22

Os números da Escutec só confirmam o blog…

Gostem ou não os que nutrem antipatia pelo titular deste blog, não há como negar que as análises dos fatos registradas aqui funcionam como espécies de crônicas da campanha eleitoral em São Luís.

O que aqui se mostra, se confirma cedo ou tarde, com ações dos próprios candidatos ou com números de pesquisas.

Foi este blog, por exemplo, quem disse, primeiro, que o prefeito João Castelo (PSDB) estava dominando as ruas com seu volume de campanha. (Releia aqui)

Foi este blog também quem mostrou que a militância do PMDB, a força do candidato a vice Afonso Manoel, e sua mulher, Helena Duailibe (amos do PMDB), alavancariam o crescimento de Washington Luiz (PT). (Reveja aqui e aqui)

Este blog também tem criticado desde o início a forma exagerada como o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) se submeteu ao controle do padrinho Flávio Dino (PCdoB) a ponto de o eleitor perceber a perda da identidade. (Veja aqui)

Também foi aqui neste blog que se mostrou que Tadeu Palácio (PP) e Eliziane Gama (PPS) faziam campanhas meia-boca, pouco motivadas. (Leia aqui)

O resultado de todas estas análises pode ser lida nos números da pesquisa Escutec divulgada hoje por O EstadoMaranhão.

E hoje mesmo, este blog fez a análise dos números, incomodando muito torcedor de candidatos. Mas os números mostram – e revelam um prognóstico claro – exatamente como mostra o blog.

O quadro ao lado é um exemplo disto. Ele mostra a percepção do eleitor sobre quem vencerá a eleição.

Observe que a perpecção de quem vota – independentemente de em quem vota – é a de que Castelo vai vencer a eleição. Esta percepção cresceu nada menos que 15,2 pontos percentuais, atingindo a casa dos 39,1%.

Tadeu Palácio registrou queda neste quesito. Os eleitores que acreditam em sua vitória cairam de 14,9% para 10,9 %.

E Holanda Júnior?

Ora, em julho, nada menos que 11,4% dos eleitores achavam que  Holandinha venceria a eleição, tenham ou não optado por ele. Agora, este percentual caiu para 8,3%. Ou seja, os eleitores passaram a tomar conhecimento do candidato e começaram a perder esta percepção de que ele vencerá.

É assim que se analisa fatos e números, gostem ou não os antipáticos.

E é assim que este blog vai continuar atuando…

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. CALMA MIRANTESCO… Foi apenas uma retro-alusão aos governos GEISEL E FIGUEREDO. “LENTO, GRADUAL E SEGURO” são palavras do primeiro presidente citado, na abertura política. O segundo está ligado a anistia, e os dois são células -tronco do seu sustento: “O Estado do Maranhão”. Talvez se você fosse sensível à História do Brasil teria compreendido o contexto do parágrafo em questão. Mas como disse, FLÁVIO DINO É UM DEMOCRATA e você adora um “JABÁ” com batatinhas fritas, serás anistiado “com cerveja”, caro hiper-acessado, rsrsrsrsrs….

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  2. NA VERDADE O BLOGUEIRO ESTA CERTO DESSA VEZ. SO ERRA DE PROPOR QUE O MACAXEIRA VAI PARA O SEGUNDO TURNO. O QUE SERIA ATE MELHOR PARA A OPOSIÇÃO!!!

  3. felizmente meu caro blogueiro, as “maes dinas da vida” erram tambem, eo futuro so a Deus pertence, so espero que a humidade prevaleça qdo o erro acontecer.

  4. Alguém disse, em alguma página deste blog, uma frase de Victor Hugo:
    ENTRE UM GOVERNO QUE FAZ O MAL E O POVO QUE O CONSENTE, HÁ UMA CERTA CUMPLICIDADE VERGONHOSA.
    Pensem nisso, ludovicenses!
    EDIVALDO HOLANDA JR PARA MUDAR SÃO LUÍS!
    FLÁVIO DINO PARA MUDAR O MARANHÃO!
    FORA CAOSTELO!

  5. Vc é um comediante nato. Se é para analisar os fatos o façamos com sensatez. Vc fala de momento e neste momento Holanda Jr tem mais do triplo das intenções de votos de Washington e vc fala umas asneiras destas? Filho vc é muito ridículo! Tu sabes perfeitamente que se Flávio Dino fosse candidato já estaria na casa dos 40% e que o fato se seu nome estar atrelado a Edivaldo só ajudará este. Nem voto em Edivaldo Holanda Jr, até concordo que este discurso de “novo” cansa, mas sua análise é de torcedor, não de alguem que enxergar os fatos!

  6. Em 2006, me lembro como se fosse hoje, você previa vitória de Roseana, até em primeiro turno, errou! Em 2010, na decisão sobre quem o PT apoiaria para o governo, disse várias vezes que a eleição dos delegados seria apenas protocolar, errou denovo. Agora tenta enfiar uma análise furadérrima para os leitores. Washington vai crescer, mas com poucas chances de segundo Turno. Holanda JR, sem campanha intensa como Castelo, sem estrutura de governo como WO , sem a condição de ex-prefeito como Tadeu, chega a 20% e vc ainda duvida de seu potencial? Eu arrisco alto em um 2 turno entre Castelo e Holandinha, mesmo sendo eleitor de Haroldo…

  7. Marco, já é possível analisar se de fato Castelo ganha no primeiro turno? E se tiver segundo turno, no atual cenário quem seria o candidato?

  8. O blogueiro traduz o pensamento/desejo da oligarquia e a pesquisa idem, poderia ser outro o resultado ? Aqui não tem besta. Até acredito no crescimentode WO lá no período da TV, mas vai a no máximo 12 a 15%.

  9. “Foi este blog, por exemplo, quem disse, primeiro, que o prefeito João Castelo (PSDB) estava dominando as ruas com seu volume de campanha. (Releia aqui)” Nossa, que coisa não ? Descobriu a roda !

  10. Ainda ta muito cedo… quando comecar a campanha na TV muita coisa vai mudar. Vc nao acha amigo vascaino?
    atc.,
    Fernando

  11. Mas a rejeição a Caostelo se continuar não impede que var para o segundo, mas impede que ele ganhe o segundo turno.

  12. sim, mas o que não concordo é com a colocação sua de que a eleição está polarizada entre a prefeitura e o governo do estado, ou seja, entre castelo e WO… a não ser que você pense como eu e admita que tadeu tambem tem fortes alianças com o governo do estado…

  13. Marco, teu raciocinio ta certo, como vc costuma dizer gostem ou não, mais a analise das coisas são essas, não adianta querer ver outra coisa, mesmo Castelo tendo um alto indice de rejeição mais ainda é arriscado levar no primeiro turno.

  14. Isso é normal. A doentia Roseana fraqueja na queda-de-braço que trava contra o “Hulk Vermelho” em São Luis; ai fica inventando no seu laboratório essas pesquisas (que ninguém ESCUTA) em que aparecem “ratos da política” roendo Edivaldo Holanda Jr.. Pelo que sei : o nosso candidato (e suas propostas) está sendo muito bem aceito pela população ludovicense.

    Teve até um blogueiro que fez LOB, dizendo que o crescimento de Washington é LENTO, GRADUAL E SEGURO. Frase típica da DITADURA a que faz parte. Aliás, e você também, Chará. Não se preocupem, todos serão anistiados. Pois, pelo que sei Flávio Dino é um democrata.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

    Resp.: Mas anistiado de quê, exatamente. Se for por causa do governo, pouco importa. Seja Dino, Roseana, Lobão, castelo, qualquer um. Não tenho cargos no governo. Sou jornalista, tenho o blog mais acessado do Maranhão e sou funcionário do jornal O Estado do Maranhão. E devo continuar a sê-lo, independente de quem seja o governador. A menos que a empr4esa me demita. POrtanto, meu caro, garanto-lhe com toda a sinceridade: mudanças de governo nunca me afetaram e jamais me afestarão. É simples assim.

  15. Seu grafico apresentado no blog do Gilberto Leda Edvaldo Holanda junior faz é crescer de 8,3 para 11,4 e não o contrario.

  16. Marcos de acordo com o blog do Gilberto Leda, onde tem falando essa mesma coisa que você disse, mais no grafico por ele apresentado Holanda cresce de 8,3 para 11,4 não o contrario.

  17. Marco,

    Eu não entendo muito bem esse “negócio de pesquisa” mas não vejo muita diferença da pesquisa anterior para essa: Castelo com alta rejeição e na iminência de um segundo turno e Holanda e Tadeu em empate técnico. Qual é a novidade?? o que vejo é Castelo no segundo turno com Tadeu ou Holanda, onde Castelo provavelmente perderá, ou seja, a briga é entre os candidatos que irão para o segundo turno. Pode me explicar melhor??

    Resp.: Dois pontos devem ser observados na pesquisa: 1- Castelo, mesmo com tamanha rejeição, cresceu quase 14 pontos de uma pesquisa para outra. 2 – Tadeu Palácio caiu drasticamente de uma pesquisa para outra. E, 3 – Holanda Júnior não consegue deslanchar como opção a Castelo.

  18. Para mim, isso só prova o quanto os nomes apresentados são fracos… Castelo (o rei da rejeição), contra Holandinha e Washington… dois nomes sem peso para concorrer.

  19. 45 neles, vamos la Castelo Força que vamos vencer logo no primeiro turno….

  20. O COMENTÁRIO AQUI NO PAÇO É QUE SUA OUTRA PATROA PICARETA TA SENDO TIRADA DO CARGO LIGA AI PRO CHEFE DO JUDICIÁRIO O OLIGAQUICO MAIOR PROVIDENCIAR A VOLTA DELA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *