37

Aluísio perdeu as condições de ficar no comando da Segup…

Valdêmio: assassinado a tiros

A governadora Roseana Sarney (PMDB) tem obrigação de mudar toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública.

A execução do criminoso Valdênio José Silva – preso em abril como suspeito de participação no assassinato do jornalista Décio Sá – estava anunciada em letras garrafais.

E se a polícia não evitou, figura como cúmplice dos criminosos – de uma forma ou de outra.

Aluísio Mendes e sua equipe falharam mais uma vez, como falharam também na investigação do caso Décio.

Veldêmio foi preso sob suspeita de dar fuga ao pistoleiro que assassinou o jornalista.

Dias depois, em uma conversa com o titular deste blog, testemunhada por diretores e jornalistas do Sistema Mirante – o secretário afirmou ter o pistoleiro confessado participação em um crime recente, em Teresina.

A polícia também sabia que o bandido já tinha sido preso em Alagoas, por chefiar quadrilha de roubo de cargas e era conhecido na Vila Pirâmide como agenciador de pistoleiros.

Mesmo assim, o pôs em liberdade há 15 dias.

O próprio sistema de Segurança Pública acaba figurando como suspeito neste caso.

Se a polícia sabia do risco de queima de arquivo, por que o pôs em liberdade? E se o pôs, porque não monitorou a ponto de, pelo menos, saber que ele corria o risco de ser executado?

A incapacidade da Segup em dar respostas ao caso Décio – e agora com a queima-de-arquivo de peça importante no processo –  deixa Aluísio Mendes sem condições de continuar na Segup.

A menos que já tenha elucidado o crime de Décio e esteja proibido de revelar o mandante.

Mas, neste caso, a responsabilidade é do próprio governo…

Marco Aurélio D'Eça

37 Comments

  1. Não vamos aplaudir e soltar rogões para a policia do Maranhão pela elucidação da morte do Decio Sá ,achando que a segurança do nosso estado e ótima , não fez mais que a obrigação deles!! O assassino de decio já havia vitimado dois cidadões daqui de Santa Inês por que esse psicopata não estava atrás das grades desde esse crime pois ele foi preso na ocasião!
    Por quê não investigou o crime do fabio brasil ,e o quê esse jr bolinha tava fazendo solto se ja tem varias passagens por roubo , receptação ,estupro e outros artigos e ainda dava um de empresario honesto em Santa Inês.

  2. marco não deixe essa peteca cair…continue firme na cobrança da elucidação da morte do saudoso Décio.
    Semana passada o Jornal Nacional fez reportagem sobre os 10 anos da morte de Tim Lopes, e na oportunidade Willian Bonner disse que a elucidação do crime só foi possível graças a cobrança intensiva da Globo que em 45 dias seguidos fez dezenas de horas de reportagens diárias cobrando das autoridades a elucidação e prisão dos criminosos.

    Aqui, aos poucos vai caindo no esquecimento, logo uns esquecerão, outros vão deixar pra lá por medo, e quem vai ficar com alguma coisa é família de Décio, vai ficar com a dor da saudade.
    MARANHÃO CRIA VERGONHA NA CARA!

  3. a polícia que soltou o pilantra? Sabe tudo, ein, blogueiro…. porque vc não divulga o nome da desembargadora que relaxou a prisão desse “cidadão”? ahhh tu gela agora?

  4. Não acredito q o assassinato desse elemento seja condição “sine quanon” ao crime do Décio.Já que o mesmo tem ligações de várias espécies com o submundo do crime mas,concordo com vc q o sistema de Segurança Estatal não pode ficar dando uma de “joão Bobo”nessa lama toda.

  5. O pior disso é saber que esses assassinos envolvidos no caso Decio ainda estão nas ruas prontos para agir a qualquer hora. É uma terra sem lei.

  6. VAMOS FAZER UMA OPERAÇAO AQUI EM SAO LUIS IGUAL A QUE FOI FEITA EM IMPERATRIZ NA DECADA DE NOVENTA? TENHO CERTEZA QUE E SÒ COLOCAR JOAO ALBERTO SECRETARIO DE SEGURANÇA E DR.LUIS MOURA COMO DELEGADO GERAL QUE OS BANDIDOS IRAO PRO PARÀ OU PIAUI.

  7. Mais um crime brutal em nossa cidade. São Luís virou Imperatriz! A polícia civil investiga todo tipo de besteira. Quando é para investigar morte NUNCA encontram nada. Estranho…

  8. Meus santo Deus, só bosta falam tanto o “mega-bloguista” metido a esclarecido ou tenta tomar o lugar do falecido (deve estar puto da na vida imortal com tantas asneiras)com seus asseclas “comentaristas” de plantão…só quem não tem o que fazer mesmo!

  9. Marco D’eça,

    Parabéns pela sua coragem! Comungo com tudo que você escreveu sobre a inapetência desse governo na elucidação do brutal assassinato do jornalista Décio Sá. Mesmo sabendo que você é um funcionário graduado do jornal que tem como “sócia” a maior responsável pelo batimento de cabeças na segurança pública do Maranhão: a governadora Roseana Sarney, vez que como mandatária-maior, não toma nenhuma medida corretiva sequer, nem mesmo admoesta os verdadeiros responsáveis por esta gestão apática no sistema de segurança do Maranhão!

    Uma coisa que me causa espécie, meu caro D’eça, me permita, é ver você esquecer por completo de outra peça que também é logicamente responsável, pela sua omissão e silêncio, que é o secretário chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva, pois este deveria naturalmente, como segundo-homem hierarquicamente do governo, com a sua “notável” e “impressionante capacidade de gestão” dar um choque de gestão na SEJUSP/MA. Contraditoriamente, vejo, somente, você fazendo loas às ações no governo empreendidas pelo Sr. Luís Fernando!!! Isto não é uma contradição? Saudações!

  10. Ruumm…
    Valdenio, a bola da vez!
    Quando ouvir essa noticia de que ele foi morto, imediatamente imaginei que ele foi morto somente para tentarem elucidar parte desse crime, já que ele seria um dos únicos envolvidos nesse crime que estaria preso.
    Acredito que o prenderam já com essa intenção, de usarem ele depois pra qualquer coisa e de repente elimina-lo(acabou nessa alternativa), já que ele já era figura conhecida da policia e já tinha um vasto curriculo criminal e tinha bons contatos e ligações com varios empresarios. Quer dizer, tinha um bom perfil para ter ligação com esse crime do Decio né?? Se não fosse ele, seria qualquer outro bandido com o perfil similar ao dele.
    Pra mim isso é jogada pra tentarem elucidar esse crime, já que eliminaram um “arquivo”, que na vdd não deveria ser arquivo de nada.
    Sim, e o tal da foto(retrato falado) com perfil de Boliviano, indigena, etc…???
    Daqui a pouco a Secretaria de Segurança nem fala mais nesse aí.
    Pra mim isso é uma condução do crime perante a sociedade.
    Tão tentando embaraçar a cabeça da sociedade pra ver se muita gente abandona essa historia e assim essa historia começa a se esquecida e esquecida e esquecida, tentando deixar apenas parte da imprensa sozinha nessa cobrança, como alguns blogs estão fazendo.
    Acho eu que o Galdenio ae é só mais um pra estatistica.
    Não tinha envolvimento nesse crime não.
    Esse crime tem ligação com gente e GRANDE na politica do nosso estado e o Sr. Aluísio tá é recebdendo ordens de gente acima dele. Ou seja…

    D’Eça, Parabens pela matéria!!!
    Vc é um dos únicos sensatos nesse meio jornalistico.
    Não balança nem pra um lado e nem pro outro.
    Infelizmente a gente vê isso em outros blogs.

  11. Caro Déca, você acha que já esta na hora de fazer uma mudança no sistema de segurança? Por menos a governadora já exonerou xexéu e Seixas da secretaria de segurança.

  12. PORQUE O SECRETÁRIO ALUIZIO MENDES NÃO VEM A PÚBLICO ESCLARECER TODA ESSA TRAMA ENVOLVENDO OS SUPOSTOS ASSASSINOS DE DÉCIO SÁ E ,TAMBÉM SOBRE ESSES DOIS BANDIDÕES TRAFICANTES E ASSASSINOS PICARETÕES QUE FORAM PRESOS NO TURÚ E QUE ESTÃO NESTE MOMENTO AINDA ESTÃO SENDO INVESTIGADOS PELA EQUIPE DE DELEGADOS DA SEIC.

    E SE ESSE SIGILO É UMA FORMA DE ESTRATÉGIA PARA ESCLARECER DE UMA VEZ POR TODAS ESSA TRAMA MACABRA,VAMOS DAR UM CRÉDITO DE CONFIANÇA AO NOSSO SECRETÁRIO. DO CONTRATÁRIO SUA CARREIRA POLICIA FICA MACULADA PELA INCOMPETENCIA, IMPERÍCIA E NEGLIGÊNCIA NESTE CASO COMPLEXO. VAMOS AGUARDAR O FIM DESSE NOVO PERIODO DE INVESTIGAÇÕES A FINDAR NO PRÓXIMO DIA 23.06.2012.

  13. Niguém mais que o funcionalismo para denuciar os desmando de um governo. Foi assim desde o tempo do gov. Jack e continua. Mas como vivemos em uma sociedade impócrita, que só quer saber do seu umbigo, temos que continuar enchugando gelo. Agora, chamem o Exercito Brasileiro, ponham aqueles homens com fuzis e metralhadoras, tudo de faixadas que vai resolver a nossa insegurança.

  14. Não sei por que ele não tem mais condições de ficar no cargo? Por que mataram esse banddo? bandido morre todos os dias, assim é para quem entra no mundo do crime. A justiça soltou é por que não encontraram motivos para que ele permanecesse preso! Por que ele não mudou de endereço? Ou vc queria que a polícia ficasse de guarda na casa dele? enquanto não temos políciais suficientes nem para todos os Municípios do Maranhão. Acho que quem não tem condições nenhuma de ficar no cargo é a Sua Goverandora Roseana Sarney, que juntamente com sua família e amigos acabaram com ess estado em quase 50 anos de ditadura!

    Resp.: Como você vive no mun do da lua, nem merece resposta. Afinal, não vai entender nada.

  15. Realmente não dá pra entender… O Governo tem o melhor nome do Estado pra acabar com esta desordem. Por que não colocam logo o João Alberto na Segurança????

  16. MAS A POLICIA PRENDE, AGORA QUEM SOLTA É A JUSTIÇA!! SE A JUSTIÇA DETERMINOU A SOLTURA DO ACUSADO A POLICIA NÃO TEM CULPA, ATÉ PORQUE NÃO TEM COMO FICAR VIGIANDO TODAS ESSAS PESSOAS QUE CORREM RISCO DE SEREM ASSASSINADAS!!

  17. Marco, parabens por postar esta matéria, sendo da equipe do sistema mirante, mas por menos os ex-secretários de segurança seixas e xexeu foi demitido. Um sistema em que delegados não se entendem e oficiais da pm rachados, a tendência é a falência da segurança. Cade a governadora?

  18. A Policia Civil esta desvirtuada na sua função de investigar, pois hoje em dia se preocupa apenas com “flanelinhas, usuarios de drogas e carros de som” ações que deveriam ser desenvolvidas pela Prefeitura, Conselhos etc… POLICIA CIVIL tem como função principal INVESTIGAR CRIMES.

  19. Marco, de fato, o Secretário de Segurança devia pedir para sair. Ora, pela imprensa o tal Valdênio, foi preso como suspeito de dar fuga ao matador do Décio Sá. Com o preso havia um revólver 38. Ou seja, havia um crime de flagrante por porte ilegal de arma. Então, veja só. Um cara com o curriculum do tal Valdênio é preso em flagrante com porte ilegal de arma de fogo e é solto em poucos dias. Se fosse um bandido comum, não seria solto do flagrante antes da audiência criminal. Mas, o tal Valdênio conseguiu. Como o advogado dele é bom. Não é? Isso nos faz pensar que a soltura do criminoso foi proposital…

  20. O assassinato desse suspeito, remete aos tempos do assassinato do delegado Stênio Mendonça, em que vários acusados foram mortos de forma muito misteriosa. Até um pedido de transferencia feito pela justiça de Santa Luzia do Tide, que resultou na morte do bando Bel, numa estrada vicinal, num povoado chamado barro duro no município de Santa Inês.

  21. Meu caro jornalista marco D’Eça esta mais que provado que foi mais uma quiema de arquivo, e o que o sistema de segurançanumca vai dizer quem foram os verdadeiros mandantes do crime do Decio Sá,pois se divulgar vai ter que cortar a própria carne pq todos sabiam que soltando o suspeito ele seria assassiando pelo mandante ou o sistema de segunaça nõ sabia que algo podia acontecer é muito ingenuidade por parte de todo sistema,mais da pra percerber que o sistema de segurança esta acuado sem saber o que fazer, fico com suas ultimas frases postada no seu escrito “A menos que já tenha elucidado o crime de Décio e esteja proibido de revelar o mandante.

    Mas, neste caso, a responsabilidade é do próprio governo…”

  22. MARCO,COMPARTILHO DO MESMO PENSAMENTO DO COSME, EM CONVERSAS DE BASTIDORES COMENTA-SE QUE O MESMO FOI ATE PRESSIONADO A ASSUMIR O ASSASSINATO,NÃO TOPOU, FOI PRA COVA.
    OUTRO DETALHE, ENGANA-SE QUEM PENSA QUE ESSE PAU MANDADO DO ALOIZIO ESTEJA FRAGILIZADO, SE ESTA HOJE COMO SECRETARIO E PORQUE PASSOU A VIDA INTEIRA FAZENDO FAVORES DESSE TIPO

  23. Marco, a segurança no nosso estado está comprometida.
    Hoje mesmo a minha irmã foi abordada por um assaltante, em plena 11 horas da manhã e levaram o seu carro. A sua filhinha de 9 anos estava no carro e quase foi levada pelo bandido.
    Chega de insegurança e impunidade. As vítimas que estão traumatizadas e o governo parece que somente dorme e viaja para Paris.

  24. Execelente reflexão. A verdade às vezes é dura, mas tem que ser dita.

  25. A execução desse ”coitado” foi apenas para desviar o foco. esse cara não tem nada a ver, não existe queima de arquivo. Foi morto so para gerar Especulações para confundir a polícia e opinião pública.

    Resp.: O que é mais grave. Se a criminalidade consegue fazer a sociedade de joguete, decidindo quem vive e quem morre, é por que aSegurança acabou. Simples assim…

  26. O grau de incompetência das autoridades encarregadas da segurança no estado é incomensurável. Chegou às raias do inadmissível. Incompreensível o silêncio da governadora diante de tamanho vexame. Em qualquer estado sério, o secretário de segurança e sua cúpula seriam sumariamente demitidos. Mas aqui, estranhamente, não. Há uma tolerância torpe com o secretário Aluísio. Por quê? Desde o início, até para os mais leigos, está muito mal explicada a condução levada a cabo para elucidação do crime: a pressa do secretário em decretar segredo das investigações; um retrato-falado que só é divulgado na missa de 30º dia da morte do jornalista; não ter havido de imediato a determinação de bloqueio de todas as saídas da ilha de São Luís. Mas tudo isso, por incrível que pareça, é uma repetição do passado. Nem precisa ter boa memória para lembrar do assassinato do delegado Stênio Mendonça. À época, os integrantes do chamado “Bando Bel” chegaram a ser presos, mas, durante uma transferência (até hoje mal explicada) para o interior do estado, a PM que os conduzia foi interceptada e os pistoleiros mortos. E quem era a governadora? De tudo isso resta algumas certezas: o crime organizado continua firme e forte no Maranhão e a nossa segurança, uma porcaria.

  27. Rapaz quando é que esse cara foi morto e onde? Meu Amigo agora ta claro que tem peixe grande na jogada.

  28. Marco deca. Da uma olhada no resultado da qualitativa no blog do Gilberto leda. Se tiver interesse no relatório completo podemos mandar pra vc. Abc

    Resp.: Eu já tenho, meu caro. Obrigado.

  29. Lamentável caro blogueiro, é saber que a esta altura o crime está elucidado sim, porém a verdade deu de cara numa porta de costas muito largas. Escreva aí: nunca será divulgado o nome do mandante. Certeza de quem é existe e certeza de impunidade também. Perde quem foi e quem fica, mas sempre perde mais quem foi….

  30. D’EÇA, VC MAIS UMA VEZ, FALA POUCO, MAS FALA TUDO!
    PARABÉNS!

  31. Um Estado Democrático sem voz é um Estado Totalitário.
    Parabens pelo seu jornalismo que não deixa que a sociedade fique desinformada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *