Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Louvores à imprensa…

Este blog não faz qualquer ressalva à divulgação de aspectos da investigação do caso Décio Sá em blogs, sites, jornais, rádios ou TV.

Pelo contrário, este blog ovaciona o mérito destes comunicadores, capazes de furar o bloqueio do sigilo das investigações e tornar públicos fatos que mudam a tragetória da história.

Este é um dos papéis da imprensa como mediadora social.

Por isso, este blog não se deixa levar pela tolice dos que não conhecem os meandros da profissão e caem no ridículo de afirmar “vazamentos propositais” no caso.

Ainda que fossem propositais, méritos para o jornalista.

Um delegado, um advogado, um político ou quem quer que seja que tenha vazado uma informnação, só escolhe vazar para um jornalista específico, entre tantos, por que confia neste jornalista.

E esta confiança jornalista-fonte se constrói com credibilidade e respeito mútuo.

Este blog também respeita a decisão de jornais, rádios, TVs, blogs e profissionais que decidiram seguir a determinação da polícia e não divulgam nada que não seja oficial.

Mas o blog entende também que a imprensa não tem esta obrigação.

A imprensa faz o seu papel social ao divulgar os fatos à sociedade – principalmente aqueles que os demais atores sociais tentam esconder.

E a divulgação dos depoimentos do caso Décio por blogs como Itevaldo Júnior, Gilberto Léda e Luís Pablo devem ser louvados pela excelência do trabalho.

Isto é fazer imprensa…

Sair da versão mobile