirmação da cassação da governadora Roseana, como já estamos com mais da metade do mandato é o presidente da AL que assume? é feita eleição indireta? como funciona? Já pensou Arnaldo Melo governador? “Vigi Maria”!

    resp.: Se a cassação for confirmada, e o julgamento ocorrer até o fim de 2012, haverá outra eleição, direta, com qualquer cidadão podendo ser candidato, menos os cassados. Se ocorrer no ano que vem, a eleição é indireta, na própria Asembleia. E qualquer cidadão também pode ser candidato.

  27. Como é ridiculo essa noticia, principalmente quando se percebe que o grupo de Roseana esta torcendo pela saida do ministro Arnaldo Versiane.

  28. Processo de cassação de Roseana entra na reta final no TSE
    A governadora Roseana Sarney (PMDB) e seu vice, Washington Oliveira, tiveram ontem (08) a primeira derrota no TSE – Tribunal Superior Eleitoral -, no processo em que o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) pede a cassação dos diplomas por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010.
    leia mais blogjorgevieira.com e veja a verdade dos fatos.

    Resp.; A notícia está equivocada, meu caro, por que relata apenas a decisão do próprio ministro. E é exatamente contra esta decisão que os advogados de Roseana estão recorrendo. É simples assim. Só se engana quem quer.

  29. Isso era o queria roseana. Já era, cumpade. Preparem para limpar o palácio dos leões, que o novo inquilino o quer bem limpo. Essa bobagem que esse mané falou, já foi superada pela presidencia do TSE e pela comissão de distribuição de processos. Mas tu não ler o jornal pequeno, né. Mas acessa o processo no TSE que tu verás. Eita, mundo bom. Vai experimentar do mesmo veneno

    Rwesp.: Não seja idiota. O que o JP tá dizendo é que o ministro se declarou apto a julgar. Mas é desta posição dele que os advogados estão recorrendo. O TSE tem qeu dizer se ele tem ou não razão. E epois, este posicionamento do TSE, ainda pode ser levada ao STF. O JP, claro, não qur isso, por isso, especula tudo. É simples assim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *