26

Eleições e homofobia…

O debate sobre homoafetividade e união civil entre pessoas do mesmo sexo, iniciado ontem pelo candidato do PSOL, Haroldo Saboia, em entrevista à rádio Mirante AM, é um dos mais oportunos deste início de campanha eleitoral.

Há uma diversidade de culturas e posições ideológicas entre os candidatos que faz com que temas deste tipo estremeçam as estruturas sociais e mexam com brios dos eleitores.

Mas é uma ótima oportunidade para que a própria sociedade avance culturalmente.

– Não ficamos a reboque de um sentimento medieval (…) não podemos entender o homossexualismo como sendo uma doença –  expressou-se Saboia, mostrando a tônica do pensamento do seu partido.

O debate ganhou corpo, ontem, nas redes sociais e hoje, em reportagem de O EstadoMaranhão, com a opinião dos candidatos sobre o tema.

Além de Haroldo Saboia, a esquerda tem outro representante na disputa, Marcos Silva (PSTU). E é da esquerda que se espera, naturalmente, as posições mais progressistas neste campo.

Mas o prefeito João Castelo (PSDB), tradicional político maranhense – e até por isso mesmo, de postura mais conservadora – mostrou-se absolutamente aberto em relação a homossexualismo e homoafetividade.

– Os direitos civis, entre eles a união homoafetiva, são parte das conquistas das sociedades modernas – definiu Castelo.

A posição do prefeito foi até mais progressista que a de Washington Luiz, ex-militante comunista e representante histórico do PT, um dos primeiros partidos a defender a bandeira dos direitos dos gays.

Washington optou pelo discurso com viés religioso, tentando mostrar tolerância, mas frisando sempre um certo distanciamento.

– Tenho meus princípios de vida, mas defendo a liberdade de escolha e sou contra todo tipo de preconceito – afirmou o vice-governador, como que pisando em ovos com as palavras.

Na disputa em São Luís têm-se ainda dois evangélicos tradicionais, daqueles chamados de “nascidos no evangelho” – Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e Eliziane gama (PPS).

E é deles que vai-se esperar, naturalmente, posições mais claras e abertas em relação ao assunto.

De Holanda, por conta exatamente da contraditória coligação com comunistas, socialistas e trabalhistas. De Eliziane, pela condição de mulher e defensora histórica das minorias.

No primeiro embate sobre o assunto, a posição de Holanda Júnior também foi meio que de esquiva. Preferiu falar por intermédio da asessoria, numa nota genérica, evitando entrar exatamente na polêmica.

[o candidato] Respeita a posição de cada pessoa que defende a garantia deste direito e opina que é assunto a ser debatido fraternalmente, tendo como referência o respeito à liberdade e a dignidade humanas – fugiu Holandinha.

Eliziane Gama, por sua vez, apesar de chamada, não participou do primeiro debate polêmico da campanha.

Mas outros virão, certamente…

Marco Aurélio D'Eça

26 Comments

  1. Caro Marco.
    Você não deve generalizar, os evangélicos que classificam o homossexualismo como doença não tem fundamentação bíblica , nem cientifica para tal afirmação.
    O homossexualismo, assim como os heterossexuais adúlteros, os mentirosos, idolatras ou ainda um exemplo mais comum o sexo fora do casamento (fornicação) e tantos outros não podem ser classificados de doentes e sim e pecadores, e nessas condições tanto faz ser homossexual como heterossexual todos necessitamos da misericórdia de Deus.
    Por falar nisso você é contra ou a favor do Pl 122?

    Resp.; Sou a favor. Absolutamente. Já disse isso no blog, ene vezes.

  2. Li “O Estado do Maranhão” hoje, e acho que seria até engraçado, se não fosse a seriedade da situação, os candidatos querendo demonstrar que não têm preconceito. Mas todo mundo sabe que não se escondem essas coisas…
    Haroldo Saboya começa dizendo que “tem a coragem de defender a união civil dos homossexuais”. Coragem? A união civil dos homossexuais está na lei, e depois quem é gay não quer a “coragem” de ninguém pra defender seus direitos. O que se busca aqui é que o gay seja aceito como igual ao heterossexual, não essa corajosa e discriminatória defesa. É como se Haroldo quisesse defender um pobre coitado, inferior, um deficiente. Arre!
    Aí vem o Edivaldo Holanda com essa conversa de que “respeita a posição de quem defende a união entre os gays”. Dá vontade de mandar à… Como então não respeitaria? É minimamente da conta de alguém? Cara, ele respeita quem é gay… Não aprova, claro, mas respeita, porque é candidato a prefeito. E acha que a União entre gays deve ser debatida. Apesar das decisões do Supremo, ele, como prefeito, vai promover debates se pode ou não.
    Encerra as opiniões maravilhosas o candidato Washington. Para ele, o governo deve ser tolerante para com os homossexuais. Nem merece comentário.
    Melhor fizeram Eliziane e Tadeu, que mantiveram a boca fechada. E Castelo, que não falou nenhuma bobagem. Talvez com a idade e a experiênciam lhe tenham lhe vindo os bons sentimentos. De qualquer forma, merece os parabéns.

  3. os posicionamentos doutrinários bíblico são muito mais abrangente, mesmo impondo normas e condutas que vão encontra ao costumes sociais, mas por que somente a questão é homossexual levada em consideração, acho que muito mais que questão sociológica, temos aproveitadores politicos de ambos os lados!!! sou mais eliziane gama

  4. Desespero de religiosos por quê? Se é uma condição genética como vc afirmou, então é uma doença, uma anomalia genética, cromossomica, seja o que for. Então deve ser tratada como outras doenças de origem genética. Aliás o termo “opção” foi cunhado pelos próprios homossexuais e não pelos religiosos. Já para os outros tópicos do debate como o PLC 122 vc ignorou, como todos os ativistas gays o fazem, ao tentar passar essa aberração no Congresso. Vc é muito fraco para debater esse assunto, não tenho a mínima vontade de debater isso com uma pessoa tão ridicula como vc.

    Resp.: Então sua condição também é uma doença? Quem disse que predisposição genética é doença. O que é definido pela genética, é e ponto. Por acaso os albinos são anomalias? Por acaso a cor negra é anomalia? Os homossexuais que cunham o termo “opção” são tão tolos quanto os evangélicos que a classificam de “doença”. Já escrevir trocentos artgos sobre o PL 122. Faça a pesquisa no blog.

  5. Cara Regiane.
    Nenhum tema referente à vida da comunidade deve ter pouca relevância, comentar e definir suas posições no que diz respeito a temas como homossexualismo, drogas, combate a miséria é de tão importante como saúde, educação e segurança publica. Pense um pouco, se o prefeito decidisse priorizar as cirurgias de mudanças de sexo na rede publica municipal, não seria motivo de controvérsias em toda sociedade, é no debate que poderemos formar juízo de valor.
    Você sabia que tem proposta no Congresso para retirar de documentos como certidão de nascimento o nome do Pai e da Mãe, tudo seria substituído por “filiação” para não causar constrangimento para filhos de casais do mesmo sexo, que tem projeto para cotas em concursos públicos para homossexuais, que um PL que se você pode perder seu cargo se um homossexual achar que você o descriminou, são temas que o prefeito deve deixar claro sua posição, cabendo aos eleitores concordar ou não. Você realmente acha que estes temas são indiferentes a sociedade. Todo candidato deveria deixar clara sua posição diante da PL122.

  6. O ativismo Gay perpetrado por esses jornalistas formados em ambientes de universidades esquerdistas ateístas quer confundir a população com uma campanha baseada em mentiras. A PLC 122 é a maior farsa já proposta no Congresso Nacional, ela quer calar o direito de crença de segmentos religiosos, ela quer intimidar empregadores que não poderão deixar de admitir ou demitir homossexuais, ela quer punir pessoas pelos simples fato de expressarem sua opinião sobre esse assunto e criar uma casta social no alto topo da sociedade Brasileira. Agora baseados em quê? se o homossexualismo não é uma doença como eles mesmos afirmam, então é uma opção. E como baseado em uma opção de vida o sujeito pode querer ter direitos civis, trabalhistas que não constam na Constituição Federal. Isso tudo é omitido por esta mídia, boa parte dela formado por eles próprios. Eles querem apenas dar uma de vítimas, como se apenas eles sofressem violência, enquanto milhões de mulheres, crianças, pobres, negros, indios e outras minorias sofrem as mesmas violências de uma sociedade corrupta, violenta e mentirosa, e isso tudo apadrinhados por políticos de esquerda, esses mesmos que entram nas igrejas para pedir votos e depois estão de braços dados com esses ativistas gays, que tem mais interesses políticos do que melhorar a vida daqueles que eles dizem representar!

    Resp.; O homossexualismo, meu caro, não é uma doença e nem uma opção. É uma condição. Um hetero não escolhe ser gay de uma hora para outra, assim como o um gay não viará hetero apenas por que decidiu escolher ser. É uma condição – inclusive já teses de que seja uma condição genética, o que leva ao desespero os tolos religiosos.

  7. Estou falando sobre a frase dita por Castelo de merda no blog do Gilberto Leda!

  8. KKKKKK…. pelo amor de Deus acreditam mesmo que foi Castelo quem escreveu isso?? KKKK… esperem começar o horário eleitoral e esse velhote falar que vão saber porque estou escrevendo isso! kkkkkkk! Não foi mesmo! Coloca todos os gays na crença! O mundo está acabando mesmo!

  9. CARO JORNALISTA, O FATO DE SER CRISTÃO CALVINISTA NÃO ME FAZ TER QUE CITAR A BÍBLIA O TEMPO TODO PORQUE O HOMOSSEXUALISMO É DESCONSTRUÍDO JÁ NOS ASPECTOS GEÉTICOS, BIOLÓGICOS E PSICOLÓGICOS.
    QUANTO A HOLANDINHA EU NEM SOU ELEITOR DELE E ELE DEVE TER SUAS RAZÕES. EU TENHO OPINIÃO FORMADA SOBRE O ASSUNTO E NÃO FUJO DO DEBATE.
    A QUESTÃO É QUE ESSA DISCUSSÃO É DESNECESSÁRIA PARA A CIDADE POIS OS GAYS JÁ TÊM A CONSTITUIÇÃO, O STF E A TOLERÂNCIA DA SOCIEDADE SENDO MINORIA OU NÃO.
    O PREFEITO QUE GANHAR ADMINISTRARÁ A CIDADE PARA TODO MUNDO SENDO O PREFEITO A FAVOR OU CONTRÁRIO AO COMPORTAMENTO HOMOSSEXUAL. SIMPLES ASSIM MEU CARO.

    Resp.: Pois eu faço questão que o prefetio que vá administrar a minha cidade tenha posição clara sobre todos os assuntos. Até por que, todos os assuntos perpassam por decisões e ações em todos os níveis da administração pública. E a forma como o candidato a gestor demonstra tratar estas questões é um indicador de como ele agirar no comando da cidade.

  10. As pessoas confundem tudo, ficam falando um monte de baboseiras sem terem o mínimo de informação. Para elas não discriminar é dar privilégios. Enquanto essa merda de Estado continuar com essa merda de pensamento vamos continuar na merda, elegendo seres como Castelo e Roseana, que como esses pensamentos, são provincianos.

  11. Seu blog já foi melhor, com assuntos mais relevantes e com temas mais importantes. Tá faltando é assunto amigo? Então fale sobre o que realmente é importante na vida das pessoas, a falta de escolas para nossas crianças, a saúde falida em nosso estado e em São Luis e a enorme quantidade de homicídios registrada a cada mês em nossa cidade.

    Respo.: Não adianta, minha cara, o Holandinha não vai conseguir escapar do tema homossexualidade. Ele vai ter que dar a sua opinião pessoal. A menos que não vá à entrevista da Mirante AM. A menos que não participe de debates. Mas que vai ter de falar, ah, isso vai.

  12. Caro Marco.
    Acredito que todos os eleitores devem conhecer profundamente as convicções de seus candidatos, temas como este, aborto, liberação da maconha e outras drogas, prioridade de investimento são de fundamental importância na escolha de um candidato.
    Politidos que não defendem suas convicções não tem credibilidade.
    Suas postagens contribuem bastante para esclarecimento destas posições, depois ninguém pode reclamar que não sabia em quem votou.

    Resp.: Também concordo, meu caro. Um candidato não pode entrar numa campanha política achando que poderá pasar ao largo dos debates importantes da sociedade. É fundamental saber, por exemplo, como a convicção evangélica da deputada Eliziane Gama influenciará no tratamento das demandas da comunidade gay. Ou como o prefeito João Castelo, um ancião, tratará a juventude. De que forma os candidatos vêem o aborto o uso de maconha, por exemplo? São temas do dia-dia de qualquer gestão. Quem se esconder disto, não merece ser prefeito.

  13. Prezado Março, não se trata de blá,blá, blá religioso e sim de princípios Cristão eu creio plenamente na Bíblia e não gostaria de saber que pessoas que gosto, não serão salvas por falta de conhecimento, é nisso que Creio.

    resp.: É, né?! Então, tá!

  14. É fácil encontrar Edivaldo. Ele está fazendo caminha todo dia, Sabia? Ele não está escondido, ele está fazendo campanha nas ruas. Agora se você está esperando ele procurar você é outra coisa. Um pedestal é pouco pra vc “meu caro”.

    Resp.; Não rpeciso que ele me procure. Procuramos por ele todos os dias. E as respostas são sempre por meio de notas da assesssoria. isso quando ocorre. Ele, pessoalmente, não atende telefone, não dá entrevistas e não fala de improviso. É preciso estar ensaiado.

  15. VOCE FICA BONITINHO COM AQUELES CHORTINHOS CURTO MAMAE EU SOU FELIZ, IGUAL AO QUE ESTAVA HOJE PASSEANDO NO RESIDENCIAL PINHEIROS,BRINCADEIRINHA ‘ BOLA PRA FRENTE MARCO TODOS NOS NAO PRECISAMOS DESSAS DISCURSSOES, ….

  16. PORTANTO….DISCUSSÃO DESNECESSÁRIA. TENHA COMPROMISSO SOCIAL, TRATE DE ASSUNTO REALMENTE RELEVANTE.

    Resp.: Engraçado, antes você se manifestava ardentemente, citando bíblia e o escanbau. Agora é desncessária. Será que estão com medo do Holandinha falar e se queimar com os crentes? Ou se queimar com os gays? Não é desnecessária, amigo. Ele vai ter que se posicionar. Vamos cobrar todos os dias. E os candidatos também. Haverá entrevistas, haverá o programa eleitoral e haverá debates. Holandinha não poderá se esconder atrás do Flávio Dino o tempo inteiro. Haverá um momento em que será só ele. E aí, não haverá tema desnecessário. Até a cor da camisa influenciará. Por isso ele precisar estar preparado. Ou não poderia ser candidato…

  17. CONTINUA-SE COM ESSA DISCUSSÃO SEM PROPÓSITO! OS GAYS A SEU FAVOR E A TOLERÃNCIA DA SOCIEDADE, O QUE QUEREM MAIS?
    AH! JÁ SEI: IMPOR SEU COMPORTAMENTO COMO PADRÃO PARA A SOCIEDADDE SUFOCANDO QUALQUER MANIFSTAÇÃO CONTRÁRIA MESMO QUE FUNDAMENTADA E SEM AGRESSÕES.
    E É CLARO, VC FAZ CÔRO COM A INTOLERÂNCIA HOMOSSEXUAL!!

    Resp.: Não, não faço coro com a intolerância homossexual. Até por que os gays são minoria, e não há intolerância das minorias. Faço coro – e brigo sozinho, se preciso for – contra a intolerância religiosa. Esta sim, perniciosa ao desenvolvimento da humanidade.

  18. Se o cara faz isso com a imagem de uma pessoa pública, que dirá do povo besta que insiste em votar nele! Palavras do Marcelo Tas em sua página no Twitter:

    @MarceloTas NENHUM candidato a prefeito/vereador tem meu apoio. Quem usa minha imagem é picareta. Nao vote por ex no @jcastelo45 http://twitpic.com/agmire

  19. Estão todos utilizando um discurso velho. Um prefeito não pode fazer distinções deste tipo, ele ocupa um cargo qe o obriga a governar para todos, se ele não for capaz de passar por cima de suas convicções pessoais, não é apto para o cargo. Vc não está sendo muito diferente dos fanáticos, usando essa questão para colocar Edivaldo Holanda Junior contra a parede. Essa é uma pauta dispensável, os direitos são de todos, é “simples assim” como vc mesmo diz…

    Resp.; É, já vi que os aliados de Holandinha querem botar mesmo uma redoma em torno dele. Não discute nada, não tem opinião sore nada, não fala nada – nem atende telefone. Isso não adianta, já disse isso aqui. estão trasnformando-o em um candidato-água: insípido, inodoro e incolor, apesar da camisa vermeleha,artificialmente colcoada sobre ele.

  20. Como diria Renato Sousa. É inacreditível uma discussão como essas em pleno seéculo XXI, mas política é política. Eu queria ser uma mosquinha pra ver a cara de holandinha falando ou aprovando o comnetário sobre o homossexualismo. Evangélico é contra o homossexualismo (e não os condeno por isso-é opinião deles então…) e ponto. Viveremos uma minicruzada em São Luís…é só esperar pra ver!

  21. Concordo, as pessoas são livres.
    Homossexualismo não é uma deformidade de caráter, muito menos desqualifica profissionalmente um cidadão, muitos em virtude da grande discriminação social apresentam excelente desempenho em sua vida profissional.
    Porem, os grupos de defesa dos direitos dos homossexuais não querem somente igualdade ente os demais cidadãos, eles querem privilégios como : Cota em concursos públicos, prisão para lideres religiosos que pregarem o que a Bíblia fala sobre homossexualismo, retira do termo Pai e Mãe dos documentos públicos como a certidão de nascimento, abolir a data dos dias dos pais do calendário escolar e outros.
    Certo é que nesta vida os homossexuais têm tantas qualidade e defeitos quanto os heterossexuais, porem a palavra de Deus afirma que nenhum homossexual, assim como os ladrões, idolatras, adúlteros e tantos outros pecados se não se arrependerem, não entraram no reino de Deus. Este sim é o grande problema.

    Resp.: O mesmo blábláblá religioso de sempre. Nem me dou mais ao trabalho de comentar.

  22. ÈNGANO SEU MEU CARO, ESA DISCUSSAO SO VEM A TONA QUANDO ESTAMOS EM ELEICAO E O HOLANDA DE MANEIRA NENHUMA FALOU ALGO QUE DESRESPEITASSE A CONDUTA DE QUALQUER QUE SEJA, AFINAL ESTE ASSUNTO SEGUNDO ELE NAO DEVERIA NEM SER MAIS DISCUTIDO, POIS QUANDO DISCUTIMOS ESTE ASSUNTO ABRIMOS UM LEQUE DE DESCONFORTO PORQUE SEXUALIDADE,RACISMO,POSICAO SOCIAL, TODOS NOS TEMOS UM POUCO E SENDO ASSIM HA UM RETROCESSO,QUANDO FALAMOS. MEU CARO DERCA, TODOS OS CANDIDATOS A PREFEITO JAMAIS BATERIAM DE FRENTE COM QUALQUER DISCUSSAO POLEMICA, ABRE T EU OLHO, TODOS LES SAO PROFISSIONAIS E RESPONSAVEIS.

    resp.: O desconforto é só eleitoral. E só pra ele, que teme perer o apoio dos crentes, sua principal base eleitoral. Mas ficar escondido nãoa dianta. É preciso mostrar a cara, dizer o que pensa, com sinceridade. Como ele mesmo sabe, como evangélico, “não se pode agradar a doi senhores”. Um hora ele terá de descer do muro.

  23. É, foi o que eu disse em outro blog, o Castelo é um homem de cabeça aberta, apesar de ser o candidato mais velho. Esse é um sinal de respeito e capacidade de liderança.

    resp.: Está-se vendo, de fato, um debate aberto ente o novo e o velho enstas eleições: o novo representado por castelo, e seu despojamento, com idéias modernas. O velho, rerpesentado por Holandiha, que, a despeito das companhias de viés progressistas e de vanguarda, parece ainda arraigado a valores ultrapassados de 200 anos atrás.

  24. O Holandinha( que é crente) como fica nessa história? Rapaz essa chapa não pode dar coisa boa. Um crente(Holandinha); um capitalista falido(Roberto Rocha); e um metido a comunista(Flavio Dino). Cruz credo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *