13

Greve de ônibus: cumprida mais uma etapa do esquema…

Terminais amanheceram completamente vazios

Este blog vem denunciando desde o início que a greve dos motoristas de ônibus de São Luís não passa de um esquema montado pela categoria, em conluio com o Sindicatos das Empresas de Transporte (SET), e com a complacência da justiça do trabalho e da Prefeitura de São Luís.

Hoje, a paralisação de 100% da frota cumpre mais uma etapa deste conluio.

A greve de ônibus começou exatamente do mesmo jeito que se repete ano após anos – Primeiro, as empresas dizem que precisam aumentar as tarifas, que, segundo elas, não cobrem os custos de operação; em seguida, os trabalhadores anunciam a greve.

No primeiro momento, a prefeitura mantém-se calada, nega o aumento de passagem e argumenta que a questão do reajuste salarial é um problema trabalhista.

Motoristas permanecem parados

Depois de muita mídia, os profissionais páram 70% da frota, forçando a Justiça a cumprir sua parte no esquema: reunião para arbitrar o valor do reajuste.

Geralmente, na primeira reunião nada é resolvido. Chama-se, então, uma segunda rodada, quando o TRT arbitra reajuste que ninguém dá bola – este ano foi de 7%.

Na etapa seguinte os motoristas páram 100% e o caos começa.

É a nova senha para que a Prefeitura entre no debate – também obrigada pela justiça – e aceite negociar, ás escondidas, um reajuste nas tarifas.

Garantido o aumento de passagem, as empresas acenam com um reajuste qualquer aos motoristas, que retornam ao trabalho, preparando-se para nova greve, no ano que vem.

A Justiça do Trabalho lava as mãos e tudo fica por isso mesmo.

E a população que pague a conta…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. isso tudo é uma bandalheira, um total desrespeito com o cidadão pobre que depende do transporte coletivo, é por essas e outras que a classe c, cada vez mais entra em financiamentos absurdos para poder adquirir um carrinho popular para poder se locomover juntamente com a sua família, e daí surgem os congestionamentos e engarrafamentos que tiram a paciência de todo o mundo na hora o rush, esse mundinho chamado maranhão e chamado brasil é uma eterna palhaçada, palhaçada principalmente com a pessoa que é pobre e que não conhece ninguém importante.

  2. Marco, vc deu uma aula de como agem esses empresarios. É uma vergonha mesmo. Parabéns pela coragem.

  3. Isso mesmo jornalista, poucos veem o que você viu, e quem ver não tem a coragem de falar. Porque eles simplesmente não aumentam a passagem?, já que é isso que vai acontecer. E o pior é que motoristas e cobradores estão sendo manipulados.

  4. ISSO TUDO É UMA PATIFARIA COM O CIDADÃO QUE UTILIZA UNICAMENTE O TRANSPORTE COLETIVO COMO LOCOMOÇÃO AO TRABALHO. A POPULAÇÃO DEVERIA REAGIR A ESSE COLUIO EXPLÍCITO.

  5. Eu, vou prá mamãe eu vou morar lá saio no meu espocnic no canto do birinbal.

  6. Marco em média qual é a jornada de trabalho e o salário de um cobrador e de um motorista? e quanto as empresas e a prefeitura lucraram nos últimos anos com transporte público em São Luis?

  7. você viu e que muitos não querem ver, e ainda falou o que muitos não tem coragem de falar… Parabéns, acho que o povo de são luís deve abrir os olhos, já chega de tanta humilhação a um povo tão sofrido…

  8. Ele parou,lembro daquela que Tadeu começou e quando castelo entrou ele parou. Será pq?

  9. Kd os VLTs para dá uma solução viável para o transporte coletivo daqui de São Luis? Kd a licitação que Castelo iria fazer com todas as empresas nacionais para o transporte coletivo daqui?

  10. Perfeito D’eça, é exatamente isso que acontece, e ano após ano, e o negócio já tá tão descarado que ninguém nem se preocupa mais em esconder…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *