Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Candidatos disputam apoio de Roseana Sarney no interior…

Chico Gomes e seu grupo: recebido por Roseana…

A governadora Roseana Sarney (PMDB) sempre foi um fenômeno eleitoral. Carismática e boa de voto, ela é um dos principais trunfos de prefeitos e candidatos a prefeito no interior do Maranhão.

Em 2012, este fenômeno tem ampliado uma situação histórica: em muitos municípios, Roseana aparece na campanha de todas as alas na disputa, situação nunca experimentada por nenhum outro líder político maranhense.

…E Rilva foi recebido por Hildo Rocha

No município de Viana, por exemplo, os dois principais candidatos se anunciam como aliados de Roseana.

Há três semanas, o prefeito Rilva Luiz esteve no Palácio dos Leões com seu candidato e aliados. Conseguiu reunir-se com o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha e uma foto para ser mostrada no município.

Dias depois, no entanto, o deputado Chico Gomes (PSD), também candidato a prefeito, foi recebido pela própria governadora, em audiência no Palácio.

Em Codó, a situação é parecida.

Fazem parte da base roseanista o prefeito Zito Rolim (PV) e o candidato Francisco Nagib (PSD). Mas até o  pedetista Biné Figueiredo sinaliza com apoio a Roseana – tanto que o filho, Camilo Figueiredo, está no PSD desde o ano passado.

Em Codó Roseana tem ainda o apoio da família Archer, que tem o deputado federal Ricardo Archer Filho (PMDB) e o candidato a vice na chapa de Zito Rolim, Guilherme Archer (PMDB).

Em Imperatriz, a governadora sinaliza com apoio ao prefeito Sebastião Madeira (PSDB), mas seu grupo torce também pela democrata Rosangela Curado. O dois candidatos juntos alcançam nada menos que 3/4 dos votos do município.

Roseana com aliados de B. Corda e o candidato Erick

Em Barra do Corda, a disputa pelo apoio de Roseana é a mais acirrada.

O grupo do deputado estadual Carlos Alberto Milhomem (PSD) apoia o candidato Dr. Erick Costa, que lidera as pesquisas – e garante ter o apoio da governadora.

Carlito com Rigo, Sarney e Chiquinho, em Brasília

Na semana passada, no entanto, o deputado Rigo Teles (PV) e o seu candidato, Carlito Santos (PTdoB), estiveram em Brasíla, acompanhado do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB).

E foram recebidos pelo presidente do Senado, José Sarney.

Entre os grandes colégios eleitorais, outro em que Roseana tem ligação com pelo menos duas alas na disputa é Timon.

Lá, o deputado Alexandre Almeida (PSD) tenta conseguir a polarização com o também deputado Luciano Leitoa, mas sem o apoio do PMDB, da prefeita Socorro Waquin, que preferiu apoiar Edivar Ribeiro.

Os exemplos acima mostram que, enquanto neófitos na articulação política se desgastam tentando viabilizar um candidato no interior – se indispondo com as outras alas – a carismática Roseana Sarney consegue pairar acima das diputas paroquiais.

Preservando a histórica liderança estadual…

Sair da versão mobile