12

Para entender o “Cabeça Dinossauro”…

Muita gente vai hoje ao show da banda Titãs para tirar onda ou por que “todo mundo vai” – a chamada teoria do rebanho, em que todos seguem a fila.

Mas Titãs não é pra qualquer um.

Num mundo em que “todo mundo é como todo mundo” é exatamente a diferença dos Titãs  – e especificamente do disco Cabeça Dinossauro, talvez um dos melhores da história da música brasileira – que faz a diferença de quem curte, genuinamente, a banda paulista.

E é isso que se espera dos Titãs.

Quem espera ver o estilo pop dos últimos anos, em que a banda gravou até músicas de Roberto Carlos, vai encontrar outra coisa totalmente diferente se o album for levado ao pé da letra.

Cabeça Dinossauro é um disco barra-pesada.

Forma o quarteto da sonoridade brasileira dos anos 80, ao lado de “Selvagem?”, dos Paralamas; “Rádio Pirata”, do RPM e “Dois”, do Legião Urbana, lançados na mesma época, com o mesmo sucesso icônico do pop-rock brazuca.

São apenas 13 faixas, todas de altíssimo impacto, a começar pela faixa-título, que abre o disco.

Segue-se “AA-UU”, queridinha dos noveleiros; depois vem “Igreja”, um tapa na cara da religiosidade tupiniquim – e a música nacional tema do titular deste blog.

“Polícia” é um clássico da rebeldia oitentista, que combina, perfeitamente, na sequência, com “Estado Violência”.

“A face do destruidor” é  a menos famosa.

Depois vem “Porrada”, “Tô Cansado”, “Bichos Escrotos” e “Família”.  Na sequência “Homem Primata” e “Dívidas”. E o disco fecha com “O quê”, que iniciava Arnaldo Antunes na poesia concretista.

A discografia da banda Titãs tem ainda diversos outros símbolos, da fase iê,iê,iê à fase careta.

Mas se tocar só “Cabeça Dinossauro”, os Titãs já terá feito um show e tanto.

E é isso que se espera dele.

Quem conhece, é claro…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Titãs essa é a banda….único representante do rock nacional dos últimos tempos…uma banda original, q se renova e consegue trazer sucessos pancadas para atualidade e fazer sucesso mto maior do q bandas atuais…q dizem fazer rock !!!! O show foi perfeito, o Cabeça Dinossauro ressurgiu na dose certa, trazendo músicas antigas para os dias atuais e mostrando sua modernidade….quem “acha” q conhece rock nacional, deveria escutar esse CD/vinil e ai sim conhecerá rock nacional de qualidade….e tenho dito !!!!

  2. Quem não gosta de Titãs é por que gosta de axé, forró? Vocês estão bem limitados musicalmente falando!

  3. Muito bom,mas tem gente que acha decadente,eles apreciam é o tipo de música em que o pseudo-cantor ou cantora grita “Tira o pé do chão”fazer o quê…

    Resp.; É impressionante como estes cantores de Axé, pseudo-forró e Sertanojo gritam durante as músicas. É o empo inteiro: “Vamo cantaarrrr”. “Levanta a mão pra cimaaaaaaaaaaaaa!!!!” ou “Tira o pé do chão e sacodeeeeeeeee!!!” e “Quem tá feliz aíiiiiiiii!!!”. E assim vai a música inteira. Quase não cantam, só gritam. mas tem gente que gosta, né?! Geralmente o mesmo perfil: Pitboy, brucutu e periguete.

  4. Eu aprendi
    A vida é um jogo
    Cada um por si
    E Deus contra todos
    Você vai morrer
    E não vai pro céu
    É bom aprender
    A vida é cruel..
    = = = = = = = = =

  5. Esse Carlos e’ mais um BABACA alienado dos dias de hoje que não sabe nem o que e’ música de verdade. Precisam rebolar a bunda ou criar dancinhas pra chamar atenção ao invés de usar a inteligência.

  6. não importa o contexto, boa música é sempre salutar, intelectualizar é impedir o conhecimento da maioria , ouça ,curta se gostar e procure entender , mas nao deixe de brincar , pois isso é lazer.

    Resp.:E é o primeiro de tudo: o lazer.

  7. Hummmmmmm, tem gente que está parecendo que gosta de bandas coloridas kkkk hummmmmm boiola! É isso aí Marco finalmente um show de verdade! E aos que curtem essas bostas de hoje coloridas um trechinho de uma música dos poderos Titãs: “VÃO SE FUDEEER” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. banda velha decadente sem graça e que já perdeu toda a criatividade faz tempo, ótimo para pseudo intelectuais assistir, vai lá Marco!

    Resp.: Tão decadente que ainda arrasta multidões poronde passa, né? E não tenha dúvidas de que estarei lá.

  9. MAIOR ABSURDO NA POLÍTICA DE CAXIAS, FATO JÁ REGISTRADO NAS OUTRAS ELEIÇÕES ANTERIORES E AS AUTORIDADES NADA FAZEM E QUE TODA POPULAÇÃO CAXIENSE TEM CONHECIMENTO: O SAMAL COM MAIS DE 1200 PESSOAS LÁ TRABALHANDO SEREM OBRIGADOS A VOTAR NO CANDIDATO A VER. IRMÃO DO VICE PREFEITO E SEC. DESTA SECRETARIA JUNIOR MARTINS, ALÉM OBRIGADOS A PREGAR CARTAZES E COLOCAREM CAVALETES NAS SUAS RESIDÊNCIAS E PARTICIPAREM DE REUNIÕES PARA CONSEGUIREM VOTOS NA MAIOR CARA DE PAU. A PREFEITURA OBRIGAR FUNCIONÁRIOS A VOTAR NA THAÍS COUTINHO SOBRINHA DO PREFEITO HUMBERTO COUTINHO, SOB PRESSÃO À VISTA DE DEMISSÃO. MATERNIDADE “CARMOSINA COUTINHO” PQ TEM A IRMÃ DO IRONALDO ALENCAR NA DIREÇÃO FAZER REUNIÃO COM FUNCIONÁRIOS OBRIGANDO-OS E CHANTAGENDO-OS A VOTAREM NO CUNHADO DELA RICARDO MARQUES E MUITO MAIS E TUDO ISSO À VISTA DE TODOS E AUTORIDADES FAZENDO VISTA GROSSA. É NOSSA CAXIAS !

  10. É isso mesmo, Marco. Tô avisando todo mundo que gosta apenas da fase pop da banda que este show não é bem isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *