21

Holanda Júnior foca na juventude…

Edivaldo e Rubens: juvens por si só

O candidato do PTC a prefeito de São Luís, deputado federal Edivaldo Holanda Júnior, realizou movimentos nesta semana que mostram exatamente o foco de sua campanha.

Ele esteve com estudantes da Ufma, representantes evangélicos e membros da juventude de vários partidos.

Holanda Júnior que reforçar na população a imagem de jovem promissor, com idéias novas, projetos novos e nova visão dos problemas de São Luís.

Forte contraponto ao prefeito João Castelo (PSDB) e ao vice-governador Washington Oliveira (PT), vistos pelo eleitor como políticos tradicionais de uma geração que já no fim de carreira.

Para fortalecer ainda mais esta imagem, Holanda Júnior participa dos eventos sempre ao lado do deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB), um dos mais jovens parlamentares maranhenses, que deve ser o seu companheiro de chapa.

O reforço à imagem de juventude do candidato é amparado pelas pesquisas qualitativas da aliança PTC/PCdoB/PDT.

Estes levantamentos mostram que o eleitor espera alguém com n0vas idéias para São Luís – e mostram que a imagem de Castelo é sempre relacionada, de forma negativa, ao “antigo” e ao “tradicional”.

Governador no final dos anos 70, Castelo, de fato, é oriundo de uma classe política cujo o eleitor já envelheceu.

As pesquisas mostram que o grosso do eleitorado da capital não se identifica com ele, justamente por fazer parte de uma geração que já  é passado na política.

Washington também se cerca da juventude

Pode-se alegar que Flávio Dino (PCdoB) tentou fazer este contraponto em 2008 e acabou perdendo. A diferença agora é que Holanda Júnior não precisa dizer-se jovem.

Ele simplesmente é.

Washington Oliveira também percebe os movimentos do eleitorado – cuja faixa etária entre 16 e 35 anos representa a maioria – e já trabalha a presença de jovens em sua chapa – como Roberto Costa (PMDB), Victor Mendes (PV) e José Antonio Heluy (PT).

Tanto que sonha com o candidato a vereador Fábio Câmara (PMDB) como seu candidato a vice.

A imagem do “velhinho simpático” funcionará novamente sozinha?

Candidato surpreendentemente bem votado nas eleições de 2008, Câmara tem o perfil considerado ideal pelas pesquisas qualitativas: jovem, negro, de origem humilde e fortemente ligado aos movimentos comunitários. 

O prefeito João Castelo também reconhece a percepção do eleitor; e tenta rejuvenescer a imagem cercando-se de jovens aliados. Mas o contato público de sua campanha – e os aliados mais próximos no PSB, PDT e PSDB são todos de sua geração, ou de gerações próximas a dele.

Percebendo primeiro o vácuo – e tendo naturalmente o perfil esperado pelo eleitor – Edivaldo Júnior começa a navegar em faixa própria, ocupando primeiro esta estratificação do eleitorado.

Um passo importante para fortalecer a candidatura…

Marco Aurélio D'Eça

21 Comments

  1. pode falar do João Castelo que ele é isso ou aquilo mais uma coisa é certa ele não está ao lado do grupo do Sarney, como é o caso de Tadeu, Edvaldo Holanda, uma coisa é certa a governadora vai saltar muito dinheiro para eleger o seu candidato o seu vice- governador e escolheu logo Afonso Manoel para ser vice-prefeito vai ser um jogo duro e com certeza o grupo Sarney vai fazer de tudo para ganhar……

  2. Com o Dep Rubens Jr. ao seu lado,com certeza estará bem acompanhado.Admiro muito o Rubens Jr,acho – o bem preparado,inteligente.Sempre o assisto na TV assembleia ,e para mim ele é o melhor dep do MA.

  3. Edivaldo Holanda Jr , com o apoio de Flávio Dino, da juventude, das Igrejas e de segmentos progressistas da sociedade tem imenso potencial de crescimento, afora sua rejeição, que e baixa. Somando-se a isso a grande rejeição de Caostelo, Macaxeira e Jadeu palácio,essa eleição pode surpreender muita gente…

  4. Por que Silveira? Vão botar o papai Weverton pra falar por ele??? Ou o oportunista interesseiro do Rodrigo Marques da escolinha de inglês??????

  5. Oh Marco, vc que está mais antenadado que eu, me diga como ficou o Tadeu Palácio nessa disputada eleição?
    Obrigado meu caro e fica com Deus!

  6. Acho o Edivaldo Junior, muito sem expressão, muito escondido atras dessa carinha de bom moço. Acho que ele é meio Elisa de amor eterno amor (novela das 6) Ainda não mostrou as garras, mas vai mostrar.

  7. Fábio Câmara será um grande político neste Estado. Sem apoio algum ele teve uma votação expressiva em 2008, tanto é que o Ricardo Murad, que é um homem de visão, logo o puxou para o seu lado e teve um grande apoio na sua campanha para deputado. Fábio ele mostrou seu valor e provou que é forte.
    Quem pensa o contrário e acha que ele não tem conteúdo, pode se surpreender muito.
    Fábio vc já meu candidato a vereador, eu tinha outro candidato a prefeito, mas se vc for mesmo o vice na chapa do Washington, eu mudo meu voto e voto em você.
    Boa sorte Companheiro!!!

  8. Quem pensa que Edvaldo Jr. não tem conteudo vai ter uma grande surpresa na campanha…

  9. Voltando agora para a matéria em questão, o que tenho a dizer quanto ao Fabio ser candidato a vice do Washington acho que não é esse o momento, a historia dele é buscando uma coisa de cada vez, ele luta ao lado , junto com o povo, os objetivos em foco são pra essa comunidade que necessita de voz e vez, que precisa de alguém que tenha o sentimento popular e só quem realmente foi pobre , humilde e realmente precisou saberá lutar por objetivos semelhantes ,e o momento dele é de ser Vereador de São Luís, e assim como um Bom Vereador poderá galgar passos largos.

  10. Começo meu comentário fazendo uma correção ao senhor Rogério que conhece tão pouco da história do Fabio Camara. Que advém de família humilde e com um trajetória de lutas no PMDB que o levaram ao caminho em que está atualmente , com o nome cotado entre o candidato com a melhor aceitação no eleitorado , com um trabalho incansável nas comunidades e algumas que jamais tiveram qualquer assistência . A vc Rogério que concerteza deve ter recebido alguns desses “peixes ” como vc mesmo cita, convido a conhecer propostas coesas, vontade de trabalhar e sentimento do povo.

  11. Rapaz, você é tão eficinte para elogiar os bloguiros calça cuta, como os citados acima, pelas ‘informações’ sobre o assassinato de Decio. mas vivia atacando o secretário e sua equipe pela falta de informações e elucição do crime. Depois fez uma meia culpa e publicou matéria ovacionando Aluísio Mendes. Vai pastar ovelha desgarrada.

    Resp.: E…???

  12. Gostaria de saber qual é o seu critério para postagens… Fala aqui de Edivaldo Jr. e Castelo junto com Macaxeira… Já que vc está comentando das ações de Macaxeira, vc devia tá falando tmb das ações de Marcos Silva, pois esse sim é o real adversário do candidato da oligarquia, inclusive até mesmo ultrapassando este na última pesquisa!!!!!!

    Resp.: Marcos quem???

  13. Se vem acompanhado de praticas antigas negociando apoio de pdt em troca de tirar licença pra weverton assumir, vou botar meu sobrinho bem novinho nasceu ultimo dia 21 d junho, paciência esse representa umas 6 raposas velhas da política , no Maranhão começa com avo aí elege filho o neto a esposa o cunhado o tio a tia p melhor amigo

  14. Pensa em um ACM Neto???? ali tem conteudo!!!!!!!! E jovem!!! sao coisas diferentes!!!! PERGUNTA PRA ESSE MENINO QUANTAS ESCOLAS TEM EM SAO LUIS?!
    KD O BABAO DO PAVAONZINHO! HAHAHAHAA

  15. todos os tipos de candidato estão representados ai, talvez a imagem do velhinho simpático não funcione tão bem quanto a da candidata que adoece em véspera de eleição e fica entre a vida e a morte tirando fotos no leito de um hospital, morre não morre, depois que ganha a doença desaparece, até parece com esse circo todo que a doença é a falta de poder.

  16. Diferença abissal a comparação com esse tal de Fábio Camara. Criazinha de Ricardo Murad, moleque-de-recado, sem conteúdo, enfim, uma típica anta da Oligarquia. Sua prática politco-ideológica mais forte é distribuir peixes na semana santa. Grande “plataforma” que o identifica com a juventude.

  17. E a Conceição Andrade, como fica? Tiraram ela da Secretaria e abandonaram. Era a candidata do Washington e de repente sumiu.

    Resp.: Na política, se ocupa espaços. Não há espaço pára timidêz. A pessoa temq ue se fazer perceber. Esperar decisões dos outros, na política, nunca levou ninguém a lugar algum.

  18. O problema Nao e ser jovem! O fato e que ele e muito fraco! Nao sabe da uma entrevista, foge de todo mundo, nunca fez nada como vereador e muito menos como deputado. O Rubem Jr, Edilazio Jr, Neto Evangelista sao muito melhores do que esse rapaz. Nao tem expressão alguma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *