Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Não basta administrar; é preciso participar…

Gil Cutrim em plena festa no boi da Mata Grande

Considerado como uma das revelações do grupo político comandado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), o prefeito Gil Cutrim, também do PMDB, gosta de participar ativamente do calendário cultural do município de São José de Ribamar.

Desde 2008, quando ainda exercia o cargo de vice-prefeito, ele prestigia e participa dos ensaios de vários grupos folclóricos da cidade. Neste último fim de semana, por exemplo, batizou o Bumba-Boi da Mata Grande e esteve presente em mais um ensaio redondo do Bumba-Boi de São José de Ribamar.

– Gosto de estar presente e de ter o contato direto com as pessoas e brincantes. Avalio que investir na cultura é uma política pública necessária e eficiente. Além de prestigiarmos e incentivarmos as manifestações culturais da terra, movimentamos a economia da cidade e promovemos a atividade turística, gerando mais emprego e renda – afirmou o prefeito.

Gil Cutrim explicou que o município já está preparado para os festejos juninos deste ano.

A programação, organizada pela Prefeitura, e que será divulgada nas próximas horas, reúne mais de 100 brincadeiras genuinamente ribamarenses (grupos de Bumba-Boi e de Cacuriá; Danças Portuguesas; Quadrilhas; Tribos de Índio; Danças do Boiadeiro; dentre outros) que irão se apresentar nas dezenas de arraiais espalhados pela cidade.

Atrelado ao gosto do prefeito de prestigiar as agremiações folclóricas, estão as ações da sua administração direcionadas para o setor cultural.

As brincadeiras que irão se apresentar nos festejos juninos, por exemplo, já receberam parte dos seus cachês. O pagamento antecipado dos cachês, por parte da Prefeitura, é uma forma de incentivar os grupos folclóricos e oferecer a eles as condições necessárias para se preparar bem para a festança.

– A cultura ribamarense foi resgatada a partir de 2005, quando o ex-prefeito Luis Fernando assumiu o comando da cidade. Estamos mantendo e ampliando este trabalho que gera mais oportunidades de trabalho e renda e, é claro, muita alegria e entretenimento para a população – disse.

Sair da versão mobile