28

Com a palavra o Ministério Público…

Polícia fala da elucidação do caso Décio. Sempre com o MP ao lado

O Ministério Público Estadual é a única testemunha independente para esclarecer as dúvidas jogadas pelo deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD) sobre as investigações do assassinato do jornalista Décio Sá.

Segundo Cutrim – que classificou de “moleque travestido de secretário” o titular da Segurança Pública, Aluísio Mendes – o depoimento de Jhonatan de Souza foi ensaiado para incriminá-lo.

A polícia pode desmentir e garantir que não houve manipulação, mas o testemunho dos promotores que acompanham o caso é fundamental no processo.

Foram seis representantes do Ministério Público indicados a acompanhar as investigações.

Desde o início estão os promotores Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues, Ana Carolina Cordeiro de Mendonça e Luiz Muniz Rocha Filho.

Os três acompanharam de perto coletas de provas, diligências, pedidos de quebra de sigilo telefônico e, principalmente, depoimentos de testemunhas.

Cutrim jogou dúvidas sobre processo comandando por Aluísio

Depois, chegaram mais três promotores, que se juntaram ao grupo e acompanharam a prisão e os depoimentos de todos os envolvidos, desde o início.

Um destes representantes do MP, inclusive, está com um grupo de policiais em Minas Gerais, para averiguar se um bandido preso no interior daquele estado é o mesmo que deu fuga a Jhonatan de Souza, o matador de Décio Sá.

Promotores e policiais atuam juntos no caso desde as primeiras horas após o assassinato de Décio.

A manipulação dos depoimentos, portanto, só poderia ocorrer com a conivência dos promotores.

Que se manifestem, então…

Marco Aurélio D'Eça

28 Comments

  1. Mó pirigo comentar aqui. Briga de cachorros grandes. Num boto a mão no fogo por nenhum dos dois.
    E num sei o que o ministerio publico faz não, mas lá eles tambem brigam pra burro.

  2. o deputado Raimundo Cutrim sempre gostou de um dinheirinho por fora, desde quando era delegado da policia federal, pegava propina de empresas privadas de vigilancia, né zé walter maciel que o diga.
    Ainda falta muitos ingredientes para essa sopa.

  3. ESSE CUTRIM É UM COVARDE EM QUERER AMEAÇAR MORTO,E DE UMA FALTA DE CONHECIMENTO INCRÍVEL. AFINAL QUAL FACULDADE DE DIREITO QUE ESSE DOUTORZINHO CUTRECO SE FORMOU. SERÁ QUE ELE NÃO SABE O QUE É DECORO PARLAMENTAR?
    SE ESSE CUTRECO FOR EXPURGADO DA ASSEMBLEIA POR DECORO PARLAMENTAR ELE PERDE TODO O DIREITO PREVIDENCIARIO QUE TEM COMO DEPUTADO, E ISSO E EXTENSIVO A SEUS FAMILIARES.
    NÃO SOU A FAVOR DE FICAREM IMPUTANDO CRIMES PARA QUALQUER UM QUE SEJA,SEM PROVAS CABAIS PARA TAL.
    TAMBÉM NÃO SOU A FAVOR DE UM DEPUTADO NO AFÃ DE SE DEFENDER QUERER DENEGRIR A IMAGEN DE UMA AUTORIDADE MÁXIMA DE NOSSA SEGURANÇA PÚBLICA,PIOR OUTROS DEPUTADOS PICARETAS COMO TATÁ MILHÃO, RATO BRANCO E ARNALDO MELOSO QUEREREM PASSA PANOS QUENTES NA ESCULHAMBAÇÃO COMETIDA POR UM GALO ROUCO INFELIZ E INDECOROSO. TE CUIDA CUTRECO, ALUIZIO TEM CARTAS NA MANGA PARA PUXAR TEU TAPETE!

  4. Cadeia nesse deputado Cutrim, esse esta envolvido até o pescoço no assassinato do Décio. Sem falar que em tratando-se de travestimento ele sabe bem, pois ele proprio é um bandido travestido de parlamentar!

  5. CUIDADO DEP. CUTRIM: Parlamentar que faltar com ética poderá perder benefício previdenciário.O parlamentar que tiver seu mandato cassado ou que renunciar para frustrar processo destinado a essa cassação ficará impedido de receber benefício previdenciário. Essa é a regra prevista em projeto de lei (PLS 329/05) do senador Pedro Simon (PMDB-RS) aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Simon propôs a exigência de uma postura mínima condizente com a ética e o decoro parlamentar para que o parlamentar ou seus legatários tenham direito ao benefício dessa aposentadoria ou pensão.

    “É impensável, ilegítimo e inadmissível que um parlamentar que tenha tido seu mandato cassado, ou que tenha renunciado ao mesmo por estar sujeito a cassação, possa usufruir de um substancioso subsídio, sendo que não houve a recíproca do comportamento de respeito à coisa pública e à vontade de seus representados”, afirmou Simon na justificação do projeto.Por seu turno, o senador paranaense Alvaro Dias recomendou a aprovação da proposta, com duas emendas. Na sua avaliação, o momento vivido pelo Legislativo brasileiro exige, “até como questão de sobrevivência institucional, a adoção de medidas moralizadoras em todas as áreas de atividade do Parlamento”.

    Abra o olho Dr. Cutrin não deixe esse pessoal lhe tirar do sério,o que já conseguiram. “Quem Avisa amigo é”

  6. RAPA ESSE ALUÍSIO SÓ PODER TER PODER PARANORMAIS, DURANTE TODOS OS DEPOIMENTOS OS BANDIDOS ERAM INTERROGADOS POR UMA JUNTA DE DELEGADOS E POR VÁRIOS PROMOTORES, E MESMO ASSIM ELE CONSEGUI ENROLAR TODO MUNDO. OU SERA SE TODOS SÃO MOLEQUES ,JARDINEIROS, MONTADORES DE INQUIETOS…?
    FALA VALENTÃO CUTRIM ,KD PAULO ROBERTO DAQUELE CASO DE ROSÁRIO LEMBRA?

  7. Esse deputado Cutrim tem que ser investigado rigorosamente, pois tem muita bandidagem envolvendo o nome dele.
    O que ele fez na Assembléia , ontem, foi uma afronta ao estado democrático de direito, ao povo do Maranhão e aos seus colegas, deputados.
    Ao invés de Arnaldo Melo sair em sua defesa, devia exercer era o direito de investigar uma denúncia tão grave. Mas eles acham que, por estarem no Maranhão, tudo podem…

  8. Marco, parece que o presidente da Assembleia é franquinho ou estou enganado ?

  9. O deputado Cutrim baixou o nível ontem e ele afirmou que se o finado Décio Sá lhe criticasse e se não fosse do agrado dele, ele iria resolver na porrada ou na bala com o jornalista. Essa atitude demonstra que no Brasil essa imoralidade chamada imunidade parlamentar é incompatível com o regime democrático, onde políticos usam essa prerrogativa para cometer crimes, não estou aqui acusando o deputado na participação no assassinato do Décio, más sim repudiando esse discurso que ele fez ontem na assembleia, para finalizar o mais grave foi a atitude do deputado Arnaldo Melo, presidente da casa, afirmando que vai proteger os deputados dele, custe o que custar, isso prova de que eles deputados não servem para nada, reforma política já com a diminuição de cadeiras nos parlamentos estaduais e federais.

  10. Todo mundo sabe que esse secretario de segurança é garoto de recado. Agora uma coisa é certa na hora que ele cair fora dessa secretaria, ele pode arrumar outro lugar pra morar pq esse deputado nao vai deixar barato.

  11. Acho que o dep. Cutrim pela experiência que tem como delegado de policia federal e Secretário de segurança Publica, deve saber o que está falando. Acho ainda, que se ele não tivesse provas do que fala, ele não falaria. Caso contrário, ele pode está colocando em risco toda sua biografia e sua carreira política.

  12. Outra coisa: acreditar em palavra de Bandido? é muita inocência do sec Aluisio,

  13. Rpz esse secretário mofadinha Aluísio tem q arrumar a mala e voltar para Brasilia. Essa história toda tá muito mal contada. Não vou defender ninguém, mas nós somos maranhenses e sabemos do poderio do Cutrim, do conhecimento q ele tem do mundo da bandidagem, só louco para pensar q ele ia se misturar com quadrilha para matar o jornalista. ele, alugava,contratava, ou fazia com os próprios punhos o delito. Acorda secretario Aluísio.

  14. esse deputado só falou merda!
    nunca vi tamanha baixaria sobretudo “pela história de vida” q ele faz questão de destacar

  15. NEM GOSTO, NEM ODEIO O DR. CUTRIM, MAIS SE ELE NÃO TEM NADA A VER COM O ASSASSINATO DE DÉCIO SÁ,ENTÃO PORQUE ELE DESCEUS DAS SAPATAS E ATACOU O DR. ALUIZIO MENDES.

    E TAMBÉM PORQUE ALUIZIO DEIXA VAZAR INFORMAÇÕES E FICA CITANDO NOMES DE PESSOAS EM INQUÉRITO POLICIAL FAJUTO.ELE FALOU UM BESTEIROL INCRIVEL NAQUELA ENTRVISTA COLETIVA QUE APRESENTOU OS ASSASSINO E MANDANTES,QUE ATÉ HOJE PREJUDICA A VIDA DE MUITA GENTE,QUE NUNCA ESTEVE ENVOLVIDO COM POLÍTICOS E POLÍCIA. ENFIM TANTO ALUIZIO COMO ESSE FORA DA LEI CUTRIM SÃO DOIS BOBÕES.DEVERIAM NESSE MOMENTO ERA QUERER ESCLARECER QUEM SÃO OS FIGURÕES POR TRAZ DESSA TRAMA MACABRA QUE VITIMOU DÉCIO SÁ.

    POR SEU TURNO ARNALDO MELOSO E OUTRO UM DEPUTADO RATO BRANCO, QUE TAMBÉM TEVE O PAI VITIMADO DE FORMA COVARDE QUER TAMBÉM PASSAR O PANO NA FALTA DE DECORO DO DEPUTADO BIPOLAR, O DESCONTROLADO CUTRIM.

  16. OLHA PELO ESTADO TODO O ESTRAGO TÁ FEITO E QUEM
    NÃO DEVE NÃO TEME..AGORA E SÓ AGURDAR OS NOVOS
    FATOS…AGORA CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.

  17. E TEM TAMBEM O SEU IRMÃO QUE E TRAFICANTE E TODO MUNDO SABE DISSO. INCLUSIVE A GOVERNADORA SABE DE LORO BIL

  18. Uma briguinha montada, para desviar o foco do problema das prefeituras que estão nas mãos de agiotas, por conscidencia em todas elas os prefeitos apóiam a governadora e em um ano eleitoral não seria interessante ir à caça as bruxas. é melhor enviar verbas para projetos à elas no momento senão os gestores não terão lastro para pagamento de votos digo pessoal.

  19. Marco o grande ponto disso tudo é o esclarecimento total da morte de decio sá, e se cutrim e demais pessoas que estiverem envolvimento nesse caso seja punido, esse bate boca não leva a nada, abraço.

  20. Agora quero ver o enroladissimo Cutrim falar suas bravatas da tribuna, acho correta a postura do secretario de seguranca Aluisio Mendes de não bater boca com o deputado. Não e essa a postura que se espera de autoridades constituidas, não é assim que se porta alguém que tem mandato outorgado pelos eleitores, assembleia não é “butiquim” e também não é lugar de bravatas. Ponto para a SSP. Acredito no trabalho dos delegados e do acompanhamento do MP, vamos em frente, desmontem essa quadrilha que tantos anos usufruiu de proteção de setores da polícia.

  21. Caríssimos, sob uma perspectiva fria e apolítica, eu, sinceramente, não creio na versão apresentada pelo “nosso” Deputado Raimundo Cutrim, que assevera o seu não envolvimento. Não vou imputar, de forma tola e apaixonada, o rótulo de idiota ao Secretário de Segurança, uma vez que o mesmo, pelo simples exercício do cargo, detém o mínimo de inteligência. Com isso quero dizer que, sob uma análise puramente lógica, ele não coletaria um depoimento manipulado, destituído de qualquer outra prova, sabendo que teria, como pano de fundo, o embate pessoal existente para com Raimundo Cutrim, que, decerto, enfraqueceria tal prova. Acredito, sinceramente, que há outras provas que ligam o Deputado ao fato, mas questões de ordem “política” impedem o Secretário de apresentá-las… É possível também que outras provas tenham sido coletadas de forma ilegal, como através de escutas, etc, que se arrastam mesmo antes da morte do Décio, por isso não são apresentadas neste instante… Enfim, acredito que se fosse dada total liberdade à polícia, com participação de um MP realmente imparcial, teríamos muitas novidades no caso, mas pelo que estou acompanhando, penso que os cabrestos já estão sendo puxados…

  22. ESSES DITADOS SÃO CORRETOS MESMO, AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA, NESTE MUNDO AGENTE SÓ MORRE DEVENDO DINHEIRO DESAFORO NÃO, A JUSTIÇA DE DEUS TARDA MAIS NÃO FALHA, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME, PIMENTA NO OLHO DOS OUTROS É REFRESCO, QUEM COM FERRO FERE COM FERRO SERÁ FERIDO, O DIA DA CAÇA É O DIA DO CAÇADOR E O FINAL ESSE É O MELHOR DE TODOS ESSE APRENDEMOS DESDE PEQUENININHO COM A NOSSA VOZINHA ME DIZ COM QUEM TU ANDAS QUE TE DIREI QUEM TU ÉS, MAIS TEM AQUELE QUE SE REFERE AOS QUE SE JULGAM ACIMA DE TODOS ASSIM EM TERRA DE MALANDRO ESPERTO NÃO TEM VEZ, CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA E A B???? DO SABIDO É PENSAR QUE TODO MUNDO É BESTA, EITA ,AIS COMO ESSE MUNDO DA VOLTAS ANTIGAMENTE ERA FÁCIL OUVIR ELE DIZER O CRIME ESTÁ ELUCIDADO MAIS COM MUITAS CONTRADIÇÕES COMO FOI O CASO DO PREFEITO BERTIN DEPOIS QUE ACHARAM OS CULPADOS NO PRETO E BRANCO E O CASO LÁ DE SÃO BENTO QUE A POPULAÇÃO SABE QUE FOI ARMADO UM ESQUEMA PARA PRENDER O HOJE PREFEITO LUIZINHO BARROS QUE NA ÉPOCA ESTAVA INCOMODANDO COM SEU CRESCIMENTO POLITICO E AS INVESTIGAÇÕES NA ÉPOCA OCORRERAM COM GRANDES FALHAS DO DELEGADO XAULIN ACABOU LEVANDO O LUIZINHO E LUIZÃO PRESOS INOCENTES PARA A CHEIROSA E A POPULAÇÃO NAQUELA ÉPOCA SE REVOLTOU COM ISSO E LUTOU ATE O FIM PARA ESCLARECER E PUNIR O VERDADEIRO CULPADO QUE NA ÉPOCA FOI UM EX VEREADOR QUE ACABOU SENDO PRESO MAIS JÁ ESTA SOLTO E POR FIM ERA TRISTE AGENTE ESCUTAR DO SECRETARIO ELE DIZER QUE O CRIME JÁ ESTAVA ELUCIDADO SEM FUNDAMENTOS COM MUITAS CONTROVERSAS GRAÇAS A DEUS DEPOIS TUDO FOI ESCLARECIDO MAIS OS CULPADOS AINDA NÃO PAGARAM PELO QUE FIZERAM E HOJE ESSA PALAVRA ELUCIDADO PODE SAIR PELA CULATRA HEINNN JA PENSOU DAQUI Á ALGUNS DIAS AGENTE ESCUTAR ESSA PALAVRINHA TEMIDA O CRIME ESTA ELUCIDADO ENTÃO NÃO TE FAZ DE DOIDO QUE PAL TE ACHA E AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA…

  23. CONCORDO GOMES!!! PIOR QUE A ARMAÇÃO NO FICA SÓ NO CUTRIM, ELA SE ESTENDE A TODA A OPERAÇÃO. E AI?? QUEM MESMO MATOU DÉCIO??

  24. O CERTO É QUE DEPOIS DO DESABAFO DO DEPUTADO RAIMUNDO CUTRIM, SINCERAMENTE! NÃO ME DEIXA MAIS DÚVIDAS! TENHO CERTEZA QUE ESSE SECRETÁRIO ALUÍSO ARMOU SIM, ATÉ PORQUE O DEPUTADO ESTAVA SEMPRE VIGILANTE E FALANDO NA TRIBUNA DA SEGURANÇA DO NOSSO ESTADO QUE ESTÁ DE MAL A PIOR.

  25. MP “testemunha independente”? rapaz tem hora que você fala cada bobagem!

  26. O próprio MP, nas primeiras semanas após a prisões, teve atrito com a Secretaria de Segurança, não lembram?
    Ainda acredito que tudo está muito mal contado!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *