12

Escutec: Castelo X Holanda Jr…

Castelo em caminhada no João de Deus: liderança

O cenário das eleições em São Luís praticamente se manteve inalterado entre a última pesquisa Escutec e a de hoje, publicada em O EstadoMaranhão, mas algumas mudanças, ainda que sutis, podem ser percebidas.

O prefeito João Castelo (PSDB), por exemplo,  caiu um ponto percentual e agora registra 32,6% – ante 33,5% da pesquisa anterior. A queda, abaixo da margem de erro, nem deve ser considerada, mas revela que o prefeito pode ter atingido o seu teto neste primeiro turno.

Mas o índice de rejeição de Castelo mantém a tendência de queda – ainda que abaixo da margem de erro – e chegou a 39,1%. Significa que o candidato baixou o chamado limite de risco, que os analistas apontam na casa dos 40%.

Se diminuir mais, pode consolidar a vitória. Enfrentará, porém, uma dura batalha no horário eleitoral, quando os adversários mostrarão os pontos fracos de sua administração.

Holanda cumprimenta eleitora em caminhada por São Luís

Outra mudança é a chegada de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ao segundo lugar, agora de forma isolada, com 21%. O candidato superou Tadeu Palácio (PP), único a ter queda significativa – e alcançou 21,6%.

O dado confirma a estagnação da candidatura de Holandinha, já apontada neste blog, mas revela que as mudanças na coordenação de campanha surtiram efeito.

Os aliados de Holandinha apostam que o segundo lugar será consolidado durante o horário eleitoral.

Washington Luiz (PT) não conseguiu atingir os dois dígitos antes da propaganda, e agora terá a difícil missão de converter em intenção de votos o fato de dispor do maior tempo no horário eleitoral.

A queda de Tadeu Palácio é o registro mais visível da pesquisa Escutec, mas também era previsível.

Bobardeado por uma ação contra sua candidatura – e com evidente dificuldade de estruturação na campanha – o candidato tem registrado as maiores quedas, pesquisa após pesquisa.

Com a força que tem no vídeo, espera reverter esta tendência e voltar a crescer durante a propaganda eleitoral.

É o mesmo objetivo de Eliziane Gama (PPS), que já conseguiu estancar a queda e voltou a crescer nesta pesquisa – foi de 3,9% para 5,3%. Boa de vídeo, simpátia e carismática, ela aposta no diferencial durante o horário eleitoral.

Os demais candiatos mantiveram a performance esperada, disputando na casa dos 2% de intenção de votos.

Este é o cenário atual da disputa em São Luís…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. como que a campanha de edivaldo estagnou? ele tem crescido e muito. acredito que com a campanha na TV esse número tende a aumentar e ele pode supreender, superando castelo nas próximas pesquisas.

  2. Fala sério, desde quando as pessoas se identificam no blog? Só vc mesmo. Pensei que vc se sensibilizasse com os problemas dos menos favorecidos, os sofredores funcionários públicos. Vc sabe perfeitamente que aqui nós pequenos, somos perseguidos quando lutamos pelos nossos direitos. Sabe muito bem, que mesmo ganhando esse mísero salário somos punidos com a perda do emprego, Tudo bem, já entendi a sua.

  3. concordo com crescimento de Eliziane mais descordo do indice, ela está acima de macaxeira!!!

  4. Simples. Com Edivaldo Holanda Jr. na prefeitura, Flavio Dino terá o apoio dele (o que é considerado muito importante) na disputa pelo governo do estado nas próximas eleições.

  5. Uma pessoa próxima ao Edivaldo Holando Jr. me afirmou que o mesmo toma banho com álcool depois de caminhadas pela capital.

  6. Por que vc não colocou o meu comentário? Não boto mais fé em vc.

    Resp.: Se identifique corretamente e terá espaço neste blog.

  7. holandinha quanta mais anda com os seguranças flavio dino e roberto rocha,mais ele cai.Veja nas fotos e nas imagens todas os seguranças estão lá,só mudaram a cor da camisa.è demais

  8. FOI !!

    A pesquisa ESCUTEC, agora revela – realmente – o que ouviu do povo. Hoje -, apesar de estar instalado no interior do estado, fui ao coração do Maranhão para participar da caminhada do “sangue novo” Edivaldo Holanda Júnior, da coligação “Muda São Luis” -, no bairro da Camboa. E nem bem Holandinha começou a circular – acompanhado pelo “Hulk Vermelho” – formou-se uma embolia popular , causando congestionamento na única artéria possível de ser percorrida: rua com cerca de 350 metros – que liga o antigo bairro fabril a Liberdade. Foram feitas “muitas massagens”, que reanimavam todos os “pacientes” militantes. Porém, pra mim! O momento mais fulminante, que matou a charada-, foi quando um embolozinho de crianças travou o rubro Flávio Dino para que o superpolítico autografasse as bandeirinhas de nº 36 -, tudo de uma só vez ! HAJA EMOÇÃO…

    Também vi algumas pessoas declararem votos a Castelo. Comprovando a veracidade desta “escuta”.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  9. Que análise péssima. Ao ponto que desconsidera o fato de Castelo ter caído um ponto percentual por estar dentro da margem de erro, apontando como normal e esperado, evidencia e dá um baita destaque ao fato de a rejeição dele ter caído (um ponto percentual dentro da mesma margem de erro). É tanto medo de Flávio Dino chegar ao poder público com Edivaldo Holanda Jr… que prefere até a administração porca do João Castelo novamente. Um péssimo jornalismo, tendencioso, a gente encontra aqui.

    Rsp.; Mas o que tem a ver o Fláviuo Dino0 com esta eleição, meu caro, msicneramente? Por que eu teria medo dele? É ele que vai assumir a prefeitura se Holandinha vencer? É preciso deiuxar claro isso, afinal, Dino não é canidato. Como é que Flávio “vai chegar ao poder Público com Holanda Júnior?” Ele vai ser algum secretário, vai assumir um cargo? Explique-se, por favor…

  10. Boa análise D’Eça. O horário eleitoral, como sempre, definirá as coisas, mas não acho que Edivaldo consiga bons números para subir mais. Com a falta de experiência política não se tem muito o que fazer…

  11. Credo Marco…mas como vc tá rezando para o Edivaldo não ganhar. É impressionante! O Edivaldo crescendo e vc diz que está estagnado. O Caostelo tá desde o começo da eleição nestes 30% e vc acha que ele pode crescer, mesmo com a máquina da prefeitura todinha trabalhando a favor e este Senhor não sai deste percentual …Rrssrsr. Até a cor da camisa do Edivaldo vc dá conta.
    Marco, só se acontecer uma trajédia…mas essa eleição vai pro 2º turno e lá a história é outra.

  12. Marco explica isso: “O dado confirma a estagnação da candidatura de Holandinha, já apontada neste blog, mas revela que as mudanças na coordenação de campanha surtiram efeito”.

    Resp.: O crescimento de Hoalndinha foi avbaixo da margem de erro, portanto, pode ser desconsiderado. Mas mostra um viés de crescimento. Coincidentemente, isso nocorre após a entrada de Edivaldo-pai no comando da campanha, até então sob a responsabilidade de gente que não é do ramo. Mostra, portanto, que a mudança de rumo está surtindo efeito, mesmo que ainda pouco percecptível. recomendo a leitura do post “O fator Edivaldo Holanda…”, que estará disponível neste blog a partir das 14 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *