Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O novo desafio de Roseana…

Roseana e seu staff da Segurança: novo desafio

A governadora Roseana Sarney (PMDB) é protagonista de um dos momentos mais importantes da história do Maranhão. Foi em seu governo, em 1999, que o sistema de Segurança pôs fim ao crime organizado no estado.

Naquela época, as quadrilhas de roubo de cargas, tráfico de drogas e assassinatos por encomenda entranhavam-se nos três poderes.

Sob o comando de Roseana, a polícia botou na cadeia deputados estaduais, prefeitos, vereadores, policiais civis e militares, delegados de polícia e empresários, numa operação de repercussão internacional.

Roseana Sarney tem agora um novo desafio no campo da Segurança.

Zé Gerardo e Zé Júlio: símbolos de um momento ímpar no MA

A agiotagem e seus desdobramentos – que vão da extorsão aos assassinatos, passando por sequestros e desvio de dinheiro público – estão impregnados no sistema político maranhense.

A elucidação do caso Décio Sá revelou uma quadrilha especializada neste tipo de crime. São bandidos que não hesitam em matar quando tem seus interesses contrariados.

Classe política

E controlados por esta quadrilha estão prefeitos, ex-prefeitos e candidatos a prefeitos; deputados estaduais, vereadores e empresários no interior.

Gláucio Pontes, seu pai, José Miranda, e seu comparsa Júnior Bolinha são apenas uma pequena parte desta quadrilha. Muitos outros estão soltos Maranhão a dentro, continuando a fazer o que eles deixaram apenas por causa da prisão.

O mais grave é que esta teia criminosa envolve policiais federais, militares e civis, deputados estaduais, advogados e magistrados.

Seja como vítimas ou como cúmplices.

Miranda e Gláucio: apenas a ponta do iceberg

A governadora Roseana Sarney não pode claudicar diante da situação grave em que se encontra a classe política. Se houver vacilo da Segurança Pública, esta teia continuará entrelaçada no próprio estado, roubando, matando e desviando dinheiro público.

Eleições

O período eleitoral é fundamental para iniciar o desbaratamento deste tipo de crime.

Muitos prefeitos estão amarrados aos agiotas. E muitos que querem ser prefeitos se preparam para receber o financiamento das quadrilhas.

Um dos passos importantes seria a divulgação das prefeituras cujos cheques foram encontrados com Gláucio Pontes.

Sabendo quem são os prefeitos que puseram as finanças públicas nas mãos de bandidos, os eleitores saberão se livrar dele nas urnas – de preferência para irem direto para atrás das grades.

Mas tudo depende da determinação da governadora e do seu sistema de Segurança.

É simples assim…

Imagens: O EstadoMaranhão
Sair da versão mobile