33

Holanda Júnior precisa falar por si só…

Edivaldo Júnior: ele é quem tem que falar...

O ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) não é personagem desta eleição municipal. Ele abriu mão do protagonismo ao desistir de ser candidato.

Portanto, não faz sentido algum que  não seja o próprio Edivaldo Holanda Júnior (PTC) o responsável por apresentar-se em coletiva como “o candidato do consórcio oposicionista” – ou o que sobrou dele.

Mais uma vez, no entanto, será Flávio a falar por ele.

A tutela de Flávio Dino sobre Edivaldo Júnior é exatamente um dos pontos fracos do candidato.

O petecista nunca se manifesta. Não tem opinião sobre nada, não discute com ninguém os problemas de São Luís, não conversa publicamente, não atende telefones. Nunca aparece.

Só fala pela boca de Flávio Dino. Ou de Weverton Rocha (PDT). Ou de Márcio Jerry (PCdoB). Ou do pai, Edivaldo Holanda.

Sem identidade, tutelado pelo comunista, Holanda Júnior será engolido na campanha por um João Castelo (PSDB) perspicaz, astuto e espirituoso.

Exatamente como o tucano fez com Dino há quatro anos atrás.

Na época, o comunista sentou-se no trono criado pela “voz das pesquisas”, no tal argumento “o povo quer” – repetido como mantra por petistas e comunistas que atuavam em sua campanha – para achar que tinha vencido a eleição.

Perdeu.

Agora, Holanda Júnior, como um candidato de laboratório, segue o roteiro estabelecido pelas pesquisas “quali”, que dizem a ele o que vestir, como falar, quando falar, onde andar e como se mostrar.

Mas campanha se faz com as pedras da realidade.

Se contrói um candidato é no contato diário com o povo e nos embates sobre os problemas da cidade. Não monólogos pré-ensaiados, mas diálogos com o povo e com os concorrentes.

Edivaldo Júnior poderia começar a construir esta realidade hoje, sendo ele próprio o responsável por se apresentar como “candidato oficial de PDT, PCdoB, PPS, PSB, PRTB e PHS”.

Mostraria, assim, que tem identidade própria…

Marco Aurélio D'Eça

33 Comments

  1. Taurus, Traiu junto com seu pai a Roseana e Joao Castelo. Quer mais? Holanda pai foi cria de José sarney e hoje se diz o Salvador!

  2. Não, você não entendeu ou não quer entender: não quero justificar a postura do meu candidato, até porque nem sei quem o será. E nem tenho como comparar a postura de Edivaldo Júnior com os demais candidatos. Ele é o novo. Ele nunca prefeito e nem traiu os seus aliados políticos, ao contrário dos demais que você mesmo, caro blogueiro, já listou aqui, como é o exemplo dos “erros de Tadeu” em matéria mais recente. “Esse menino” pode ser a mudança e pode fazer muito blogueiro morder a língua ou torcer o nariz. Temos que apostar e esperar o melhor para essa ilha que está perdendo o seu magnetismo, pois os “que já estão velhos” não pensam em atrair novos investimentos para cá. Mais uma vez eu digo: egoísmo puro.

  3. Edivaldo ainda não está falando e já incomoda. Imagina quando começar a falar. Ainda que não seja eleito, Edivaldo já é um vencedor. Ainda vai ser o governador do Maranhão. Aguarde.

  4. Marco, impressionante como Flavio Dino tá tratando Sao Luis, logo ele, presidente da Embratur, ainda não ví uma linha de noticia em veículo nenhum. Com esse “apreço” como tem moral de apoiar candidato A, B ou C? Somente esse marionete que ele está utilizando para o seu projeto político, alinhado com o seu ídolo que lhe colocou na Politica, junto com o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, a peso de ouro. O comentário do Célio Barreto é primoroso. Gostei da abordagem. Gente, quem baba em debate, tá fora!!!!

  5. Marco,
    Teria mil argumentos para constestar seu post. Contudo não o farei. Vou esperar vc reconhecer que avaliou mal. E não demorará muito. Vc vai viver e verá. Um abç do Milton Calado

    Resp.: Olha, meu caro Milton. O que ouvi os aliados dizerem depois da entrevista coletiva só corrobora o meu texto. Aliás, teve alguns membros do PDT, do PSB e do PCdoB que ainda acharam covardia ter botado o Júnior pra falar depois de Roberto Rocha e Flávio Dino. Isso só acentua os pontos que eu destaquei no blog.

  6. Vc acha que, em Paço do Lumiar, a Prefeita Bia vai ser a tutora de Sarney Neto, já que recentemente ela o lançou candidato a Prefeito.
    Desculpe, amigo, mas não vi vc fazendo análise parecida quando isso aconteceu.
    Ah…eu confio na renovação política com Edivaldo Holanda Junior, nosso próximo Prefeito.
    Abraço!

  7. Você escreveu: “Se contrói um candidato é no contato diário com o povo e nos embates sobre os problemas da cidade. Não monólogos pré-ensaiados, mas diálogos com o povo e com os concorrentes.”
    Agora eu pergunto: qual desses candidatos tiveram contato diário com o povo? Qual desses candidatos tiveram diálogos com o povo? Tadeu? Castelo? Não me lembro de nada disso. Castelo, pelo que sei, nem sai do seu apartamento pra despachar processos. Tadeu passa por todo mundo e só se preocupa se o seu sapato está limpo e se a sua gargantilha de couro está centralizada. Edivaldo Holanda Jr. conhece todos os líderes comunitários, trabalha constantemente nas cominidades e está disposto a fazer a verdadeira mudança. Temos que apostar no novo.
    E ainda há quem diga que EHJ será “marionete de papelão”. Ora bolas, o que Gardeninha faz com Castelo? O que os irmãos de Tadeu fizeram com ele quando era prefeito? Tem gente que só se preocupa mesmo com os benefícios que tal candidato trará pra si. Egoismo puro!

    Resp.: Poderia listar aqui vários exemplos para mostar o equívoco de seu comentário. Mas só o fato de voc~e querer justificar a postura do seu candidato levantando o fato de todos os demais serem iguais a ele, significa apenas que seu candidato é só mais um, que já nasceu velho, certo?

  8. acho que qualquer um dos candidatos quer for eleito fará uma melhor administração do que a catastrofica administração atual, chega de Castelo, e não podemos dizer que o edvaldo holanda jr. não carismatico prova esta que foi muito bem votado na eleição passada para df, castelo foi o maior erro cometido pela população de são luis, agora promete VLT, não consegue tapar um simples burraco;;; brincadeira, somente ignorante pode acreditar

  9. Holanda Junior vai ser marionete de papelao! bom é pra quem vai produzir os cartazes e minidoors p esse rapaz. na eleição passada era o que mais tinha. Nesse entao…
    O unico posicionamento dele vai ser fica atras de muros ou impressado nas parede ou nos telhados em banners e minidoors.

  10. quem seria de fato o prefeito de são luis? o edvaldo pai ou o edvaldo filho ?

  11. Edvaldo Jr vai ter que além de falar mais por si só, mostrar que já tem experiencia administrativa. Ô IMBECIL, NÃO VAIS NEM SEQUER DIFICULTAR EXPULSAR CASTELO DA PREFEITURA.

  12. Ah Tá!! E quando foi que roseana soube falar algum dia!! Bastou Flávio Dino confrotá-la no debate da irante que ela ficou desnorteada!!

  13. Marco,
    De fato, um candidato com tantas tutelas acaba extremamente comprometido, pois se eleito será monitorado pelos tutores e, certamente, terá sua autonomia reduzida, restrita só para atos de somenos importância da administração municipal.

    Por outro lado, é de se estranhar que, tendo ele sido ungido a candidato da oposição, com o apoio do Flávio Dino, continue vivendo em compartimento hermeticamente fechado, sem se manifestar como candidato.

    Estranho! Mais estranho ainda foi um comentário postado no blog do Luís Cardoso, divulgando as visitas frequentes do pai do candidato à casa da governadora Roseana…

    Como todos sabem em São Luís, o Edivaldo pai foi cabo eleitoral da governadora nas eleições de 2008, se não me falha a memória. Depois, e incompreensivelmente, surge como líder do governo Jackson Lago, na Assembleia Legislativa…

    Com certeza, esse é um comportamento que o eleitor engole porque não tem alternativa, mas que não aceita, não aceita, ainda mais se lembrarem que ele já trabalhou como assessor do deputado federal Sarney Filho…

    Como vc é um jornalista bem informado (e eu que vivo distante de São Luís, não o sou), solicito-lhe a gentileza de voltar o foco de seu poder investigativo para me responder se essas visitas são procedentes, e com que objetivo elas acontecem…
    A ser verdade, tem-se a imaginar esta situação: o grupo da governadora, apesar de dar apoio público ao vice Wasthington, que nunca teve votação expressiva na capital (pelo menos é isso que os resulados eleitorais do TRE dizem após pleito), quer se garantir na segundo turno. Ou seja, indo a eleição pro segundo, com Holanda Jr na disputa com o Caostelo, já que não se vê condições de o vice decolar nas pesquisas, as chances do Jr serão muito maiores com o apoio total do governo estadual. Afinal, ele já saiu eleito como deputado federal somente com os votos da Ilha.

    Como vc costuma dizer, simples assim!

    De outra forma, não dá pra se entender esse jogo de bastidores, ou seja, as visitas de Holanda pai.
    Fale a respeito, por gentileza, sim?
    Fred Torremolinos

  14. Caríssimo jornalista, ao contrário do que mostra a presente matéria penso que a tutela de Flávio Dino sobre Edivaldo Júnior é exatamente um dos pontos mais fortes do candidato, além da sua inegável competência.

    resp.: Aguarde e verá quem tem razão. Mas volte aqui para reconhecer…

  15. Meu caro,na minha humilde opinião acho que cometeram um erro gravíssimo ao escolher Edivaldo jr.para concorrer à prefeitura de São Luis.Essa candidatura não vai decolar,não tem apelo popular,nasceu morta.Flávio Dino pensa que pode transferir sua influência eleitoral para o Jr,se engana.O candidato certo para bater CAOSTELO e Washington é Tadeu.Bom ou ruim,hoje ele é o cara !

  16. Ola caro jornalista, vejo sua parcialidade e deixas nítido sua preferencia pelo atual prefeito. Mas não precisa tentar distorcer os fatos em beficio de seu candidato. O fato é que o sr castelo não mostrou e nao cumpriu o que prometeu em campanha. Pense bem amigo, a renovação se faz necessaria. EHJ tem grandes chances de vencer as eleicoes.

    Resp.; Engraçado, já ouvi hoje afirmações dando conta de que tenho preferência por Tadeu Palácio. O próprio Castelo acha que apoio Edivaldo Júnior; e o grupo de Flávio acha que estou a serviço de Washington Luiz. Isso é bom. Mostra a independência do titular do blog, a tal ponto de ninguém conseguir decifrar qual o seu candidato preferido.

  17. É isso mesmo Marco, eu acompanho a politica com certo interesse e nunca ouvi a voz desse rapaz, que me lembre li apenas uma entrevista dele, não sei nem se ele sabe pensar quanto mais falar. Será ele um poste, quem é esse cara ?

  18. Ainda bem, Meu caro D´Eça, que o povo de São Luis agora está conhecendo quem é essa falsa esperança chamada Flavio Dino. Esse Edvaldinho está apenas fazendo papel de laranja nessa historia e certamente o Edvaldo pai vai tirar um bom proveito dessa história. Tudo isso não passa de uma trama do infelizmente ex-governador Zé Reinaldo, que colocou o seu pau mandado Flavio Dino desarticular as candidaturas de oposição para facilitar a reeleição de Castelo.
    Flavio Dino, Zé Reinaldo e Castelo são todos farinha do mesmo saco e pra eles não importa tudo de ruim que acontecerá com a nossa cidade numa outra administração de Castelo. O que eles querem é se dar bem. O povo de São Luis e do Maranhão todo precisa aproveitar essa oportunidade da eleição deste ano para começar a fazer uma grande limpeza na política e a providência mais urgente é mandar para casa, definitivamente, os já ultrapassados como Castelo e seu apoiador Zé Reinaldo. A segunda providência é eliminar da política também Flavio Dino, pau mandado de Zé Reinaldo, que já provou que em matéria de política e trabalho pelo povo não serve pra nada porque só pensa nele mesmo, na sua vaidade e na sua arrogância e nas vantagens dos cargos públicos.

  19. Concordo com você Marco. A oposição ficou acéfala, esse candidato será massacrado nas urnas. Foi uma escolha errada, boba, mal conduzida por quem deveria debater a opção por um dos candidatos, mas preferiu tomar a decisão sozinho, tendo unicamente interesses próprios a considerar.

  20. Caro Marco D´eça:
    Discordo da sua opinião, pois eu acho que o Edivaldo Jr. tem muito a oferecer aos ludovicenses, porque , o que transparece a todos, principalmente os que fazem oposição a Castelo e Sarney, é que o jovem, apesar da pouca idade, em comparação com seus concorrentes Tadeu e Washington, é um cara tranquilo, ponderado, dinâmico, sério e muito, muito bem articulado, inclusive pode ter bastante apoio até de pessoas do grupo Sarney, o que seria ótimo. Quanto a Flávio Dino, se Edivaldo Jr. se eleger, ele ficará numa situação bastante confortável, pois mostrará habilidade política e visão de futuro, além de abnegação, por ter recusado candidatar-se, mesmo com todas as pesquisas apontando seu favoritismo.
    O morador de São Luís pode começar a pensar numa dupla capaz de transformar o Maranhão por inteiro, a partir de 2015: Flávio Dino governador e Edivaldo Holanda Junior prefeito. Seria um sonho para todos nós!

  21. Concordo com vc D’eça, o garoto Edivaldo até agora não disse nada a não ser pela boca do pai e de outros, o porque de ser candidato. Muito fraco e novo, tem um futuro pela frente como deputado, tem que amadurecer mais,agora entrar numa eleição com diga-se de passagem um “raposa velha” como João Castelo e ainda por cima com os cofres esdadual e municipal abarrotados de dinheiro que convenhamos, infelizmente é quem ganha uma eleição. Não sei não mas acho que pai,filho e agora padrinho político(Dino), meteram os pés pelas mãos. O tal consórcio de oposição rachou e lembremos também que teremos Tadeu Palácio na disputa que com certeza dificultará mais ainda a briga nessa eleição.

  22. Bom mesmo é Macaxeira né???? Tem voz própria, um exemplo de independência!!!!!

    Resp.: Também apoio Macaxeira? Bom, vcs precisam se definbir por um, né?!

  23. Precisamos de um prefeito, nao de um fantoche, que vá fazer da prefeitura banca de negociatas, esta escolha foi feita com base em ameaças de Holanda pai e wevwrtom Rocha, me sinto como milhares de ludovicences: traídos, iludidos por uma utopia que seria a escolha por critérios.
    Holanda Jr foi escolhido na reunião sen ter o que falar, calado, acusado, fruto de negociatas escusas.
    Na Biblia ele bem deve saber tem muitas historias de governos que começam assim.
    O fim ele também já sabe como é!
    Eliziane to com você!!’

  24. Penso que o PHS deve compor com o PP não com o PTC, haja vista a forte ligação de Raimundo Filho (PHS) com Tadeu Palácio (PP).

  25. Caro blogueiro, você está devidamente enganado ao dar essas informções distorcidas sobre a pessoa do Dep. Edivaldo Holanda Júnior, ele é o unico candidato que visita os bairros, senta com lideranças e houve a população, é um cara carismatico, e concerteza o povo dessa cidade escolhera ele para prefito de São Luís – MA, então vê se você tenha mais respeito em passar suas informações e não tente ludibriar o povo dessa cidade, todos sabem que você é cria da familia Sarney.

  26. Mas deça o encontro de hj é pra mostrar a todos que Dino esta com Junior, foi o escolhido dentre os outros para representar o consorcio, apenas isso. Dino é o cabeça e precisa mostrar quem esta apoiando para q n paire duvidas como as que O Reinaldo tentou plantar na midia q o comunista ficaria d camarote e apoiaria Caostelo pra receber em troca em 2014 !!! Dino nao é o candidato mas partiu dele toda essa aglutinaçao para q o castelo torne-se Ruinas e apenas lembranças ruins do passado. Vc n deve conhecer EHJ, ele cm certza possui identidade propria e erram profundamente os que pensam q se esconde atras do seu pai ou de quem quer q seja.

    resp.: Dino não é o cabeça de nada, meu caro. Ele se recusou a ser cabeça. o Cabeça é o candidato. E o candidato precisa saber falar. Se não sabe, não pode ser candidato. Se Dino o escolheu por que acha que, com ele, pode continuar na ribalta, é péssimo para o povo. Um candidato tutelado nunca será um bom prefeito.

  27. Por isso que Marcio Jerry e sua gangue escolheram o menino. Pra querer governar por ele, se achar o homem forte da governo dele e mandar em sua campanha. O menino vai ser simplesmente um boneco na campanha, vencendo entra a raposa: o pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *