11

“Consórcio” totalmente rachado para a disputa em São Luís…

Roberto ficou com Edivaldo Júnior...

Não há sequer um sinal de unanimidade nos partidos e grupos que compunham o “consórcio oposicionista” de candidatos a prefeito de São Luís, divididos entre as candidaturas de Tadeu Palácio (PP), Edivaldo Júnior (PTC) e João Castelo (PSDB).

Nem o PCdoB, cujo presidente Flávio Dino se posicionou ao lado de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), seguirá íntegro na campanha. Vários comunistas manifestam abertamente a preferência por Tadeu Palácio (PP).

A deputada Eliziane Gama (PPS) fez questão de participar da coletiva de Palácio e não foi à de Edivaldo Júnior. Lá, representando o mesmo PPS,  estava o deputado Othelino Neto que, por motivos óbvios, deve ficar com o petecista. 

...e Eliziane preferiu Tadeu Palácio

Outra parte do PPS continuará com o prefeito João Castelo (PSDB). 

O mesmo racha existe no PSB. Com Edivaldo Júnior ficaram Roberto Rocha e Marcelo Tavares. Com Castelo já estavam – e continuarão – José Reinaldo Tavares e José Antonio Almeida.

Do PDT, a dupla Edivaldo/Flávio Dino conseguiu a adesão de Julião Amin e Weverton Rocha. E só. O grosso do partido está todo na administração castelista – e pretende continuar.

Mesmo assim, os políticos que formavam o consórcio e que pregaram o tempo todo a unidade, agora insistem em negar o racha.

Se há uma divisão clara entre três candidaturas, o racha só não existe se a tese de José Reinaldo for a verdadeira no grupo: a de que todos estarão juntos em 2014 – incluindo Castelo – para atender aos interesses pessoais da dupla Flávio/José Reinaldo.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. concordo com o Antonio Bastos. Se as eleições são para prefeito de São Luis, então a oposição é formada pelos candidatos que estão em estado dicotômico com relação ao governo (digo a prefeitura). Quando vc diz oposição? Vc diz oposição a prefeitura? Ou oposição a oligarquia? Seja bem claro!

  2. Que consórcio, que nada! Você acha mesmo que Flavio Dino, por acaso, é um homem de espírito democrático? Mandão, arrogante e prepotente, esse sujeito só obedece ZéReinaldo, que é o financiador dele, mas com o nosso dinheiro. O que Flavio Dino, Castelo e Zé Reinaldo querem é dinheiro, dinheiro e nada mais. O povo é que se dane.
    Quanta decepção, seu Flavio! Eu nunca pensei que você fosse tão submisso a um político da marca de Zé Reinaldo. Veja só o tipo de gente com quem você se aliou: Zé Reinaldo, ex-preso da Justiça Federal; Castelo, ex-governador da ditadura, nomeado por Sarney; Humberto Coutinho, prefeito que responde a vários processos na Federal; Tema, ex-prefeito e ex-preso da Justiça Federal. Weverton Rocha, um dos homens que destruíram o governo do saudoso Dr. Jackson Lago, além de ser o responsável por irregularidades e desvios de recursos na reforma do Castelão e do Ginásio Costa rodrigues, é o principal acusado no processo que apura corrupção no Ministério do Trabalho na gestão do ex-Ministro Lupi, demitido por Dilma. Só gente boa! E agora, fingir que vai com Edvaldo no primeiro turno para poder apoiar Castelo no segundo turno, mandado por Zé Reinaldo, é o seu fim político. Ainda bem que agora, sim, o povo está te conhecendo. O nosso PC do B precisa se livrar de você o quanto antes.

  3. Caro Marco, é óbvio que Castelo faz parte deste “consórcio”, pois se perder agora sai candidato para o senado em 2014 dentro do grupão com Tavares, Dino e cia.

  4. Marco, eu juro que não não entendi até agora, quando vc falar em consórcio de oposição e não cita o aloprado do pt. Ora, na divisão simplista existe apenas governo e oposição. No caso, o Castelo é governo e o restante é oposição. ou seja se há consórcio de oposição o aloprado do pt também deve ser inserido.Certo?

    Resp.: Errado. Oposição é o conjunto das forças políticas que se opõem a determinado governo. Algumas destas forças podem se juntar em um consórcio, federação, aliança, coligação, grupo, clube, confraria, etc… e outras podem continuar sozinhas. No caso de São Luís, alguns partidos se juntaram em mum consórcio que gira em torno do ex-deputado Flávio Dino. Outras, preferiram ficar com Washington. É simples assim.

  5. Marco, au juro que não não entendi até agora, quando vc falar em consórcio de oposição e não cita o aloprado do pt. Ora, na divisão simplista existe apenas governo e oposição. No caso, o Castelo é governo e o restante é oposição. ou seja se há consórcio de oposição o aloprado do pt também deve ser inserido.Certo?

  6. Caro Marco, pelo visto o dono deste blog ainda não entendeu a articulação de Flávio Dino! Mas, o segredo é o seguinte: como é dificil evitar o 2º turno nas eleições deste ano vão tentar colocar o maior número possível de candidatos com potencial de voto para possibilitar uma disputa final entre dois candidatos do mesmo grupo ou consórcio, eliminando a candidatura do PT e PMDB para o 2º turno.
    Portanto, na minha humilde opinião, o consórcio existe e está fortalecido com o objetivo não só nestas eleições, mas em 2014 com certeza.
    Acorda Roseana!!!

    Resp.: Esta possibilidade é inviável, meu caro. Será Castelo e outro no segundo turno. A menos que você ponha também o Castelo como membro do consórcio. Aliás, o José Reinaldo põe.

  7. Essa tua dor de cotovelo pela escolha do edvaldo, me confirma que o Flávio está certo mais uma vez, valeu meu líder!

  8. E tal racha seria o sonho da Oligarquia não é meu caro??? Me compre um bode e largue de ficar plantando essas notícias fantasiosas, criadas pelo teu chefe maior, que te obriga a escrever baboseiras na internet!!!!!!

    Resp.: Você também dizia que era notícia fantasiosa, quando eu aqui afirmava que Dino já havia escolhido Edivaldo Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *