39

Sem dar nomes, PF confirma investigação sobre “envolvimento de policial federal” na morte de Décio Sá…

O símbolo da PF era usado por Décio sempre que anunciava operações em prefeituras

A Polícia Federal divulgou hoje nota à imprensa em que confirma estar investigando o possível envolvimento de um dos seus membros no assassinato do jornalista Décio Sá.

De acordo com a PF, a sindicância visa também apurar envolvimento deste mesmo policial com crimes de agiotagem no Maranhão e no Piauí.

A PF não cita o nome do policial investigado e diz que só vai se manifestar “após a conclusão das apurações”.

O único policial federal citado no caso Décio Sá é o delegado Pedro Meireles, que aparece no depoimento do agiota Gláucio Alencar.

Entre 2008 e 2010, Meireles foi responsável por algumas das operações em prefeituras maranhenses acusadas de desvios de recursos.

A maior parte destas investigações, eram noticiadas antecipadamente no blog do jornalista Décio Sá.

No seu depoimento à polícia, Gláucio Alencar – acusado de ser o mandante da morte de Décio – respondeu à polícia sobre uma mensagem que teria recebido de Meireles, após o crime. (Leia a íntegra aqui)

Pedro Meireles também é amigo do advogado de Gláucio Alencar, Ronaldo Ribeiro.

Tanto Meireles quanto Ribeiro estiveram no local do assassinato de Décio, logo após a morte do jornalista.

A PF diz que abriu a sindicância motivada por “matérias publicadas na imprensa maranhense”.

Marco Aurélio D'Eça

39 Comments

  1. Meu irmão é Agente da Policia federal há 16 anos…os PF´s tem livre acesso em qualquer evento e porte de arma em todo território nacional.Quem disser que não esta mal informado.

    Resp.: Mas qual é a importância desta informação? Que interesse tem para a história mundial se um policial federal tem ou não direito de entrar armado onde quer que seja?

  2. Deça, O Gustavo ta certinho…Eu sei pois tenho um primo que entro nesse concurso da PF de 2004 …o policial federal no Brasil inteiro tem livre acesso a qualquer evento que cobre entrada e porte de arma em todo território nacional. Nao existe nada demais nisso, meu Tio tbm é policial federal há 30 anos.O pessoal vem falar coisas que não tem nada a ver e sobre as quais elas nao tem conhecimento.

  3. veja Deça, o nivel de alguns policiais como esse tal de Gustavo que, ao invés de se orgulhar por ter estudado objetivando bem servir à sociedade que lhe paga seus salarios, orgulha-se que estudou para ENTRAR DE GRAÇA E ARMADO ONDE BEM QUIZER. Esse tipo de policial so traz envergonha aos policiais de verdade e à Instituição que deveria servir devoção e respeito. Por conta da impunidade policiais desse naipe juntam-se a outros como esse delegado que se pôs a serviço de marginais. Que pena…

  4. Deça eu não sei por que tu te doeu se a resposta não foi dirigida pra vc… apenas dei a resposta merecida para quem vem falar coisa sem saber…Se tu te doeu problema é teu…Falar é fácil..Assimilar a decoreba e passar no concurso é difícil… Esse pessoal que fala coisa sem saber é o mesmo que vive te criticando sem base na realidade dos fatos…

  5. Sou Agente da PF… Entro de graça e armado onde EU QUERO pois estudei muito pra isso…Dou CARTEIRADA no Brasil inteiro… vc que tem procura estudar…kkk…pega a prova de agente da PF do concurso 2004 e tenta responder ao menos uma questão…kkk…sou concursado…quem tem que estudar é vc orelha seca!

    Resp.: Este é o perfil dos nossos policiais federais? Creio que não. Mas, infelizmente, há trogloditas que conseguem assimilar a decoreba. O resto é cumprir o ritual do serviço público. Lamentável…

  6. O ” livre acesso” imbecil não é pra se divertir seu jumento! Procura fazer uma faculdade de direito pra poder saber interpretar uma lei!

  7. ah ta! tu vai barrar como? E por isso que vc não é dona de nada…kkkkk.. Não sou eu que estou inventando isso…Agentes, Escrivães, Papiloscopistas e Delegados da PF tem livre acesso em festa e porte de ARMA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. É só dar uma olhada na lei.

  8. Não tem nada de prerrogativa de nada, se eu tivesse uma casa de show ou festas, vagabundo qualquer da polícia teria que pagar! Deveriam colocar logo no edital do certame essas prerrogativas kkkkkk! Compra-me um bode! E se for culpado, esse vagabundo é pior que os outros, carreira bonita e ainda com fãs na cidade depois que prendeu um monte de vagabundos, que aiás estão todos soltos, e agora é investigado? O siatema é foda! tE ALGEMA!

  9. Entrar em festa sem pagar e armado é uma prerrogativa assegurada aos policiais federais…diferente dos policiais militares que não gozam dessa prerrogativa…. Em relação as suspeitas do envolvimento do Delegado …Não entra na minha cabeça que uma pessoa que estuda, dia e noite, para passar em um concurso difícil como esse para Delegado da PF possa pôr todo esse esforço em risco por ter em seu ciclo de amizades agiotas…mas depois do envolvimento do paladino da ética Demóstenes Torres com o bicheiro Carlinhos Cachoeira eu não duvido mais de nada…

    Resp.: Foi exatamente o Demóstenes quem me veio à cabeça quando comecei a ler seu comentário.

  10. E amigo, odeie o jogo, nao o jogador, discuta-se se é uma norma correta ou nao, mas enquanto ela valer qualquer um que tiver conquistado esse direito pode fazer uso dele.

  11. Mas quem falou em arrogância?? Até agora só vi pessoas falando sem se preocupar em saber se eh verdade o que estão falando ou nao. Uma pessoa fala algo que ela nao tem a mínima idéia se é verdade, só porque é cool reclamar contra alguma coisa, e isso passa a ser um fato??

  12. A entrada em serviço e uma coisa, se não for assim tem que pagar não tem nada com épocas passadas e nem Brasil inteiro, que autoridade e essa. Comportamento de influencia e de mal cartismo.

  13. Marco, isso nao eh estar acima da lei, eh exatamente a lei que permite a ele, e nao só a ele, a qualquer policial federal no Brasil inteiro, livre acesso a qualquer evento que cobre entrada. Nao existe nada demais nisso, meu pai eh policial federal há 32 anos e desde quando ele entrou na policia as coisas ocorrem dessa forma. As pessoas quando querem atingir alguém falam coisas que nao tem nada a ver e sobre as quais elas nao tem conhecimento. É uma necessidade que se tem de falar besteira que eu realmente nao entendo. Obrigado pelo espaço Marco.

    Resp.; A entrada é uam coisa. O problema é a arrogância e a forma humilhante como se entra. Esta é a diferença.

  14. Essa sindicância tem que ser feita mesmo, para que acabem esses boatos que tentam derrubar a credibilidade, a responsabilidade e o comprometimento com a justica que este funcionario publico federal tem.
    O que tem ele entrar em festas sem pagar? Qual eh o problema em ele gastar o dinheiro dele como ele bem entende? Ele estudou e se dedicou muito para ter o que tem. É um direito adquirido.

    Que a justica seja feita, de verdade.

    Resp.: Ele não pode usar o cargo para forçar entrada em festa. Ele pode gastar o dinheiro dele, mas não pode usar do cargo para ganhar além do que lhe é devido. O fato de ele ter estudado e se dedicado para ter o que tem não lhe garante fazer coisas acima da lei.

  15. Quer dizer que o ilustre jornaslista Décio Sá, fazia parte do esquema? não, não… não acredito. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, bando de hipócritas.

  16. HomeNotíciasVídeosBlogsContato
    AgriculturaCidadeCiência e SaúdeCinemaCulturaEconomiaEntretenimentoEsporteInternacionalMaterias EspeciaisMeio AmbienteMundoMúsicaNacionalPolíciaPolíticaSaúdeSegurançaTecnologia

    Sexta-Feira , 27 de Julho de 2012 [email protected]/[email protected]
    Maranhão
    Banga afirma que ainda é quem manda no município de Serrano do Maranhão
    Segundo Banga, tudo não passou de um mal entendido
    Em 08/06/2010 , às 20h37 –
    O prefeito de Serrano do Maranhão, Vagno Pereira, o Banga (PTdoB/ foto), afirmou que continua como gestor no município, apesar do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, ter cassado seu mandato, na sexta-feira passada, indo de encontro à decisão da desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Maria das Graças Duarte, que havia determinado a volta de Banga ao comando da Prefeitura de Serrano do Maranhão.
    Segundo Banga, tudo não passou de um mal entendido, por existir três decisões favoráveis à sua permanência no cargo. “Ele (o vice-presidente do STJ) conseguiu derrubar apenas uma. Portanto, ainda faltam duas decisões e nesse caso, ainda continuo como prefeito de Serrano do Maranhão”, justificou.
    De volta ao comando da Prefeitura, Banga disse que o maior problema nesse momento é com o pagamento dos servidores do município, pois o tempo em que o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Pereira, passou no comando do município deixou de pagar os funcionários públicos.
    “Além disso, o presidente da Câmara fez uma enorme quantidade de saques em dinheiro, irregularmente. No entanto, fui preso por ter sacado R$ 10 mil e repassado à Câmara e ele (Hermínio) sacou mais de R$ 1 milhão, apenas com recibo, e continua solto, fazendo baderna na cidade”, declarou.
    Banga considerou sua prisão pela Polícia Federal armação política para destituí-lo do cargo. “O presidente da Câmara coordenou isso tudo, com o apoio de um agiota, de nome Gláucio, que tem aqui em São Luís. Para ter ideia, deixei a prisão por crime de fiança, portanto não era para eu permanecer preso, o que demonstra que minha prisão foi rregular”, criticou.
    O prefeito de Serrano do Maranhão denunciou que a Câmara tem realizado eleições para tentar afastá-lo do cargo. “Ele (Hermínio) faz sessões com os vereadores, se empossa na Prefeitura, destrói o patrimônio público e a situação no município é a pior possível e quem acaba sofrendo é a população da cidade”, ressaltou Banga.

  17. Marco veja essa entrevista do vice prefeito de serrano em Junho de 2010:

    HomeNotíciasVídeosBlogsContato
    AgriculturaCidadeCiência e SaúdeCinemaCulturaEconomiaEntretenimentoEsporteInternacionalMaterias EspeciaisMeio AmbienteMundoMúsicaNacionalPolíciaPolíticaSaúdeSegurançaTecnologia

    [email protected]/[email protected]
    Maranhão
    Banga afirma que ainda é quem manda no município de Serrano do Maranhão
    Segundo Banga, tudo não passou de um mal entendido
    Em 08/06/2010 , às 20h37 –
    O prefeito de Serrano do Maranhão, Vagno Pereira, o Banga (PTdoB/ foto), afirmou que continua como gestor no município, apesar do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, ter cassado seu mandato, na sexta-feira passada, indo de encontro à decisão da desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Maria das Graças Duarte, que havia determinado a volta de Banga ao comando da Prefeitura de Serrano do Maranhão.
    Segundo Banga, tudo não passou de um mal entendido, por existir três decisões favoráveis à sua permanência no cargo. “Ele (o vice-presidente do STJ) conseguiu derrubar apenas uma. Portanto, ainda faltam duas decisões e nesse caso, ainda continuo como prefeito de Serrano do Maranhão”, justificou.
    De volta ao comando da Prefeitura, Banga disse que o maior problema nesse momento é com o pagamento dos servidores do município, pois o tempo em que o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Pereira, passou no comando do município deixou de pagar os funcionários públicos.
    “Além disso, o presidente da Câmara fez uma enorme quantidade de saques em dinheiro, irregularmente. No entanto, fui preso por ter sacado R$ 10 mil e repassado à Câmara e ele (Hermínio) sacou mais de R$ 1 milhão, apenas com recibo, e continua solto, fazendo baderna na cidade”, declarou.
    Banga considerou sua prisão pela Polícia Federal armação política para destituí-lo do cargo. “O presidente da Câmara coordenou isso tudo, com o apoio de um agiota, de nome Gláucio, que tem aqui em São Luís. Para ter ideia, deixei a prisão por crime de fiança, portanto não era para eu permanecer preso, o que demonstra que minha prisão foi rregular”, criticou.
    O prefeito de Serrano do Maranhão denunciou que a Câmara tem realizado eleições para tentar afastá-lo do cargo. “Ele (Hermínio) faz sessões com os vereadores, se empossa na Prefeitura, destrói o patrimônio público e a situação no município é a pior possível e quem acaba sofrendo é a população da cidade”, ressaltou Banga.

  18. Certa vez estava no elevador de um prédio comercial lá no calhau, no andar de um escritório de advocacia, e vi alguns advogados contado do que aconteceu Décio, e rindo, e falando agora quero ver ele detonar. Tem muito bandido ainda pra ser preso.

  19. DErca, parece que enfim, a jugar pelo comentario que voce faz aquí nos comentarios, que vocee se convenceu que Decio era parte dessa cuadrilla! Nao e mesmo????
    Renato

  20. Marcos se a federal Quizer pegar o delegado amigo do bandido é fácio é só pegar o passa porte de um e do outro e ver que as viagens dos dois sempre são do mesmo dia ou em vou diferente pra nao dar mancada era sempre coisa boa como viagem pra Europa ou uma formula um aqui mesmo em nosso país sempre foi assim ele mesmo falava o bandido ou seus compassas…

  21. E sobre os dois policiais civis? Esqueceram que eles estão tão envolvidos quanto o federal e o militar? Volto a afirmar que por causa disso que não consigo botar fé ainda nessa investigação. A PM e a PF estão contribuindo, mas a PC que conduz as investigações, escondem esses dois indivíduos… Parabéns por voltar a usar imparcialidade, que tanto bati há algumas semanas!

  22. sabe porque o nome do policial federal ficou nas entre linhas? é porque o aluisio tenta agradar a cúpula da PF no afã de não ser submetido a processo administrativo que responde por envolvimento na operação boi barrica, lembram da gravação (aluisinho, meu filho passa pro pai). é por essas e por outras que acredito no discurso de cutrim. tem mais desde do dia que ele partiu com gosto de gás pra cima do aluisio, nunca mais o nome cutrim foi ventilado, dá pra acreditar no alusio? se nem a PF confia nele, eu vou confiar? só na china.

  23. Foi preciso a policia do maranhao fazer esse brilhante trabalho, elucidando o caso Decio Sá, para a policia federal começar a investigar um dos seus membros ? A muito tempo esse fato era de conhecimento publico, esse delegado apronta na cidade a anos, afrontando a todos, abusando de sua função para entrar nas festas da cidade sem pagar, quase sempre bêbado e desacatando a todos. Os sinais exteriores de riqueza desse funcionário publico eram notórios, e só agora a federal abriu uma investigação ? Sera que se a policia maranhense não tivesse feito essa investigação e desvendado toda essa organização criminosa de agiotas e assassinos a PF teria feito algo. A policia civil já repassou a muito tempo todas as informações sobre a participação desse policial federal a PF esperando que eles façam sua parte e até agora nada. Espero que a policia civil não espere mais e faca o que o corporativismo da federal esta relutando tanto em fazer .

  24. Caboclo, sou leitor diário do seu blog e acresdito que o mesmo seja o mais acessado do Maranhão e, talvez, do Brasil. Ele causa muita polemica, mas a polemica é própria dos que tem uma visa mais acurada dos da vida não se deixa levar pela superficialidade dos fatos.
    Disto isso, gostaria de saber se existe na Justiça Federal o envolvimento de algum juiz nessa bandidagem da agiotagem(em post anterior, vc disse que possuia ramificação na PF, judiciário estadual e federal, entre outros). É que eu acredito muito no trabalho da PF e da Justiça Federal do Maranhão, mas se houver algum envolviemnto dessa instituições, a sociedade precisa saber.

  25. Marco vc tem demonstrado ser competente e responsável. Dar sempre resposta dos comentários aqui deixado, não faz como outros que publicam tantas bobagem e não dão satisfação para um post se quer.

  26. Essa sindicância ja era pra ser aberta ha muito tempo. Desde o inicio das investigações o nome dessa “autoridade” vem sendo citado com frequencia. Tomara que não seja arquivada com mais um caso de corporativismo ou que o mesmo seja transferido para abafar o caso.

  27. DETALHE DO TEXTO:
    “A maior parte destas investigações, eram noticiadas antecipadamente no blog do jornalista Décio Sá”.
    PODE SE CONCLUIR QUE:
    O BLOG do Décio, pode ter sido usado sistematicamente para aterrorizar investigados.

    resp.: parece que é por aí…

  28. O NOME, de manha investigava e a noite tava lá no Por Acaso com os prefeitos investigados e os advogados nas negociatas que não iniciavam com lances mínimos de 200 mil reais. E a gangue do Fusion com os policiais

  29. Marco Deça, dizem que uma dessas prefeituras é esta de Dom Pedro, que é comandada por Eduardo DP filho da prefeita Arlene. Aqui se fala que a Policia já mandou prender esse rapaz e a Justiça decide outra coisa. E assim ele continua pedindo dinheiro a juros altíssimos prá agiota e pagando com o dinheiro do povo.

  30. Antes dessa nota, alguém por gentileza me diga onde posso encontrar: “matérias veiculadas na imprensa maranhense que noticiam possível envolvimento de policial federal com o homicídio do jornalista Décio Sá”. Estou precisando me informar!!!

    Resp.: Lei o blog de Marco Aurélio D’Eça. Inclusive um link no próprio post que você comenta.

  31. POXA, ESSE CARA ERA O MEU ÍDOLO, TENDO SIDO PUBLICADA INCLUSIVE UMA GRANDE REPORTAGEM COM ELE, CHAMANDO-O DE ” O TIRA”, POR SEU EMPENHO NO COMBATE À CORRUPÇÃO.
    COMO DIRIA CAZUZA: MEUS HERÓIS MORRERAM DE OVERDOSE…

  32. Assim, fica difícil de saber quem o tal policial federal.

    Resp.: Mas o nome está dito no texto. Só há um.

  33. Mais um nome que surge. Não entendo como esse crime estava elucidado.

    Resp.: Mas este nome sempre esteve citado.

  34. A policia federal como instituição, tem o crédito e o respeito da sociedade brasileira. E, se, eventualmente um membro de suas fileiras tiver implicação nesses fatos, seguramente, será tudo devidamente esclarecido.

    resp.: É o que se espera. Sinceramente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *