7

A onipresença de João Castelo…

Castelo: ninguém é tão presente quanto ele nas disputas em SL

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), tem um cacife inigualável entre os políticos que disputam a eleição na capital maranhense: ele é o mais lembrado – para o bem ou para o mal – dentre todos os nomes já dispostos para a sucessão.

De cada 10 eleitores, nove sabem quem é o prefeito de São Luís e o que ele representa no Maranhão.

Esta percepção do eleitorado é uma espécie de “fundo de garantia” de Castelo, um  dividendo que só ele tem na atual disputa, único capaz de ser lembrado pelo eleitor, espontaneamente, na hora do voto. 

Tudo isso é fruto da sua onipresença eleitoral nos pleitos de São Luís.

Das sete eleições já disputadas deesde que os prefeitos das capitais voltaram a ser escolhidos pelo voto direto da população, em 1985, Castelo participou de cinco – direta ou indiretamente.

A presença de Castelo nas eleições de São Luís é tão grande quanto a de Jackson Lago (PDT), que se elegeu três vezes prefeito e fez os sucessores Conceição Andrade (então no PSB), em 92, e Tadeu Palácio (hoje no PP), em 2004.

Apenas as eleições de 1988 e de 1992 não tiveram a participação do atual prefeito do PSDB.

Em 1985, então senador pelo Maranhão, Castelo conseguiu eleger a mulher, Gardênia Gonçalves (PDS), contra uma máquina formada pelos governos federal e estadual e pela Prefeitura de São Luís, que não foram suficientes para embalar a candidatura do modorrento Jaime Santana (PFL).

A mesma façanha o prefeito viria a repetir em 2008, quando derrotou pessoalmente o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), apoiado – direta ou indiretamente – pelo grupo Sarney, prefeitura de São Luís e presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Castelo voltou à cena em 1996, como candidato da então prefeita Conceição Andrade. Perdeu a eleição para Jackson Lago, mas manteve-se em evidência, voltando à disputa em 2000, novamente derrotado pelo pedetista.

Em 2004, João Castelo perdeu novamente em primeiro turno, para Tadeu Palácio (então no PDT). E há quatro anos elegeu-se pela primeira vez, derrotando Flávio Dino.

Em 2012, vai para a sexta participação em eleições da capital, superando o ex-governador Jackson Lago.

Um cacife difícil de alcançar…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Castelo vencerá no primeiro turno, muito bem lembrado essa coisa da “onipresença” psicologicamente é um grande aliado nas urnas, adorei o texto.

  2. João Castelo é isso, isso e mais do que se imagina. Castelo é um eterno batalhador. Ainda me lembro da campanha em que ele enfrentou as forças politicas federal, estadual e municipal. Com um slogan simples “Aceite tudo, na hora vote nela” ele levou a sua esposa ao comando municipal. Pagou um preço alto pela vitoria politica e a perseguição veio muito forte pra cima da Gardênia. Agora Castelo começa a ficar livre das amarras da justiça e ele livre se torna um servidor do povo. É uma pena que este povo que domina o Maranhão não dê oportunidade para Castelo desenvolver o que ele mais gosta de fazer: Trabalhar, trabalhar para melhorar a nossa cidade e o estado. Castelo tem no seu trabalho obras de suma importancia para o Estado, agora chegou a vez da capital. E o povo não é bobo e sabe separar o joio do trigo. Castelo, faça o que tem que fazer, nos estamos ao seu lado. Castelo livre é um servidor do povo.

  3. Voce se esqueceu de um unico mais importante detalhe: TRATA-SE DO CAMPEAO DE DERROTAS POLITICAS EM SO LUIS, NO MARANHAO e QUICA NO BRASIL? ISSO NAO PRESTA !!!!

  4. Castelo é sem dúvida nenhuma um expert em politica, faz como ninguém e convenhamos, a cidade mudou pra melhor.

  5. Castelo teve seu desempenho regular na sua gestão teve seu alto e baixo mais continua com seu favoritismo na disputa vamos por parte
    Tadeu palácio teve a sua segunda administração péssima ligar a seu objetivos pessoal
    Washington Oliveira não tem carisma nem pegada na politica depende dos outro para sobreviver como Ricardo murad roberto costa lula ele não vou próprio ou melhor não te arranque
    Edvaldo Holanda júnior tem a herança politica do seu pai que tem um passado péssimo foi governo agora e oposição na verdade e um camaleão politico
    Flavio dino esse que dar uma de João sem braço ou melhor estar desgovernado não sabe em que apoiar
    Na verdade castelo acordou !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *