Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Suplentes já representam 1/3 da bancada maranhense…

 

População elege um e outro assume seu lugar

Nada menos que seis suplentes já ocupam as 21 vagas do Maranhão no Congresso Nacional

São dois suplentes de senador – Edinho Lobão (PMDB) e Clóvis Fecury (DEM) – e quatro suplentes de deputado federal: Chiquinho Escórcio (PMDB), Costa Ferreira (PSC), Weverton Rocha (PDT) e Simplício Araújo (PPS).

A turma vai aumentar em breve, com a chegada de Ricardo Archer (PMDB, no lugar de Cléber Verde (PRB), que deve assumir a Secretaria da Pesca.

Boa parte dos suplentes está no exercício do mandato em substituição a titulares chamados para cargos no Governo Federal ou Estadual.

Os dois suplentes de senador ocupam, respectivamente, as vagas de Edison Lobão (PMDB), ministro de Minas e Energia, e João Alberto de Souza (PMDB), secretário estadual de Assuntos Estratégicos.

Chiquinho Escórcio e Costa Ferreira estão na Câmara porque os titulares dos mandatos – Pedro Fernandes (PTB) e Gastão Vieira (PMDB) – ocupam, respectivamente, a Secretaria de Cidades e o Ministério do Turismo.

Weverton Rocha e Simplício Araújo são fruto de acordos políticos.

Candidato a prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior (PTC) deixou a vaga em benefício do suplente pedetista; Ribamar Alves (PSB),por sua vez, abriu mão de quatro meses de mandato em favor do popular-socialista.

Caso se confirme a articulação política do governo Roseana Sarney (PMDB), em breve, mais um suplente deve assumir vaga na Câmara.

Trata-se de Paulo Marinho Júnior (PMDB), que pasará a ser a bola da vez após ascensão de Ricardo Archer.

Mas, para isso, algum outro deputado precisa “adoecer”…

Sair da versão mobile