15

O sucesso dos blogs e o incômodo dos jornalistas tradicionais…

Desde 2006, os blogs vêm ocupando cada vez mais espaços como canal de mídia e informação – sobretudo pela rapidez com que dá a notícia e pela relativa independência, características sonhadas há muito, e nunca alcançadas, pelos veículos tradicionais, como rádio e jornal, principalmente.

Aqui, não se aborda a televisão por que, entende-se: em essência, não há jornalimo na TV.  Televisão é show, espetáculo, entretenimento.

Mas é evidente também o incômodo que este novo instrumento de mídia causa nos jornalistas tradicionais, que o vêem até com desmedida antipatia.

Não há como negar que os blogs hoje ocupam um espaço consolidado no jornalismo; e a luta contra isso é uma luta perdida, por que já inseridos no contexto da comunicação social, quer queiram ou não os “tradicionalistas”.

– Normalmente, os jornalistas dos meios tradicionais agem como se soubessem tudo o que o público deseja. (…)Nos blogs jornalísticos, percebemos que jornalitas e cidadãos estão construíndo uma história juntos – avaliam as pesquisadoras Cláudia Irene de Quadros, Ana Paula da Rosa e Josiany Vieira, do programa de Pós-Graduação da Universidade do Paraná, no artigo “Blogs e as tranformações do Jornalismo”  (Leia aqui)

O curioso é que muitos dos jornalistas tradicionais que torcem o nariz para os blogs, também tentaram – ou ainda tentam – entrar na blogosfera. Mas, amarrados à chamada “era romântica” não tiveram o pique e o dinamisno necessários para prosperar como blogueiro.

Foi-se o tempo em que jornalista era aquele ser cabeludo e com barba de cinco dias, com cara de poeta bêbado, com a cabeça no mundo da lua e que só conseguia articular um texto a cada 10 horas, passando a madrugada toda em meio às rotativas de jornais – e o dias dormindo, enquanto o mundo girava.

O jornalismo mudou, tornou-se mais ágil e quem não acompanhou tudo isso, ficou pra trás.

– O sistema tradicional de mídia trabalha com a informação empacotada e distribuída para canais muito bem definidos – jornais, revistas, TVs e rádio. No ambiente digital, especialmente em razão das redes sociais, com seu fluxo infinito de dados e a interação de todos com todos, o contexto da comunicação é modificado brutalmente – aponta a professora Beth Saad, da Universidade São Paulo. (Leia aqui)

 Os blogs trouxeram ainda mais velocidade e dinâmica à atividade jornalística, alinhado à rapidez da internet e a onipresença das redes sociais.

Têm a instantaneidade do rádio, as informações do jornal e as imagens da TV, sem as amarras  e sem o “empacotamento” editorial e industrial característicos destes meios.

Hoje, as referências para todos os setores sociais são os blogueiros – mesmo ainda que com todas as suas problemáticas éticas e culturais, que tendem a ser amenizadas ao longo do tempo.

No caso Décio Sá, por exemplo, os que estão em evidência – para o bem ou para o mal – são os que detém espaços na blogosfera. É na blogosfera que “bebem” polícia, bandidos, advogados e juízes.

Dos blogs saem hoje os fatos que repercutem nas rádios e nos jornais. 

A blogsfera é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano da comunicação social.

Brigar contra isto é perder tempo.

Por que o futuro chegou.

E quem não se adaptar, ficará pra trás…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Feed beck: deu como comentário repetido desde a 1 vez q tentei postar. Talvez por já ter um comentário assinado por outro João.

  2. Infelizmente os blogueiros também são movidos por seus interesses pessoais e muitas das vezes cometem grandes injustiças. Contudo, é inquestionável o poder que esta ferramenta possui, só desejo que ela seja usada nessas eleiçōes a favor do Povo, e não como forma de manipulá-lo.

    resp.: Mas no caso dos blogueiros, meu caro, este interesse pessoal fica personalizado – e sujeito a severas críticas. Nos demais veículos, os interesses são de terceiros, que geralmente não têm “cara”.

  3. Marco. sai de são Luis e estou em Juazeiro do norte-ce.e estou na internet para ver as notícias da nossa terra.um abraço.

  4. Concordo caro observador
    Mudança é uma das poucas certezas que temos na vida, Jornalistas que não acreditarem na eficiência dos Blogs estão fadados a derrocada.
    Foi assim na passagem do K7 para outras mídias, do relógio com maquinas para o digital, fotografia revelado e a digital e tantos outros exemplos, a blogosfera é um novo paradigma.
    A mídia digital esta obtendo um espaço cada vez maior e com muito mias interação com o publico que a cada dia é fidelizado, é só comprar o numero de acesso em um blog como este, os acessos diários muitas vezes é maior que a tiragem de um jornal impresso, e ainda se pode considerar que o blog é ambientalmente correto, não gerando resíduos de papel e tinta , com baixo custo e grande flexibilidade e variedades, tem blog para todo gosto.

  5. Análise interessante caro Marco D’Eça, mas a blogfera em todo o país ainda sofre do mal do jornalismo precoce, algo típico dos novos veículos. O problema dos meios digitais é tentar se desvencilhar da “velha mídia”, pra mim um erro absurdo. Quer seja blog, página de internet, tv ou etc, precisam e devem se calar pela informação de qualidade. Muitas vezes, a blogsfera sofre disso. Na ânsia de tentar uma informação “em primeira mão”, comete erros básicos de apuração. Erros replicados em outors blogs e aí vc espalha uma informação irregal no mundo digital. Jornalismo signfica apurar com responsabilidade. O resto é fofoca. E muitos blogs aproveitam esse caráter universal e livre pra fazer mais fofoca do que jornalismo. Um grande erro. E aí não estou falando de blogs do MA, tou falando de blogs como do Nassif ou Paulo Henrique Amorim, por exemplo… abs

    resp.Não se está discutindo mérito, Wilson. Está se analisando um fenômeno, que chegou e se consolidou. Erros e acertos, prós e contras, são próprios de todas as mídias, que a própria trajetória tende a corrigir.

  6. Luiz e Marcos, o problema está tão sério no mundo, que os tradicionais não sabem como adequar o jornalismo tradicional ao novo jornalismo que vc Marco D´Eça, já incorporou à sua profissão.

  7. Pena que exista blogueiros que não aceitam criticas de seus leitores.
    Aquele (s) blogueiro (s) que eventualmente não aceitarem as críticas de seus leitores, seria melhor escreverem suas materiais dirigidas aos OVINES, ALIENIGINAS, ESTRATERRESTRES etc… Dada a razão, que toda matéria dirigida a pessoas naturais, é passível de críticas.
    DETALHE: só não aceita críticas, quem míope de consciência.
    Por outro lado, o leitor e nem ninguém deve converter críticas em ofensas pessoais, converter liberdade de expressão em liberdade de agressão verbal.

    resp.: os leitoes também deveriam ter a coragem de assinar o próprio nome ao fazer seus comentários, não acha?

  8. Marco essa lapada foi pra quem mesmo? pode especificar?

    Resp.: Não está claro, não?! Pra todos os jornalistas que se incomodam com o sucesso dos blogs e tentam desqualificar a blogosfera. É simples assim…

  9. Uso do Blog é irreversível e totalmente necessário em face de sua atualização rápida e a facilidade de interação nos comentários, O Jornalismo tradicional fica em relativa desvantagem em virtude da dificuldade de atualização e falta de interatividade com os usuários.
    É esta o grande desafio ao Jornalismo mais tradicional criar ferramentas de interatividade, onde o leitor passar manifestar suas opiniões.

  10. Marcos, voce foi muito feliz nesse seu post. Vc pode se considerar um jornalista do futuro que está agindo no presente. Parabéns. Eu ouso dizer que a o “share” da blogosfera brasileira, concernente ao Maranhão é dos mais atuantes do Brasil.

    Resp.: Mas isso incomoda muita gente, amigo Observador. Muitos jornalitas tradicionais, que tentaram controlar a blogosfera no estado, tentaram se infiltrar nela, mas, no fundo, sonham mesmo é com o fim dos blogs. Felizmente, vão ficar pra trás. Ou mudar de profissão, quem sabe…

  11. ESTA MATÉRIA FICOU MUITO BEM ARTICULADA NO QUE CONCERNE ÀS SUAS EXPLICAÇÕES. COPIEI NO MEU BLOG (blogdocaula.com). PARABÉNS.

  12. GOSTEI DA EXPRESSÃO “RELATIVA INDEPENDÊNCIA”.

    MAS, O POVO QUER SABER SE, NO SEU CASO, A INDEPENDÊNCIA DO SEU BLOG É RELATIVA OU ABSOLUTA?

    AGUARDAMOS SUA RESPOSTA.

    resp.: Não existe independência absoluta. Em nenhuma área da vida, nem na sindical, e você sabe disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *