Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. como coisa q os socorrinhos atendessem pacientes provinientes de alguma unidade de saude do estado.

  2. O mais grave disso tudo é que Ricardo Murad diz que agora tem uma “revolução” na Saúde, que “somente agora a população tem um atendimento universal (SIC) e que a população carecia do que é minimamente exigível”. Por favor, a sra. sua cunhada Governadora foi quantas vezes gestora deste Estado? Quer dizer que ela é a grande (ir)responsável por esse descaso que havia, segundo ele? Quanto a não atender pacientes levados pelo SAMU nas UPAs isso è ABSURDO! Vejam as doutrinas do SUS:
    Universalidade – É a garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade o cidadão tem o direito de acesso a todos os serviços de saúde, seja público ou contratado/conveniado pelo servIço público. A saúde é um direito do cidadão e dever dos Governos: municipal, estadual e federal.
    Eqüidade – É a garantia de que todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido nos serviços de saúde em qualquer nível de complexidade de assistência, conforme cada caso requeira, independente de seu local de moradia, sem privilégio e/ou barreiras até o limite de que o sistema pode oferecer.
    Integralidade – É a compreensão de que o homem é um ser integral e deverá ser atendido por um sistema integrado pelas ações que visam promover, proteger e recuperar a saúde.
    Mesmo ele (Ricardo Murad) dizendo que houve acordo, a prefeitura de São Luís nega e eu duvido muito que o dr. Gutemberg Araújo concordasse com isso e assinasse acordo dessa natureza, pelo que o conheço.
    Secretário Ricardo Murad, respeite o SUS e os cidadãos do Maranhão!

  3. Olha, o comentário do L.G. Almeida é verdadeiro e GRAVE: há uma verdadeira guerra entre Ricardo Murad e Fábio Gondim, onde este “administra” o novo Hospital dos Servidores , na cidade operária. Muitos paciente graves não podem ser transferidos de lá para hospitais do Estado, por ordem de Ricardo Murad, mesmo que estejam em iminente perigo de vida.
    Quanto a Ricardo Murad dizer que as UPAs não podem receber pacientes trazidos pelo SAMU, isso é um verdadeiro absurdo, porque isso contraria todas as Diretrizes do SUS, em que todas as entidades envolvidas são, pode-se dizer, interdependentes, integradas. Vejamos algumas doutrinas do SUS:

    Universalidade – É a garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade o cidadão tem o direito de acesso a todos os serviços de saúde, seja público ou contratado/conveniado pelo servIço público. A saúde é um direito do cidadão e dever dos Governos: municipal, estadual e federal.
    Eqüidade – É a garantia de que todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido nos serviços de saúde em qualquer nível de complexidade de assistência, conforme caaa caso requeira, independente de seu local de moradia, sem privilégio e/ou barreiras até o limite de que o sistema pode oferecer.
    Assim sendo, já era para o Ministério Público ter tomado providências. AlÔ, dr. Herberth Figueiredo!

  4. falar a verdade,nem caostelo nem rosengana e nem uma dessas aves de rapina desses politicos tão nem ai pro povo. bando de mizeraiveis,pago meus impostos pra eles viverem bem,e não tenho direito nem a saúde.

  5. Esta confusão PMSLZ SAMU Vs Sec Saúde do Estado já ocorre há 3 anos e NINGUÉM faz nada (Abdon Murad, Gutemberg, Luis Alfredo Guterres, Santiago Servin, Chico Viana, MP, MPF, PGR etc), nem ao mesmo os deputados e vereadores que seriam os representantes legais do povo.
    Outra bomba: vc sabia que pacientes do novo Hospital dos Servidores (administrado pelo Dr Fabio Gondim) não podem ser transferidos para o Hospital Carlos Macieira (IPEM antigo) ou o Tarquínio Lopes Fº (Geral)?? Vc acha correto, mesmo que tenha leitos vagos e que não haja recursos específicos (especialistas, medicações, tratamentos de alta complexidade) pra MUITOS CASOS no HSLZ?? Isto ocorre, todos sabem, somente pela desavença com o Fábio Gondim, onde o Ricardo quase nunca autoriza transferencias entre esses hospitais, prefere que os levem pro Hospital Clementino Moura (Socorrão II) ou morram lá mesmo sendo acompanhados pessimamente por meio mundo de recém-formados despreparados e sem residência médica, onde se esperaria justamente o contrário pelo perfil de pctes do HSLZ (meia-idade, co-morbidades prévias, internações anteriores, manejo dífícil). Na central de leitos do Estado há ordens VERBAIS expressas para não ajudar o HSLZ, a não ser se houver algum deputado intermediando… Agora, lique por Ricardo e pergunte sobre isto… claro que ele vai negar, mas é só perguntar pra qualquer profissional daqueles hospitais, que é notório…

  6. Só uma pergunta Marco essa nota da SES foi feita no teu computador, ou só recebeu o Print Screen da tela onde fizeram?
    Até o corretor ortográfico do Word está sublinhado na palavra descredibilizar.

    Resp.: Eu fiz o print da página mandada pela asessoria e colei como imagem.

  7. então a matéria foi verdadeira, se tivesse faltado com a verdade, o secretário teria desmentido e ponto final.

  8. O secretario deve incluir na reunião tambem Bacabal, tem boatos que existe cinco ambulancia preparda para desfilar em campanha politica

  9. Atitudes como essa, de impedir que pacientes vindos dos nosocômios municipais sejam atendidos pelas UPAs, é que tiram a credibilidade do próprio sistema, e não as matérias da imprensa.

  10. infelizmente a matéria que foi publicada no jornal ”folha de são paulo” foi verdade.por várias vezes já escultei depoimentos de pessoas que chegaram na ambulância do samu nas upas e não conseguiram ser atendidas,no maranhão as coisas acontecem e não aparece um responsável pelos atos que só prejudicam toda uma população.

  11. É sem sobra de dúvida um grande trabalho que vem sendo feito pela SES, através do secretário Ricardo que tem feito grandes ações à frente daquela Secretaria. É fato que o atendimento da população melhorou bastante com as ações desenvolvidas pelo Secretário, isto ninguém em sã consciência pode negar.
    No entanto, existem algumas questões de ordem política e burocráticas que tem causado grandes prejuízos à boa imagem do trabalho feito, e não podemos deixar de reconhecer que aquele episódio mostrado por um canal de televisão, em que uma pobre senhora foi impedida de ser atendida numa dessa UPAS, que fora socorrida pelo Corpo de Bombeiros e só teve a sua entrada garantida na Unidade de Saúde com a presença da nossa briosa Polícia Militar são fatos que certamente fogem ao controle da Autoridade e não pode se admitido como parte de uma política de governo.
    Aquelas cenas derrubam por terra toda e qualquer justificativa que se possa apresentar. Bom seria se o Secretário tivesse a coragem de fizer um pedido formal de desculpas para a família e para a população por ter acontecido um fato lastimável e abominável daquele em sua gestão.
    Diz o dito popular que uma ação tem força de mais de mil palavras, e toda e qualquer tentativa de justificar o injustificável só complica ainda mais a situação e depõe contra todo o trabalho que estar sendo desenvolvido pelo Secretário à frete daquela Secretaria, diga-se de passagem – um belo trabalho!

  12. As pessoas precisam compreender o SUS , as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). as normas do sistema são claras, não existe esse protocolo de atendimento inventado e não tem questão pré-eleitoral, o SUS é de todos, a descentralização, tornando os municípios gestores do sistema, já vem acontecendo a anos, não surgiu agora, com essas construções no meio do mato.

  13. Feitiço virou contra o feiticeiro ! Época de campanha eleitoral, armação política para destabilisar oponente, Etc.
    Precisa aguardar uma semana para encerrar esta polemica ?
    Há tempos a saúde estatal é usada como vitrine para politiqueiros vencerem eleição ?
    Vale perguntar: Quem desdenha da saúde do carente, mata mais ou menos que o assasino do Décio Sá ?
    Vamos aguardar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *