34

Telmo Júnior X Gláucio Alencar: inimigos íntimos…

 

Telmo: personagem controverso que surge das investigações

Dos depoimentos já feitos à polícia maranhense, surge um personagem no mundo das negociações de “empréstimos pessoais” a quem o agiota Gláucio Alencar – acusado de ser o financiador da morte do jornalista Décio Sá – se refere com certo ódio e reverência.

Trata-se de Telmo Júnior, empresário, sobrinho da desembargadora Nelma Sarney e genro do deputado estadual Hemetério Weba (PV).

Pelo que se tira do que já foi dito à polícia, Telmo e Gláucio atuam no mesmo ramo de negócios, e disputam “agressivamente” o “mercado”, usando as armas de que dispõem.

E ambos usaram Décio Sá como instrumento de ataques mútuos.

Foi Telmo Júnior – segundo depoimento do próprio Gláucio – quem passou a Décio Sá a informação de que o adversário agiota estaria ligado à morte de Fábio Brasil.

Gláucio: ódio e reverência ao adversário

Pelos depoimentos já vazados, que Telmo falava com propriedade por que participara de alguns encontros em que o assunto Fábio Brasil era tratado.

Depois, foi Gláucio Alencar quem se aproximou de Décio Sá, via advogado Ronaldo Ribeiro, outro personagem mais que enrolado nas tramas assassinas que vêm à tona com as invenstigações da morte do jornalista.

Gláucio Alencar e Telmo Júnior viviam – ou vivem – uma espécie de “guerra fria”, cada um ocupando o seu espaço, mas tentando, de uma forma ou de outra, tirar o adversário do “ramo”.

E o envolvimento de Décio com esta gente é o que pode ter precipitado a sua morte…

Marco Aurélio D'Eça

34 Comments

  1. Deça, esse Telmo Júnior não é irmão da Des. Nelma Sarney? Essa é a informação que consta (inclusive o nome seria Telmo Mendes Filho, e não Júnior).
    Favor, corrija se estiver errado.
    Obrigado

  2. E em que familia ele está tbm hein ???

    Familia WEBA.
    Que não perdoa nem o vigilante.
    Um dos irmãos do Hemeterio matou a cerca de 18 a 20 anos atrás o vigilante da casa do Hemeterio, ali no Turu na São Luis Rei de França.
    A casa fica exatamente em frente o Rio Anil Shopping.
    A calçada da casa é onde fica a parada de ônibus(sentido turu-anil). Pois é aquela casa ali.

    Parece que ele(irmão do Deputado) tava bebado ou coisa assim e matou o vigilante ‘sem que e nem pra que”.
    Palavras dos proprios familiares do Hemeterio na epoca.
    Matou sem motivo, fugiu e abafaram o caso.
    Simples assim.

    Portanto, se o Telmo é pilantra, tá bem acessorado na familia Weba.
    E tem MUITAS E MUITAS histórias desse Hemeterio.

  3. Telmo é IRMÃO da Desembargadora Nelma Sarney. Não sobrinho, como pontuado no post. Aliás, que “sangue bom” esse, diga-se de passagem. Desembargadora irmã de agiotas (Telmo Jr. e Telmo Filho), sogra de agiota (Deputado Edilázio Jr.) e filha de agiota (Telmo pai). Imaginem do que essa família é capaz…

  4. Excelente idéia do MARCOS M.
    Chega de corrupção e de pilantras como esses.

  5. Marco, Esse Telmo e genro de Hemetério Weba, que é capaz de tudo pelo poder e contas as línguas que ele já mandou matar uns dois, que família.

  6. Vou fazer a mesma pergunta que fizeram ali, só que de forma melhor e perguntatndo melhor.

    E MAGALHÃES ONDE FICA NESSA HISTÓRIA ???
    Por onde anda muitos sabem. Em sua mansão no Calhau e em sua escola no Monte Castelo.

    Mora em frente(de fundo) a praia. Casa conquistada a poucos tempos, no pós fuga de Brasilia.
    E se encontra também em sua escola infantil que fica no Monte Castelo, de onde é sócio oculto junto com sua esposa. ESCOLA LULUZINHA !!!

    Outro que não comentaram aí, mais já foi MUITISSIMO citado em varias outras materias, é o EDUARDO DP ou IMPERADOR(como ele perfere).

    EDUARDO DP, junto com MAGALHÃES, fazem parte do grupo do Sidarta e mais uma cambada.

    Vamos denunciar no CNJ, Fantastico(GLOBO), Profissão Reporter(GLOBO), Revista VEJA, ISTOÉ… na RECORD, SBT…e quem mais tiver força pra denunciar essa REDE CRIMINOSA instalada no MA.

    O IDEAL era que uma pessoa criasse um email MUITISSIMO EMBASADO, com muitos lINKS de materias do D’EÇA(principalmente) e outro blogs tbm(pra somar em qtdade), com MUITAS INFORMAÇÕES sobre que tá sendo dito aqui e mandasse pra todos aqui e cada um de nós mandaria pra todos esses que falei, GLOBO, VEJA, ISTOÉ…entre outros que citei e mais alguns.

    Agora somente o D’EÇA sabe o email de todos que participam aqui do BLOG.
    O ideal era que ele recebesse o email de alguem que criasse o mesmo e depois passasse pro Deça e ele distribuía pra todos do Blog.

    É UMA IDÉIA PRA COMEÇAR !!!

    É UM PEQUENO MOVIMENTO DE CIDADÃOS QUE NÃO AGUENTAM TANTA CORUPÇÃO NESSE ESTADO.

  7. Parabéns pela coragem, Marco. Como dito enteriormente, lembrou até o mestre Walter Rodrigues.
    A maioria da sociedade maranhese ainda não sabia das bandidagens desses cafajestes: Gláucio, Telmo, etc.

  8. Em tempo:
    Sobre o depoimento do Sr. Gláucio, tem uma ” coisa” que merece ser investigada. O Sr. Jackson, “proprietário de posto de combustível na Av. dos Franceses e representante das antenas Century para o Maranhão”, que é natural de Pinheiro-MA, na verdade é envolvido com agiotagem, venda de notas fiscais frias e fornecedor de merenda escolar para prefeituras, como a de Tufilândia, por exemplo, além de ser suspeito de envolvimento com fraude de financiamento de veículos de luxo, haja vista que sua esposa era gerente de uma grande financeira. Segundo depoimento de Gláucio, o mesmo estava com Júnior Bolinha quando do encontro na Curva do 90.É PEIXE GRANDE!!!!!!!!!!!!!

  9. E como fica a situação dos Policiais Durans e Alcides que vendiam proteção a essa quadrilha? Cometeram varios crimes: Prevaricação, formação de quadrilha, omissão e outros utilizando a SEIC…E o “dr” delegado federal pedro meireles que chefiou varias operações de combate a corrupção nas prefeituras,e que aparecia como um “bom moço” e agora aparece como amigos intimos dos integrantes da quadrilha??? Será que eles vão ser investigados pelas suas respectivas corregedorias???Será que foi aberto pelo menos alguma sindicancia??? Ou o corporativismo vai prevalecer como fator moral???

  10. Eu quero é que esses agiotas bestas se matem!

    Ai, vou dominar o mercado sozinho!

    Imagina, além de MAIOR RAPARIGUEIRO, vou ser o MAIOR AGIOTA do Maranhão!

  11. AMIGO, NAO CREIO QUE DECIO TENHA SE ENVOLVIDO COM ESSE PESSOAL. COSTUMAM MENTIR MUITO. OUTRO DIA HUMBERTO COUTINHO CONTOU PARA UMA RODA AQUI EM CAXIAS QUE VOCE E OUTROS BLOGUEIROS RECEBIAM EM UMA FOLHA DA CLEIDE COUTINHO. SABEMOS QUE É MENTIRA. VOCE NAO TEM ESSE PERFIL DE DESONESTO. SABE-SE PELO QUE VOCE ESCREVE. MAS VEJA; ESSE TELMO AI É SOCIO DO DR. SIDARTA GAUTAMA QUE INCLUSIVE TINHA SEU ESCRITORIO DE AGIOTAGEM NA LOJA DELE ALI NO RETORNO DO SÃO FRANCISCO DE ONDE DESPACHAVA. ESSE MESMO TELMO NEGOCIAVA DECISÕES DO SIDARTA EM CAXIAS. VEJA AMIGO QUE É UM NOVELO DE LINHA COM UMA SÓ PONTA. SÃO OS MESMOS. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ELES SE AGLUTINAM E MIGRAM ATE PARA CASAMENTOS, UNIÕES, ETC. SÃO TODOS AMIGOS. TUDO IGUAL A MAFIA. UMA FAMIGLIA SÓ COM TENTACULOS CAPAZES DE ELIMINAR QUE SE COLOQUE NO CAMINHO. ESSA ELIMINAÇÃO NAO ERA APENAS FISICA COMO NO CASO DO DÉCIO, MAS TAMBÉM ECONOMICA, POLITICA, MORAL, ETC. ESSA GANGUE TINHA E TEM MUITA GENTE SOB CONTROLE. APARTIR DE CAXIAS, CRIARAM UM PODER ECONOMICO SEM TAMANHO. HUMBERTO, SIDARTA, IRONALDO ALENCAR, FABIO MENDES, BERILO ARAUJO, EUGENIO COUTINHO, MACIEL, ASSOCIARAM-SE PARA FURTAR CAXIAS E O MARANHÃO E CONSEGUIRAM COM UMA RAPIDEZ QUE NINGUEM OUSA SEQUER CONTESTAR. TODOS ADMIRAM PORQUE O FISCO NAO OLHA A EVOLUÇÃO PATRIMONIAL DESSE GRUPO QUE HA 7 ANOS ATRAS NADA POSSUIA. AGORA RESTA SABER SE A POLICIA FEDERAL, A JUSTIÇA FEDERAL, A CGU, E O TRIBUNAL DE JUSTIÇA CRIAM CORAGEM E FAZEM ALGUMA COISA PARA TERMINAR COM ESSA POUCA VERGONHA QUE ENOJA CAXIAS E O MARANHAO. TOMARA QUE ESSA APURAÇÃO PROSPERE. É SO CRUZAR O DINHEIRO DA AGENCIA DO BANCO DO BRASIL DE CAXIAS E VE PARA ONDE FOI OS MILHOES SACADOS DAS CONTAS DA PREFEITURA DE CAXIAS. RASTREI O DINHEIRO. VEJAM ONDE FOI PARAR. INVESTIGUE AS EMPRESAS QUE RECEBERAM OS CRÉDITOS. VEJAM A QUEM PERTENCE…NAO QUERO ENSINAR NADA MAS TÁ FACIL DEMAIS DE PEGAR…É TED DEMAIS..SAUQES DEMAIS…TRANSFERENCIAS DEMAIS… MILHOES DO POVO DE CAXIAS ENTREGUE A AGIOTAGEM COORDENADA PELO JUIZ DA CIDADE. É DEMAIS….

  12. Marco, sem o intuito de qualquer diminuição, gostaria de fazer uma errata: “personagem é sempre feminino”.
    Nunca deixo de acompanhar as suas matérias. Parabéns pelo excelente trabalho.

    Resp.; Sei disso, meu caro. Obrigado pela dica. E pela participação.

  13. Mas voce nao disse em outro Post do seu Blog, que a policia tinha noticiado a voces Blogueiros, que o Bolinha estava a chantagear o Glaucio e que ele era apenas agiota? Tudo ja mudou? Assim voce postou em seu Blog: Resp.; Concordo com você que o depoimento de Gláucio leva a entender que ele nada tinha a ver com a morte de Fábio Brasil. Aliás, este depoimento já atende a uma lógica que a própria polícia conversava com os jornalistas antes mesmo da elucidaçãomdo crime: Bolinha mandou matar Fábio Brasil, estava chantageando Gláucio a pagá-lo por isso e, como soube que Décio iria publicar a verdadeira história da morte de Fábio – até por ter ouvido a versão do próprio Gláucio, que Bolinha sabia ser a verdadeira – mandou matar Décio també. Esta história está contada em seus mínimos detalhes (para a a época) no post “A história da turma para matar Décio Sá” publicada neste blo no dia da prisão dos acusados.

    E ai?? Tudo mudou?

    Resp.; Claro que não. Quem disse a Décio que o Gláucio matou Fábio Brasil foi Telmo. Está no depoimento. E o depoimento de Gláucio confirma exatamente o que eu disse neste comentário acima: que Bolinha matou Fábio, tentou envover Gláucio. Telmo ligou pra Décio e também envolveu Gláucio. Gláucio, com medo, tentou conversar com Décio. E aí Décio morreu por que sabia demais. È simples assim. Uma coisa corrobora outra.

  14. Mais uma vez parabéns D’Eça pelo destemor em publicar essa matéria. Tudo agora começa a se encaixar, mas nada justifica a barbarie que fizeram com o pai de familia Décio.

  15. Deça, eu sei o que é Guerra Fria, só acho que existe muita especulação, e pelo que parece a coisa é bem menor do que essa fantasia que estão tentando novelar. Penso que em um nincho como o Maranhão não existe essa concorrência desmedida assim, pelo contrário, o que parece esta existindo é uma tirado do foco do ASSASSINATO para a AGIOTAGEM. Afinal, quem mandou matar o Décio, já que o depoimento dos acusados, com gravações pela policia demonstram nao ser as pessoas os verdadeiros mandantes? A policia foi ou nao foi precipitada? Isso deveria ser explorado com maior rigor por voces, afinal, as pessoas devem pagar pelo que fazem, e se nao sao assassinas, voces devem expor da mesma forma na mídia. São agiotas? E os assassinos quem são? Parece claro que existe uma preocupação maior com a Agiotagem que com o próprio assassinato.
    Por favor nao esqueçam, o crime maior é o HOMICÍDIO!!! Afinal, Bolinha tentou sacar dinheiro do Glaucio, nao conseguiu, então quem esta por traz de Bolinha??

    resp.: Certamente a polícia não tem dúvida de que foram Bolinha e Gláucio os responsáveis pela morte de Décio. Mas as ivestigações revelam outras vertentes que precisam ser investigadas. Há vários casos dentro do mesmo caso. Por isso surgem cada vez mais detalhes. A partir da elucidação da morte de Décio, é provável que vários outros crimes sejam elucidados. E várias outras pessoas – que nada tenham a ver com o assassinato em si – também sejam presas por outros motivos.

  16. Cara marco todo mundo sabe da ligação de decio com esse pessoal, serio mesmo na boa, tu tem um faro bom pra isso pq nunca falou mais profundamente sobre essas relações do decio? É verdade que ele fazia chantagem com prefeitos e empresários?? Dizem que Ronaldo colocava ele em vários esquemas. Fale mais sobre esse assunto…
    P.S : Existe um forte comentário no meio empresarial que o Glaucio, Ronaldo e o delegado da PF agiam em conjunto para “interceptar” prefeitos… Ahhh ainda tem um pessoal do tce e da cgu.

  17. Perguntas: 1. Qual o interesse do tal Telmo Jr em pedir para o Décio Sá publicar matéria relacionada à morte de Fábio Brasil ? 2. Por que o Gláucio não avisou o próprio Fábio Brasil, com quem mantinha negócios, sobre a trama que estava sendo armada pelo J.Bolinha, se bastaria um telefonema ao Fábio ou sua mulher ? 3. Tá na cara que o Décio morreu porque iria publicar o que sabia sobre o assassinato do Fabio, então é óbvio que alguém lhe contou MUITA coisa. Telmo Jr teria contado tudo ao Décio? Se contou, contou antes ou depois da morte de Fábio? 4. E quem avisou ao J.Bollinha que Décio sabia de tudo e iria publicar: Telmo Jr, Advogado Ronaldo, Balão, Ricardinho, Hélcio ? 5. J. Bolinha foi o verdadeiro agenciador do assassinato do Décio, a quem ele ofereceu o serviço, alem do Glaucio e Miranda ?
    São questões absolutamente inerentes ao depoimento do Gláucio, e que resultou na morte de duas pessoas.

  18. Isso tudo é muto importante pois dá pra saber o quanto o Dep. ,que quer saber mais que a justiça, Weba está melado. Mas o que mais queremos saber é quais as prefeitura que estão enroladas com os agiotas. Nós só queremos a confirmação pois todo eleitor sabe quem são os prefeitos enrolados. Eu sei que o daqui de Sta Luzia do Paruá está enrolado até a 5ª geração com o agiota PACOVAN como foi mostrado aqui no teu blog com o esquema da FARMÁCIA BÁSICA. Queria-mos era que o Sec. de Segurança divulgasse logo quem são os enrolados pra que o povo menos esclarecido não cometesse outro erro.

  19. ai ai… nossa!!!
    esses furos do teu blog ta fazendo dessa palhacada toda uma novela mexicana…
    parece conversa de maria… um tititi daqui e outro dacolá… credo

  20. Se mexer mais nisso vai feder e ainda respingar nos Sarneys,por isso eu acho que essa investigação não vai muito longe.

  21. Marcos, por quê os IPC Durans e Alcides ainda não foram presos?? O advogado Ronaldo??? E Hilquias Caldas?? Que segundo informações o ultimo citado já encontra-se em natal. Abraços.

  22. Fantastico o “…disputam “agressivamente” o “mercado”, usando as armas de que dispõem.”

  23. O CUTRIM É AMIGO MESMO É DE GLACIO QUE FOI QUEM FINANCIOU SUA CAMPANHA DE PREFEITO COMO ELE MESMO DIZIA A TODOS QUE TINHA CUTRIM NA MÃO….

  24. MARCOS ESSE FABIO BRASIL QUE MATARAM EM TERESINA ERA HOMEM DE CONFIANÇA DE TELMO MENDES COM VARIOS CARROS COMPRADO EM SEU NOME SEM PAGAR UM DEPOIS ELE PASSOU PRA O LADO DE GLACIO ESSA É A VERDADE….

  25. Quer dizer que agora o Telmo Jr vai imperar com exclusividade no ramo da agiotagem?! Tive conhecimento de um caso que ele emprestou uma grana para um emergente advogado de prefeitura e que segurou o carro do causidico para garantia da divida, so devolveu depois que o causidico pagou a divida. O cara é cruel!

  26. Vamos ver se entendi, Havia uma guerra de gângsters. Os gangsters estavam usando o Décio Sá nessa guerra. Então, sobrou para o Décio?

  27. e o Raimundo Cutrim? esse ninguém tem coragem de falar dele. HA! mas se fosse o Dutra, Ze Reinaldo ou Flavio Dino vc estaria dia e noite detonando. O Cutrim é um dos maiores bandidos do Estado, e vc é apenas um descartável que nem o Décio, a bola da vez!

    Resp.: Já falei tanto, meu amigo… Você chega atrasado – ou não tem memória – e fica falando besteira. A diferença é que eu tenho consciência do quanto sou descartável, por isso não envolvo com ninguém. Simples assim.

  28. Deça, é estranho eles serem riviais e viverem em Guerra Fria, pois estive no casamento (o último) de Telmo, e Gláucio estava presente, incompatível comportamente de quem vive em uma guerra fria.
    No depoimento que lhe de Gláucio não transparece esse ódio mútuo.

    resp.: O termo “guerra fria” é exatamente por isso. Quem vive em guerra aberta, nem se relacionam. Os que estão em guerra fria, até se sorriem, como se nada estivesse acontecendo. É simples assim.

  29. Pra quem não sabe, o pai do Sr. Telmo, a muito tempo teve envolvimento com a policia inclusive passou uma temporada na cadeia. Filho de peixe…

  30. Até que enfim alguém com coragem para apontar o Telminho no esquema.

    Se bobear lidera o “top 5” dos agiotas maranhenses…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *