5

Luis Fernando: “Prefeituras que usam cheques estão mais vulneráveis”…

Luís Fernando alerta sobre uso de cheques por prefeituras

No bojo da Operação Detonando, que elucidou o assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, a Polícia Civil apreendeu 37 talões de cheques de Prefeituras, todos assinados e em branco, na casa do agiota José de Alencar Miranda Carvalho, o “Miranda”, de 72 anos.

Segundo os investigadores, todos os talões apreendidos levam as assinaturas de prefeitos maranhenses.

Nos recursos destinados pela União para investimentos na Educação já é proibido a movimentação por meio de cheques.

Um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2011, proíbe estados, municípios e Distrito Federal de fazerem pagamentos com cheques, e determina que a movimentação dos recursos seja feita exclusivamente por meio eletrônico, mediante crédito em conta-corrente de fornecedores e prestadores de serviços, para que sejam identificados os favorecidos dos pagamentos efetuados.

Para o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, prefeituras que ainda movimentam suas finanças por meio de talonários de cheques, estão mais vulneráveis a situações constrangedoras, mesmo não mantendo qualquer tipo de relação com agiotas.

Segundo Luis Fernando, a movimentação por meios de movimentação eletrônica, permite mais controle e transparência sobre os gastos dos recursos repassados, além de facilitar a análise das prestações de contas.

Nas palestras proferidas por Luis Fernando no ano passado, durante os Seminários Regionais de Lideranças, o secretário recomendou aos prefeitos, que se utilizavam dessa forma de movimentar os recursos públicos – não somente no âmbito da Educação, mas de todos as áreas – a abolirem esse modelo.

Ele citou o exemplo da época em que assumiu a prefeitura de São José de Ribamar, quando uma das suas primeiras medidas foi abolir a tesouraria do município, que efetuava pagamento por meio de cheque e até em espécie.

– Inicialmente algumas pessoas se assustaram com isso, mas logo entenderam a importância de movimentar os recursos públicos, por meio eletrônico, para a contabilidade e para a transparência – lembrou ele durante os seminários.

Com esse mecanismo, facilita ao prefeito na elaboração de sua prestação de contas, além de promover uma gestão transparente e idônea, como acontece em São José de Ribamar.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Rapá, ele falou tantas vezes isso para a prefeita de Paço do Lumiar e ela nunca tomou jeito. Por não ouvir Luis fernando é que ela nem pode ser candidata. Todas as denuncias que ela responde está relacionada a alguma coisa mal feita com cheque.
    E é fato mesmo isso que dissestes de luis. Em Ribamar, fui fornecedor antes de luis fernando, durante sua gestão e com Gil. Na época de Camara recebi pagamento das mãos de Alcione em espécie. Com luis fernando, tudo na conta, direto pelo banco. E ainda tem outra coisa: o sistema de pregão que ele instalou em Ribamar beneficia qualquer empresa que esteja funcionando corretamente. Mas não custa nada avisar, depois que ele saiu caiu um pouco. É isso!

  2. Luís Fernando tem o perfil do bom gestor, competente, responsável e com visão de futuro. O ideal para governar o nosso Estado no futuro.

  3. TAI UM CARA BOM, SÓ NÃO É 100% PORQUE ESTA DO LADO DESSA OLIGARQUIA PERVERSA

  4. pesquisando edições passadas do JP, observamos que esse ex de Ribamar pode ter tido problema para sanear as finanças daquela cidade causados com esse tipo de pratica e relatar o que fez para ter sido um bom gestor. Eu sou ex-vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *