25

Prós e contras da gestão Castelo em São Luís…

Av. Santos Dumont: totalmente recuperada por Castelo

Para ser justo, é preciso apontar todos os aspectos dos quase quatro anos de administração João Castelo (PSDB) em São Luís.

Pontos positivos e negativos, para que o eleitor possa ter uma idéia do que ele fez – e não fez – levando em conta, também, as suas promessas de campanha.

É preciso reconhecer, por exemplo, que o prefeito conseguiu dar jeito em questões há muito perdidas, como as avenidas Santos Dumont e Mário Andreazza.

As duas artérias viviam abandonadas há quase 20 anos. O prefeito conseguiu resolver os problemas de saneamento e deu nova cara tanto à Santos Dumont, que liga o Anil ao São Cristovão, quanto à Mário Andreazza, entre o Turu e a cohama.

Também é obra de João Castelo a urbanização do canal do Caratatiua.

Canal do Coroado, obra inacabada

Na verdade, a obra começou em 2003, com Ricardo Murad, então gerente metropolitano de São Luís. E só não foi à frente por que o govenador da época, José Reinaldo Tavares (PSB) – hoje principal auxiliar de Castelo – tirou Murad da gerência para não favorecê-lo na disputa pela prefeitura, em 2004.

Em 2009, Castelo conseguiu concluir o trabalho e inaugurou a avenida Mauro Bezerra, que corta todo o bairro, dando melhor qualidade de vida ao morador da área.

No balanço da gestão de Castelo há também obras inacabadas: os canais do Coroado, do Rio Gangam, do Cohatrac e do Tropical Shopping não conseguiram ficar totalmente prontos.

O da Praia Grande chegou quase à totalidade, mas ainda não foi testado pelas chuvas.

O calcanhar-de-aquiles da gestão tucana é a Educação.

Alunos sem aula: marca da Eucação na gestão Castelo

Foi um desastre o setor educacional na administração castelista. E continua, mesmo após quatro secretários – Moacir Feitosa, Suely Tonial, Othon Bastos e Albertino Leal.

Também piorou o sistema de limpeza urbana e de coleta de lixo e a gestão do trânsito e transporte.

O setor da Saúde não avançou.

Castelo não cumpriu sua principal promessa da campanha de 2008: o Hospital de Urgência e Emergência. E piorou o atendimento nos dois socorrões, no Hospital da Criança e no Hospital da Mulher.

O atendimento à Zona Rural também é bom.

O prefeito recuperou avenidas importantes, que dão acesso aos bairros mais distantes, e beneficiou com asfalto comunidades inteiras, como São Raimundo, Vila Itamar, Tibiri, entre outros.

A relação com o funcionalismo público não é das melhores, com crises violentas no trato com sindicalistas, arrocho salarial e falta de diálogo com as várias categorias.

Este é o balanço da gestão João Castelo na capital maranhense.

Totalmente Justa, com seus prós e contra.

Para que o eleitor não tenha dúvida do que fará em outubro…

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. em época de eleição nada se cria tudo se copia, inclusive os blogueiros.

  2. Perfeita a análise do “maranhense”! Me sinto indignada com esse prefeito! O esperto Caostelo faz umas obrinhas no ano da eleição e um monte de gente vem dizer que ele está trabalhando….é para chorar! vou anular meu voto! Meu bairro e muitas ruas passaram 3 anos cheia de buracos, mal sinalizadas, faixas de pedestres desaparecidas com a ” pintura asfáltica”, com sinais de trânsito quebrados e pifando a cada chuvinha, agora ele colocou terra nos buracos, “pintou” de asfalto para durar até as eleições e está ‘trabalhando”…só se for para a família dele ! quem elogia tanto ele tem que visitar o Socorrão para ver se a memória volta ! ô povo sem memória….Dinheiro tem, basta pesquisar nos sites de transparência e dos programas do governo federal….mas há uma lenda urbana que diz que o coitado do Castelo não faz nada por causa do Sarney que não libera nada para ele….só que acredita nisso é quem trabalha para ele ou é desinformado…

  3. Parece que todos os candidatos querem mostrar serviço. Agora mesmo Osmar Filho tá se utilizando do asfaltamento da rua Pedro Neiva de Santana no são Francisco para ganhar uns votos. Dizendo para o povo da rua aquele asfalto é uma conquista dele. As máquinas ainda tã asfaltando e ele pedindo voto.

  4. ENGRAÇADO!! achei que fosse OBRIGAÇAO DE UM PREFEITO OU GOVERNADOR, APLICAR CORRETAMENTE OS RECURSOS…E AKI EM SAO LUIS É O CONTRARIO. O CIDADAO PASSA 3 ANOS SEM FAZER UMA CADEIRA PRA ESTUDANTE, A MIRANTE , MALHA , COM RAZAO , TODOS OS DIAS O QUE AINDA RESTA DE RUAS E ESCOLAS E VC AINDA ME FALA EM PROS/? FALA SERIO!!!!! ALIAS, KD OS 70 MILHOES/?? KD OS r$ 46 MILHOES DO IPVA. KD OS 127 MILHOES DE MULTAS ?????? SEM FALAR NO FAMIGERDO FPM. FUNDEB, SAUDE, E OS CAFUNEIS DO JUDA…DE GRANA QUE ENTRAM NA PREFEITURA.. BASTA VERMOS COMO AUMENTOU SEU PATRIMONIO O SR PREFEITO.. SEM FALAR NOS BENS QUE ESTAO EM NOME DE SUA FILHA. A DEPUTADA……ASSIM EH MOLE… OH!! ESTADO SEM SORTE! OH!! CIDADE SEM SORTE!!!!

  5. Acho que falar de :recuperaçaõ de ruas,avenidas,galerias etc…Etc..é malhar em ferro frio pois isso sempre fará parte de trabalho de manutençaõ de qualquer prefeitura.O que nos queremos saber,quais os PROJETOS para tirar Saõ Luis dessa cara de “Provincia”e torna-la uma bela cidade com o aproveitamento de suas proprias potencialidades de que ela dispõe.Naõ precisamos enumera-los pois vc,e todos os ludovicenses sabem.Poderiamos imagina-la parecida com a cidade de Santos,com praças bem cuidadas,a volta de pelos um bonde que circulasse do centro,pela beira-mar,centro historico,a revitalizaçaõ da praça Joaõ Lisboa integrada com a Pedro II e ainda com Rua Grande com a inatalaçaõ de bares,casas de chas e cafés,padarias etc..etc..aproveitamento do predio da refesa e transforma-lo em varios espaços aos moldes das Docas em Belem entre tantos outros melhoramento tornando a cidade mais agradavel e consequentemente partindo pra outras providencias urgentes que se fazem necessarias, e que no final traria ares fisicos mais amplos modernos a cidade,sem que afetasse as linhas arquitetonicas taõ lindas do nosso passado e fazendo com a populaçaõ naõ se cansasse dessas “mesmices falta de visaõ moderna que nossa cidade RECLAMA E GRITA!!!!

  6. NÃO FEZ NADA E O POUCO QUE FEZ FOI ESSE ANO DE OLHO NA POLITICA

    UMA MISERA DESSA NUNCA MAIS.

  7. Voto Castelo 45 sim. O blogueiro foi coerente, mas esqueceu muitas obras realizadas como a av. pq. Vitoria, Av. Carlos Vasconcelos, a revitalização do Roxy, o bom serviço de iluminação pública das avenidas, pontes, monumentos e bairros, a revitalização asfáltica dos 20 corredores da cidade, 100 km de safalto na zona rural, dentre outras obras de pavimento, drenagem e abastecimento de água. Sem cntar que não teve nenhuma ajuda do estado e o que é pior foi severamente castigado pela a Roseana.

    Por isso voto 45, voto Castelo. E em 2014 voto Dino.

    Sou Castelo e Dino pra mudar o Maranhão!!!!!!

  8. Parabéns, Marco, seu pagamento está muito bem justificado, porém os fatos além destes comentados, não são tão favoráveis a este péssimo gestor que se apresenta, senão vejamos:

    1. FALTA DE FOCO E CORRUPÇÃO – Logo que assumiu a prefeitura decretou emergência para recuperar as vias e a única coisa que não fez foi recuperar o que precisava! Se você não lembra, ele usou o dinheiro para pintar a Holandeses que não precisava de reforma e mais seu próprio bairro, o Olho Dágua, longe da população sofrida de São Luís. Neste momento ele nem pensou em arrumar a Santos Dumont e a Mário Andreazza, que acabou fazendo por pressão popular, visto que não tinha feito nada até a metade de seu mandato. Ah, ia esquecendo, a pintura custou mais de 20 milhões aos cofres públicos!!!

    2. MENTIRAS E DESCONVERSAS – Sobre o dinheiro deixado por Jackson, criou factóides, mentiu descaradamente e nunca disse para onde foi o dinheiro ou sua utilização. Nas destinações apontadas no convênio é que não foram!!! E dessa forma, caro blogueiro, ele agiu com toda a arrecadação pública municipal, pois se você fizer uma visita no portal da transparência da prefeitura (que só foi colocado depois do MP cobrar), verá que existem uma série de pagamentos com rubricas das próprias secretarias, apontando dispensas, cuja destinação até hoje ele não explicou para ninguém. Enquanto isso, a prefeitura ficou sem fazer nada por 3 anos…

    3. CAOS NA SAÚDE – Prometeu um hospital e não teve a competência de transformar em realidade. E não venha com a conversa que a governadora não deixou, pois, se você não se lembra, ele aceitou um presente de grego dela (um terreno no APA do Bacanga) e depois tentou se fazer de vítima (me engana que eu gosto!). Depois, arrumou um lugar PÉSSIMO para um Hospital Popular, que irá fazer com que um paciente vindo da Cidade Operária perca mais de 1 hora preciosa para chegar, isto se o trânsito ajudar, podendo inclusive morrer no trajeto pela distância.

    4. CAOS NA EDUCAÇÃO – Você citou obras, mas uma cidade é feita de pessoas e, dentre elas, o futuro está nas crianças, que foram ABANDONADAS por CAOStelo. Este ano foi um semestre inteiro perdido sem aulas. De que adianta ter farda e merenda se não tem aula? Se fosse para dar comida, que fizesse os tais restaurantes bompreços funcionarem. Mais uma promessa que não passou de propaganda por um curto período.

    5. CAOS NO TRÂNSITO – Este setor, nem se fala! Não adianta culpar a venda de veículos, pois se fossem construídas as intervenções tão conhecidas por qualquer cidadão de São Luís (ampliação da Jerônimo, ampliação da Litorânea, melhoria das vias paralelas a Guajajaras, etc…). E o pior, se pelo menos o sistema de sinalização caótico funcionasse… E agora, 4 anos depois é que ele melhora alguns aparelhos e quer dizer que fez alguma coisa??? Poupe-nos disso…

    6. FALTA DE COMPROMETIMENTO COM A POPULAÇÃO – Para finalizar, todos os maranhenses sabem do CAOS que está o sistema de abastecimento dágua da cidade e, só depois que saiu na mídia nacional, é que ele quis dizer que está indignado? Ora, o que importa para ele é a própria imagem e a oportunidade política. Se ele pensasse em sua população, já teria brigado com a CAEMA há muito tempo!!!

    Bom, para finalizar, pois senão irei escrever aqui um livro de indignação quanto ao segundo pior prefeito que São Luís já teve (perdeu para sua esposa, que conseguiu ser pior), gostaria de lembrá-lo, Marco, que vives por aqui, sofres com o trânsito daqui, sofre com as péssimas condições das vias dos bairros (você anda pela cidade, Marco?), sofres com o sofrimento de nossa população à procura de saúde, educação e saneamento básico… Achar que o CAOStelo fez alguma coisa, tenha a paciência!!! O que ele fez foi ínfimo quanto ao recurso que recebeu e quanto ao que poderia ter feito, mesmo com toda sua incompetência!!!

    Tenha dó de nós, não escreva matérias imbecis como esta! Não tente defender quem nada fez por você. Quem está te pagando é a população ludovicense, às custas daquilo que o CAOS deixou de fazer…

    FORA CAOSTELO!!!

  9. Quantos kilometros tem a Av. Mário Andreazza? 1 ou 2 KM? Obra feita sem esgoto e sem drenagem. Lembre-se que além de tudo isso, a avenida foi recuperada, não construída.
    A saúde tá um caos total, só ir no Hospital da Criança, onde médicos comprometidos pedem demissão por total ausência de condições de trabalho.
    Educação piorou muito, para um Município que já ganhou até prêmio nesse setor, com Tadeu, diga-se.
    Mas para se justo, João Castelo investiu em duas coisas:
    1. PROPAGANDA. Na propagando tá tudo lindo;
    2. IMÓVEIS para sua família.

    só melhoru me propaganda.

  10. Em vez de Caostelo se preocupar com o esgoto que jorra a ceu aberto nas praias da ilha, fica focado no prolongamento da litoranea.

  11. As pessoas parecem fechar os olhos para o FATO de que a Roseana entrou na justiça para recuperar o dinheiro do convênio para construção do Viaduto da Forquilha. Se Castelo tivesse utilizado os recursos e perdesse a ação na Justiça – o que aconteceu – era caso de improbidade administrativa.

    Falem de outras coisas, como o delírio populista com o IPTU, um erro grosseiro da administração Castelo, mas não compartilhem da má-fé do serviçal de João Alberto!

  12. Um exemplo da boa administração do Castelo é exatamente o prolongamento da Litorânea, o Tadeu teve a oportunidade de fazer a obra e não fez! isso já demonstra que Castelo é melhor.

  13. E o viaduto da forquilha que tinha até outdoor no retorno? Como um cidadão que não consegue comprar uma caixa de fósforo a prazo ( CPF todo esculhambado de dívidas ) pode gerir recursos públicos ? Só no inferno pra ter cão mesmo !

  14. O hospital de Urgência e Emergência vc sabe pq não ficou pronto né! Deixem o homem trabalhar!!!!

  15. E essa obra do RIO GANGAN já prejudicou e prejudica mais de 250 famílias de uma creche que trafegam todos os dias na rua destruída pela obra, a rua Coronel eurípedes Bezerra no turú, com acumulo de sujeira e água contaminada de dengue…Um crime contra essa crianças, já denunciado pelas emissoras de TV da cidade e que até agora não passaram de promessas levianas de resolver o problema. Quem quiser ver e confirmar e só ir lá. A contrutora ESCUDO é que está asfaltando um pedaço da rua que seria obrigação da Prefeitura. E não vai adiantar dizer que foi por persiguição de Roseana porque não cola não. A responsabilidade é sua prefeito. Assuma seus compromissos e não trasfira responsabilidades, isso é muito feio para um senhor da sua idade!
    CANDIDATOS: Filmem essa Rua e verão quanto abandono e desrespeito às crianças. ISSO É UMA VERGONHA!!!

  16. Não sei no resto da cidade, mas aqui no Santo Antônio a coleta de lixo passou de duas pra três vezes por semana depois que entrou essa Vital Engenharia. Não concordo que a coleta de lixo e a limpeza urbana pioraram.

  17. Eu voto em Castelo sim.Muitos programas para as pessoas pobres eu voto de novo.

  18. Pelo menos esse tem pros e contras jah o TADEU é SÓ CONTRA! E O MACAXEIRA NAO PASSO DOS 3% AINDA…

  19. Marco vale lembrar que o que foi feito, foi no ultimo ano do governo desse insensível!!

  20. Faltou vc analisar o trânsito caótico, o salve-se quem puder que se instalou nas ruas de São Luís…Não vemos um guarda, enquanto isso motos andam em calçadas, carros entram na contra mão, bloqueiam cruzamentos em sinais, não respeitam os mesmos, nem pedestres, acidentes se multiplicam, ônibus andam em alta velocidades, inclusive fora das rotas para fugir de engarrafamentos, carros mal conservados e sem faróis, motoristas e motociclistas não respeitam regras básicas, como sinalizar e não cortar pela direita,motoristas alcoolizados, pegas noturnos, emfim, um CAOSTELO. Quando vemos guarda municipal: nos carros da blitz urbana ou depois que o acidente acontece. Um absurdo !

  21. Para alguem que se diz obreiro recuperar duas ruas em 4 anos é no minimo ridículo, sem esquecer que enriqueceu 2 milhões neste período segundo sua declaração de renda no TRE. Meu voto é: Nem pra síndico o Castelo serve.

  22. Com essa campanha milionária de castelo, já dar para saber onde foram parar os 70 milhões de reais deixados por Jackson Lago para a construção do viaduto do Calhau. Castelo, PIOR PREFEITO DO MUNDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *