17

Sem agiotas, campanhas desaparecem no interior…

César Pires: prática de agiotagem leva à miséria

Quem acompanha as eleições no interior do estado tem observado um cenário novo neste pleito: pela primeira vez em muitos anos, a campanha parece não existir em vários municípios.

Para estes observadores, o motivo é simples: a prisão da quadrilha de agiotas chefiada por Glácuio Alencar inibiu a ação de outros criminosos.

O resultado é uma campanha sem o mesmo volume das últimas eleições.

 – A campanha parece parada, silenciosa – diz o deputado Hélio Soares (PP), que tem base eleitoral em diversos municípios. Para ele, não resta dúvidas de que o cerco sobre a agiotagem tem influenciado na falta de dinheiro.

– Tem uma minoria presa e uma maioria que está com medo da ação da polícia – avaliou o parlamentar.

Hélio Soares vê esvaziamento de campanhas

A agiotagem foi tema, inclusive, de um discurso, ontem, do líder do governo na Assembleia, deputado César Pires (DEM).

 Com base em informações e documentos, Pires analisou a prática criminosa e confirmou dados já revelados neste blog, de que a quadrilha de Gláucio Alencar controlava mais de 1/3 das prefeituras. (Releia aqui)

– Fiquei assustado quando o sistema de segurança me comunicou que 87 prefeituras estão envolvidas diretamente com o sistema da agiotagem, isso só com os agiotas envolvidos na morte do Décio Sá – afirmou o líder do Governo.

Para ele, esta situação também é uma das que influenciam a miséria que assola o Maranhão.

– Como é que nós podemos melhorar os indicadores sociais se o sistema bancário está vendido? Se parte da polícia está podre? Se as políticas estão podres e se a maioria de nossos gestores compromete a Saúde e a Educação do município? – questionou Pires.

Gláucio é só um dentre tantos agiotas

Os agiotas como Gláucio são responsáveis pelo financiamento das campanhas eleitorais no interior. Em troca, passam a controlar o setor financeiro das prefeituras, cobrando dez, vinte, trinta vezes mais do que “emprestaram”.

Há casos, segundo a polícia, em que as prefeituras comprometiam até 80% dos recursos da merenda escolar apenas com agiotas.

Espera-se agora que o vazio da campanha possa resultar em gestores melhores.

Sem comprometimento com bandidos.

Estejam não estes bandidos incrustados no serviço público…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. gracas a deus aqui em codó temos um prefeito de moral que nao se coaguna com essas praticas parabens zito modelo de gestao

  2. Marcos, Em Caxias há uma derrama de dinheiro na campanha eleitoral do candidato LEO COUTINHO. Os candidatos a vereador falam abertamente do dinheiro que estão recebendo, ha cabos eleitorais já cadastrando eleitores para compra de votos. Por outro lado mesmo no periodo vedado o prefeito fez milhares de contratações. Tudo isso nas barbas do Ministerio Público. O detalhe é que Dr. Humberto revelou a um amigo que já está tranquilo pois conseguiu reaver os cheques da prefeitura que estavam com Glaucio Alencar. Segundo ele a unica preocupação agora é o Glaucio abrir a boca mas como ele fala; “será a palavra dele contra a minha”. É isso ai. Parabéns por estar contribuindo para o fim dessa roubalheira.

  3. Marcos, sobre os bancos, volto a dizer: pode ter algum gerente que poderá ter “facilitado” alguma transação e se este for do Banco do Brasil, com certeza será punido e até demitido, pois já houve alguns casos. Infelizmente, tem gente ruim em todo lugar. É bom que se apure mesmo para servir de exemplo. Mas não generalizar.

  4. Em santa inês os candidatos não são lá mesmo essas coisas como em outros municiios também. agora querer jogar toda podridão no nono é esconder que o pai do sirino foi presidente da câmara de Pindaré e é ficha suja porque não teve suas contas aprovadas. É esquecer que o padrinho dele, do sirino é ficha suja e responde a processos nos tribunal TCU, TCE e muitos. E quem enricou mesmo em santa inês todo mundo sabe que foi cabral que ainda enricou os outros e ois nome os povo sabe.Outra coisa o deputado candidato nunca foi flor que se cheira e a prova é ue nunca nunca ganhou eleição em santa ines e só se elege porque vai lá fora buscar votos enganando o povo. e tem mai mais sujeira no nome dos dois.os dois não são melhor que o nono. agora responda, o sirino num tinha um carro de som na rua, a farmácia dele quase fechada e então da onde vem o dinheiro que deu pra botar mais de 20 carros de som na rua e pagar gente pra trabalhar e gastar adoidado? será que é dinheiro de agiota ou nasceu no quintal dele?

  5. E as firmas que fazem segurança na educação, nao rolava propina?

  6. Concordo plenamente com o comentário da Simone Bring, realmente em Santa Inês o candidato que o prefeito apoia tá esbanjando dinheiro em sua campanha como nunca, as lojas que fazem plotagem dos veiculos trabalham dia e noite sem parar, até final de semana, um absurdo.

  7. Coroatá e santa Inês tem um ponto em comum: O Ricardo Murad, a mulher, Teresa Murad, é candidata a prefeita de Coroatá e o Genro, Sousa Neto, é candidato a vice do agiota, NONO em santa Inês…. Eta! Maranhão doido…
    E o povo? Tadinho, tem que ir pro Bolsa família

  8. O dep. Cesar Pires demora falar, mas disse tudo. O atrazo passa, e muito, por prefeitos incompetentes e vendidos. Muito boa lembrança deputado. Sem ofender pessoalmente ninguem fostes feliz. Que os outros fassam o mesmo. Esta eleição ta pobre de recursos mais sera rica de resultados. resta agora a justiça e as promotorias fazerem o mesmo.

  9. Não entendí o que quiz dizer esse medíocre deputado Cesar Pires, ao dizer que o sistema bancário “está vendido”. O que os bancos têm com as traquinagens de políticos inescrupulosos que usam o dinheiro público para enriquecer? Já trabalhei em Banco e sou testemunha das estripulias e falcatruas praticadas por prefeitos e que, infelizmente, por estrita observância do sigilo bancário nada podíamos fazer. Seu deputado idiota, a justiça que apure os desvios cometidos pelos seus “colegas”.

    resp.: Olha, meu caro, posso lhe garantir que há indícios forte de envolvimento de vários gerentes com esquemas de pagamentos irregulares. Já, já a bomba estoura. Aguarde.

  10. (…)

    Resp.; Dê seu nome e faça a sua acusação. Não tem problema nenhuma. mas atacar os outros escondido em pseudônimo não dá.

  11. Meu Ilustre comentarista “CARACU”:

    O grupo Sarney é um grupo sólido, fechado e consolidado na sua cúpula de comando. Não precisa de ditos-cujos para se passar por gurus ou conselheiros deles. Ainda mais de pessoas de questionável preparo. Pura ingenuidade sua!!

    Nada me surpreende o fato de Luís Fernando Silva está se desgastando no governo ou não, como puseste em dúvidas no seu comentário. É tudo fruto de sua empáfia e de sua desarrazoada vaidade. Decolar nas pesquisas internas do grupo, ele nunca conseguiu ou você pensa que o grupo Sarney é tolo em embargar numa candidatura com um personagem de carisma fraco. O que o LFS fez por Ribamar qualquer um dos bons nomes do grupo Sarney faria, nas condições em que ele administrou. Quer que eu dê uns exemplos apropriados: Luciano Moreira, Gastão Vieira, Max Barros, Pedro Fernandes, Fernando Fialho e até o Chico Gomes fariam uma grande gestão em Ribamar, naquelas condições em que a oligarquia lhe ofereceu. Não tenhas a menor dúvida disso. Vamos deixar as paixões e os interesses pessoais de lado.

    O LFS não é conhecido neste Maranhão, mesmo com este longo período de permanência na chefia da Casa Civil. Ele não conseguiu se viabilizar. São José de Ribamar é pouquinho em relação a esse imenso Estado do Maranhão. Enumere-me, pelos menos, algum outro município do Maranhão em que o Luís Fernando tem alguma penetração política? Nenhum!!! Que o diga o Ricardo Murad!!!

  12. TEM PAULISTA MARANHENSE E ATE CARIOCA COMPRANDO A CONSCIENCIA DAS PESSOAS E QUE ESTAO DIRETAMENTE ENVOLVIDO NESTE ESQUEMA E CONTINUAM GASTANDO EM CAMAPANHA PARA VEREADOR OU PARA PREFEITO COMO SE NADA ESTIVESSE ACONTECENDO, ABRA O OLHO TRE E MP.

  13. César Pires, o único com visão deste governo para orientar Rosengana com conhecimento, muito bem preparado tanto tecnico com intelectual, de Roseana não fosse ‘tinhosa’, e sem tato administrativo, César seria um bom conselheiro, pouparia Luis Fernando do degaste de auxiliar de uma incompetente. E sairia candidato como o melhor Prefeito do Maranhão. Cumprindo ordem de Rosengana e fazendo coisa irrelevante, está se queimando de graça, e correo o risco de ainda não ser candidato a governo, perdendo a vez para Lobão, anota ai…

  14. Amigo,
    Vc entao precisa vir em Coroatá-Ma, pra ver que o Deputado Ricardo Murad ta gastando na campanha da ex Deputada Teresa Murad, que nunca foi eleita em Coroatá. assumiu por conta de um golpe que o marido deu na Justiça eletoral. O dinheiro nao é de agiotas mais é o dinheiro da saúde do povo do Maranhao.

  15. Quando o ministério publico vai investigar a participação de agiotas profissionais na política? Pior, como candidato? Em Santa Ines tem um agiota, vendedor de carro roubado que está fazendo miséria, gastando por conta, é o Sr. Sebastião Ferreira, mais conhecido como NONO. Ainda bem que não é o primeiro

  16. Realmente, esse deputado aí tem razão. Mas, em Santa Ines a campanha mais despudorada de todos os tempos está em andamento, o prefeito apóia um candidato, Nono, que está agredindo a democracia e assassinando o bom senso, ele está literalmente comprando a consciência da população humilde quesovrevive do bolsa família, com dinheiro e com material, ele Nono tem prá gastar mais de 10 milhões de reais, segundo estimativa dos seus sobrinhos.
    De onde vem esse dinheiro? Quem é o Nono? Qual o seu preparo intelectual e moral para ser gestor de uma cidade omo Sta. Ines? Nono é vendedor de carro, gde parte sem documentação; foi envolvido na CPI da pistolagem, era deles cheque que pagava os assassinatos, é sócio do Glaucio na agiotagem (o prefeito de Alto Parnaiba que o diga); é sócio do Junior Bolinha…
    Meu Deus! Até quando esses marginais vão se infiltrar na política? Quando o papai Sarney vai dizer chega! No meu grupo não aceito mais esses marginais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *