7

Google denuncia manipulação de acessos em blogs…

O gráfico mostra o nível de acesso diário do blog

Quem tem página de internet associada ao Google Analytcs, ao WordPress e ao BestBlog Brasil – como este blog – começou a receber esta semana uma denúncia de manipulação e fraude em acessos de blogs.

De acordo com a empresa, sites classificados por ela como “piratas de conteúdo” estão usando uma de suas ferramentas – o Google Insights For Search – para ampliar artificialmente a quantidade de acessos, “uma fraude contra os leitores e contra a própria mídia na internet”.

O Best Brasil analisa os melhroes blogs

O Google Insights For Search relaciona diariamente os assuntos mais comentados na internet – e põe, automaticamente em seu portfólio, sites, portais e blogs que tratam do assunto.

O esquema funciona extamente aí.

Blogs picaretas se utilizam da ferramenta do Google, descobrem o assunto em voga e colam em suas páginas matérias dos grandes veículos.

Google mostra acesso do blog minuto a minuto

O resultado é um crescimento artificial de acesso que, segundo o próprio google, “não são levados em conta na contagem real da audiência do google analytcs.

Na semana passada, por exemplo, o assunto mais comentado da internet eram os vídeos da musa da CPI do Carlos Cachoeira, que vazaram na internet. bastava colar matérias de grandes sites temas para inflar o acesso.

Esta semana, os mais comentados são assuntos relacionados à novela “Avenida Brasil” 

O Google classifica de “piratas oportunistas da internet” os sites que se utilizam da prática para se vender como “mais acessados”. E orienta os seus associados a repelir links com este tipo de pirataria. 

Desde a sua fundação, em 2006, este blog mantém um nível de acessos sempre crescente,  divulgados periodicamente aos seus leitores – como mostram os gráficos ao longo deste texto.

E tem na análise do cotidiano e na leitura dos fatos apresentados no dia-dia – com ênfase nas coisas e na gente do Maranhão – seu principal conteúdo. 

Esta mesma linha editorial é mantida desde a sua fundação, sem apelos ou crimes para forçar a idéia de acesso – e muito menos trata de assuntos de conteúdo vulgar, erótico ou considerados apelativos, coisa de verdadeiros bandidos da mídia.

É por esta postura que sempre foi o de maior credibilidade e o de maior influência nos círculos de poder no Maranhão.

Carcterísticas que o fizeram – verdadeiramente – um dos mais acessados do Nordeste.

Embora isto nunca tenha sido o objetivo prioritário…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Perfeitamente fraudável o “IBOPE” em blogs. Mas, convenhamos usar uma ferramente do próprio Google é pura idiotice. Existem meios mais modernos e não rastreáveis pelo Google ou qualquer outro meio de indentificação, passando de um simples acesso diário para 10 mil por dia. Nesta técnica os sistemas do google vão entender como se fosse um acesso genuíno e o pior ainda que se pode escolher até os estados ou países de serão acessados o blog, e viva o IPV4.

    Resp.: Mas quem faz isso, meu caro, é bandido, não jornalista.

  2. Muitos escrevem sobre a audiência de sites da internet maranhense, principalmente a de blogs, mas poucas pessoas efetivamente sabem como funciona.

    Sem entendimento algum do assunto, uma página ‘pirata de conteúdo’ — diz-se daqueles que não tem capacidade de escrever e, maquiavelicamente, copiam um post de algum site de grande acesso, e o edita, como se o conteúdo fosse seu — resolveu mais uma vez se arriscar.

    Segundo o pirata — que se coloca como associado (sic!) do Google, WordPress e um agregador de blogs que, após comprovada manipulação em seu sistema, nem existe mais –, o Google havia informado sobre o uso de sua ferramenta, o Google Insights For Search , de forma inadequada.

    Muito diferente do que foi postado, o Google Insights For Search dispõe de gráficos que mostram como certas palavras-chave estão sendo procuradas no Google, e não quais palavras-chaves estão sendo mais procuradas. Para provar isto, basta tão somente ser inteligente e ler a página que a própria ferramenta disponibiliza (veja aqui!). Simples assim!

    No que diz respeito ao jornalismo, foco deste blog, para saber quais são os assuntos mais comentados da semana, basta ter ‘faro jornalístico’. E isto independente de palavras-chaves de buscadores.

    ISTO ESTAR NO BLOG DO LUIS CARDOSO.

    Resp.: É, né? Então, tá!

  3. CARA, ISSO É EXATAMENTE O QUE ACONTECE COM O BLOG DO LUIS CARDOSO. POR EXEMPLO, O QUE QUE UM BLOG DE POLÍTICA E ASSUNTOS AFINS QUER PUBLICANDO MATÉRIAS DE FOFOCAS E OUTRAS, COMO POR EXEMPLO A DO ROMANCE ENTRE RAÍ E ZECA CAMARGO, OU DAS GATAS DO PAULISTÃO.

    Resp.: A resposta está no Google Insigths Research

  4. Tal pai, tal filho… Luis Pablo.. Luis cardoso… Tudo farinho do mesmo saco… O passa tempo predileto deles é extorquir politicos e empresarios… Quem é do meio sabe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *