31

Caso Décio: envolvimento de Fábio Capita vai além do empréstimo de arma…

Capitão Fábio Aurélio: relações com o grupo de Gláucio

O capitão PM Fábio Aurélio Saraiva, o Fábio “Capita”, não está preso apenas pela suspeita de ter dado a arma usada pelo assassino confesso, Jhonatan de Souza, para matar o jornalista Décio Sá.

Também não foi preso apenas por ser amigo de infância de Júnior Bolinha, apontado como agenciador da morte de Décio.

De acordo com as investigações da polícia, foi a obtenção de documentos, diligências e cruzamento de vários dados  que formaram a convicção de que “Capita” tinha relação estreita com a quadrilha de agiotas comandada por Gláucio Alencar.

E não apenas no crime contra Décio Sá.

A princípio, até este blog questionou o argumento que levou o policial à cadeia, como se pode reler no post  “Limitação da acusação ao capitão…”

Mas a investigação do caso Décio não se reumiu a meros depoimentos.

A polícia tem gravações telefônicas entre membros da quadrilha e o capitão Fábio. A polícia já obteve provas das ações do policial militar em proteção às ações dos criminosos.

São estes argumentos – e não apenas a afirmação do assassino, de que seria dele a arma usada para matar o jornalista – que embasaram o pedido de renovação da prisão preventiva no Maranhão.

Argumentos usados também para formar o conjunto de provas da polícia do Piauí, que investiga o assassinato de Fábio Brasil, morto pela mesma quadrilha de Gláucio e Júnior Bolinha.

É por isso que o capitão Fábio Aurélio continua preso…

Marco Aurélio D'Eça

31 Comments

  1. Pelo raciocínio, quem é capaz de difamar é capaz de caluniar!

    resp.: E…???

  2. Sim, ele pode até ter participado nos esquemas de agiotagem das prefeituras, mas as provas da participação deste policial na morte de Décio continuam superficiais.
    O fato dele suportamente ter participado de esquemas de extorsão de prefeitos não pode levar a crer que também participou de um assassinato.
    Nunca foi consenso entre os delegados que presidem a investigação a prisão do capitão.

    resp.: POis eu acredito que alguém que se envolva com um furto, também é capaz de se envolver num assalto a banco. Basta a oportunidade e o motivo.

  3. Todo mundo perdido. Principalmente imprensa e Justiça que estão sendo enganadas pela Polícia Civil. Continue divulgando besteiras!!!!!

  4. Caro blogueiro, o povo está cansado de picuinhas, e dizer que a justiça não quer apresentar provas e tal … vou repetir…o povo que provas e provas e nao é de interesse nosso querer alguem preso sem provas ou por sigilo mas uma vez o povo nao quer segredo o povo que transparencia….fica a dica

  5. O comentário do “eu já sabia” eh perfeito. Certamente existem provas contudentes contra os acusados, caso contrario já estariam livres, afinal todos devem ter bons advogados atento a provas frágeis e indícios ténues. Por isso imagino que não chamaram o Cutrim, deve faltar provas concretas.

  6. … não esmurece não homem, só vs e o Kenard estão metendo o dedo na feridaenquanto o “Pablioto” e o “papito” dele tão um nervo só…boa sorte.

  7. Não é a instituição COLÉGIO BATISTA. Estou dizendo que estas amizades sao antigas.

  8. Eu acredito na inocência do Capitão Fábio, ter ligações telefônicas com algum membro da quadrilha, Júnior bolinha, etc., não é prova de crime, na pior das hipóteses, poderia ser questionada a sua conduta por amizade com um deles, embora também seja questionada. Não está escrito na testa de ninguém quem é bandido ou não. Ligações telefônicas e pessoais tem muita gente com eles e onde estão?

    Resp.: Bom, meu caro, desculpe meter o dedo na ferida, mas eu sei exatamente qual dos meus amigos de infância são recomendáveis em suas condutas e quais não são. Não é preciso deixar nada escrito na testa. Jornalista é jornalista e bandido é bandido. A sentença é a mesma para policiais. Relação com alguém que é conhecido por suas traquinagens é, no mínimo, temerária para um policial que exerce posto de comando, não acha?

  9. É PRA COLOCAR ELES É NA CELA 13 JUNTO COM NEGÃO PÉ DE MESA. NA IMPERATRIZ ONTEN FOI O JUGAMENTO DE DOIS EX BANDIDOS FARDADOS.CADA UM PEGOU 22 ANOS DE CADEIA. JUSTIÇA TARDA MAIS NAW FALHA.

  10. Como dizia Lúcio Flávio (O passageiro da agonia) : bandido é bandido, polícia é polícia.
    Não tem essa de policial amigão de bandido não.

  11. QUAL A PROXIMA ARMAÇÃO QUE ESTÃO CRIANDO PARA DESGASTAR O DEPUTADO CUTRIM?
    TODO PERIODO DE ELEIÇÃO SURGE UMA NOVIDADE PARA ESVAZIAR OS VOTOS DO PARLAMENTAR, SÓ QUE O EFEITO COLATERAL É AO CONTRARIO, OS VOTOS ALMENTAM.

  12. CREIO QUE VC ESTA MUITO CONVECIDO DE TUDO QUE DISSE.
    O KENARD QUE TEM RAZÃO É MUITA CORRUPÇÃO NO MEIO JORNALISTICO.

  13. Sr Salazar, a sua suspeita é maldosa. Não faça isso. A instituição Colégio Batista Daniel de La Touche presta serviços à nossa sociedade há muitos anos. Se eu fosse vc, pediria ao Marcos D´Eça para apagar o que vc disse. Simples assim.

  14. Já desconfiava e falava que nunca a polícia iria fazer uma cagada dessa, ou seja, prender algum suspeitos desses sem provas materiais concetas. E Marco esses que defendem com certeza são amigos ou parentes desses corruptos! Não se dá o trabalho de responder. Todo mundo sabe quem são essas peças que estão presos!

  15. O que tem uma coisa haver com a outra Salazar? Se essa rapaziada a que vc se refere é oriunda do Colégio Batista? Eu também sou ex- aluno do Colégio Batista, um colégio que por sinal, nao me dera somente o conhecimento, mas me ensinara muitos valores morais que até hoje norteiam a minha vida.

    Resp.: De fato, nada tem a ver uma coisa com a outra.

  16. eu queria saber como capita pode fazer parte do bando de glaúcio, se nos depoimento de buxexa, glaúcio, miranda, elker, jonantan, e em nenhuma outra pessoa envovida sequer o conhece, e nem ele conhece, ele só conhece bolinha, vc tem bola de cristal? coloque as provas contra o capitão diga para sua fonte colocar, é elementar meu caro deça, não existem ainda estão procurando, e vou dizer mais ele só tá preso por causa do Dep. Cutrim que deu aquele pronunciamento na assembléia, pondo em xeque toda investigação e se capita fosse solto colocaria em descrétido toda a investigação.

    boa tarde meu grande reporter

    Resp.: Você deve questionar é a Justiça. A polícia n ão pode manter ninguém preso se a Justiça não decidir assim. E a Justiça não decide por prisão apenas para agradar A ou B.

  17. Uma curiosidade: A maioria dessa rapiziada e oriunda do colégio Batista, investigue e veja a verdade, você vai ficar boquiaberto.

  18. RESPOSTA:
    Tem haver que pelo mesmo motivo de acordo com o seu texto, um está preso e os outros ainda estão soltos. É simples assim, você não acha?

    Resp.: Não, não pe! A polícia baseia suas ações em investigação, depoimentos e outros elementos de provba. Se estes ainda não estão presos, é por que a polícia entendeu não haver necessidade de levá-los à prisão agora. Diferente dos que já estão atrás das grades. Não há analogia entre uma situação e outra.

  19. Você disse que o “Capita” não está preso apenas pela suspeita de ter dado a arma usada pelo assassino confesso e nem por ser amigo de infância de Júnior Bolinha, apontado como agenciador da morte de Décio, mas pelas relações estreitas com os agiotas.
    Será que entendi bem? Ter dado a arma ao bandido para matar o jornalista não é motivo para prisão, mas ter relações com agiotas é? De onde você tirou isso?

    Resp.; É claro que dar a arma pro bandido é grave, mas não é apenas isso. Mesmo que a polícia não tivesse como provar que a arma é dele, há outros elementos que o põe entre os envolvidos. É esta a questão. E sei que você entendeu muito bem.

  20. conversa Homi….
    bla bla bla…. tu ta mais por fora que bunda de indio….

  21. E o BOCHECHA? Qual a participação dele?

    Resp.: Alugou a casa usada por Jhonatan, e dava a infra-estrutura para que Jhonatan e os comparsas pudessem permanecer em São Luís. Tudo por ordem de júnior Bolinha.

  22. Bom dia Marco,

    Seria interessante que vc reproduzisse tais documentos. Que diligências foram realizadas pela polícia ? Que dados foram cruzados? Qual o teor das gravações telefônicas? Enfim, informações concretas, como o Kenard faz. Outro pergunta: Será que a competente polícia do Piauí sequer ouviu algum acusado? Pergunta pra sua fonte? Dados concretos, por favor, sem disse me disse.

    Resp.; As informações são estas. Quem dá dados concretos é a polícia e a Justiça. Vá ao 1° Tribunal do Juri e peça cópias do pedido de prorrogaçãod a prisão e a decisão da juíza.

  23. Tudo bem. Estava tudo certo, se não fossem as informações de ampla publicidade, dando conta de que, outras pessoas, inclusive o irmão de uma magistrada, um advogado, e até um delegado de outra instituição policial estão envolvidos com a quadrilha de agiotas, e ainda estão soltos. Porque?

    Resp.: O que tem a ver uma coisa com a outra?

  24. Incrivel a tanto se questiona quanto a prissão deste capitão e não divulgam provas reais, fisicas, agora aparecem mais suposições, ou vc tem estas gravações, pq não divulgar, ta esperando o q, ta me parecendo armação, vc ganhou mesmo ai uma pontinha, para incrimina-lo, pois sabemos que esta policia civil além de incompetente é corrupta.

    Resp.: A polícia não tem obrigação de divulgar prova alguma, meu caro. A polícia apresenta seus argumentos à Justiça e a Justiça decide ou não por conceder a prisão. Se concedeu – duas vezes – é por que se convenceu do envolvimento. Não adianta passar o tempo inteiro questionando isso ou aquilo. O fato é: a polícia tem convicção da participação do capitão, mostrou os arugmentos à Justiça e a justiuça também chegou à convicção de que ele dev eria continaur preso. O que mais questionar?

  25. EU JÁ SABIA…é óbvio que a decretação da prisão temporária não estava fundada apenas no depoimento do assassino confesso. A decretação de tal medida cautelar (extrema, haja vista não haver condenação ainda) deve fundamentar-se em requisitos legais analisados criteriosamente pelo magistrado, visto atentar contra o status libertis do agente. Eu já fiz o curso de formação da briosa polícia civil – ma para investigador de polícia (mas não quis assumir o cargo) e conheço alguns desses delegados que estão na investigação (augusto barros, maymones, etc) e sei da competência e seriedade desses homens, além de saber dos critérios técnicos-jurídicos para decretação da temporária, desse modo, desde o início eu já presumia que haveria escutas telefônicas e outras informações cabais de envolvimento deste capita, pois estes profissionais não seriam tão amadores de pedir tal medida restritiva de liberdade baseado apenas em elementos frágeis, o que implicaria na descrença total da investigação e da competência da polícia…Deça, tua análise de forma açodada, com todo respeito, foi um equívoco elementar…

  26. Marco, tenho a impressão que existem “leitores” direcionados à defesa do acusado militar. Não podem esses “leitores” esquecer, que todos os acusados já foram denunciados no Piauí. Ao invés de pedirem provas, deveriam pedir procuração para os acusados e se habilitarem nos autos.

    Resp.: Todos têm direito a se manifestar com a mesma intensidade emocional neste blog.

  27. Marco, vc já percebeu como tem muita gente que se preocupa com capita, tem assessoria direto defendendo ele nos blogs. Amigo de bandido é bandido.

  28. O Kenard soltou uma postagem – que eu já havia perguntado aqui- sobre a arma que nos leva a duvidar mais uma vez a duvidar de alguns pontos trazidos até então e você, coincidentemente (ou não) aparece, depois de muito silenciar, aparece com uma postagem “esclarecedora” (exatamente assim, entres aspas). São essas coincidências que colocam em cheque a sua imparcialidade. Não te faltam talento e competência, isso é notório, mas deixa a desejar no quesito profissionalismo. Gosto muito de como escreve, do fato de postar as criticas que recebe, diferente de outro que na moderação só colocam os elogios (embora “perca a linha” muitas vezes em suas respostas. Mas incomoda, enquanto leitor, como se percebe claramente que esse blog tem “um Q” de espaço comprado. E não, não estou falando do espaço publicitário, mas sim das matérias que você faz, claramente a “pedidos”. Mas é isso…Por fim, te parabenizo por, apesar desses pequenos deslizes profissionais, poder afirmar e se vangloriar de não ter feito negócio com bandido, de não ter se metido nesse meio sujo, pois nisso eu de fato acredito.
    Um forte abraço…

    resp.: Mas parece que o profissionalismo, a competência e a capacidade só valem se agrada a você…

  29. Conversa pra boi dormir!!! Por que nao sao apresentadas as provas? Existe tanta certeza, e por que nao sao divulgadas? Vai dizer que esta em sigilo? Sigilo pra quem? Por que pra vc que ganha pontinha ai pra defender as invetsigacoes, nao ha sigilo….eta Maranhao vei!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *