13

100 dias para os 400 anos; e nada…

Apesar do descaso, SL preserva suas belezas

Restam 100 dias para a festa de 400 anos de São Luís.

Nada foi feito até agora e nada indica que haja programação a ser feita para dar à cidade uma cara melhor no seu quarto centenário.

Nem por parte do governo, nem por parte da prefeitura.

O que se está fazendo são arremedos do que se prometeu. A perspectiva de entrega de obras prevê algo bem abaixo do que fora prometido desde 2010, quando ainda faltavam dois anos para o aniversário da cidade.

Restarão as festas e shows caça-níqueis de baixíssima qualidade, para iludir o povão com pão e circo.

A cidade nada tem de modernização, nada tem de qualidade na prestação de serviços e nada tem de melhor em seu urbanismo, mobilidade urbana, segurança, saneamento e abastecimento e saneamento, limpeza urbana.

Leia também: A maldição dos 400 anos…

O abandono é visível em toda a cidade

É como se estivesse há 400 anos atrás.

Nem as iniciativas para a comemoração do quarto centenário são vistas pela cidade. Não há nada em São Luís que lembre o fato de estar fazendo aniversário.

Restando 100 dias, é de se esperar que tudo continue como está.

Afinal, o tempo, que já foi grande, é extremamente exíguo para a realização de qualquer planejamento´, mesmo de última hora.

Serão 400 anos. E nada…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. ALERTA!!!

    A Rua Silvio Romero, no trecho compreendido entre a Av. Getúlio Vargas e Rua Iracema, ÁREA RESIDENCIAL no centro da BELÍSSIMA SÃO LUIS que completará neste ano seu IV CENTENARIO, alem de maltratada (fato corriqueiro, comum em São Luis) está ao léu. Pois, oficina mecânica usa calçada para consertar veículos, quebrando o meio fio das calçadas, dificulta a locomoção dos transeuntes, usa tinta automotiva ao ar livre, prejudicando a saúde dos vizinhos. Tudo isso com a anuência da blitz urbana. Por outro lado o pior acinte é que a mesma não possui alvará para funcionar.

    Ao lado dessa oficina mecânica existe um lava jato clandestino, também com anuência da blitz urbana, e o mesmo lava jato usa água sem limite e sem pagar, transformando a rua em um córrego.

    Isso tudo ocorre em SÃO LUIS QUATROCENTONA!!!

  2. Me permita alertá-lo de que existe sim, um relógio perdido em algum buraco desta cidade cronometrando o aniversário da cidade. As ‘autoridades’ estão anunciando um grande espetáculo para São Luis: O MOA 2, ah, Castelo anuncia com estardalhaço a apresentação sensacional da dupla Patatí-Patatá para combinar com povo.

  3. Eu nunca acreditei nas promessas dessa cambada de politicos ultrapassados que só sabem encher os bolsos com o dinheiro do povo, agora, festa é o pau que vai rolar, na praça Maria Aragão e Litoranea, com os mesmo de sempre, Bicho terra, psirico, timbalada, só porcaria.

  4. Marco Deça, vc quer o que, uma festa? decoracoes na rua, tipo no natal? é isso? Pois vc diz: ¨nada foi feito para dar uma cara nova à cidade¨. Vc tem alguma opiniao para isso, como seria essa cara nova? È a mesma q o gov. do Estado oferece aos seus municipios?. Agora, depois de vc elaborar opinioes, pense se o pref. Castelo tem feito algo no sentido ou nao. Sera q ele esta de braços cruzados mesmo ? Acredito q nao. Dê uma olhada em todas as obras q ele tem feito, sera q da pra fazer mais q isso? MAs o governo do Estado dá presentes né pra Sao Luis, daí eles estao fazendo algo!

    Resp.: Cara nova seria um sistema de transporte com ônibus de qualidade, trânsito seguro, bem sinalizado e com fluxo garantido;
    Uma cara nova seria novas vias de acesso ao Centro e aos bairros mais afastados, urbanizadas, modernas, com ciclovias e pistas exclusivas para ônibus.
    Uma cara nova seria a recuperação de nossas praças, nossos pontos turísticos – como a Avenida Litorânea, o Centro Histórico e a Lagoa da Jansén;
    Uma cara nova seria serviços de coleta de lixo de qualidade, atendimento de saúde de qualidade, segurança pública garantida e as escolas funcionando a contento.
    Simples assim…

  5. Marco só discordo no ponto “Restarão as festas e shows caça-níqueis de baixíssima qualidade, para iludir o povão com pão e circo.”
    Depois de amanhã já é junho e não há nem suspiro do que será o São João em São Luís…
    Enquanto isso Recife, Caruaru, Salvador e Fortaleza já dispõem de programação feita e divulgada! VERGONHA! VER-GO-NHA!!!

  6. Marcos, quanto contraste nessas duas imagens, onde uma retrata uma beleza exuberante da nossa Cidade e a outra demonstra bem o descaso e o descompasso existente entre os gestores públicos, que onde um faz a recuperação das ruas, o outro, sem nenhum constrangimento e sem o mínimo de respeito pelos direitos dos cidadãos permite que sua empresa faça o que faz a CAEMA em nossa Capital, que por birra, executa “serviços” sem planejamento em locais onde a Prefeitura realiza obra de pavimentação deixando as ruas todas esburacadas e criando transtornos e prejuízos para população.
    A segunda foto mostra bem esse pouco caso e essa falta de sintonia do governo municipal como o estadual, que propositalmente permite uma barbaridade dessa natureza.
    Lamentável.

  7. É, deixa-me ver. Desses 400 anos, quase 15% no comando dos Sarney… É, vai ficar ainda pior…

  8. Políticos desgraçados,bando de miseráveis,todos farinha do mesmo saco,sem exceção de nenhum.quando que vão se preocupar coma situação do povo? eu respondo:nunca! não tem boa vontade de resolver agem sempre em causa propiá sem se preocupar com ninguém,bandidos de gravata. sem moral,pra falar nada.

  9. Caro Marco, principalmente os péssimos serviços prestados pela CAEMA que neste mês de maio/2012 apresentou fatura com aumento de tarifa em 53% e com metodologia de cobrança totalmente diferente ao cobrado em meses anteriores, ou seja um roubo antecedendo as eleições deste ano, que dá para sugerir os motivos desta conduta de canalhas. Mas, em prol da verdade e da justiça a grande mídia nacional já está tomando conhecimento e as matérias virão em nível nacional para combater o mal.

  10. AMIGOS LUDOVICENCES.

    O QUE PREFEITO CASTELO TÁ GASTANDO E PROMENTENDO GASTAR PARA A SUA REELEIÇÃO, VAI COMPROMETER A ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO MUNCÍPIO PELOS PRÓXIMOS 400 ANOS QUE AINDA VIRÃO….. É VER PRA CRER……………… AGORA MESMO É QUE VAI !!!. (NÃO SEI PRA ONDE !! …..E SE AINDA VOLTA, MAIS QUE VAI ………….VAI.), RSRSRSRSRR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *