54

1º Turno ainda é real, mas agora com Holandinha…

Holanda Júnior conseguiu alcançer o inconsciente coletivo

Não será surpresa se as próximas pesquisas das eleições em São Luís apontarem um empate técnico entre o prefeito João Castelo (PSDB) e o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

E também não será surpresa se este cenário apresentar Holandinha  já à frente de Castelo.

O candidato do PTC tem crescido de forma substancial em todas as avaliações do tipo trakking (pesquisas diárias, por telefone), o que se confirma também nas pesquisas qualitativas.

Holanda Júnior foi o candidato que melhor conseguiu captar o espírito do eleitor, tanto nos programas eleitorais quanto no corpo-a-corpo. E leva vantagem ainda no fato de passar incólume pelo horário eleitoral, sem questionamento de nenhum adversário.

Castelo vive o pior momento a campanha

Castelo, por sua vez, passou a sentir mais claramente os efeitos da forte rejeição a partir da campanha eletrônica. Como já estava estagnado na casa dos 30%, entrou na tendência de queda, que acelera a cada novo momento da campanha.

Foi por isso a aposta no VLT, como solução para tentar liquidar a fatura já no primeiro turno, única forma de escapar do risco de perder a eleição – que agora já é mais real.

Mas o VLT parece não ter surtido o efeito esperado.

Se Castelo e Holandinha se encontrarem numericamente já na pesquisa Escutec deste fim-de-semana – um subindo e outro caindo –  a possibilidade de vitória no primeiro turno, ainda que remota, se caracterizará mais claramente.

Mas agora, em favor de Edivaldo Holanda Júnior…

Marco Aurélio D'Eça

54 Comments

  1. Análise dos fatos é isso que importa. ESCUTEC confirma. Boa análise Deça.

  2. Tem gente que gosta mesmo de ser iludido. Tem outros que gostam até de se iludirem. Pode haver segundo turno? Pode! Vai dar 45 nos dois.

  3. MEU CARO ISAIAS,
    FOI POR ISSO QUE O PTC ROMPEU COM O PREFEITO JOÃO CASTELO, E LANÇOU SUA CANDIDATURA A PREFEITO E O POVO ENTENDEU QUE, PRECISAMOS MUDAR A FORMA DE GOVERNAR.

  4. O ELEITOR TEM O GOVERNO Q MERECE… HOLANDINHA FAZIA PARTE DA BASE DO GOVERNO DE CASTELO ATE O MES DE MAIO!!! PO AGORA VEM COM ESSA DE MUDANCA…

  5. Meus amigos segundo fonte de informações o cenário sucessório das eleições para prefeito em São Luis começa mudar, as pesquisas retratam essa realidade, o atual prefeito João Castelo vem caindo nas pesquisas mesmo com achegada do VLT que parece não ter empolgado muito a população, o mesmo já não tem, mais nenhuma novidade para apresentar em seus programa eleitoral, parece que o povo quer mudança mesmo, as pesquisas já mostram isso com a subida de Washington e Edvaldo Holanda Jr. e caída de João Castelo nas pesquisas de opinião e se continuar assim pode nem ir para o segundo turno vamos aguarda pra ver.

  6. A macaca está solta na Cão Luis do candidato Washington e a Sensura e roubalheira vão comer soltas se o cara ganhar essas eleições.
    Os doidos juntaram a turma do bigode com a turma dos petralhas. Ou seja, a gangue local uniu forças com a maior quadrilha do país.

  7. Estou urrando de rir depois de ler alguns blogs desesperadamente petistas afirmarem que o Washington chegará ao segundo turno. Caramba, a coisa deve estar preta mesmo aqui em São Luís. Para o Macaxeira das Galáxias chegar na final do campeonato, só se ele mandar matar o songo mongo do Holandinha e o sorriso siliconado do Tadeu Palácio.

    Macaxeira, não vejo problemas de fantasiar a realidade, mas guarda isso para o seu analista, psicólogo… psiquiatra. #ficadica

  8. Só espero que não tenhamos a mesma decepção com o 36 (Holandinha) como tivemos com o 12 (Jackson), já que a maquina da prefeitura com certeza vai ser usada na campanha de governador para eleger Flavio Dino. Acho que é o lobo em pele de cordeiro.

  9. so não entendo pq o pai dele o weverton rocha julião etc não estão pedindo voto tbm no horário politico.

  10. kkkkkkkkk IRACI MERDEIRA FALOU BESTEIRA, DEVE BEM SER CARGO COMISSIONADO E TÁ MORRENDO DE MERDO DE PERDER A MAMADA.

  11. Pelo visto,sarneyzada holandou!
    Que absurdo, impossível uma mudança de opinião dessa natureza!IMPOSSÍVEL!O montante é muito grande!Os eleitores de Castelo, como eu, não mudam!Bem que desconfiei com a montanha de dinheiro que ultimamente o holandinha está dispondo!Todo o dinheiro do pobre washington, foi para o nojento do holanda!Esse holanda , além de traidor, é maquiavélico!Deve ter vendido a alma ao sarney, esse “crente que os outros são bestas”.Vamos expulsar os holandeses de novo!Fora sarneyzada!Fora, holandeses!

  12. Arruma a mala Castelo e toda a sua turma Gutemberg,Gardeninha,Clodomir,Joselia,Maria do Amparo…………………….

  13. É o povo quem quer !! Edivaldo surpreeende nas pesquisas e vai surpreender na pref. !! Nao tenho dividas q sera pre d SL ! É o FIM do CAOSSSSS !!

  14. Se não fosse patético, seria cômico! Não existe unanimidade em nenhum segmento social! Esses comentários, não diria óbvio, mas visível e claramente rosianistas, e sarnentos, é pra enganar bobos e incautos, mas as pessoas têm decisão e poder de análise. E os outros candidatos que não foram sequer citados? Estamos em uma democracia… não retiro nenhum mérito desse jovem candidato, é leve faz muito bem o bom moço é digerível; não basta tem que ter muito cuidado com os que o cercam, este meio é povoado de aves de rapina e estão vinte e quatro horas à espreita… Não basta ser bom moço, tem que está atento para não se tornar refém do poder… olha o que aconteceu com o Doutor Jackson Lago… O Flavio Dino está perdendo uma grande oportunidade em se projetar para 2014, mas é necessário que haja uma mudança efetiva para sairmos do caos…

  15. Quero saber por que as pesquisas não são verdadeiras, por onde passo e pergunto, as pessoas falam que irão votar em ELIZIANE GAMA, e não vemos isso nas pesquisas…… e sabemos do crescimento dessa mulher…

    Resp.: Qualquer candidato tem a mesma impressão,meu caro.

  16. ESSA HISTORIA DE PESQUISA VAI QUEBRAR A CARA DE MUITA GENTE.ME RECORDO COMO SE FOSSE HOJE A ELEIÇÃO DE ROSEANA X JACKSON LAGO, NA PESQUISA A ROSERA ESTAVA COM 60% NA FRENTE DE JACKSON, QUANDO SAIU O RESULTADO A ROSERA PEGOU TACA.A GALERA DA ONDA VERMELHO QUE AGORA É BRANCO ESTÃO ALEGRE ANTES DO TEMPO, OLHA SE NO FINAL ESSSA GALERA NÃO VAI CHORAR, ASSIM COMO O FLAVIO DINO CHOROU.

  17. De Vieira,
    Quero ver esse VLT cumprindo o seu papel de transportar a população com rapidez, conforto e segurança, vamos ver se esse sonho se tornará realidade, ou é apenas mais uma jogada de marketing eleitoral para iludir os iludidos eleitores de caostelo.
    Tu ainda tens dúvidas meu caro Vieira. O VLT vai servir pra levar o Caostelo pra bem longe.

  18. “Eu só quero ser feliz e andar traquilamente na cidade onde eu nasci” Gente, por onde ando (João Paulo, Bairro de Fátima, Anil, Cidade Operária, Monte Castelo, Filipinho, Cohama, Caratatiua, Alemanha, Coroado, Coroadinho sem falar da zona rural) ouço os moradores falarem bem do Castelo. Aqui na internete é que leio uns poucos falarem do Castelo. Nas ruas, é só felicidade, alegria e um povo cheio de esperança querendo manter o Castelo de novo na prefeitura. Internet é rede de amizades que têm poder aquisitivo maior. Quero ver é pesquisa nas ruas, para o cidadão comum aquele que realmente vai votar. Este sim é que mostra a realidade de São Luis: vai dar Castelo! Como disse acima o povo humilde vai votar!

  19. Castelo em 3,5 anos fez absolutamente nada e agora às vesperas da eleição quer lançar: VLT, hospital, Litorânea e outras barbaridades; acha que as pessoas são todas como o Tufão, ou seja, tá tudo bem, pode falar qualquer coisa que ele acredita. É o Prefeito ” Carminha”!

  20. Castelo tenta enganar o povo, mas aqui em São LUís ng é mais besta, São Luís ficou abandonada, chega Castelo, vc não tem vergonha do político que foi? O pior prefeito que São Luis teve, até Tadeu que desviou muito dindin nos ultimos anos de mandato pelo menos deixou São Luís com cara de capital. Acredito que Edivaldo Holanda Jr. será um bom prefeito, estou com ele e contra castelo.

  21. Não sei pq Castelomfica escondendo as 400 assessorias que Edivaldo tinha na prefeitura,bem como como ele detonava com Flávio Dino,chamando ele de viado e ateu na ultima campanha pra prefeitura,agora ta de mãos dadas com ele…alguém explica isso?

  22. O que se vê, por todo lado em que se anda nesta cidade, é o crescimento sustentável e em cadeia de Edivaldo Holanda Junior. Nos ônibus, nos bares, nas ruas, nas praias, em casa, a conversa é uma só: aquele rapaz é muito bom, simpático, bom de voto, vou votar nele. Tá virando uma febre. No comitê do retorno do São Francisco, geralmente há fila de carros esperando para ser adesivado, sendo que estive por duas vezes lá, notando que houve melhora no atendimento, com mais profissionalismo e simpatia por parte dos que lá trabalham. Quem lá chega mostra um entusiasmo que mistura ideologia pura, anônima, com vontade de mudança, de assumir para si uma parte da responsabilidade por essa transformação que sempre sonhamos. As pessoas começam a se conscientizar que podemos ser os protagonistas da nossa própria História, deixando um medo provinciano do novo e do desconhecido. A presença de Flávio Dino foi fundamental para dar credibilidade a essa candidatura, mas é, no meu caso e de várias pessoas com quem converso diariamente, a certeza de que estamos, nós mesmos, em raras ocasiões no Maranhão, participando de um projeto maior, com vistas às eleições de 2014, em que teremos que decidir a quem iremos entregar o comando do nosso Estado,pois o povo começa a tomar consciência de que esta é uma eleição plebiscitária, uma grande batalha, mas não a principal, pois terão 216 outras batalhas, em todos os municípios maranhenses, para finalmente decidirmos se queremos mudança de verdade, inovar, ou continuaremos com o arcaico modelo de roubalheira e corrupção em que hoje o Maranhão se encontra.
    ESTÁ CHEGANDO A HORA DO MARANHÃO SE AUTO-DETERMINAR…

  23. Quero ver esse VLT cumprindo o seu papel de transportar a população com rapidez, conforto e segurança, vamos ver se esse sonho se tornará realidade, ou é apenas mais uma jogada de marketing eleitoral para iludir os iludidos eleitores de caostelo.

  24. Arruma a mala Castelo(Gardeninha)! Já era! Só se o mundo se acabar antes da eleição, porque essa Holandinha leva!

  25. Concordo com o colega Emanuel, Castelo deixou são luís sem o básico, não tinha semáfaros, as ruas só buracos, escolas atrasando ano letivo, ele deve ter desviado recursos pra campanha dele e nesse ultimo ano achou que o povo ia esquecer do historico dele, ta querendo subir nas pesquisas de forma desesperada, pois sabe do potencial do seu adversário Edivaldo Holanda Jr. que cresceu muito nas ruas, é incrível a aceitação dele, quase zero de rejeição, é uma pessoa carismática e que passa confiança, acredito na mudança e a mudança é 36! Esse povo de Castelo pra eles tudo é armado, tudo é comprado, quero ver no dia 07 de outubro, vão dzier que as maquinas estavam viciadas, só falta dizer que o povo nas ruas de são luís que dizem votar no 36 estão comprados tb, me poupe, o povo de São Luís não é otário, Castelo não engana mais, ele pode desfilar com VLT e o que for, que prefeito de São Luís ele nunca mais será. Não adianta forçarem uma aceitação, pois no CAOS São Luís não vai mais viver.

  26. RAPAZ MAS TAMBÉM NÃO TEM COMO PERDER PRA CASTELO, ESSA ATÉ EU SE ME CANDIDATASSE GANHARIA DO PIOR PREFEITO QUE NOSSA SAO LUIS JA TEVE.

    O POVO NÃO TEM MAIS A MEMÓRIA FRACA:

    GREVES DE ÔNIBUS DE UMA DUAS SEMANAS
    GREVES DE GUARDAS MUNICIPAIS E AGENTES DE TRÃNSITO
    GREVE DE PROFESSORES
    CRISE DO IPTU – AUMENTO DE 1000%
    CRISE DA EDUCAÇÃO
    CAOS DO TRÂNSITO
    CRISE DOS SOCORRÕES

    E POR AI VAI.

  27. Marco, estou gostando dos seus últimos post…reflexo de um jornalismo sério e eficiente.
    É claro que Castelo vai dançar nesta eleição…a prova são as pesquisas, que vc muito bem irá dilvulga-las juntamente com seus comentários…
    Nossa amada São Luís precisa de mudanças, não caro Marco? Tem certeza que vc também torce pelo novo!!
    Chega Castelo, fique em casa…aposente-se, vá ler, meditar, viajar, cuidar dos netos…saúde longa pra vc!!

  28. Análise boa. Sou seu fã. Apesar da ligação com o grupo de Roseana, você mostra uma independência incrível que nem o Décio tinha. Parabéns!

  29. Finalmente uma análise perto da realidade…WO tá muito mal mesmo pois até vc o abandonou. O certo que um jornalista por mais parcial que seja deve manter um mínimo de credibilidade.

  30. Se Caostelo tivesse feito só o arroz com feijão(tapar buracos, manter a cidade limpa , organizar as contas e pagar os credores) seria um adversário mais perigoso, mas optou pela MENTIRA, tal como a do VLT….ESSE TIRO SAIU PELA CULATRA.

  31. Se Deus quiser e Ele e nós queremos. Edivaldo Holanda Jr., nosso prefeito! É 36!

  32. holandinha é blindado até pelos seus adversários! é o intocável, é o mauricinho poupado que desde o berço, holanda tem demonstrado sua capacidade de mudar com muita competência sem causar repudio do lado traído, isso ocorreu em 2006 e agora foi impressionante como esteve até as véspera da oficialização de sua candidatura esteve com castelo tornando seu opositor!
    a forma cruel e desumana como flavio dino armou junto com holanda essa candidatura merecia uma resposta e opinião precisaria saber quem é flávio quem é edivaldo … sabotagem, hipocrisia, mentira, sao as poucas palavras que poderia definir o projeto edivaldo prefeito!!!

  33. Até hoje não entendir por que a governadora não tem interesse em fazer um prefeito de São Luis, pois se tivesse colocado alguem competitivo seria possivel, haja vista que foi quebrado o estigma de que a ilha é rebelde ao senador Sarney, pois nas eleições passadas foi vitorioso em todos os cargos em disputa. O que faltou foi um candidato menos sisudo, com perfil politico e carisma junto ao eleitorado.

  34. Edivaldo HOlanada Junior, esse o nome do político que vai mudar o cenário de São Luís! Castelo foi bom prefeito só pro povo dele pq pra São Luís ele foi uma decepção. Isso mostra que o povo não é mais besta, Edivaldo Holanda estamos com vc, se não for no primeiro turno, com certeza a vitória lhe aguarda no segundo turno!

  35. O Edivaldo merece uma chance de mostrar seu serviço por São Luís, Castelo teve a chance e achou que poderia levar o povo com camadinhas de asfalto tipo sorrisal e apenas isso, agora vem com a cara limpa dizer que quer afzer mais pr São Luís, em 3 anos ele não fez e agora está desesperado, bem achou que estava garantido na reeleição. Votei em Castelo e não voto nunca mais, meu voto é do Edivaldo, esse jovem ao menos tem vontade de fazer são luís crescer, tem bons projetos e sinceramente me parece honesto com suas promessas de campanha, espero que ele faça um bom governo e não nos decepcione. Voto 36 com esperança de ver são luís crescer.

  36. Sinceramente, acredito com muito respeito aos adversários que Edivaldo Holanda Jr poderá ganhar no primeiro turno, ele é um fenômeno, tem carisma e o povo clama por mudanças.

  37. Ainda bem que o povo de São Luís parece despertar. Acho absurdamente inconcebível que um sujeito que há 34 anos era governador do Estado, ainda postule uma reeleição para prefeito da capital. E ainda somando-se que sua esposa, Gardenia Castelo, foi prefeita neste intervalo. Não é possível que no Maranhão as novas gerações não tenha vez, até para vermos se estão certos ou não; o que não dá é ficar eternamente atrelado ao passado. A opção João Castelo representa o que há de pior e mais atrasado em política no Maranhão.

  38. O que foi? Bebeu? Ou será que Holandinha virou o plano A dos Sarney? É porque o Dino já tá mansinho lá dentro do Ministério de Sarney e agora vão colocar um adversário Rosa na prefeitura. A conversa tá adiantada ai né?

  39. Poxa Deça… muita gente, inclusive a própria coordenação da campanha de Holandinha, concordou que aquela última pesquisa foi super manipulada. Aquele crescimento dele é praticamente impossível e ao contrário do que vc está dizendo, a rejeição de Castelo caindo. O que acontece é que Holandinha está cheio de cabo eleitoral pago pra fazer campanha na internet… aí engana quem quer ser enganado, né?

  40. Onde podemos ver os resultados dessa coisa do “trakking (pesquisas diárias, por telefone)” ? foi o Marcio Jerry que te contou em algum encontro de bar? o Roberto Rocha tava junto?

  41. É O RESULTADO DA DESASTROSA ADMINISTRAÇAO CASTELO/GARDENINHA. AGORA ESSA FIGURA DEVE TÁ SENTINDO FALTA DO DR JACKSON.KKKKKKKKKKKKKKK

  42. E caro jornalista vc realmente agora esta mais plausível nas suas colocações!! Tive informações seguras que uma
    Pesquisa da escutec para consumo esta edhj 29.6 castelo 28.3!!agora depois do seu post tenho certeza que essa pesquisa e real ! Não sei se vão ter coragem de publicar dessa forma mais lhe garanto que na rua o desejo de
    Mudança e
    Muito grande ! Outra coisa anota ai na virada para o segundo turno Edivaldo já vai má frente pelo uns 8 a 10 pontos oque vc acha ? Abraços

    Resp.; Se ele chegar a ste patamar de diferença pode vencer no primeiro turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *