7

Ricardo Archer articula com ministro ações na área da pesca no Maranhão…

Archer atua na Câmara Federal

O deputado federal Ricardo Archer (PMDB)  reuniu-se ontem com o ministro da Pesca, senador licenciado Marcelo Crivela, em Brasília.

O parlamentar mostrou ao ministro a expectativa do maranhense com a nova Secretaria da Pesca, criad pela governadora Roseana Srney (PMDB).

Archer ficou impressionado com os programas que o Governo Federal tem para o setor, tanto na pesca maritima quanto na pesca estuarina (aquela feita através da criação em lagos e açudes).

Archer saiu do encontro com a certeza de que o Ministério da Pesca fará grandes investimentos no Maranhão.

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Acredito muito na capacidade administrativa do novo secretário estadual da pesca e aquicultura, o jovem Dayvson Franklin de Souza, uma vez que o mesmo já provou, quando esteve à frente da secretaria municipal de esporte e lazer “semdel”, a despeito do pouquíssimo tempo que teve para reetruturar a mesma, que só existia no papel e nos gastos.
    Volto a repetir que acredito muito no novo secretário estadual da pesca do Maranhão. Está de parabens a governadora Roseana Sarney e tenho certeza que a mesma terá à sua diposição, um dos melhores auxiliares de seu governo.

  2. Caro Marco,

    Em relação a materia, tomo a liberdade de esclarecer o seguinte:
    – a pesca estuarina é aquela praticada em estuários, que são, esplicando, de forma bem simplificada, regiões de transição entre rios e mares, ou seja locais de desmbocadura de rios, com fluxo de marés, águas salobras e riqueza de material orgânico e nutrientes, sendo normalmente bérçário para inúmeras especies.
    – a criação de organismos aquáticos feita em lagos, açudes, viveiros, gaiolas, etc é denominada normalmente de aquicultura.

  3. Caro Marco,
    Em relação a materia, tomo a liberdade de esclarecer o seguinte:
    – a pesca estuarina é aquela praticada em estuários, que são, esplicando, de forma bem simplificada, regiões de transição entre rios e mares, ou seja locais de desmbocadura de rios, com fluxo de marés, águas salobras e riqueza de material orgânico e nutrientes, sendo normalmente bérçário para inúmeras especies.
    – a criação de organismos aquáticos feita em lagos, açudes, viveiros, gaiolas, etc é denominada normalmente de aquicultura.

  4. Certamente o jovem Secretário já dispões dos projetos e das diretrizes para orientar todos esses “…grandes investimentos…” que ele afirma, o Ministério da Pesca fará no Maranhão.
    Bom seria se o Secretário apresentasse para a sociedade e especialmente para população que vive das pesca onde dever ser focada as ações que melhores resultados podem trazer para alavancar o nosso tão sonhado desenvolvimento. Tomara que isto não fique a cargo do Ministro da Pesca, pois como sabemos se ocupa de questões gerais e não vai se ater às questões que dizem respeito aos reais interesses do povo do Maranhão, que sofre com a falta de políticas públicas voltadas para bem aproveitar as nossas riquezas, que se bem exploradas e melhor aproveitadas pode contribuir para melhorar os nossos vergonhosos índices de subdesenvolvimento.

  5. A atividade pesqueira foi, é, e sempre será ,a maior alternativa socioeconomica que o Estado dispõe para poder se desenvolver. A questão é que as autoridades locais não dão apoio, ou apoiam muito pouco, seja porque não querem; seja porque não entendem; seja porque não podem. Ou seja por todos esses motivos juntos. É porisso que sua contribuição para o PIB estadual chega a ser medíocre, pois não ultrapassa os 16%, quando tem potencial para contribuir muito mais, considerando que o Maranhão possui o segundo maior litoral brasileiro, e tem uma bacia hidrográfica de invejável tamanho e capilaridade, se prestando para explorar a pesca marítima e a pesca estuarina, ambas com bastante competitividade. Parabéns, deputado Ricardo Archer pela iniciativa de mexer nesta questão. Desejo boa sorte mas, acredito muito pouco que a atividade pesqueira venha ter prioridade aqui no Maranhão, embora ache, repito, que isso seria uma tacada de mestre para o Estado, porque desenvolveria um setor cujos recursos naturais já estão aí, prontinhos, faltando somente a intervenção humana para geri-lo, não é verdade?

  6. Acho que a grande sacada socioeconômica do Maranhão é, e sempre foi setor pesqueiro, embora ele tenha muito pouco apoio das autoridades, e participe do PIB estadual com inexpressivos 15/16%, o que, convenhamos, é uma contribuição medíocre, frente ao potencial de que ele dispõe, a exemplo de uma costa imensa e uma bacia hidrográfica de porte invejável. O deputado Ricardo Archer acerta na mosca quando envereda por esse caminho, porque os recursos naturais já estão todos aí. Falta só a ação do homem para movimentá-lo objetivamente, a fim de colher os frutos. Parabéns deputado Ricardo Archer pela iniciativa, boa sorte na sua empreita, até certo ponto inglória, pelo pouco caso que se faz da pesca aqui no Estado. R.Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *