5

Maranhão tem 30 parlamentares recebendo no Congresso…

A bancada do Maranhão no Congresso Nacional é representada por 18 deputados e três senadores. Mas atualmente, o contribuínte do país paga salário a 30 parlamentares maranhenses.

São os 21 titulares e mais sete suplentes que exercem mandato temporário.

Pelas regras do Congresso, o parlamentar que se afasta para “tratamento de saúde” pode continuar recebendo a íntegra dos seus vencimentos. É o caso, por exemplo, de Ribamar Alves (PSB) e Cléber Verde (PRB).

Mas a Câmara também paga o mesmo salário aos suplentes que estiverem exercendo o mandato no período de licença dos “doentes”. Exemplo: Simplício Araújo (PPS) e Ricardo Archer (PMDB).

Já aqueles que se licenciam para assumir cargos nos governos federais ou estaduais, pondem optar pelo salário parlamentar – o que sempre fazem, já que o valor é maior que o de ministro ou secretário.

Neste grupo estão os senadores Edison Lobão e João Alberto de Souza (ambos do PMDB), além dos deputados Gastão Vieira (PMDB) e Pedro Fernandes (PTB).

Os suplentes de todos eles – Clóvis Fecury (DEM) e Edinho Lobão (PMDB), no Senado; Chiquinho Escórcio e Costa Ferreira (PSC), na Câmara – também recebem os vencimentos integrais.

De todas as licenças da bancada federal, apenas a de Edivaldo Holanda Júnior (PTC)  ainda não foi esclarecida – se para tratamento de saúde (o que garante o salário) ou para tratar de assuntos particulares (o que, em tese, suspende a remuneração).

De uma forma ou de outra, seu suplente, Weverton Rocha (PDT), recebe o salário integral de deputado federal.

E o povo brasileiro paga toda a conta…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Se, pelo menos, eles contribussem de forma positiva para o desenvolvimento de nosso Estado. Nunca tive o prazer de vê los nem passando rapidamente nas sessõs da tv Camara o Senado. Temos que aprender a votar. Chega de hereditarísmo politico !

  2. Essa conta de 30 parlametares tá errada meu chapa! 21 + 7 = 28.
    Outra coisa meu lindo, o Cleber Verde tirou licença para tratar de assuntos particulares (coordenar a campanha de prefeios e vereadores do PRB no interior do MA), ou seja, sem remuneração.
    Ok!???

  3. ISSO EXPLICA A GANÂNCIA PARA ALGUNS POLÍTICOS TENTAREM SE ELEGER. É MUITO MAMATA, PARA NÃO DIZER ABSURDO. MUITO BEM LEMBRADO; PENA QUE POUCOS ELEITORES TÊM ACESSO A UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE COMO ESSA.

  4. Como assim que o deputado federal RibamarAlves está de licenca para tratamento de saúde se ele está em plena campanha eleitoral lá em Snta Ines onde vai a festas, comanda a campanha e apronta todas? Esse deútado ainda quer serprefeito mentindo assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *