33

Parabéns a Aluísio Mendes e sua equipe…

Aluísio Mendes: serenidade e competência

Este blog deve desculpas públicas ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Por quase dois meses, manteve-se duramente crítico em relação à ação da polícia no caso Décio Sá. Hoje, veio à prova de que todos agiam dentro do que imaginavam ser a linha mestra de atuação para resolver o caso.

Foram críticas fortes e até pedidos de exoneração do secretário, que, ao final, mostrou competência e articulação para elucidar o assassinato de Décio.

Portanto, é devida a ele, pessoalmente, e a toda a Polícia Civil, o reconhecimento público ao trabalho realizado.

Este blog orgulha-se também de ter adotado a linha que adotou, enquanto outros meio de comunicação decidiram seguir as ordens da polícia.

A pressão constante mantida sobre a polícia ajudou a manter acesa a chama da cobrança pela elucidação do crime.

Algumas críticas tinham também o objetivo de levar os bandidos a se achar no melhor dos mundos, enquanto a polícia trabalhava em seu encalço.

Poucos jornalistas acompanharam tão de perto as investigações – com cobranças e troca de informações constantes – quanto o titular deste blog.

O que fazem precisas as informações aqui prestadas – antes e depois da elucidação do crime.

De qualquer forma, o trabalho de Aluísio Mendes foi excepcional e mostrou que a polícia maranhense, apesar das dificuldades estruturais, têm policiais capazes de combate, com dignidade, a criminalida no Maranhão.

Parabéns a todos os policiais…

Marco Aurélio D'Eça

33 Comments

  1. Não adianta chorar pelo leite derramado.Ops, pela besteira dita no dia anterior.A policia não é refém de postagens ridiculas como as suas. Respeite as instituiçoes e antes de tudo as Pessoas antes de tudo.

    Resp.: E você, pra onde quer ir? quer que eu mande ou fica subentendido???

  2. Marcos,
    Quando você escreveu uma matéria muito forte sobre o Secretário de Segurança e a Polícia Civil, eu tive vontade de lhe escrever, achando que a polícia estava certa em manter sigilo nas investigações, e, principalmente, por eu achar que a gente não deve se precipitar em julgamentos quando não se está diretamente envolvida na apuração dos fatos e que o respeito à autoridade é algo a ser mantido em ocasiões como essas. Mas diante de sua retratação pública, só tenho a elogiar este gesto e dizer-lhe que continue com a postura jornalística da imparcialidade na busca da elucidação dos fatos, deixando-lhe aqui um pequeno/grande conselho: “pegue menos pesado” na autoridade.

  3. Tu tanto falou mal da Polícia que agora tu mordeu tua língua… Ganhou experiência com essa.

  4. Parabéns pela sua postura, ainda bem que a polícia foi competente, mas sua postura não deixou de ser correta por isso.

  5. Você nao entendeu o que eu quis dizer no meu comentario anterior, o que eu quis dizer foi que o pedido de desculpas é sim de muito valor, mas que não apagam as precipitações ditas. Hoje o jornalista escreve tudo o que acha que deve ser dito, com o respaldo da famosa “liberade de imprensa”, e depois pede desculpa. Mas o estrago já foi feito.

    Resp.: Não tem arrependimento de nada do que foi dito aqui em relação á polícia, meu caro. O pedido de desculpas foi mais uma espécie de homenagem ao trabalho da polícia. Mas não há sequer umazinha precipitação em tudo o que for dito. E, se você se der ao trabalho de ler todos os poosts a respeito do caso, verá que, desde o início, este blog já apontava a linha que a polícia chegou para elucidar o caso. Por isso a impaciência com a demora, já que se mostrava tão óbvia. isto, de fato, é liberdade de imprensa.

  6. Marco, parabéns pela capacidade de reconhecer que os comentários foram “pesados” no caso Decio Sá, contudo percebe-se que as críticas servem também para mexer no brio das pessoas e estas mostrarem realmente seu potencial. Estou feliz e orgulhosa com o Agente de Polícia Federal, Bel. Aluisio Mendes pela capacidade de coordenar, liderar, delegar e gerir está equipe de valorosos policiais que atuaram no caso Décio Sá na elucidação deste bárbaro crime. Estou feliz porque um homem não se mede pelo cargo, e sim – dentre outras formas de avaliação – pela capacidade de liderança e pelo conhecimento. No cenário que se apresenta acredita-se que o conjunto da obra só foi pelo esforço concentrado de todos, pela perseverança e é exatamente isso que a sociedade espera dos órgãos públicos.

  7. Avante companheiros que a jornada, já fez morada em nosso coração
    Num Gesto de resposta à sociedade a realidade vai mudar no Maranhão
    Avante POLÍCIA CIVIL
    Orgulho de nosso Brasil…

    PARABÉNS A TODOS OS ABNEGADOS POLICIAIS CIVIS QUE DIUTURNAMENTE SE DEDICAM A INVESTIGAR CRIMES E PRENDER CRIMINOSOS EM NOSSO MARANHÃO

  8. Parabéns para toda a cúpula da Policia Civil e especial ao Secretario Aluízio Mendes e governadora que todo este tempo não demitiu o secretario porque sabia de sua capacidade, e parabéns a você Marco com suas criticas construtivas.

  9. Parabéns, eu só tenho o desejo de ver todas essas movimentações da polícia também quando o crime tiver sido contra o tal do zé do joão do raimundo, aqueles que apenas votam e precisam de ajuda do Estado.

  10. Apoio e dou valor no que foi feito para elucidar este crime, mas faço uma ressalva, que os crimes que acontecem com o zé, o joão a maria, tenha a mesma vontade e o mesmo empenho para solucionar os casos, pois o que se vê não é assim, mais espero que seja.

  11. É, qdo interessa eles vão fundo, investigam e elucidam o crime, qdo não fica aí, sem resposta, como é o caso de Raimundo Tadeu Maciel Serra, assassinado em 29.12.2007, em seu restaurante, apesar de já ter o retrato falado do assassino e já identificado nem o inquérito a polícia concluiu até o momento. É politicamente, resolver esse crime não interessa a ninguem, nem ao Secretário nem a Governadora.

  12. De parabéns toda cúpula da Segurança Pública do Maranhão.Muitas vezes cobramos,criticamos mas,eles estavam usando o tempo para elucidar tão hediondo crime.De parabéns também a imprensa q cobrou e nos manteve informado.Não existe crime perfeito,aprendam srs.meliantes…

  13. Parabéns Marco,
    A policia cumpriu o seu papael o de adotar a linha que achava que era a mais sábia, e você o seu, na falta de informação por parte da policia, até por força da linha que ela adotou.
    Portanto você fez um brilhante trabalho, inclusive deve ter ajudado e muito a linha que a policia adotou, pois, você com seus questionamentos deve ter levados estes facinolas assassinos a pensarem que a policia estava perdida.
    Pois, se você deve desculpas, a policia lhe deve agradecimentos, tenha certeza disso, e continue com o seu brilhante trabalho jornalistico, a sociedade maranhense e brasileira lhe agradece.

  14. Espero que vc fique cobrando outras coisas tambem e nao so esta, pq talvez o jornalismo seja a unica salvação do povo se for usado de forma honesta e nao protegendo Roseana e seu grupo como voces fazem… problemas na saude, no abastecimento, nas estradas os assaltos que todo dia tem varios, mortes de pessoas menos importante para voces jornalistas enfim mil coisas que devem cobrar do governo e ninguem fala nada so pq é Roseana a chefe do estado, pergunto que será preciso morrer varios jornalistas inocentes para vcs fazerem alguma pressão???
    não esqueca q Decio morreu por uma parcela de culpa do proprio estado em deixar a policia sem Efetivo e condições de prender os bandidos, la no Jaracaty todo dia tem assalto, no renascenca todo dia tem assalto e o que o governo faz??? quase nada, e continuo dizendo, na Lagoa na litoranea enfim en tantos lugares esta seguranda nao existe de fato, n culpo o Secretario e muito menos a policia culpo o Sistema Politico temos uma AL como um predio em anexo do palacio nenhum deputado fala se nao tiver o OK da governadora enfim coisas que como cidadão fico pensando aonde o maranhao esta indo, este governo ai precisa acabar, o modelo é sim ultrapassado, e mais Luis Fernando pode-se dizer que é o novo mas continua camuflando o velho sistema é nada menos que o velho sistema maquiado de novo… é apenas minha opnião um abraço

  15. As palavras quando são mal empregadas e qualquer vazamento postada no blog com falta de sabedoria geram especulações terríveis sobre a credibilidade do trabalho da Secretaria de segurança publica. Ao contrário do que se pensa, a Polícia Civil do estado não tem obrigação de informar carater sigiloso de toda e qualquer informação que venha atrapalhar investigações grandes para suprir caprichos de blogueiros. Entendemos que seu dever é informar, e “INFORMAR” baseado na “VERDADE” e não em suposições.
    Sabemos do nosso trabalho e das condições baseadas no que acreditamos. RESPEITAR uma profissão é ÉTICO e sair atirando pra todo lado sem saber do que se trata é fácil. Informar a “VERDADE” a população é muito descente e é disso que precisamos. O Trabalho foi feito com louvor e a policia está de “PARABÉNS” afinal de contas foi dada uma resposta a sociedade.Parabéns a você também que se retratou diante do ocorrido e acreditamos que daqui pra frente haverá um cuidado baseado em informações precisas sobre qualquer caso. Sucesso em seu blog e nas informações! A Justiça foi feita e a voz do Décio não foi calada, pois houve uma continuidade por parte dos colegas e isso que importa. A união faz a força e não é por força e nem violência que se resolve as coisas, mas sim com respeito ao próximo.
    Parabéns Maranhão!!!
    Parabéns políciais do estado do Maranhão…Linda a investigação e a prisão dessa corja .

  16. pena que isso so deve acontecer neste caso especifico pq os proprios jornalistas faziam combrancas diretas e tambem pq a vitima era Decio imagina se fosse um cidadão comum ate hoje o bandido estaria por ai

  17. Tu não gostava de Decio, sentia inveja dele. agora quer ser o paladino da verdade e da moralidade, quanta cara de pau !

  18. Marco, coloque no ar a matéria do Blog do Décio que gerou a revolta do mandante.

  19. Devo me curvar ao seu senso de respeito as pessoas.Belo post esse aqui.Um sabio sempre reconhece os vencedores.Aluizio e sua equipe estao mesmo de parabens!mas diz Marco d’eça…tu mordeu tua lingua né..Agora é agora de repensarmos o jornalismo local não é caro companheiro…fazer jornalismo não é colocar em xeque ninguem e se ir atras de tudo aquilo que esta oculto, porem é necessario verificar e comprovar os aftos antes de publica-los…

  20. Marco,
    A sua persistência e tenacidade na cobrança diária em busca da elucidação do covarde assassinato de Décio Sá, foram essenciais para o desfecho da investigação que apontou os responsáveis pelo perverso crime. O seu incansável interesse em não deixar o episódio cair no esquecimento, e a eficiente estratégia técnica adotada pela Polícia Civil foram vitais para a prisão dos envolvidos.

    resp.: Obriado, Nelson. Fico feli pelo reconhecimento. E muitíssimo grato pela participação.

  21. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!
    Parabéns, amigo! Parabéns pela forma com que vc se portou durante todo esse processo. As cobranças eram necessárias – como vc disse – para manter a chama das investigações. Mesmo porque a cobrança, não era só sua, mas de toda sociedade maranhense. Agora, temos que reconhecer o excelente papel da policia na elucidação do caso. Isso nos deixa muito orgulho. Parabéns, a todos os policiais. É bom saber que no Maranhão ainda temos polícia! Parabéns a todos nós!
    Hoje, a minha boiada está um pouco mais alegre, com esses bandidos presos, mas ainda sente muita saudades do Guerreiro Décio..Quantos crimes ele ajudou a desvendar!
    Décio ajudou a botar muitos bandidos na cadeia, e a por fim em muita bandalheira de políticos corruptos no Maranhão.
    Parabéns, Maranhão!

  22. Décio, quero parabeniza-lo pela humildade de ter pedido desculpa, mas também espero que sirva para você e também à outros jornalistas que se deve ter mais prudência com relação ao que é postado. Hoje vocês blogueiros tem um número incrível de seguidores e isso requer bastante reponsábilidade de vocês. Afinal desfazer um equivoco é sempre doloroso. Abraço,

    Eugenio Rios

    Resp.: Posso garantir a você, meu caro, que não sinto constrangimento algum – muito menos dor – emr econhecer o excelente trabalho da polícia. Aliás, disse exatamente isso ao secretário Aluísio Mendes – que teria capacidade de reconhecer o trabalho policial – nas várias conversas pessoais que tivemos sobre o caso. Tomei a posição que deveria tomar. E fico honrado por saber que, assim, a chama da ivnestigação não se apagou. E fico honrado, também, em poder reconhecer o trabalho da polícia.

  23. A Polícia Civil do Maranhão está de parabéns, apenas os incautos e incrédulos duvidaram da resposta eficacaz de uma Polícia Judiciária cada vez mais técnica e eficiente.
    Parabéns a todos os envolvidos Marcos Affonso Júnior, Augusto Barros, Sebastiao Uchoa Uchoa, Maymone Barros, Guilherme, Jeffrei Furtado e a todos os investigadores diretamente engajados nessa dificil investigação.
    Não custa lembrar que é para que casos como esse não fiquem impunes, que desejamos e lutamos sempre por melhores condições de trabalho, infraestrutura e PRINCIPALMENTE INVESTIMENTO nas pessoas que fazem essa instituição! É preciso que seja dado à Polícia Civil o devido reconhecimento e papel de destaque na sociedade.

  24. PARABENS AO SECRETARIO DE SEGURANÇA E AO BLOG PELOS APELOS FEITOS.

  25. Sarney mandou, a policia encontra.
    Pena que ele só manda prender quem quer né?

  26. Marcos, a critica sempre quando feita sem escárnio e pautada em fatos reais sempre é vista com respeito. quando um joprnalista escreve o que vc acaba de escrever torna-se mais respeitado ainda…não lhe darei parabéns pois entendo que sua manifestação expressa seu caratér. É isso ai…imprensa isenta, sem conluios, ajuda a sociedade e transforma-se em esteio.

  27. E as ameaças que uma deputada fez aos blogueiros?? Nenhum ligação?

    resp.: Nada a ver.

  28. AGORA POLICIAIS COMPETENTES ELUCIDEM O ASSASSINATO DE BENEDITO GUIMARÃES CARVALHO, O BINÉ, OCORRIDO EM MARÇO DE 2011 NA COHAB.

  29. Parabens pela atitude Marco Deca. Eu entendo que as suas criticas ao secretario de seguranca tambem era em relacao a revolta que vc sentia por ter perdido um colega de forma brutal.

  30. Marco,

    Bom dia!!
    E que dia bom! Só em acordar e saber que valeu esperar, valeu a cobrança deste blog.
    Todos estão de parabéns pelo trabalho, seja a polícia, seja a imprensa, e àquele que descreveu os traços do criminoso meus parabéns, esta pessoa soube detalhar cada traço a ser repassado para o retrato falado.
    Esperamos agora que cada um tenha seu fim merecido e que a justiça se faça, pois a polícia fez seu trabalho e agora que rumos serão tomados???
    Há muitos crimes neste Brasil, neste Maranhão que a polícia fez seu trabalho e a justiça desfez. Vamos torcer para que estes apodreçam na cadeia.
    Um forte abraço e continue seu trabalho como vem sendo até hoje, estarei sempre te acompanhando.

  31. Salve a Polícia Civil, Salve a Polícia Civil, seu denodo e vocação
    Salve a Polícia Civil, Salve a Polícia Civil, guardiã do Maranhão …

    Trecho do Hino da Polícia Civil do Maranhão

  32. Parabens, Marco, pela sua capacidade de se auto reavaliar, reconhecer falha e mais que isso, pedir desculpas. Espero que asconteça o mesmo em relação a avaliação que tem feito de nosso candidato. Abç do Milton Calado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *