17

Associação de Delegados sai em defesa de Pedro Meireles…

Desde sexta-feira, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal divulga nota em que defende a conduta do delegado Pedro Meireles, apontado pela polícia maranhense como suposto envolvido com a quadrilha de agiotas comandada por Gláucio Alencar, preso como mandante da morte o jornalista Décio Sá.

– A propósito de notícias veiculadas em blogs e jornais de São Luís (MA) sobre o delegado de polícia federal PEDRO ROBERTO MEIRELES LOPES, lotado na Superintendência Regional do DPF no Estado do Maranhão, a Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) esclarece que o associado vem desenvolvendo seu trabalho com seriedade e profissionalismo, com relevantes serviços prestados à sociedade maranhense e ao País – diz a nota.

Já neste ponto, um equívoco. Não são não notícias de blogs e jornais que apontam Meireles como envolvido com agiotas. As ifnormações são da própria polícia.

A delegada-geral Cristina Menezes declarou em entrevista à TV Mirante haver indícios de envolvimento do delegado com agiotas. Portanto, as notícias são oficiais, e não apenas meras informações da imprensa.

Meireles, com Ronaldo Ribeiro e Roberto Viegas: sorrisos no velório de Décio Sá

Mas à frente, a nota da ADPF afirma:

– Há de se ressaltar que as operações da Polícia Federal de combate aos crimes por desvios de recursos federais, inclusive as que foram comandadas pelo delegado Pedro Lopes, em geral são realizadas em conjunto com Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e a Justiça Federal. Portanto, são operações realizadas conforme os princípios constitucionais e os ditames da lei. Entretanto, por suas peculiaridades, são operações que contrariam interesses de grupos econômicos e políticos poderosos. Dessa forma, todos os fatos devem ser investigados com isenção e imparcialidade antes de se atribuir qualquer acusação a um profissional que até então tem uma ficha profissional incólume.

Outro equívoco. O fato de envolver tantas instituições não blinda as operações contra vícios ou irregularidades. Usar também a argumentação de que a suposta desmoralização de Pedro Meireles pode vir a ser de interesse de grupos políticos e econômicos poderosos,  é outra falácia com intenção política.

O próprio Meireles já confessou sua amizade com Gláucio Alencar. Há também acusações de  um ex-prefeito contra ele. Além disso, a imagem dele com Ronaldo Ribeiro, sorrindo, no velório de Décio Sá, fala por si só.

Este blog respeita a posição corporativista da ADPF, mas sente-se à vontade para analisar qualquer informação que lhe chega.

De qualquer forma, o ponto fundamental do documento está no final do último parágrafo.

Os fatos devem ser investigados com isenção e imparcialidade antes de se atribuir qualquer acusação a um profissional que até então tem uma ficha profissional incólume – pondera

O Brasil acompanha pela mídia a CPI do Carlinhos Cachoeira, que mostrou as entranhas do crime organizado nos três poderes. Um dos atingidos foi exatamente o senador Demóstenes Torres, um procurador de Justiça de Goiás, até então com “ficha profissonal incólume”, para usar um termo da própria ADPF.

O que se espera é que Meireles possa ter argumentos para manter esta ficha profissional incólume.

Quanto à investigação, a investigação isenta, é exatamente o que se espera que a polícia maranhense faça.

Sem corporativismo ou protecionismos…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. quando foi que saiu a sentença penal condenatória que diz que o Sr. delegado ali da foto está condenado?
    desde quando Delegada dá sentença de alguma coisa?
    onde estão os INDÍCIOS SUFICIENTES DE AUTORIA (não apenas simples indícios) E MATERIALIDADE DELITIVA que comprovem a participação dele em algum crime?
    ainda não vi nenhuma noticia desse tipo…. incrível né… mas o que eu ja vi de gente falando mal, pré julgando, meu Deus está fora de cogitação…. nunca vi tantos juízes sem diploma no maranhão… ainda mais em blogues…quero ver a cara de muitos dos que gostam de colocar a “lenha na fogueira” vão fazer se por acaso ele for inocentado… não digo nem o tal do Gláucio… mas ele mesmo o tal Pedro… só sei que pode chover de indenizações por conta de dano moral hein… por isso prefiro ser uma pessoa imparcial e acredito que muitos, inclusive o Sr. dono do blogue, deveriam fazer o mesmo… porque eu tenho certeza, que no dia que ele for decretado inocente… logicamente estes comentários vão sumir né! Boa Noite!

    Resp.: Ninguém disse aqui que a delegada deu sentença. Disse – e repito – que a delegada Cristina Menezes disse haver “fortes indícios de que o delegado Pedro Meireles está envolvido com agiotas”.Indícios são indícios. Se ele for “decretado” inocente, este blog vai publicar como publica qualquer informação que ele queira passar ou comentar. O que não se pode esconder é o que uma autoridade policial falou – assim como ele falava dos seus processos em suas entrevistas. Se vocês questionam agora a declaração da delegada-geral, em defesa de Meireles, deveriam também respeitar a opinião daqueles que sairam em defesa de quem ele investigou. Se ele pôde falar de indícios de prefeitos – em várias coletivas – por que a delegada não pode? É simples assim, meu caro.

  2. Então, para a nobre entidade, um delegado federal ter amizade com um bando de gente de má conduta e algo normal?

  3. Meus Deus!!! Esses defensores de bandidos não aprendem, vou simplificar na língua dos próprios bandidos: A CASA CAIU! A CASA CAIU! THE HOUSES DOWN! Não adianta esses imbecis defederem ninguém aqui, já era papai, todos queimados, é só esperar! Depois desses bostas indiciados quero ver aparecer alguém por aqui criticando ou defendendo esses anjos! Sabe o quê parece Marco é que defendendo ou critincado seus posts aqui, irá adiantar alguma coisa, hehehe! Continue divulgando sim! Outra coisa: saudações rubro negras hehe!

  4. Estamos bem pertinho das eleições. Será que há interesse em apurar tudo isso de forma mais profunda ou vão deixar só os pequenos peixinhos enjaulados?

  5. Caraca, so agora entendi pq a imprensa piguenta do maranhao ficou com raiva dos servidores publucos federais:
    1. Pq esses orgao prenderam milhares dos amiguinhos e apadrinhados do seu sarney.
    2. Os caras tavam rindo no velorio do maior jornalista do pig maranhense.

    Kkkkk, eu hein.!!
    O povo tem o governo que merece!
    O povo tem a imprensa que merece!

    Resp.: Posso garantir a você que não tenho nenhum amigo, muito menos familiar, que já tenha passado por investigação da CGU ou da Polícia Federal. Portanto, meu caro, o que elas fizeram ou fazem com quem merece, em absolutamente nada me atingiu. E este blog sempre divulgou estas ações, com o dstaque merecido, é só pesquisar nos arquivos. Mas se houver suspeitas contra qualquer membro da PF ou da CGU, este blog vai divulgar com o mesmo destaque, gostem ou não os servidores ou sindicatos, para os quais este blog – com toda sinceridade – dá pouca ou nenhuma importância.

  6. Lamentável a postura dessa associação de delegados, que deveria se posicionar era afastando esse delegado para não atrapalhar as investigações, mas sai em defesa do mesmo, deixando ameaças veladas à imprensa. Os fatos e fotos falam por si mesmos. É muito estranho a participação e amizade do delegado com essa quadrilha.
    A sociedade maranhense EXIGE uma investigação profunda e detalhada de todos os possíveis envolvidos e condena toda e qualquer censura aos jornalistas e blogueiros. Queremos A VERDADE.

  7. Marco,

    Sempre li seu Blog com respeito, embora não concorde com sua posição politica nitidamente pro-grupo sarney. Agora vc negar que não ha ja tentativa de desmoalizar a PF e a CGU por causa do problemas causados ao seu grupo politico é ridículo da sua parte. Isso é pura maldade. Veja o que comenta o Decio sá sobre estas duas instituições na época da Operação Carcará . Na época a maioria dos prefeitos presos eram ligados ao Jáckson. Vcs encheram de Elogios as duas instituições. Agora que o dinheiro das UPAS tão sendo investigados pelos dois órgãos , Vcs tentam desqualifica-los com fotos. O que de fato existe contra este delegado. A policia disse que pode haver alguma coisa? Cara isso é maldade de mais. Parece que vcs(grupo sarney) tão desesperados. Roseana na iminência de cair, o candidato de vcs pífio nas pesquisas, Holandinha candidato de Flavio subindo,etc. Deve tá batendo um desespero….

    Resp.: Mais uma vez, agora soletrando pra ver se fixa: a-polícia-disse-haver-indícios-de-que-o-delegado-Pedro-meireles-tem-indícios-de-envolvimento-com-agiotagem. Declaração-da-delegada-geral-Cristina-Menezes.
    Quanto à CGU este blog continua estranhando que tanta gente se apresse em defendê-la, mesmo sem ninguém tê-la acusado.
    Está claro ou quer que eu desenhe???

  8. Um delegado desse tinha q ser era expulso da corporação! Sujando a Instituição.

  9. Feio e o cara frequentar uma academia de polícia federal.depois está machucado com bandidos como Glauco e Ronaldo porra louca!
    Essa entidade dos Delegados encarregou foi feio na bola.Nos maranhenses vamos dar o troco.

  10. Seria bom guardarem dinheiro para pagar advogados, em vez de ficarem criticando o Jornalista Marcos D´Eça.

  11. (…)

    Resp.: Você parece, claramente, um membro da própria ADPF. Lamentável que tenha se acovardado e não assumido a postura – e as informaçoes que presta – dando nome, sobrenome, função, e-mails e telefones que possam ser checados. O codinome “Miguelzinho do Upaon-Açu” é muito menor diante de assunto tão sério. Desta forma, desqualifico, absolutamente, seu comentário, que nem cabe resposta. Se tiver coragem de se apresentar corretamente (medo de quê?) analisarei os pontos apresentados em seu comentário (e até farei posts com os fatos narrados, que mercem mesmo investigação). Mas escondido assim, meu caro, lamento, mas só posso tratar como um covarde.

  12. “…a Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) esclarece que o associado vem desenvolvendo seu trabalho com seriedade e profissionalismo (…)

    Resp.: lamento, amgio. Identifique-se corretamente e poderá comentar.

  13. O fato de alguém ser fotografado rindo em um velório, não pode ser usado para condenar ninguém, pois em velório, só não ri de piadas os parentes mais próximos. Sem falso moralismo, em velório se conta anedota até do falecido.

    Resp.: Principalmene quando não se tem nenbhum respeito pelo morto, né? É impressionante como vocês se apegam em detalhes para tentar defender o que ninguém acusou – pelo menos até agora…

  14. esse Maranhão é de dá nojo, é claro envolvimento desse cidadão em crimes, principalmente porque servia como espécie de departamento de cobrança da quadrilha que, diga-se foi desbaratada pela polícia civil, aí vem a associação defendê-lo como se ele fosse santo. ô Maranhão Podre!

  15. Ser amigo de bandido não significa ser também bandido. Se fosse assim, todos os amigos de Sarney poderiam ser chamados de bandido.
    Aproveita, D’Eça. Depois dessa nota, você pode pedir mais ($) para atacar o delegado e a CGU.

    Resp.: Ser amigo de bandido já é um problema por si só, meu caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *