24

Como funciona o esquema de agiotagem no Maranhão…

A polícia maranhense já sabe como funciona o esquema de agiotagem envolvendo prefeituras e outras instâncias da classe política e do poder público no Maranhão.

Sabe, por exemplo, que, para funcionar, o esquema conta com um braço na Polícia Federal, outro em setores da Justiça – estadual e federal – e de órgãos federais de controle e fiscalização.

Os agiotas agem em duas frentes: numa delas, financia campanhas eleitorais de promisores candidatos, dando garantias de que o pagamento só será feito em caso de vitória nas urnas – com dinheiro público, obviamente. 

Na outra frente, a quadrilha se adianta às operações da Polícia Federal – devidamente informada por membros da própria PF – e oferece “serviço” para livrar os gestores enrolados, mediante pagamento. 

É nesta frente que a polícia maranhense tem focado suas investigações.

O grupo, que tem como chefe maior o agiota Gláucio Alencar – o mesmo que, segundo a polícia, mandou matar o jornalista Décio Sá – age da seguinte forma:

Primeiro recebe informações de membros infiltrados na Polícia Federal e na Controladoria-Geral da União sobre ações em prefeituras e outros órgãos públicos que estejam sendo investigados por desvio de recursos públicos.

Em seguida, de posse de cópias da documentação sobre a ação – inclusive pedidos de prisão – outro membro da quadrilha  procura os acusados e toca o terror, exibindo os documentos que compropmetiam o gestor.

E oferece seus “préstimos” para livrá-los da eventual cadeia.

Segundo apurou o blog, esta negociação gira sempre entre R$ 200 mil e R$ 600 mil, dependendo do porte do órgão ou prefeitura investigada.

Garantido o negócio, com pagamento antecipado da primeira parte, o envolvido é simplesmente ignorado nas ações da PF e da CGU contra corrupção – e fica na dependência da quadrilha de agiotas.

Muitas vezes, o próprio Gláucio “financia” o gestor enrolado, tendo a garantia de acesso aos recursos públicos do órgão ou prefeitura investigado pela PF.

Daí por que os cheques de prefeituras foram encontrados com ele…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. E o TCE?? Será que não rola propina e esquema com Prefeitos por lá?? Como não tenho provas…não vou fazer afirmações, mas muitos sabem dos comentários no corredores de Secretarias e no meio político. Ainda dizem que Brasileiro é honesto. Os honestos são “a exceção”. Quanto ao caso Décio, a Polícia Federal e OAB deveriam entrar no caso, pois trata-se de esquema gigantesco, envolvendo muitas figuras e dinheiro público.

  2. Ora marco, informaçao da PF sempre houve, você lembra de uma operação que que foi abortada lá em São Paulo, que iam prender um portador de uma mala de dinheiro? Quem informou? E ate hoje esta investigação da PF não anda, a de Cachoeira tá andando!

  3. Então está explicado porque o imperador Eduardo DP continua solto e comenta em rodadas de botecos que esse povo vive na mão dele, está deitando e rolando comprando voto com valores exorbitantes na atual campanha para eleger a prefeita Arlene Costa mãe dele. Do outro lado da disputa está o grande agiota maranhense que reside em Teresina-Pi o Sr. DEDÉ MACEDO financiando a campanha do filho Hernando Macedo. Em Dom Pedro de um lado um agiota e do outro lado um que pega dinheiro da agiotagem.kkkkkkkk. e a Policia Federal e o Ministério Público demonstram vista grossa.

  4. Por isso alguns prefeitos deitam e rolam e a PF nada.
    Falta uma coisinha ainda a ser revelada: Por que o TCE não pune alguns prefeitos enrolados até o pescoço e outros enrolados até o joelho ficam livres para voar.
    Marco, será que esse esquema envolve gente grande do TCE também ?

  5. Marco, essa sua postagem é totalmente pertinente ao momento em que vivemos, com certeza a prisão desta quadrilha e a iminência de uma investigação nessa teia de crimes relacionadas com a agiotagem, irá dar um rumo totalmente diferente nestas eleições, pois estes sanguessugas dos cofres públicos estão com a barbalho de molho e com certeza vão ter receio de colocar o seus suados recuros em campanhas pelos municípios do Maranhão, abraço e parabéns pela sua postagem.

  6. Literalmente uma quadrilha. Pior é que ainda incluíam jornalistas/blogueiros no bolo para pressionar os prefeitos a “fecharem o contrato”. Era onde o Décio entrava? Caso afirmativa a resposta, qual o motivo de sua morte? Houve algum desacordo? Sua fatia estava ficando muito pesada? Tenho pena da família dele, mas a coisa pode ficar mais feia quando vier a público o torpe motivo de matar o cara! Espero que meus botões estejam falando besteira.

    Resp.: O motivo de matar o Décio foi só um: Júnior Bolinha tinha ódio dele e ficou com medo de ele revelar os detalhes da morte de Fábio Brasil.

  7. Marco! você já sabe como era feita essa lavagem de dinheiro da agiotagem através dos escritórios de advocacia?.Pelo que sei o escritório do ronaldo tem diversos contratos advocatícios com várias prefeituras do Maranhão.

  8. Não seria a hora da honrada instituição Policia Federal se manifestar, já que existe indicios de um de seus delegados envolvidos com essa quadrilha? Frise-se que tal delegado comandou várias operações de combater a corrupção em várias prefeituras do Maranhão.

  9. O mais triste de tudo isso é que na própria CGU, tem aqueles que aproveitam da fé publica para intimidar, perseguir e afrontar. É duro! … O Estado a serviço do terror e da desgraça social.

  10. A melhor definição para Ronaldo, advogado, quem deu foi o seu próprio cliente, Gláucio Alencar. Gláucio disse o seguinte sobre Ronado: “um cara que acorda tarde” e que é “fanfarrão”. Ronaldo, o próprio Gláucio te acabou!!!!! Se ele fosse teu amigo mesmo não teria citado o teu nome. Agora a Ocrim vai toda permancer no xadrez. Como dizia o finado Décio: Te cuida Ronaldo!!!!

  11. o mistério da arma que matou Décio segundo Roberto Kenard.
    caro jornalista Marco aurelio, observei o sr fazendo alguns comentários de posts do kenard, não deixe de ler esse: “QUE referente à arma que ceifou a vida de DÉCIO SÁ, o interrogado afirma que essa arma pertencia a BALÃO; QUE JHONATHAN possuía uma outra arma e a trocou com a arma de BALÃO, dando-lhe uma importância em dinheiro; QUE a arma que assassinou DÉCIO trata-se de uma pistola .40, cromada, toda pintada de preto; QUE também é do conhecimento do interrogado de que JHONATHAN também possuía uma pistola .40 com a parte superior cuperior cromada e o cabo preto;QUE inclusive, chegou a ver a tal arma na posse de JHONATHAN e verificou que nela estava gravado o nome GTA; QUE a referida pistola estava com JHONATHAN quando foi preso pela polícia numa chácara, no Turu, de posse de 10kg de cocaína”.

    foi postado agora às 14:46

    vcs são os melhores jornalistas e analistas de noticias do nosso estado.
    parabéns continuem assim dessa forma imparciais e verdadeiros.
    abraço

  12. Marcos, Agora faz sentido porque o prefeito Henrique L… Salgado, nunca foi investigado apesar de todas as roubalheiras e mazelas de sua adiministração. Pois denúncias e fatos existem aos montes.

  13. Marco! E aquele Advogado Ronaldo,falastrão e fanfarão como Graucio o denominou em depoimento aos delegados. O que essa OAB do PCdoB esta fazendo para acabar com essas pilantragens de
    De muitos Advogados ?

  14. POR ISTO QUE MESMO DENUNCIADA NA POLÍCIA FEDERAL COM PROVAS CONTUDENTES A PREFEITA DE LAGO AÇU NUNCA FOI INVESTIGADA OU PRESA?

  15. Marco, muito se falam das pessoas diretamente envolvidas/beneficiárias do esquema de agiotagem. Dentre elas, cogita-se a presença de alguns que fariam parte de órgãos de controle, como a PF e a CGU.
    Até agora, entretanto, não ficou clara a participação do servidor da PF nesse assunto, considerando os depoimentos tornados públicos. Quanto ao servidor da CGU, seu nome sequer fora revelado, até agora. Afinal, essa pessoa existe ou não? Grato.

    Resp.; A pessoa da PF já foi citada em depoimentos e por policiais que comandm as investigações. E a pessoa da CGU seria ligada, exatamente, a esta pessoa da PF.

  16. De acordo com otexto acima, restou apenas o MPF para a sociedade confiar.
    Quem diria, que, ainda que em outro mundo, Décio prestaria um relevante serviço a nação brasileira. Digo isso, tendo como referencia todas as palavras do texto acima.

  17. OU MARCO, PORQUE TU NÃO FALA SOBRE O IRMÃO DA NELMA QUE TAMBEM É AGIOTA E COMO FALOU A ESPOSA DO DÉCIO, ERA QUEM MANDAVA O DÉCIO POSTAR NOTÍCIA SOBRE O GLÁUCIO, TU NUNCA FALOU DISSO, SERÁ QUE ELE ESTÁ BLINDADO??

  18. Marcos, todo mundo sabe o nome do Delegado Federal. Todo mundo também sabe o nome do advogado que ia na frente. É uma quadrilha mesmo! Aliás, para usar um nome que o próprio delegado já escreveu inúmeras vezes em seus pedidos de prisão, trata-se de uma verdadeira Ocrim ± Organização Criminosa. Pergunto….por que a PF nunca falou nada a respeito disso….

    Resp.; Ainda hoje aguardo posicionamento da Polícia Federal.

  19. Ah, então é por isso q foi citado, nos depoimentos, o nome de um delegado federal?

  20. Marco, sua matéria tem por fonte os depoimentos feitos ou se baseia pelo que se ouve dizer em corredores?
    Grato.

    Resp.: Tem por fonte os depoimentos, as investigações da polícia e testemunhos de políticos procuradores pela quadrilha.

  21. Marco, Gláucio Alencar é a ponta do iceberg…
    Ele é café pequeno!!!
    Já procuraste saber quem é Pacovan?!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *