37

O crime organizado nos três poderes no Maranhão…

Gláucio: criminoiso com contato nos três poderes

O crime organizado – agiotagem, roubo de carga, fraude em licitações públicas, corrupção passiva e ativa, desvio de verbas públicas, queima-de-arquivo e assassinatos – está incrustrado nos três poderes maranhenses.

É o que mostra o depoimento dos acusados de envolvimento no assassinato do jornalista Décio Sá.

São policiais, empresários, advogados, playboys e até prefeitos, deputados estaduais e juízes envolvidos com uma máfia que controla praticamente todos os setores da sociedade.

O organograma do crime, segundo Caio Hostílio: na mosca

E só uma intervenção dura do Poder Federal, por meio de órgãos como Ministério da Justiça, Polícia Federal e Controladoria da União poderá livrar o Maranhão desta bandidagem.

Não sendo assim, corre-se o risco de surgirem outras vítimas.

Estes criminosos disfarçados de agentes públicos não temem em matar quem atravessa o caminho deles

Seja policial, político, juiz ou jornalista não tem saída:  ou é cooptado pela quadrilha ou é morto por ela.

Não há mais como ficar calado.

A governadora Roseana Sarney (PMDB), o presidente da Assembléia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior têm papel fundamental para limpar os poderes que comandam desta peste infecciosa que é o crime organizado.

Bandidos usam a relação com o governo para matar, roubar e achacar.

Bandidos usam a proteção do Judiciário para roubar, matar e achacar.

E bandidos usam tambem a imunidade do Legislativo para matar, roubar e achacar.

Os nomes citados pelo agiota Gláucio Alencar, provável mandante do assassinato de Décio Sá, requer atenção especial.

Só o fato de policiais sentarem em uma mesa de bar para discutir crimes de encomenda já é um desvio que deveria levar estes policiais para a cadeia.

Como pode um advogado que defende um agiota declarado ter como cliente um delegado de Polícia Federal responsável exatamente pelo combate a este tipo de organização criminosa?

Que relação pode ter um juíz com agiotas? Que tipo de negociação um magistrado pode fazer com gente como Júnior Bolinha?

O que se pode esperar de um parlamentar que tenha como sócio elementos como Bolinha, ou que seja citado em um mesmo processo que ele?

É preciso acabar com esta rede criminosa antes que ela faça mais vítimas.

Tudo depende do chefes dos poderes constituídos no Maranhão, sob pena de omissão diante de crime tão grave.

Omissão ou até conivência…

Leia Também:

“A quem recorrer???”

“O novo desafio de Roseana…”

Marco Aurélio D'Eça

37 Comments

  1. O q vc mais gosta de fazer e o outro mais gostam de fazer!!!

    Resp.; Agora eu é que te digo: Você me conhece? Convive comigo? Tem algum tipo de relação profissional, social ou de amizade comigo? Por que diz isso, então? E se me conhece, por que não tem a coragem de mostrar quem é, preferindo-se esconder atrás de uma sigla? Tem medo de quê?

  2. E vc mais um extorquiste? Vamos procurar respeitar.a

    resp.: O que diabos é um extorquiste???

  3. Lamentável o nível do diálogo que, vez por outra, preenchem os blogs e editoriais de jornais. Incrível a diferença de nível entre nossos jornalistas locais e aqueles que lemos nos grandes jornais e blogs a nível nacional. Talvez por isso não tenhamos sequer um jornalista genuinamente maranhense que tenha emergido e ganho algum tipo de notoriedade por seu trabalho a nível nacional nesta geração. Campanha por um nível mais elevado de diálogo.

    Resp.: Quanta tolice!!!

  4. A respeito desses crimes as coisas já esfriaram a tempo e daí para o congelador, parece quem levou azar mesmo foi o capitão, que seu maior erro foi conhecer o Bolinha desde a infância e devia sempre manter contato com ele, coisa que dezenas de policiais faziam, inclusive Cutrim, delegados e esses dois policiais civis que deveriam estar presos, é um mistério estarem soltos, porque cometeram sim crime, já que sabiam da(s) tramas da quadrilha, o depoimento do Gláucio confirma isso, inclusive a hora que queria os dois estavam a sua disposição, enquanto que se você precisar da polícia civil para uma diligência os caras morrem de preguiça, ou não tem viatura, e se tem a viatura não tem combustível, eta Brasil doidão…daqui a alguns dias tudo no esquecimento, pois tem muito peixe graúdo na história, envolvendo os três poderes, azar foi de quem morreu.

  5. Não sei se a sua vai bem… Cuidado seu moleque, respeite!!!

    resp.: Moleque é você seu vagabundo!!! E cuidado por quê? Tá me ameaçando? É mais um destes bandidos escondidos na sociedade?

  6. D’eça, pelo o visto voce é o unico que ainda esta acompanhando esse caso do Décio, pois os outros blogs ja se esqueçaram do caso desde a semana passada so falam das eleiçoes municipais. Nao se cale para os poderosos, voce é uma arma poderosa para desbaratar essa quadrilha de agiotas e assassinos.

  7. GENTE VAMOS DAR UMA PAUSA PARA AS EMOÇÕES, DECIO SA NÃO ERA NEM UM SANTO, ESSE RAPAIS ANDAVA FAZENDO ACHAQUE PARA TIRAR VANTAGENS DE MATÉRIAS DENOMINADAS POR ELE COMO DETONADORAS QUE FAZIA EM TROCA DE GRANA, E MAIS ELE FAZIA PARTE DE UM GRUPO DE BLOGUEIROS QUE FORMAVAM UM TAL DE CONSORCIO QUE TEM ATE PAI E FILHO NO ROLO.
    A PROPOSITO QUE TIPO DE CONVERSA ESSE CONSORCIO, (BLOGUEIROS)TIVERAM COM ALGUNS DESSE BANDIDOS EM UM CERTO RESTAURANTE DA CIDADE, PRA TRATAR DE QUE?

  8. que essa história da morte de décio ainda vai dar muito o que falar todo mundo já sabe, mas até agora temos um assassino confesso, um intermediário que não abre a boca, um suspeito a mandante que nega tudo e um deputado que tambem disse que nao tem nada com essa história toda.
    cade as provas que incriminam as pessoas? o que incrimina o cutrim, o glaucio, miranda e todo o resto é o depoimento de um pistoleiro que chamam de papagaio ensaiado? ? e o capitao que a arma nao era a mesma ?
    to vendo que a coisa ainda vai feder para outro lado… o crime esta mesmo elucidado??? nos resta esperar para saber…

  9. O Maranhão inteiro confia que você, Marco Deça, não calará a boca enquanto todos os assassinos, mandantes e agiotas não estiverem presos. Não nos deixe órfãos, pois entendo que se você calar a boca e deixar de nos informar o restinho de esperança que ainda nos resta de ver tudo isso devidamente apurado e punido morrerá afogada nos mangues da ilha.

  10. Marco, Tá na hora de gente da imprensa seria e independente, como vc e uns poucos, alertarem o que ta acontecendo a nível federal. Se não for assim, a coisa não será passada a limpo! a nojeira que vemos em nosso Estado precisa ser estirpada dos três poderes. Aqui em Caxias, o que já foi falado nos blogs não é nada face ao que aconteceu e ainda acontece.

  11. Afinal o Dr. Aluizio Mendes parece que afrouxou e não intimou o Dep. CUTRECO. Ele tem ou não tem provas contra o
    Deputado,ex secretario de Segurança.
    Marcos e quem era o Delegado da Policia Civil,que estava de Plantão na hora do crime,e que inclusive queria prender o irmão do jornalista Decio Sá,e que ao seu lado estava Roberto Rocha e o picaretas Lourival Bogea,vulgo Dr. Peta,ambos antagonistas do
    Do jornalista.E um blogueiro do JP que juntamente com um tal Leandro Miranda do blog Marrapa,mancomunados com um PM filho de Luís moura que mesmo antes da morte do jornalista já sabia que ele esta jurado de morte pela cúpula da PM.

  12. Há mais de uma década o Senador João Alberto declarou que o crime organizado deitava raízes “na elite dos três poderes”, acrescentando dias depois, com a mais absoluta razão, que “somente os hipócritas seriam capazes de contestá-lo”.
    Na época, lembro que alguns membros, principalmente do Judiciário, só faltaram apredrejá-lo.
    O tempo será sempre o dono da razão, taí a resposta! 

  13. Muito bom o texto.
    Mas, ficou pendente uma indagação: quem se habilitaria pra fazer a faxina?

    resp.: Que tal os mesmos qu se habilitaram a dar proteção?

  14. Aluísio,
    É brincadeira essa coisa! o que é esses dois policiais fazem solto. Eu tive analisando esses depoimentos, e no mínimo esses dois policiais saõ co- participes deste crime, pois, o Décio podia ser poupado de morte se esses dois policiais tivessem tomado alguma providência quando tomaram conhecimeto da trama da morte de Fabio Brasil. Portanto façam a coisa correta e prendam esses dois, caso contrário,vcs passarão a sociedade que estão protegendo-os.

  15. Tem que denunciar tudo isso para a imprensa nacional, o Maranhao esta precisando de uma faxina geral. Como pode o presidente da AL, defender essa meia duzia de bandidos que infesta a casa do legislativo? Ele deveria no minimo ter ficado calado esse incompetente, seria mais uma atitude menos execravel. Governadora Roseana o povo do Maranhao quer e precisa de uma resposta nao so desse crime de agiotagem e de operaçoes mafiosas, mas sobretudo uma resposta do assassinato do Décio que fora assassinado de maneira covarde e traiçoeira. Fique atenta governadora, pois agora o povo tem a internet como uma arma na defesa da democracia e dos interesses da sociedade, agora as coisas nao mais cairao mo esquecimento como outrora. O povo do Maranhao quer uma resposta e também quer açao do governo estadual e se for necessario força do governo federal para acabar como essa mafia de pilantras sanguessugas que se instalou no nosso estado, como se nao bastasse agiotas e pistoleiros, agora vem à tona mais um nome de um juiz, mais um nome de um deputado e de alguns policiais. O Maranhao clama pela justiça e nao ficaremos de braços cruzados! D’eça parabéns pela sua reportem, como sempre nitida e imparcial, contamos com voce para libertar o Maranhao dessa rede de fascinoras.

  16. quer dizer que o agiota mandou matar alguem que a divida já havia sido quitada?
    estranho nao????

  17. Marco, cadê aquela historia dos assessores do TJ presos? cadê o caso da venda de notas, para os playzinhos, no Ceuma? Cadê os casos do Louro Bill? Cadê a estória do julgamento do Pedro Teles, da Barra do Corda? Por obséquio, nos informe, estamos ávidos…

  18. Vamos estudar um pouquinho antes de publicar matérias inócuas. E deixar deixar de limpar os pés do palácio os leões.

    resp.; E tua mãe, vai bem???

  19. DEPUTADO MARCOS CALDAS, DEPUTADO CUTRIM, JUIZ SIDARTA GAUTAMA MARANHÃO, ADVOGADOS, EMPRESÁRIOS, PREFEITOS, ASSASSINOS E AGIOTAS, TUDO MISTURADO, NO MARANHÃO.
    ISSO TUDO ME LEMBRA CHICAGO DOS ANOS TRINTA, COM A FIGURA DE AL CAPONE.
    QUEM SERÁ NOSSO ELLIOT NESS?

  20. O envolvimento do deputado Cutrim, na declaração do próprio assassino, já seria motivo para uma investigação séria por parte do Presidente da assembléia, Arnaldo Melo. Mas a bandidagem tá tão alastrada neste Estado, que ele faz é defender. Está na hora de nós, maranhenses, pedirmos socorro pra algum órgão de fora, tipo CNJ, CGU ou MPF, porque aqui não vai dar em nada, pois é muita gente “grande” envolvida, você não acha , Marco?

    reesp.: O problema é que, a exceção do CNJ, há suspeitas de envolvimento de gente também destes órgãos que você citou.

  21. Quanto ào comentário reproduzido abaixo, o Tribunal de Contas poderia baixar norma dessa natureza, sem problemas.

    “Sugestões para a Governadora Roseana Sarney:
    1º) Enviar para a Assembléia uma PEC proibindo os municípios de usarem cheques;
    2º) Enviar para a Assembléia uma PEC obrigando os municípios a fazerem pagamentos através dos meios eletrônicos.

    resp.: A governadora não tem este poder, meu caro. Os municípios são entes autônomos da União.”

  22. “Elementar meu caro”, Como eliminar o crime organizado? Falta coragem para debelar este câncer, aquir no Maranhão, que sei só na Itália e USA, fizeram isso. Como acabar com esta Máfia, se os Três Poderes são réfem desses criminosos?. Estão infiltrados até os cabelos.O Maranhão como o Amapá está dominado pela bandidagem, só intervenção federal como disse um comentarista ai de cima.
    Dizer que “o maranhão não é lugar de bandido”, É uma metáfora dita por Roseana para não dizer o óbvio. Quem financia as campanha eleitorais?, para não ser repetitivo, empresários corruptos, os mafiosos, em contra partida tem a proteção dos Três Poderes, precisa dizer mais alguma coisa?.

  23. Sugestões para a Governadora Roseana Sarney:
    1º) Enviar para a Assembléia uma PEC proibindo os municípios de usarem cheques;
    2º) Enviar para a Assembléia uma PEC obrigando os municípios a fazerem pagamentos através dos meios eletrônicos.

    resp.: A governadora não tem este poder, meu caro. Os municípios são entes autônomos da União.

  24. KD Roseana que no dia do crime foi pra televisao falar besteira? kd as coletivas? ela parecia uma policial e agora nao fala mais nada? Mandaram calar a boca do secretario que saiu de tudo que é radio. eu tava ate botando fé neles, mas agora acho que estao se esquivando do assunto até que surja algo novo para desviar o foco. uma pena.

  25. D’Eça, sinceramente, vc acha que a governadora e os comandantes dos outros poderes e orgão importantes (OAB, TCE, TCU, MP etc) tem interesse na PLENA apuração dos fatos? Digo isto porque estas pessoas destas mafias que assolam o MA tem amigos, parentescos e/ou são financiadores diretos ou indiretos de muitas campanhas eleitorais, de quase todos os partidos. Gostaria de sua opinião sincera…

    resp.: Sinceramente? Acho nqeu o interesse político pode falar mais alto no caso do governo. Já no Judiciário e no Legislativo o que impera mesmo é o corporativismo. No caso do Judiciário, existe o aravante de os magistrados se acharem acima do bem e do mal – e não vêem necessidade de dar satisfação à sociedade. É isso que eu penso.

  26. Marcos, é só impressão de um observador desatento ou estão querendo livrar a cara de alguém nessa trama macabra?
    Vejamos: Alguém com muito dinheiro, posição hierárquica superior na quadrilha e poder na tomada de decisão sabia que estavam tramando a morte de um de seus desafetos e nada fez para impedir que tal fato se consumasse, inclusive tendo ao seu dispor agentes das forças segurança para lhes prestarem informações privilegiadas e servir no cumprimento das suas determinações, não pode alegar inocência e nem tão pouco se fazer passar por vítima de uma armação feita por quem na hierarquia da organização criminosa lhe devia obediência e cumpria cegamente todas as suas determinações.
    No mais, eu quero te parabenizar pela coragem de cobrar providências das autoridades na elucidação desse crime bárbaro e persistir em trazer esse assunto monstruoso ao conhecimento público, mesmo sabendo dos riscos que isso implica para sua segurança e a sua vida.
    Parabéns!

  27. Agora estou começando a entender!!! Então no assassinato a própria policia, já acreditava que o Gláucio era inocente?? Mas, mesmo assim o prendeu??
    Afinal, quem é o mandante?? Porque a demora em divulgar? Por que prender e expor falsos mandantes?

    Resp.:Inocente? É difícil tratá-lo como inocente. o crime de agiotagem ele já confessou. Qunato aos assassinatos – de Décio Sá ed e Fábio Brasil – há fortes suspeitas de que ele deu dinheiro a Bolinha. Um coisa já é fato: ele também sabia da trama para matar Fábio Brasil – como sabia sua família e seu advogado, egundo ele mesmo revela no depoimento. E Omissão também é crime. Omissão faz dele, no mínimo, cúmplice do assassinato. Se ele teve coragem de registrar uma ocorrência dizendo que um bandido se ofereceu para matar Fábio Brasil, por que não teve para dizer que Bolinha estava tramando esta morte? São estas questões que precisam ser explicadas. E justamente por isso que a polícia predneu: para poder investigar com mais garantias – ouvi-los quantas vezes forem necessárias, promover acariações, checar informações sem interferência dos envolvidos. É assim que a polícia trabalha no mundo inteiro.

  28. E AONDE ESTÁ ESSE MINISTRO DA JUSTIÇA QUE NAO MANDA UMA FORÇA TAREFA AO MARANHÃO,PARA COLOCAR A LIMPO A SUPOSTA PARTICIPAÇÃO DE DELEGADO FEDERAL METIDO COM ESSE PICARETÃO GLÁUCIO.TAMBÉM ESSE MACIOSA FRACO PRESIDENTE DA OAB-MA QUE EM VEZ DE DAR UM PITO NESSE PSEUDO REPRESENTANTE DOS DIREITOS HUMANOS NO ESTADO.ARNALDO MELO,UM INCOMPETENTE PRESIDENTE DO PODER LEGISLATIVO,QUE NÃO TEM PODER DE COMANDO SOBRE DEPUTADOS METIDOS COM AGIOTAGEM E PISTOLAGEM, ANTIÉTICOS AO EXTREMOS.PRESIDENTE DE UM PODER QUE NÃO TEM FORÇAS NEM PARA CONVOCAR A COMISSÃO DE ÉTICA DA CASA DO RANGEDOR. ISSO É UMA PIADA.
    POR OUTRO LADO O PRESIDENTE DO TJ ESTÁ MAIS PREOCUPADO COM A CAMPANHA DE SUA CARA METADE À PREFEITURA DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA ,DEIXANDO VAZAR OS DEPOIMENTOS DESSES PILANTRAS ENVOVIDOS NA MORTE DO JORNALISTA DÉCIO SÁ.

    E ALUIZIO MENDES, SERÁ QUE MANDOU ALGUM PROCESSO ADMINISTRATIVO À CORREGEDORIA DE POLÍCIA CIVIL, PARA AVERIGUAR A PARTICIPAÇÃO DE AGENTES CIVIS NESSA TRAMA MACABRA QUE VITIMOU O JORNALISTA?

  29. Em denúncias de esquemas de corrupção em Paço do Lumiar, cantei esta bola há muito tempo e mostrei em várias postagens o crime atuando nos três poderes, inclusive sob os elogios de alguns da própria imprensa. Não quiseram me ouvir e Décio Sá acabou morrendo.

    seu artigo é recheado da pura verdade e mostra uma escrita independente de quem está vendo a podridão que permeia o nosso Maranhão. Parabéns!

  30. Ao abrir os Blogs hoje, especialmente o teu, Marco, fico feliz ao ver que não é só eu que estou indignado com isso, com o crime organizado e suas ramificações nos 03 poderes, com envolvimento de gente que era pra combatê-lo, mas estão é associados. CHEGA. A sociedade não aceita mais. Exigimos um posicionamento incisivo da Sra. Roseana Sarney, enquanto Governadora; do Sr. Guerreiro Junior, enquantpo Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão ; do Sr. Arnaldo Melo, enquanto Presidente da Assembléia Legislativa. Vocês, desses poderes, NÃO MAIS PODEM SE OMITIR, sob pena de termos que denunciar o que está havendo no Maranhão para toda a imprensa nacional, ao CNJ, a organismos internacionais até. É para isso que vocês estão aí.

  31. Deça, pelo que parece você publicou o depoimento do suposto mandante, e parece que não leu, o não quis interpretar. Pelo que entendi no depoimento dele (que é mais coeso que o do Jonantan), não há provas de que ele esteja envolvido no assassinato do Décio, e quanto a agiotagem parece que já foi assumido né?
    Por que, estão focando na agiotagem, se este era um crime derivado do assassinato?
    Da mesma forma que o Cutrim foi citado, os mandantes também, por que o foco só neles, se voce mesmo foca nos 3 poderes?
    No depoimento do Gláucio, a dívida com o rapaz de Teresina já estava quitada, por que ele haveria de querer ainda executar seu antigo devedor? Parece sem lógica ne?
    Até agora, entendi que o Bolinha tivesse interesse em matar o Décio, por ter perdido a concessão da coca cola, e os demais? quais seriam seus interesses?
    Continuo achando tudo, MUITO , mal explicado, tudo MUITO precipitado….

    Resp.; Concordo com você que o depoimento de Gláucio leva a entender que ele nada tinha a ver com a morte de Fábio Brasil. Aliás, este depoimento já atende a uma lógica que a própria polícia conversava com os jornalistas antes mesmo da elucidaçãomdo crime: Bolinha mandou matar Fábio Brasil, estava chantageando Gláucio a pagá-lo por isso e, como soube que Décio iria publicar a verdadeira história da morte de Fábio – até por ter ouvido a versão do próprio Gláucio, que Bolinha sabia ser a verdadeira – mandou matar Décio també. Esta história está contada em seus mínimos detalhes (para a a época) no post “A história da turma para matar Décio Sá” publicada neste blo no dia da prisão dos acusados.
    Quanto ao envolvimento de gente dos três poderes, não me refiro ao assassinato de Décio, mas ao crime de agiotagem, que se implantou no Maranhão. E para ser agiota, como se sabe, é preciso estar disposto a matar ou ficar no prejuízo.
    concordo também haver muita coisa mal explicada. Por exemplo: o envolvimento dos dois policiais não é muito mais contundente do que a do capitão Fábio Aurélio. Por que não prendê-los, então?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *